Gerenciamento de Calor nos Modelos Elétricos

Qualquer assunto sobre os elétricos.
(Assuntos de manutenção devem ser postados em Oficina e vendas em Feira do Rolo)

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman, Pimpolho

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Gerenciamento de Calor nos Modelos Elétricos

Mensagempor Abib » 05 Set 2017, 16:12

Imagem

GERENCIAMENTO DE CALOR

Hoje vamos analisar mais profundamente o gerenciamento do calor, quais são os efeitos colaterais e o que você pode fazer para combater o problema.

Em primeiro lugar, devemos entender o que causa o acúmulo de calor dentro da eletrônica do seu RC. O excesso de calor é gerado geralmente por ineficiências no seu circuito eletrônico, como pontos de contato, solda nos fios ou contaato das partes mecânicas da eletrônica em automodelo.

O calor pode causar uma grande variedade de problemas, como desgaste no motor ou esc, gerando perda de desempenho.
O calor deve ser evitado a todo custo. As temperaturas do motor nunca devem exceder 180 graus celsius, as temperaturas do ESC nunca devem ultrapassar os 120 graus celsius e as temperaturas da bateria nunca devem exceder 120 graus. Acima das temperaturas dadas, os danos ao produto serão irreparáveis, acabando com sua performance definitivamente.

Pode haver várias maneiras de eliminar o calor da instalação, o primeiro e o mais fácil é garantir que haja a menor resistência possível ao longo de toda a sua instalação, com cabos do motor e da bateria o mais curto possível e com os pontos de solda corretos, sem excessos.

Em seguida, você precisa ter certeza de que você tenha a menor resistência à rodagem possível na sua transmissão. Olear e refazer os diferenciais regularmente, certificando que todos os rolamentos estão funcionando corretamente. Isso irá assegurar que seu modelo esteja funcionando com a máxima eficiência.

Agora que estamos rodando com a máxima eficiência, espera-se que seu modelo esteja funcionando frio o suficiente para não precisar de nenhuma outra ação. No entanto, se você estiver usando bateria com diversas células ou uma engrenamento de alta final, podem ser necessárias medidas adicionais.
É neste momento que a maioria das pessoas começaria a adicionar ventoinhas, no entanto, os fans adicionam mais resistência e consumem mais energia, então queremos ter o menor número possível de ventiladores no carro.
Antes de começar a adicionar ventoinhas, podemos verificar de onde vem o superaquecimento no modelo e ver se é possível abrir furos na bolha e facilitar a passagem de ar por dentro do carro. Isso não é apenas rápido e fácil, mas também grátis!
Só depois disso, você deve começar a adicionar fans ao seu motor e esc, se perceber que algo ainda está aquecendo demais na sua eletrônica.

Espero que isso ajude você na sua busca por mais desempenho do seu automodelo, e lembre-se, quanto mais eficiente seu carro for, mais desempenho você obterá.

Happy Bashing!

Fonte: https://www.bigsquidrc.com/bashers-basi ... anagement/




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto
 
Mensagens: 113
Registrado em: 19 Nov 2014, 17:55

Re: Gerenciamento de Calor nos Modelos Elétricos

Mensagempor phseabra » 06 Set 2017, 19:54

Valeu Abib


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 280
Registrado em: 05 Fev 2007, 21:00
Localização: São Paulo

Re: Gerenciamento de Calor nos Modelos Elétricos

Mensagempor hotroad » 27 Set 2017, 09:21

Devemos lembrar que nos campeonatos de elétricos, não são permitidas aberturas nas bolhas.
Desta forma vc fica restrito a reduzir as resistências: eletrônicas e físicas e obrigatoriamente precisa usar os coolers.
Agora, qual é a melhor forma de usa-los?


Hotroad Brasil
S411 TE, T3 2012, TRF417X, Vone 4R, OFNA GTP2, Vorza Flux, Savage Convertida, Truggy Losi RC8Te, Mamba, Speed Passion, KO, Sirio Nemesis, Flash PT

 Top Photon Sabre      Orca 10,5      KO Ex10      Eletricidade      Protoform PF37      Alpha RC      Jundiaí Parque / APPA

Voltar para Elétricos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes