Barras Estabilizadoras

Amortecedores, Molas, Barras estabilizadoras, bandejas, etc...

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

 
Mensagens: 1
Registrado em: 25 Mai 2005, 23:00
Localização: Brasil

Barras Estabilizadoras

Mensagempor Alexsander71 » 26 Mai 2005, 09:07

<font face='Arial'></font id='Arial'> Srs.

Tenho um Kyosho SuperTen e gostaria de colocar barras estabilizadoras na suspensão, por acaso poderiam me auxiliar em como faze-lo.

Elas podem ser colocadas tanto na dianteira, quanto na traseira ?

Quais são as reações do carro com as barras só na traseira, só na dianteira ou em ambas e quando coloca-las em que tipo de pista ?

Muito abrigado
Alexsander


QFECV

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 1830
Registrado em: 12 Dez 2004, 21:00
Localização: São José dos Campos / SP

Mensagempor ac » 27 Mai 2005, 18:10

Olá amigo...

Bem... pelo que pude observar... com a barra estabilizadora o carro tem mais aderência na saida de curva, pois como o prórpio nome diz, ela "estabiliza" o peso nos dois lados, de forma com que o carro tenha melhor retomada na saída de curva.
Com isso vc ganha alguns milésimos importantes em cada volta.

Se estiver errado, por favor me corrijam pessoal.

Um abraço.
ANILTON

Abraço.
ANILTON

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 6433
Registrado em: 01 Jan 2005, 21:00
Localização: Berçário Ala Norte

Mensagempor Pimpolho » 30 Mai 2005, 14:52

Alexsander a primeira coisa que você precisa saber é se existem barras estabilizadoras disponíveis para o modelo de seu carro (eu sinceramente não sei dizer). Elas, teoticamente, podem ser colocadas tanto na frente quanto na traseira do carro. Quando você adiciona a barra estabilizadora em um eixo do seu carro esse eixo PERDE aderência, enquanto o eixo restante GANHA aderência. A vantagem da barra estabilizadora é que as transferência de carga naquele eixo passam a ser mais imediatas fazendo com que as reações do carro se torne mais previsíveis logo que se movimente o volante. O carro muda muito menos de comportamento durante a curva. O uso das barras estabilizadoras é indicado para circuitos com menos ondulações (bumpings) onde não haja uma maior necessidade do trabalho individual da suspensão para acompanhar o relevo da pista. Abraço.

Editado por - marcelo on 30/05/2005 15:53:20

 
Mensagens: 2
Registrado em: 30 Nov 2005, 21:00
Localização: São PAulo

Re: Barras Estabilizadoras

Mensagempor AALLEEXX » 23 Dez 2005, 01:02

Gente,

Barra estabilizadora, é o seguinte:

pista de baixa, barra estsbilizadora na frente - gruda o carro nas curvas maior controle de direção
pista de alta, barra frente / traz - curvas curtas de pouca aderencia dos pneus uso moderado do controle de tração
sem barra - carro propicio a derrapagem na curva, na reta pouca estabilidade.


AALLEEXX

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 697
Registrado em: 10 Jul 2005, 23:00
Localização: Florianópolis - SC

Re: Barras Estabilizadoras

Mensagempor schlickmann » 23 Dez 2005, 08:03

A barra ela faz com que o carro tenha um centro de rolagem mais controlado, embora seja mais util com pneus de espuma, com borracha normalmente tiramos as barras pra dar mais rolagem e ganhar em aderencia, voce usar barra ou nao vai depender da aderencia da sua pista, dos tipos de pneus e da dureza das molas dos amortecedores, nao interessa se é pista de alta ou nao.

Um exemplo pratico é que em dias de chuva nao se usa barras, devido a baixa aderencia, se usa silicone mais mole nos diferenciais, amolece-se a suspensao para ganhar aderencia.

Em pistas de alta aderencia e poucas ondulações o uso da barra é conveniente pois reduz a rolagem do carro que nesse caso atrapalharia pois a aderencia já é grande e precisa-se ganhar esta rolagem para ter o carro mais na mão... exemplo pistas do japão onde a aderencia é ignorante e que os carrinhos chegam a capotar nas curvas.

Se voce coloca barra na traseira a traseira perde aderencia mas ganha em estabilidade, tudo até certo ponto,

nao sei se pro seu carro voce achará barras, se voce usa pneus de borracha tem coisas melhores pra trocar no carrinho, do que barras...

bom é isso aí feliz natal a todos




 HPI R40      Nova 353 09'      3PK      Tornado      200mm      Diversos

Voltar para Suspensão

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 27 visitantes