TRANSFORMAÇÃO P/ ELETRICO.. AJUDA! (NOVATO)

Qualquer assunto sobre os elétricos.
(Assuntos de manutenção devem ser postados em Oficina e vendas em Feira do Rolo)

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto Sport
 
Mensagens: 231
Registrado em: 22 Out 2010, 22:00
Localização: cuiaba mt

Re: TRANSFORMAÇÃO P/ ELETRICO.. AJUDA! (NOVATO)

Mensagempor slayer » 03 Nov 2017, 12:13

Bacana...
Pedi na internet o pinhão MOD1 16T para colocar nele, chega semana que vem.
Estava testando o motor fora do automodelo, e percebi uma coisa.
Simulei uma perda de sinal (desliguei o radio) e o motor eletrico disparou no maximo!
Tendo em vista que isso pode acontecer, teria alguma configuração ou peça (lembro que nos rc a combustão tinha uma peça que freava o auto quando perdia o sinal) que eu poça estar comprando para que ele pare caso perca o sinal?




 slayer 3.3      3.3 traxxas      traxxas      original slayer      originais slayer      lagoa travisan

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: TRANSFORMAÇÃO P/ ELETRICO.. AJUDA! (NOVATO)

Mensagempor Abib » 06 Nov 2017, 07:45

Fail Safe. Veja se seu rádio possui esta função. No caso dos elétricos, o carro não deve ser freado, e sim ficar em neutro.




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto Sport
 
Mensagens: 231
Registrado em: 22 Out 2010, 22:00
Localização: cuiaba mt

Re: TRANSFORMAÇÃO P/ ELETRICO.. AJUDA! (NOVATO)

Mensagempor slayer » 13 Nov 2017, 11:23

Abib escreveu:Fail Safe. Veja se seu rádio possui esta função. No caso dos elétricos, o carro não deve ser freado, e sim ficar em neutro.


Atualizando!
Chegou o pinhão mod 1, casou perfeitamente com a coroa! Próximo "problema" agora é o suporte que segura o motor elétrico. Tinha comprado um suporte e apos a chegada do pinhão percebi que ele não serviu! Ja achei no ML um suporte que vai me atender, pedirei essa semana para que já finalize o alinhamento da relação e ai já esta 95% pronto o projeto.

Abib me tira um duvida?
No autos a combustão usa-se uma pilha/bateria para alimentar o receptor. No caso do elétrico, como existe a bateria que se liga ao ESC, precisa desa bateria que alimenta o receptor também? ou a bateria que se liga ao ESC já faz o trabalho de alimentar todo o sistema (incluindo servo de direção)?




 slayer 3.3      3.3 traxxas      traxxas      original slayer      originais slayer      lagoa travisan

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: TRANSFORMAÇÃO P/ ELETRICO.. AJUDA! (NOVATO)

Mensagempor Abib » 13 Nov 2017, 13:30

o ESC possui um dispositivo chamado UBEC, que é um circuito de eliminação de bateria (universal battery eliminator circuit) que fornece uma tensão de 5 ou 6v com uma corrente de alguns amperes para alimentar o receptor e servo de direção.

Quase todo ESC têm.. mas é bom ver o manual do seu só pra garantir...




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto Sport
 
Mensagens: 231
Registrado em: 22 Out 2010, 22:00
Localização: cuiaba mt

Re: TRANSFORMAÇÃO P/ ELETRICO.. AJUDA! (NOVATO)

Mensagempor slayer » 16 Dez 2017, 22:17

Abib, pode me ajudar ?
O motor está perdendo força quando coloco o automodelo pra andar. Quando ele está suspenso, as rodas giram com força total! Aí coloco no chão, ele da uma arrancainha com força total e parece que perde força,. Suspendo ele novamente e as rodas giram devagar. Desligo, ligo novamente e ele volta a girar forte ! Posso acelerar 200 vezes suspenso que ele fica com força total, parece que é colocar a s rodas no chão, forçar um pouco que ele já fica devagar. Aí suspenso novamente e ele roda as rodas devagar. Sabe de dizer o que pode ser ?




 slayer 3.3      3.3 traxxas      traxxas      original slayer      originais slayer      lagoa travisan

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: TRANSFORMAÇÃO P/ ELETRICO.. AJUDA! (NOVATO)

Mensagempor Abib » 18 Dez 2017, 06:53

Isso não é muito comum de acontecer.. Pode ser o CufOff do ESC que nao esteja ajustado para a bateria que voce esta usando. Se ele estiver configurado para 3S, ele corta a aceleração quando a tensão fica na casa dos 9 volts.. Se estiver usando 2S, ela cheia fica com 8,4v e já fica com o modo de corte de aceleracão ligado.. voce pode tentar desligar o CutOff pela programacao do ESC ou pode tentar ajusta-la para a bateria que esteja usando..




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto Sport
 
Mensagens: 231
Registrado em: 22 Out 2010, 22:00
Localização: cuiaba mt

Re: TRANSFORMAÇÃO P/ ELETRICO.. AJUDA! (NOVATO)

Mensagempor slayer » 18 Dez 2017, 09:59

Abib escreveu:Isso não é muito comum de acontecer.. Pode ser o CufOff do ESC que nao esteja ajustado para a bateria que voce esta usando. Se ele estiver configurado para 3S, ele corta a aceleração quando a tensão fica na casa dos 9 volts.. Se estiver usando 2S, ela cheia fica com 8,4v e já fica com o modo de corte de aceleração ligado.. voce pode tentar desligar o CutOff pela programacao do ESC ou pode tentar ajusta-la para a bateria que esteja usando..


Muito obrigado Abib, graças a você esse fórum se mantem ativo, parabéns mesmo. Sobre o que disse, faz todo sentido pois minha 3s ainda esta chegando e estava testando em uma bateria de 8v que tenho em casa. Assim que ela chegar farei o teste com a 3S! Mais uma duvida, comprei o meu esc e motor fora e não vieram com cartão para reprogramar, nesse caso na o é possível desligar o cutoff né? teria alguma outra forma de desliga-lo? Pois se for esse mesmo o problema, gostaria que esse cutoff não estivesse ativo.

Agradeço mais uma vez pois sem sua ajuda eu não conseguiria fazer a transformação do meu automodelo e coloca-lo pra rodar. Assim que ele tiver 100% pronto, colocarei foto e vídeo aqui !




 slayer 3.3      3.3 traxxas      traxxas      original slayer      originais slayer      lagoa travisan

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: TRANSFORMAÇÃO P/ ELETRICO.. AJUDA! (NOVATO)

Mensagempor Abib » 18 Dez 2017, 11:01

Acho que é possível reprogramar o ESC sem o cartão, utilizando a famosa programação por Beeps. É algo mais complexo mas funciona da mesma forma.

Deve haver esta descrição no Manual que deve ter vindo com seu combo..

Normalmente para entrar no modo programação, liga-se o ESC com o rádio já ligado com o acelerador pressionado. Depois de 3 segundos ele entrará no modo de programação, onde voce ouvirá beeps como o do video abaixo

RcMasters Brasil



Veja o vídeo, verifique se os Beeps são iguais ao do seu ESC.

É preciso verificar no seu manual qual função desliga o CutOff..

Por exemplo, Se o CutOff for ajustado na primeira função (um Beep) e para desligar o CutOff for 4 Beeps na primeira função, seria mais ou menos assim:

Ligar o rádio, deixar todo acelerado e ligar o ESC.

Manter acelerado até ouvir a musiquinha (pãlãlã) mais um Beep (pi) (Pãlãlã-Pi - modo de Bateria).

Quando ouvir, volte o acelerador para o Neutro. Voce vai começar a ouvir a subfunção desta programação, com um Beeps agudo (pi) e um mais grave (pooo)..

Espere chegar no quarto beepp grave (Pi-pooo-pooo-pooo-pooo). Quando chegar, acelerar de novo no rádio.

Pronto. voce deve ter desligado o CUtOff.




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto Sport
 
Mensagens: 231
Registrado em: 22 Out 2010, 22:00
Localização: cuiaba mt

Re: TRANSFORMAÇÃO P/ ELETRICO.. AJUDA! (NOVATO)

Mensagempor slayer » 18 Dez 2017, 23:55

Abib escreveu:Acho que é possível reprogramar o ESC sem o cartão, utilizando a famosa programação por Beeps. É algo mais complexo mas funciona da mesma forma.

Deve haver esta descrição no Manual que deve ter vindo com seu combo..

Normalmente para entrar no modo programação, liga-se o ESC com o rádio já ligado com o acelerador pressionado. Depois de 3 segundos ele entrará no modo de programação, onde voce ouvirá beeps como o do video abaixo

RcMasters Brasil



Veja o vídeo, verifique se os Beeps são iguais ao do seu ESC.

É preciso verificar no seu manual qual função desliga o CutOff..

Por exemplo, Se o CutOff for ajustado na primeira função (um Beep) e para desligar o CutOff for 4 Beeps na primeira função, seria mais ou menos assim:

Ligar o rádio, deixar todo acelerado e ligar o ESC.

Manter acelerado até ouvir a musiquinha (pãlãlã) mais um Beep (pi) (Pãlãlã-Pi - modo de Bateria).

Quando ouvir, volte o acelerador para o Neutro. Voce vai começar a ouvir a subfunção desta programação, com um Beeps agudo (pi) e um mais grave (pooo)..

Espere chegar no quarto beepp grave (Pi-pooo-pooo-pooo-pooo). Quando chegar, acelerar de novo no rádio.

Pronto. voce deve ter desligado o CUtOff.


Uma má noticia Abib, o meu esc não possui a opção de configurar manualmente! :(
Ele provavelmente esta como cut-off ajustado para acionar em 9v pois a bateria é de 9.3v e ele so aciona quando o celomoduto força(que usa mais carga).

Nesse caso, minha bateria que vai chegar é uma 3s (11.1v) como vai funcionar? ele vai ativar logo apos a bateria descarregar um pouco? isso vai comprometer o tempo de
fullgas do automodelo? ou a bateria manter a voltagem ? desculpe a ignorância, não entendo quase nada de automodelismo elétrico, estou aprendendo tudo aqui com você.




 slayer 3.3      3.3 traxxas      traxxas      original slayer      originais slayer      lagoa travisan

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: TRANSFORMAÇÃO P/ ELETRICO.. AJUDA! (NOVATO)

Mensagempor Abib » 19 Dez 2017, 06:47

Se for uma 3S, o máximo de tensão após a carga será de 12,4v e o mínimo de tensão que essa bateria pode chegar sem que haja prejuizo são estes 9.0v.
Há um grande caminho da descarga dos 12,4 para os 9 volts. e seu ESC cortará potencia quando ela chegar nesta tensão.. Dependendo do modelo isso pode dar uns 10, 15 minutos de brincadeira..

Se ele estiver desabilitado, as chances da bateria rodar com menos de 3 volts por celula é grande, o que arrisca rua bateria a inchar e perder sua eficiencia..




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Anterior

Voltar para Elétricos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes