Vida útil de uma bateria lipo.

Qualquer assunto sobre os elétricos.
(Assuntos de manutenção devem ser postados em Oficina e vendas em Feira do Rolo)

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman, Pimpolho

 
Mensagens: 1
Registrado em: 18 Fev 2020, 15:15

Vida útil de uma bateria lipo.

Mensagempor Felipewilbr » 18 Fev 2020, 15:24

Galera seguinte, estou entrando agora no hobby, e gostaria de saber quanto tempo em media é a vida util de uma bateria lipo, carregada da maneira correta. a duvida veio pelo fato de uma negociação que estou fazendo com um traxxas slash, e o vendedor me falou que a bateria lipo dele tem 2 anos.



ha vcs possuem algum grupo de whatsapp? para tirar duvidas?

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Vida útil de uma bateria lipo.

Mensagempor Abib » 19 Fev 2020, 08:55

Tudo depende de como foi usada a bateria. Além da carga, a descarga é a principal causa de problemas com a vida útil de uma LiPo.

Mas mais do que os anos de uso, a vida de uma LiPo é medida em Ciclos.. Em condições normais, uma LiPo com 100 ciclos pode perder até 1/4 de sua capacidade. Se for uma LiPo Genérica chinesa (aquelas LiPos baratas do AliExpress ou Gearbest) a queda pode ser até maior..
Mas se for uma LiPo de boa qualidade (Gens Ace, thunderpower, etc) e tiver andado dentro se seus limites, pode ser que a bateria esteja em bom estado ainda.

Mas 2 anos, dá 104 semanas.. Se a bateria tiver rodado pelo menos uma vez a cada semana, é quase certo que a bateria já perdeu um pedaço de sua capacidade.

Mas não é o fim do mundo.. Se a bateria nova tinha 20 minutos de autonomia, uma de 2 anos deve dar uns 15 minutos, o que não é ruim..




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Avatar do usuário
Mensagens: 28
Registrado em: 20 Out 2018, 02:13

Re: Vida útil de uma bateria lipo.

Mensagempor Rudá » 01 Abr 2020, 09:12

Se nós 2 anos ele usou correto nunca baixando de 20% É se ela não estiver inchada e por um bom preço vale a pena. Tenho lipo com mais de 4 anos de uso aqui. Sempre respeitando não descarregar abaixo dos 20% carregando balanceado e guardando em modo storage.

Enviado de meu SM-G955F usando o Tapatalk

Voltar para Elétricos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes