Transformando um kyosho Mantis 1/10 RWD em FWD
Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman, Pimpolho
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Transformando um kyosho Mantis 1/10 RWD em FWD
Olá gente
Tenho um kyosho Pureten Martins EP 2WD tração traseira como este:
Existe tb uma versão a combustão deste modelo tração traseira tb:
Existe tb um versão gp tração dianteira:
Existe até um versão Mini Gp FWD:
Mas não existe a versão EP FWD. Eu estou tentando fazer uma. É um chassis modular, então, mudei algumas coisas de lugar e adicionei uma eletrônica só pra ter uma ideia de como ficaria:
O motor mesmo será esse:
Vou andar inicialmente com esse jogo de rodas. Espuma na traseira:
Vou atualizando a medida q chegarem as coisas.
valeu
Tenho um kyosho Pureten Martins EP 2WD tração traseira como este:
Existe tb uma versão a combustão deste modelo tração traseira tb:
Existe tb um versão gp tração dianteira:
Existe até um versão Mini Gp FWD:
Mas não existe a versão EP FWD. Eu estou tentando fazer uma. É um chassis modular, então, mudei algumas coisas de lugar e adicionei uma eletrônica só pra ter uma ideia de como ficaria:
O motor mesmo será esse:
Vou andar inicialmente com esse jogo de rodas. Espuma na traseira:
Vou atualizando a medida q chegarem as coisas.
valeu
Vorza MMM 2200kv DX3 Lipo Onde der na telha |
Re: Transformando um kyosho Mantis 1/10 RWD em FWD
Chegaram mais peças:
Esse hub é um opcional do Kyosho Optima e Javelin. São carros vintage q foram relançados em 2016, acho:
A esquerda o diferencial original, feito em antimônio. A direita o upgrade, em aço.
Vejam como é a engrenagem de antimônio. Aquelas marcas me fazem crer q o metal foi envasado em algum molde:
valeu
Esse hub é um opcional do Kyosho Optima e Javelin. São carros vintage q foram relançados em 2016, acho:
A esquerda o diferencial original, feito em antimônio. A direita o upgrade, em aço.
Vejam como é a engrenagem de antimônio. Aquelas marcas me fazem crer q o metal foi envasado em algum molde:
valeu
Vorza MMM 2200kv DX3 Lipo Onde der na telha |
Re: Transformando um kyosho Mantis 1/10 RWD em FWD
Dei um up na transmissão. Instalei cvd's do HPI RS4 Sport 3. Antes era dogbone, mesmo na versão FWD.
valeu
valeu
Vorza MMM 2200kv DX3 Lipo Onde der na telha |
Re: Transformando um kyosho Mantis 1/10 RWD em FWD
acho q nao cheguei a falar q eu precisava colocar uma bucha em cada hub traseiro pra peça ficar ok. A peça de metal não veio com a tal bucha. Tive q comprar um pack q vem com elas mais o hub original (de plastico). O pack veio com 3 pares de bucha. Cada par muda a direção do hub pra um deteminado angulo. Isso gera o ajuste de toe, o q não era possivel fazer nesse chassis.
Tentei tirar uma foto pra mostrar a numeração marcada nas buchas. Tem uns pauzinhos marcando 1 e 2 graus em cada uma:
O hub de aluminio é mais largo q a peça original. Tive q desbastar um pouco nos braços:
Agora tá no jeito:
valeu
Tentei tirar uma foto pra mostrar a numeração marcada nas buchas. Tem uns pauzinhos marcando 1 e 2 graus em cada uma:
O hub de aluminio é mais largo q a peça original. Tive q desbastar um pouco nos braços:
Agora tá no jeito:
valeu
Vorza MMM 2200kv DX3 Lipo Onde der na telha |
Re: Transformando um kyosho Mantis 1/10 RWD em FWD
Eu não conheço este modelo, mas qual seria a diferença da versão tração traseira para a dianteira? A FWD anda com o chassis "em ré"?
RC8|RC8SC|Savage|HellFire Mamba|Mamba|Mamba|Mamba Spektrum DX3R :joia: LiPo SlipStream|SC|SC|RatRod ProLine|Panther|Alpha Central Park|PMSA |
Re: Transformando um kyosho Mantis 1/10 RWD em FWD
da hora ..
dtxd51 Duratrax / MTX4 .18 TIGER .12 Novarossi FUTABA BYRON EFRA ALPHA EXCEED PELEZAO/ JUNDIAI |
Re: Transformando um kyosho Mantis 1/10 RWD em FWD
Bem interessante esse modelo, tb não o conhecia, acompanhando o tópico...
Kyosho Superten - GT15
Kyosho Superten - GX12
Kyosho FW05rr- O.S 12TZ Spec II Tuned
Kyosho FW06 - GXR-15
Capricorn Lab C02 - REDS M3-Tuned
TRAXXAS Revo 3.3 - TRX 3.3
Kyosho Inferno MP777 WC - Sírio .24 5P Tuned
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Byron 20%/12% Sintec/Alpha/Matrix/outros... L2 Sul Brasília |
Re: Transformando um kyosho Mantis 1/10 RWD em FWD
Abib escreveu:Eu não conheço este modelo, mas qual seria a diferença da versão tração traseira para a dianteira? A FWD anda com o chassis "em ré"?
A diferença q vc quer saber é em relação ao comportamento do carro em pista?
O q eu precisei fazer basicamente, foi colocar os braços de suspensão (junto com os hubs) de um eixo para o outro. O q tava atras foi pra frente e vice-versa. Além disso, precisei fazer a montagem do montante do motor pro outro lado, pro motor continuar posicionado pro lado esquerdo.
valeu
Vorza MMM 2200kv DX3 Lipo Onde der na telha |
Re: Transformando um kyosho Mantis 1/10 RWD em FWD
Xann escreveu:Bem interessante esse modelo, tb não o conhecia, acompanhando o tópico...
Tô vendo q vc tem uns FW. O diferencial q coloquei (planetárias) são dos FW. Só não sei se é de série ou opcional.
valeu
Vorza MMM 2200kv DX3 Lipo Onde der na telha |
Re: Transformando um kyosho Mantis 1/10 RWD em FWD
German escreveu:Abib escreveu:Eu não conheço este modelo, mas qual seria a diferença da versão tração traseira para a dianteira? A FWD anda com o chassis "em ré"?
A diferença q vc quer saber é em relação ao comportamento do carro em pista?
O q eu precisei fazer basicamente, foi colocar os braços de suspensão (junto com os hubs) de um eixo para o outro. O q tava atras foi pra frente e vice-versa. Além disso, precisei fazer a montagem do montante do motor pro outro lado, pro motor continuar posicionado pro lado esquerdo.
valeu
Foi mais ou menos o que eu imaginei.. você inverte a direção do eixo dianteiro para o traseiro e faz seu motor rodar ao contrário, para o carro agora ficar com o antigo eixo traseiro como dianteiro e o chassis andar "de ré".
Agora é saber com ficará o comportamento do carro, pois para uma tração dianteira não patinar é preciso que bastante do peso do carro esteja sobre o eixo dianteiro, e com isso a traseira mais leve e pode começar a escapar na entrada de curvas..
Por outro lado, a aceleração na saída de curva com tração dianteira deve ficar muito boa..
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Re: Transformando um kyosho Mantis 1/10 RWD em FWD
Na minha famigerada busca por peças desse carro (o kit é de 97), conheci um português q me garantiu q existiu a versão EP FWD de fabrica desse carro. Mas parece q não existe registro na internet, já vasculhei bastante.
valeu
valeu
Vorza MMM 2200kv DX3 Lipo Onde der na telha |
Re: Transformando um kyosho Mantis 1/10 RWD em FWD
Chegaram braços de suspensão dos Kyosho TF-2/TF-3, versão "hard".
Comprei pq achei mais parrudo e pq tem mais ajuste pro amortecedor, porém não tem aquele furo onde vai um parafuso q faz a regulagem de droop.
Tive de desbastar um pouco no encaixe. À esquerda tá a peça modificada:
Colocando no carro:
A diferença do braço q coloquei (à esquerda) e o original do carro (direita):
A peça original tem ajuste de droop. Se for necessário, volto com ela.
Colocando do outro lado:
Como o carro esta atualmente:
valeu
Comprei pq achei mais parrudo e pq tem mais ajuste pro amortecedor, porém não tem aquele furo onde vai um parafuso q faz a regulagem de droop.
Tive de desbastar um pouco no encaixe. À esquerda tá a peça modificada:
Colocando no carro:
A diferença do braço q coloquei (à esquerda) e o original do carro (direita):
A peça original tem ajuste de droop. Se for necessário, volto com ela.
Colocando do outro lado:
Como o carro esta atualmente:
valeu
Vorza MMM 2200kv DX3 Lipo Onde der na telha |
Re: Transformando um kyosho Mantis 1/10 RWD em FWD
Estava faltando substituir os braços de suspensão originais da frente pelos Bv3 pra ficar no mesmo padrão dos braços traseiros.
Fiz a adaptação ontem.
Esses braços são compatíveis com c-hub e Knuckle do optima/Javelin, sem precisar de adaptações. Comprei a versão opcional de tais peças q é em alumínio, da jazrider. Estão a caminho mas ainda vai demorar.
valeu
Fiz a adaptação ontem.
Esses braços são compatíveis com c-hub e Knuckle do optima/Javelin, sem precisar de adaptações. Comprei a versão opcional de tais peças q é em alumínio, da jazrider. Estão a caminho mas ainda vai demorar.
valeu
Vorza MMM 2200kv DX3 Lipo Onde der na telha |
Re: Transformando um kyosho Mantis 1/10 RWD em FWD
Resolvi colocar o C-Hub de plástico do Javelin/Optima para um teste.
Tanto o C-Hub original do carro qto o do Javelin/Optima fazem a fixação do braço superior diferente dos carros atuais. Enquanto q, hoje em dia, o braço é rosqueado diretamente no knuckle, nos carros vintage, era rosqueado no C-Hub. O parafuso q atravesssa o C-Hub e rosqueia no knuckle fica ao lado, mais pra fora.
C-Hub original do carro:
C-Hub Javelin/Optima:
Aqui uma prévia do C-Hub Javelin/Optima com o braço superior fixado como nos carros atuais:
Sistema novo (à esquerda) Vs Sistema antigo (à direita):
Aquele caroço no C-Hub é o local destinado a fixação do braço superior na peça. Do jeito q montei, ele atrapalha parte do curso da suspensão.
Retirei o calombo:
Mas precisei desbastar a peça pois o C-Hub ainda tava encostando no braço durante o curso da suspensão:
valeu
Tanto o C-Hub original do carro qto o do Javelin/Optima fazem a fixação do braço superior diferente dos carros atuais. Enquanto q, hoje em dia, o braço é rosqueado diretamente no knuckle, nos carros vintage, era rosqueado no C-Hub. O parafuso q atravesssa o C-Hub e rosqueia no knuckle fica ao lado, mais pra fora.
C-Hub original do carro:
C-Hub Javelin/Optima:
Aqui uma prévia do C-Hub Javelin/Optima com o braço superior fixado como nos carros atuais:
Sistema novo (à esquerda) Vs Sistema antigo (à direita):
Aquele caroço no C-Hub é o local destinado a fixação do braço superior na peça. Do jeito q montei, ele atrapalha parte do curso da suspensão.
Retirei o calombo:
Mas precisei desbastar a peça pois o C-Hub ainda tava encostando no braço durante o curso da suspensão:
valeu
Vorza MMM 2200kv DX3 Lipo Onde der na telha |
Re: Transformando um kyosho Mantis 1/10 RWD em FWD
Chegou mais coisa.
Torres de amortecedor do Sakura XI Sport:
Amortecedores do HPI Rs4 Sport 3 Drift:
Conjunto instalado na frente:
A torre de amortecedor opcional deste carro segue o mesmo esquema q fiz aqui, porém feita em metal. Mas tem visual antiquado, com poucos furos de ajuste e cara.
Entre as duas partes, vai o servo da direção.
Esses amortecedores são mais duros e curtos do queu gostaria. Achei estranho q, ao rosquear o anel do amortecedor, ele não aumenta de tamanho, apenas comprime a mola. Talvez eu coloque ele mais inclinado pra deixar o sistema mais mole. Tenho a opção de fazer isso fixando a parte de baixo do amortecedor no C-Hub.
valeu
Torres de amortecedor do Sakura XI Sport:
Amortecedores do HPI Rs4 Sport 3 Drift:
Conjunto instalado na frente:
A torre de amortecedor opcional deste carro segue o mesmo esquema q fiz aqui, porém feita em metal. Mas tem visual antiquado, com poucos furos de ajuste e cara.
Entre as duas partes, vai o servo da direção.
Esses amortecedores são mais duros e curtos do queu gostaria. Achei estranho q, ao rosquear o anel do amortecedor, ele não aumenta de tamanho, apenas comprime a mola. Talvez eu coloque ele mais inclinado pra deixar o sistema mais mole. Tenho a opção de fazer isso fixando a parte de baixo do amortecedor no C-Hub.
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