Transformando um kyosho Mantis 1/10 RWD em FWD

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Transformando um kyosho Mantis 1/10 RWD em FWD

Mensagempor German » 07 Ago 2018, 14:27

Olá gente

Tenho um kyosho Pureten Martins EP 2WD tração traseira como este:
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Existe tb uma versão a combustão deste modelo tração traseira tb:
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Existe tb um versão gp tração dianteira:
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Existe até um versão Mini Gp FWD:
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Mas não existe a versão EP FWD. Eu estou tentando fazer uma. É um chassis modular, então, mudei algumas coisas de lugar e adicionei uma eletrônica só pra ter uma ideia de como ficaria:
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O motor mesmo será esse:
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Vou andar inicialmente com esse jogo de rodas. Espuma na traseira:
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Vou atualizando a medida q chegarem as coisas.

valeu




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Re: Transformando um kyosho Mantis 1/10 RWD em FWD

Mensagempor German » 07 Ago 2018, 14:28

Chegaram mais peças:

Esse hub é um opcional do Kyosho Optima e Javelin. São carros vintage q foram relançados em 2016, acho:
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A esquerda o diferencial original, feito em antimônio. A direita o upgrade, em aço.
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Vejam como é a engrenagem de antimônio. Aquelas marcas me fazem crer q o metal foi envasado em algum molde:

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valeu




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Re: Transformando um kyosho Mantis 1/10 RWD em FWD

Mensagempor German » 17 Ago 2018, 09:05

Dei um up na transmissão. Instalei cvd's do HPI RS4 Sport 3. Antes era dogbone, mesmo na versão FWD.

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Re: Transformando um kyosho Mantis 1/10 RWD em FWD

Mensagempor German » 19 Ago 2018, 10:42

acho q nao cheguei a falar q eu precisava colocar uma bucha em cada hub traseiro pra peça ficar ok. A peça de metal não veio com a tal bucha. Tive q comprar um pack q vem com elas mais o hub original (de plastico). O pack veio com 3 pares de bucha. Cada par muda a direção do hub pra um deteminado angulo. Isso gera o ajuste de toe, o q não era possivel fazer nesse chassis.

Tentei tirar uma foto pra mostrar a numeração marcada nas buchas. Tem uns pauzinhos marcando 1 e 2 graus em cada uma:

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O hub de aluminio é mais largo q a peça original. Tive q desbastar um pouco nos braços:

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Agora tá no jeito:

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Re: Transformando um kyosho Mantis 1/10 RWD em FWD

Mensagempor Abib » 21 Ago 2018, 08:08

Eu não conheço este modelo, mas qual seria a diferença da versão tração traseira para a dianteira? A FWD anda com o chassis "em ré"?


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Re: Transformando um kyosho Mantis 1/10 RWD em FWD

Mensagempor Rfrozza » 21 Ago 2018, 17:24

da hora ..




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Re: Transformando um kyosho Mantis 1/10 RWD em FWD

Mensagempor Xann » 21 Ago 2018, 19:26

Bem interessante esse modelo, tb não o conhecia, acompanhando o tópico...


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Re: Transformando um kyosho Mantis 1/10 RWD em FWD

Mensagempor German » 22 Ago 2018, 02:12

Abib escreveu:Eu não conheço este modelo, mas qual seria a diferença da versão tração traseira para a dianteira? A FWD anda com o chassis "em ré"?


A diferença q vc quer saber é em relação ao comportamento do carro em pista?

O q eu precisei fazer basicamente, foi colocar os braços de suspensão (junto com os hubs) de um eixo para o outro. O q tava atras foi pra frente e vice-versa. Além disso, precisei fazer a montagem do montante do motor pro outro lado, pro motor continuar posicionado pro lado esquerdo.

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Re: Transformando um kyosho Mantis 1/10 RWD em FWD

Mensagempor German » 22 Ago 2018, 02:19

Xann escreveu:Bem interessante esse modelo, tb não o conhecia, acompanhando o tópico...



Tô vendo q vc tem uns FW. O diferencial q coloquei (planetárias) são dos FW. Só não sei se é de série ou opcional.


valeu




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Re: Transformando um kyosho Mantis 1/10 RWD em FWD

Mensagempor Abib » 22 Ago 2018, 08:33

German escreveu:
Abib escreveu:Eu não conheço este modelo, mas qual seria a diferença da versão tração traseira para a dianteira? A FWD anda com o chassis "em ré"?


A diferença q vc quer saber é em relação ao comportamento do carro em pista?

O q eu precisei fazer basicamente, foi colocar os braços de suspensão (junto com os hubs) de um eixo para o outro. O q tava atras foi pra frente e vice-versa. Além disso, precisei fazer a montagem do montante do motor pro outro lado, pro motor continuar posicionado pro lado esquerdo.

valeu


Foi mais ou menos o que eu imaginei.. você inverte a direção do eixo dianteiro para o traseiro e faz seu motor rodar ao contrário, para o carro agora ficar com o antigo eixo traseiro como dianteiro e o chassis andar "de ré".

Agora é saber com ficará o comportamento do carro, pois para uma tração dianteira não patinar é preciso que bastante do peso do carro esteja sobre o eixo dianteiro, e com isso a traseira mais leve e pode começar a escapar na entrada de curvas..
Por outro lado, a aceleração na saída de curva com tração dianteira deve ficar muito boa..


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Re: Transformando um kyosho Mantis 1/10 RWD em FWD

Mensagempor German » 22 Ago 2018, 09:35

Na minha famigerada busca por peças desse carro (o kit é de 97), conheci um português q me garantiu q existiu a versão EP FWD de fabrica desse carro. Mas parece q não existe registro na internet, já vasculhei bastante.

valeu




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Re: Transformando um kyosho Mantis 1/10 RWD em FWD

Mensagempor German » 04 Set 2018, 09:28

Chegaram braços de suspensão dos Kyosho TF-2/TF-3, versão "hard".
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Comprei pq achei mais parrudo e pq tem mais ajuste pro amortecedor, porém não tem aquele furo onde vai um parafuso q faz a regulagem de droop.
Tive de desbastar um pouco no encaixe. À esquerda tá a peça modificada:

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Colocando no carro:

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A diferença do braço q coloquei (à esquerda) e o original do carro (direita):

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A peça original tem ajuste de droop. Se for necessário, volto com ela.

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Colocando do outro lado:

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Como o carro esta atualmente:

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Re: Transformando um kyosho Mantis 1/10 RWD em FWD

Mensagempor German » 23 Set 2018, 13:12

Estava faltando substituir os braços de suspensão originais da frente pelos Bv3 pra ficar no mesmo padrão dos braços traseiros.
Fiz a adaptação ontem.

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Esses braços são compatíveis com c-hub e Knuckle do optima/Javelin, sem precisar de adaptações. Comprei a versão opcional de tais peças q é em alumínio, da jazrider. Estão a caminho mas ainda vai demorar.


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Re: Transformando um kyosho Mantis 1/10 RWD em FWD

Mensagempor German » 02 Out 2018, 10:53

Resolvi colocar o C-Hub de plástico do Javelin/Optima para um teste.
Tanto o C-Hub original do carro qto o do Javelin/Optima fazem a fixação do braço superior diferente dos carros atuais. Enquanto q, hoje em dia, o braço é rosqueado diretamente no knuckle, nos carros vintage, era rosqueado no C-Hub. O parafuso q atravesssa o C-Hub e rosqueia no knuckle fica ao lado, mais pra fora.

C-Hub original do carro:
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C-Hub Javelin/Optima:
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Aqui uma prévia do C-Hub Javelin/Optima com o braço superior fixado como nos carros atuais:

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Sistema novo (à esquerda) Vs Sistema antigo (à direita):
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Aquele caroço no C-Hub é o local destinado a fixação do braço superior na peça. Do jeito q montei, ele atrapalha parte do curso da suspensão.

Retirei o calombo:
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Mas precisei desbastar a peça pois o C-Hub ainda tava encostando no braço durante o curso da suspensão:
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Re: Transformando um kyosho Mantis 1/10 RWD em FWD

Mensagempor German » 18 Out 2018, 10:08

Chegou mais coisa.

Torres de amortecedor do Sakura XI Sport:
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Amortecedores do HPI Rs4 Sport 3 Drift:
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Conjunto instalado na frente:

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A torre de amortecedor opcional deste carro segue o mesmo esquema q fiz aqui, porém feita em metal. Mas tem visual antiquado, com poucos furos de ajuste e cara.
Entre as duas partes, vai o servo da direção.

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Esses amortecedores são mais duros e curtos do queu gostaria. Achei estranho q, ao rosquear o anel do amortecedor, ele não aumenta de tamanho, apenas comprime a mola. Talvez eu coloque ele mais inclinado pra deixar o sistema mais mole. Tenho a opção de fazer isso fixando a parte de baixo do amortecedor no C-Hub.

valeu




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