Tem alqum oleo caseiro para amortecedor ?

Amortecedores, Molas, Barras estabilizadoras, bandejas, etc...

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1262
Registrado em: 19 Out 2006, 23:00
Localização: goiania-go

Re: Tem alqum oleo caseiro para amortecedor ?

Mensagempor ferbosso » 24 Nov 2010, 09:24

Minhas considerações pessoais:

- Um frasco de after run caríssimo custa 20 conto e dura 1 ano, um óleo de filtro de ar 15,00 e dura um montão. Um bom combustível 150,00: um kit de motor barato custa 250,00, rolamentos custam uns 100 conto o par, biela uns 100 conto, Motor novo custa de 700 a 1300 reaus, e usando produtos para economia mirabolante podem nem durar um tanque.

- um frasco de óleo de silicone para amortecedor custa R$ 25 e dura séculos, silicone pra diff custa 30 reaus e dura um bom tempo: Pode ser que economizando nestes itens vc nao quebre nada em seu carro, mas um carro bem acertado e com vc sabendo o que fez pra acertá-lo e não adivinhando viscosidade de óleo NÃO TEM PREÇO!!

Tem alguns aspectos que não vale a pena economizar, ou "buscar alternativas".

Abç!


Acessando cada vez menos...
Isso aqui já foi mais interessante. O pessoal anda muito sensível...

 Shepherd Velox V10      Novarossi 353SR      Sanwa M11 DSSSSSSSSSSSS      byron      Lynx KLB,KGB ou YMCA... sei lá      calça quadrada      Racerfast Goiânia

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 74
Registrado em: 02 Nov 2010, 21:00
Localização: Bertioga S.P

Re: Tem alqum oleo caseiro para amortecedor ?

Mensagempor marcobertioga » 24 Nov 2010, 11:13

O meu agora ficou beleza, misturei meio a meio o oléo grosso e o fino de silicone pra cabelo usei uma seringa e agora já tenho a medida.

Não sou competidor, nem tem pista de auto aqui, só gosto de dar um rolê de ves enquando.

No meu caso atendeu muito bem, quando tiver que fazer uma compra na net eu peço o óleo certo, mais pa pagar frete só pra um óleo não dá.

Mais pra quem precisa adequar o carro de acordo com a pista sempe que for andar o melhor é o propio mesmo.

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 360
Registrado em: 01 Mar 2010, 22:00
Localização: Bauru

Re: Tem alqum oleo caseiro para amortecedor ?

Mensagempor alex.urias » 28 Nov 2010, 12:50

SERAFINI escreveu:Bom dando uma opnião já trabalhei em fábrica de Tratores e concordo que ideal é sempre original ou recomendado pela fábrica, mas em RC ou melhor Hobby, tenho comigo que grande parte da diversão é procurar testar coisas novas e ver se da certo, tentar de novo, achar outro oleo, discutir sobre oleo no forum, mudar o auto ir na pista experimentar, quebrar concertar.... Acho que eu relaxo mais com o hobby quando entro em uma loja de ferragens e começo a procurar pela loja por um parafuso que de certo uma ferramenta que facilite desmontar a trasnmissão sem precisar desmontar o carro inteiro etc é um garimpo. acho que grande parte da diversão tá na oficina..... Afinal parafuso é dificil de achar inclusive original.... o negócio é curtir (passa tempo) de um jeito ou de outro.


pode cre, tentar aprimorar seu carro, pesquisar a respeito,enfim da aquela garimpada é uma das melhores parte do hobby


Não Tema

 Revo 3.3      TRX 3.3      TQ 2.4GHz      de Tornado p/Byron      ralada      originais      Abarc, morro, barranco calçada

 
Mensagens: 12
Registrado em: 29 Set 2010, 23:00
Localização: Brasil

Re: Tem alqum oleo caseiro para amortecedor ?

Mensagempor eduortega » 30 Nov 2010, 17:15

Muitas dicas boas aqui...

tem gente q se irrita com a opinião dos outros....eu só acho engraçado...
o cara só perguntou se tinha oleo caseiro pra amortecedor....e teve gente q queria arrumar briga até...hehehe....ta loco... :roll:

isso aqui é um forum...foi feito p vc conversar e tirar duvidas...
claro cada um tem sua opinião...temos q respeitar todas...
se vc é contra...coloque a sua...e explique porque...
se o outro vai aceitar ou ñ, é problema dele

eu acho q se vc tem como comprar o especificado pelo fabricante...ótimo...se ñ acho q ñ tem problema nenhum em usar alternativas...claro q com bom senso...
claro q se vc for usar para competir, é exencial usar o especificado...
se for só p lazer...ñ tem problemas..
sabendo q...por exemplo se vc usar um produto ñ especifico...vc pode diminuir e muito a vida util do seu brinquedo

tem um amigo meu q colocou oleo de cozinha(sim...Oleo Liza) nos amortecedore dele...disse q ficou bom...
eu ñ gostei...ficou mto mole...ñ segura nada...vc aperta ele e ele volta na hora, parece q nem tem amortecedor...
só ñ sei se vai aguentar mto tempo...derrepente c uso constante pode cozinhar o interior do amortecedor...

se vc estiver em alguma pista e derrepente sentir cheiro de fritura...pode ter certeza q é ele q ta correndo lá....heheheh

agora uma pergunta...
como sou novo nesse hobby(3 meses)...gostaria de saber de quanto em quanto tempo é legal fazer a manutenção dos amortecedores??
tenho uma Revo 3.3...só ando no sitio e em praças aqui em SP...só terra...com varios Jumps...nunca andei no asfalto...
e qual densidade é boa pra ficar pulando??

obrigado...T+

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1115
Registrado em: 30 Jan 2009, 21:00
Localização: Caxias Do Sul - RS

Re: Tem alqum oleo caseiro para amortecedor ?

Mensagempor Moisés » 30 Nov 2010, 19:03

O bom mesmo é óleo de cozinha, aqui que já não dá mais pra fritar nada nele, filtra e fica uma beleza, pode usar que é uma maravilha, se não funcionar é pq o óleo ainda tá bom dai coloca devolta na panela e usa mais um pouco que vai ficar bom, hehehehehehe


Moisés Salib
Caxias Do Sul - RS

Tá nervoso?
Vai pilotar!

 Savage xl,Slayer,Summit,Baja,      Revo,SC8,4tec,inferno Gt2, ...      Spektrum DX3R      ODonnell 30%, top fuel, podium      Umas 30      Depende do dia

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 360
Registrado em: 01 Mar 2010, 22:00
Localização: Bauru

Re: Tem alqum oleo caseiro para amortecedor ?

Mensagempor alex.urias » 30 Nov 2010, 20:00

e ai pessoal do dedinho nervoso,, tirei minhas duvidas

vendo este topico outro dia, resolvi testar pra depois eu falar aqui,,

oleo utilizado >>> oleo de filtro PRO BR

resultado do uso >>> suspensão dura, haste do amortecedor volta muita rapida, impressão de que a traseira responde rapido(só coloquei nos amortecedores traseiros) enfim vai do gosto, só não sei agora se ele vai danificar alguma peça...


mas é isso ai to testando, lendo. vendo, fazendo, perguntando, rs rs automodelismo é isso,,

felicidades a todos...


Não Tema

 Revo 3.3      TRX 3.3      TQ 2.4GHz      de Tornado p/Byron      ralada      originais      Abarc, morro, barranco calçada

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 74
Registrado em: 02 Nov 2010, 21:00
Localização: Bertioga S.P

Re: Tem alqum oleo caseiro para amortecedor ?

Mensagempor marcobertioga » 30 Nov 2010, 20:30

Em lojas de produtos de belaza tem silicone de várias densidades, compra um bem grosso e outro fino e faça teste misturando e anotando as porporções.

Silicone é silicone seja pra cabelo ou outro fim, só tem que acertar a densidade que lhe convem.

Bom pra que não gosta de ficar comprando tudo prontinho.

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 207
Registrado em: 26 Out 2008, 21:00
Localização: São Paulo

Re: Tem alqum oleo caseiro para amortecedor ?

Mensagempor Ronalde » 01 Dez 2010, 16:36

Os óleos de silicone, com suas variações de densidade, tem papéis fundamentais nos automodelos RC.
Alterar os óleos usados resulta em alterar o comportamento do modelo e sua dirigibilidade. Quanto maior o número do óleo maior é a sua densidade. Densidade, por definição, é uma relação do peso do óleo em questão, com o peso de mesmo volume de água. (Densidade = peso líquido / peso de igual volume de água) Os óleos de silicone tem duas utilizações distintas nos automodelos
A aplicação do óleo nos diferenciais tem dupla função. A primeira é bastante óbvia : lubrificar as engrena-gens para reduzir o atrito e consequentemente seu desgaste. A segunda é determinar a liberação do giro das engrenagens, através da viscosidade do óleo usado. Com isso ele permite você alterar o "Setup" ou regulagem do modelo. Óleos mais finos, recomen-dados para iniciantes, permitem uma ação diferencial maior, enquanto os mais grossos ou densos, menos ação. Quanto mais grosso o óleo usado, mais semelhante a um eixo rígido, o diferencial vai se tornando. No diferencial dianteiro e traseiro os componentes envolvidos são as rodas direita e esquerda. No central envolve-se a tração dianteira e traseira. De outra forma : quanto mais denso o óleo aplicado no diferencial central, mais tração vai ser transferida para o diferencial cujas rodas continuam no chão. A escolha da densidade dos óleos usados nos três diferenciais (dianteiro, central e traseiro), faz enorme diferença de acordo com as condições do solo e traçado da pista. Como em muito outros assuntos, não existe uma única escolha cor-reta. As opiniões variarão de piloto para piloto, dependendo do estilo de pilotagem. Sugestão ? Veja o que os campeões estão fazendo..Também é muito importante a densidade do óleo na calibragem dos amortecedores. A pressão exercida pela mola sobre o eixo do pistão deve ser limitada pelo óleo, impedindo seu retorno rápido, estabilizando e evitando que o carro dê pulos indesejáveis. Cada vez que o modelo pula, suas rodas perdem contato com o solo e claro, perdem tração. Nessa hora seu potente motor não serve para nada. Com os saltos existentes nas pistas de Off Road, a regulagem da suspen-são se torna mais difícil e o trabalho dos amortecedores é de fundamental importância para a absorção dos impactos e estabilidade do modelo. Lembre-se que outras variáveis estão aqui envolvidas : (a) molas com tensões variadas (marcadas com cores diversas) (b) a quantidade de furos (c) e diâmetro dos furos no pistão do amortecedor. Vale aí o preparador achar a melhor re-lação Óleo/Mola/Furos/Diâmetros para uma determinada pista

Valeu

Ronalde Salgado
R/C PILOT

Avatar do usuário
Mensagens: 19
Registrado em: 15 Abr 2010, 23:00
Localização: Curitiba

Re: Tem alqum oleo caseiro para amortecedor ?

Mensagempor carlosvdsilva » 02 Dez 2010, 08:25

Prezados...

Sem querer colocar lenha na fogueira, ou causar mais discussões, minha humilde opinião é a seguinte:

Acho extremamente válido todos os tipos de testes para verificar a existencia de uma alternativa BBB (boa bonita e barata).
Se alguem tem dúvidas quanto a esse ou aquele tipo de oleo/silicone/graxa/etc. acho ideal procurar um quimico, ou eng. quimico que possa nos dizer quais são os "genericos" mais viáveis para utilizar em nossos carrinhos.
Se não tivermos nenhum contato com os magos da quimica, talvez seja válido o médoto de tentativa e erro. Lembrando sempre que devemos considerar as opiniões e gostos de cada um.
Aí eu lembro de um ditado popular: " o que seria do azul se todo mundo gostasse do amarelo?"
Então:
Se gosta de usar silicone ---- use-o
Se gosta de oleo de cozinha ---- use-o
Se não gosta de mexer nestas coisas ---- deixe assim,

Porque afinal, o que importa é a diversão que este hobby proporciona.
Se quebrou, agente arruma, se não tem, a gente inventa....
É isso.
É apenas a minha opinião, e por favor, não levem pelo lado pessoal.

ATT
Carlos Silva

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 360
Registrado em: 01 Mar 2010, 22:00
Localização: Bauru

Re: Tem alqum oleo caseiro para amortecedor ?

Mensagempor alex.urias » 02 Dez 2010, 12:55

carlosvdsilva escreveu:Prezados...

Sem querer colocar lenha na fogueira, ou causar mais discussões, minha humilde opinião é a seguinte:

Acho extremamente válido todos os tipos de testes para verificar a existencia de uma alternativa BBB (boa bonita e barata).
Se alguem tem dúvidas quanto a esse ou aquele tipo de oleo/silicone/graxa/etc. acho ideal procurar um quimico, ou eng. quimico que possa nos dizer quais são os "genericos" mais viáveis para utilizar em nossos carrinhos.
Se não tivermos nenhum contato com os magos da quimica, talvez seja válido o médoto de tentativa e erro. Lembrando sempre que devemos considerar as opiniões e gostos de cada um.
Aí eu lembro de um ditado popular: " o que seria do azul se todo mundo gostasse do amarelo?"
Então:
Se gosta de usar silicone ---- use-o
Se gosta de oleo de cozinha ---- use-o
Se não gosta de mexer nestas coisas ---- deixe assim,

Porque afinal, o que importa é a diversão que este hobby proporciona.
Se quebrou, agente arruma, se não tem, a gente inventa....
É isso.
É apenas a minha opinião, e por favor, não levem pelo lado pessoal.

ATT
Carlos Silva



pode cre,, o carro é de cada um, cada um faz o que quer,,... rs rs


Não Tema

 Revo 3.3      TRX 3.3      TQ 2.4GHz      de Tornado p/Byron      ralada      originais      Abarc, morro, barranco calçada

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1262
Registrado em: 19 Out 2006, 23:00
Localização: goiania-go

Re: Tem alqum oleo caseiro para amortecedor ?

Mensagempor ferbosso » 03 Dez 2010, 07:50

alex.urias escreveu:
carlosvdsilva escreveu:Prezados...

Sem querer colocar lenha na fogueira, ou causar mais discussões, minha humilde opinião é a seguinte:

Acho extremamente válido todos os tipos de testes para verificar a existencia de uma alternativa BBB (boa bonita e barata).
Se alguem tem dúvidas quanto a esse ou aquele tipo de oleo/silicone/graxa/etc. acho ideal procurar um quimico, ou eng. quimico que possa nos dizer quais são os "genericos" mais viáveis para utilizar em nossos carrinhos.
Se não tivermos nenhum contato com os magos da quimica, talvez seja válido o médoto de tentativa e erro. Lembrando sempre que devemos considerar as opiniões e gostos de cada um.
Aí eu lembro de um ditado popular: " o que seria do azul se todo mundo gostasse do amarelo?"
Então:
Se gosta de usar silicone ---- use-o
Se gosta de oleo de cozinha ---- use-o
Se não gosta de mexer nestas coisas ---- deixe assim,

Porque afinal, o que importa é a diversão que este hobby proporciona.
Se quebrou, agente arruma, se não tem, a gente inventa....
É isso.
É apenas a minha opinião, e por favor, não levem pelo lado pessoal.

ATT
Carlos Silva



pode cre,, o carro é de cada um, cada um faz o que quer,,... rs rs


Exato!!

O phod@ é não levar em conta a responsabilidade de arrebanhar adeptos novatos incautos, e ainda tentar convencer a todos de que sua idéia mirabolante é a melhor opção...

Olha a banha de porco aí geeeeeeeeeeente!!!

valeu!


Acessando cada vez menos...
Isso aqui já foi mais interessante. O pessoal anda muito sensível...

 Shepherd Velox V10      Novarossi 353SR      Sanwa M11 DSSSSSSSSSSSS      byron      Lynx KLB,KGB ou YMCA... sei lá      calça quadrada      Racerfast Goiânia

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 66
Registrado em: 20 Jun 2011, 23:00
Localização: Jaboticabal

Re: Tem alqum oleo caseiro para amortecedor ?

Mensagempor csnakagi » 06 Dez 2012, 09:18

Pessoal, trabalho com lubrificantes também e concordo com o Marco da Alpha RC... Fluídos não tem estabilidade, não conseguem manter sua densidade, qualquer variação de temperatura, pressão influencia em sua viscosidade portanto não é válido pra essa finalidade(talvez uma emergência).
Não corro em pista nem nada, sou Jipeiro e com Jipes aprendi a ter critérios e parâmetros, ou seja, quer testar um óleo diferente, teste um óleo pra amortecedor(como o de moto por exemplo), desmonta, coloca o óleo e teste, guarde suas especificações e use o carro, analise comportamento, o que melhorou, o que piorou(pois agora vc tem um número, um parâmetro pra melhorar ou piorar). Partindo desta experiência você define se o óleo deve ser mais grosso ou mais fino, temos uma infinidade de lubrificantes, cada um com sua função específica, lógico que existem adaptações etc... Mas no caso, como li em alguns tópicos jamais usaria óleo 90 em meus RC's(muito fedido), nem óleo de motor que são feitos pra trabalhar com eficiência numa temperatura muito maior que a do amortecedor, teste óleo de amortecedor e boa, talvez de uma moto de Cross que possui um curso mais longo e deve ser mais fino que o de moto esportiva por exemplo(posso estar errado)...
Até acredito que alguns acertaram em alguns momentos, estamos aqui pra experimentar e trocar experiências, mas quando posta que usou tal óleo, dê números, especifique, se usou óleo de cozinha, qual deles? Azeite de Oliva, óleo de soja, de girassol, de canola, de dendê ou seja lá qual for(só um exmplo, não acredito que isso funcione) deixe a conversa num nível em que outros possam entender e ter uma base, um princípio.
Nunca testei nenhum óleo a não ser o original de silicone da HPI Savage, pra mim, funciona bem, vi amigos usando outros óleos, como o 90 e achei que ficou duro, não gostei.
Também quero encontrar um óleo que tenha distribuição nacional fácil e que funcione bem na categoria Monster(amortecedor que trabalhe na vertical, pra ndar em terrenos acidentados e que tenha longo curso), se alguém ajudar, agradeço.


Cacá Nkg - Savage XL LRP.32 (ignorante) / Savage XSS Picco .28 / Vorza Mamba 2650 4, 5 e 6S / Traxxas Ken Block 2 e 3s / TQi com Ipod Touch / DX3S Spektrum / MK 25 extra

 SavageXL e XSS / Vorza 2650 6s      Picco .28 / LRP .32 Rules...      2.4ghz / DX3S / TQi Ipod Touch      MK 25 extra Bat. 4, 5 e 6s      Standard - Ken Block Velineom      Pro Line / Alpha / Ofna      None

 
Mensagens: 1
Registrado em: 15 Jun 2018, 08:18

Re: Tem alqum oleo caseiro para amortecedor ?

Mensagempor tiagozelioli » 15 Jun 2018, 08:25

Bom dia Galera !

Tenho um Himoto Z3 elétrico 1/10 - óleo de suspensão de moto não serve para meus amortecedores?




 Himoto Moto Z3 1/10      brushless      2.4ghz      Bateria 3s 11.1v      orignal himoto azul      original himoto      Rio Claro RC Masters

Anterior

Voltar para Suspensão

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes