Regulagem para corrida
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- Cardeaelis
- Mensagens: 4
- Registrado em: 04 Fev 2020, 15:55
- Localização: São Carlos / Piracicaba
Regulagem para corrida
Olá pessoal! Semana que vem tenho um desafio com um amigo meu, numa pista de BMX aqui da cidade (se Pedrão deixar, kkkk)
Então estou pesquisando sobre ajustes de suspensão, cambagem e toe para ter um desempenho melhor.
O carro dele é um buggy himoto 1/8 .21 se não me engano, e o meu é um tomahawk truggy 1/10 .18... Em algumas arrancadas que fizemos com as regulagens padrão eu consegui ganhar dele na maioria dos pegas - minha baixa estava desregulada, mas mesmo assim eu passava ele logo no começo e no final ele começava a chegar perto.
A pista é de terra, bem dura até, com alguns pulos, mas tem várias curvas "levantadas", fui lá ontem fazer uns testes e vi que dá pra fazer as curvas com uma velocidade razoável, mas meu carro está saindo de frente.
Tendo dito isso vamos à regulagem:
Com a cambagem zerada, eu fico com toe-in atrás e toe-out na frente.
Minha suspensão traseira está carregada e mais dura que a da frente, mas isso eu não consigo regular separadamente por enquanto pois não tenho os espaçadores, posso mexer somente no comprimento do curso delas.
Estou com o carrinho em mãos agora e percebi o seguinte: Só posso regular a cambagem dele separadamente, as hastes de toe são fixas, mas quando eu boto as duas cambagens no meio, fico com toe-in atrás e toe-out na frente.
Botei agora as duas cambagens negativadas no máximo e fiquei com toe-in atrás e um leve toe-in na frente também, quase neutro. E a suspensão de trás ficou mais baixa e continua mais dura que a da frente. As duas suspensões estão com o maior curso que dá pra colocar, pois acho que assim a roda "vai buscar" mais as irregularidades da pista.
Então queria saber dos pilotos mais experientes, quais as sugestões pra eliminar esse understeering, pelo menos neutralizá-lo para que eu possa fazer as curvas na maior velocidade possível sem sair de frente - quando sai de traseira eu consigo segurar até que bem.
Planejo fazer os pulos mais baixos pra ter mais tempo de contato com a pista, já que em questão de retomada eu saio na frente e como as retas não são muito longas, acho que ele não consegue me buscar se eu sair na frente nas curvas e conseguir meter o pé.
Já agradeço pra quem tiver conhecimento e puder ajudar! Valeu!
Então estou pesquisando sobre ajustes de suspensão, cambagem e toe para ter um desempenho melhor.
O carro dele é um buggy himoto 1/8 .21 se não me engano, e o meu é um tomahawk truggy 1/10 .18... Em algumas arrancadas que fizemos com as regulagens padrão eu consegui ganhar dele na maioria dos pegas - minha baixa estava desregulada, mas mesmo assim eu passava ele logo no começo e no final ele começava a chegar perto.
A pista é de terra, bem dura até, com alguns pulos, mas tem várias curvas "levantadas", fui lá ontem fazer uns testes e vi que dá pra fazer as curvas com uma velocidade razoável, mas meu carro está saindo de frente.
Tendo dito isso vamos à regulagem:
Com a cambagem zerada, eu fico com toe-in atrás e toe-out na frente.
Minha suspensão traseira está carregada e mais dura que a da frente, mas isso eu não consigo regular separadamente por enquanto pois não tenho os espaçadores, posso mexer somente no comprimento do curso delas.
Estou com o carrinho em mãos agora e percebi o seguinte: Só posso regular a cambagem dele separadamente, as hastes de toe são fixas, mas quando eu boto as duas cambagens no meio, fico com toe-in atrás e toe-out na frente.
Botei agora as duas cambagens negativadas no máximo e fiquei com toe-in atrás e um leve toe-in na frente também, quase neutro. E a suspensão de trás ficou mais baixa e continua mais dura que a da frente. As duas suspensões estão com o maior curso que dá pra colocar, pois acho que assim a roda "vai buscar" mais as irregularidades da pista.
Então queria saber dos pilotos mais experientes, quais as sugestões pra eliminar esse understeering, pelo menos neutralizá-lo para que eu possa fazer as curvas na maior velocidade possível sem sair de frente - quando sai de traseira eu consigo segurar até que bem.
Planejo fazer os pulos mais baixos pra ter mais tempo de contato com a pista, já que em questão de retomada eu saio na frente e como as retas não são muito longas, acho que ele não consegue me buscar se eu sair na frente nas curvas e conseguir meter o pé.
Já agradeço pra quem tiver conhecimento e puder ajudar! Valeu!
Thunder Tiger Tomahawk ST PRO-18BX Tactic TTX240 Sidewinder 20%/12% São Carlos / Piracicaba |
Re: Regulagem para corrida
Não conheço o modelo, mas não dá pra abrir o Toe dianteiro pelos links da direção?
Acho que a melhor coisa é pegar algum modelo de competição equivalente ao seu (com as mesmas características de setup) e procurar alguma folha de Setup para uma pista semelhante à sua..
Acho que a melhor coisa é pegar algum modelo de competição equivalente ao seu (com as mesmas características de setup) e procurar alguma folha de Setup para uma pista semelhante à sua..
RC8|RC8SC|Savage|HellFire Mamba|Mamba|Mamba|Mamba Spektrum DX3R :joia: LiPo SlipStream|SC|SC|RatRod ProLine|Panther|Alpha Central Park|PMSA |
- moitatorpedo
-
- Mensagens: 5
- Registrado em: 09 Ago 2019, 10:47
Re: Regulagem para corrida
Cardeaelis escreveu:Olá pessoal! Semana que vem tenho um desafio com um amigo meu, numa pista de BMX aqui da cidade (se Pedrão deixar, kkkk)
Então estou pesquisando sobre ajustes de suspensão, cambagem e toe para ter um desempenho melhor.
O carro dele é um buggy himoto 1/8 .21 se não me engano, e o meu é um tomahawk truggy 1/10 .18... Em algumas arrancadas que fizemos com as regulagens padrão eu consegui ganhar dele na maioria dos pegas - minha baixa estava desregulada, mas mesmo assim eu passava ele logo no começo e no final ele começava a chegar perto.
A pista é de terra, bem dura até, com alguns pulos, mas tem várias curvas "levantadas", fui lá ontem fazer uns testes e vi que dá pra fazer as curvas com uma velocidade razoável, mas meu carro está saindo de frente.
Tendo dito isso vamos à regulagem:
Com a cambagem zerada, eu fico com toe-in atrás e toe-out na frente.
Minha suspensão traseira está carregada e mais dura que a da frente, mas isso eu não consigo regular separadamente por enquanto pois não tenho os espaçadores, posso mexer somente no comprimento do curso delas.
Estou com o carrinho em mãos agora e percebi o seguinte: Só posso regular a cambagem dele separadamente, as hastes de toe são fixas, mas quando eu boto as duas cambagens no meio, fico com toe-in atrás e toe-out na frente.
Botei agora as duas cambagens negativadas no máximo e fiquei com toe-in atrás e um leve toe-in na frente também, quase neutro. E a suspensão de trás ficou mais baixa e continua mais dura que a da frente. As duas suspensões estão com o maior curso que dá pra colocar, pois acho que assim a roda "vai buscar" mais as irregularidades da pista.
Então queria saber dos pilotos mais experientes, quais as sugestões pra eliminar esse understeering, pelo menos neutralizá-lo para que eu possa fazer as curvas na maior velocidade possível sem sair de frente - quando sai de traseira eu consigo segurar até que bem.
Planejo fazer os pulos mais baixos pra ter mais tempo de contato com a pista, já que em questão de retomada eu saio na frente e como as retas não são muito longas, acho que ele não consegue me buscar se eu sair na frente nas curvas e conseguir meter o pé.
Já agradeço pra quem tiver conhecimento e puder ajudar! Valeu!
Cara vc não tem a menor chance o carro dele é muito melhor e ele tem muito braço que vc... não adianta nada
never perfect always awesome
Himoto Torpeda Pro 21 Sh.21 Himoto 2.4 Sidewiner buggy cravo Pista de BMX São Carlos |
Re: Regulagem para corrida
Olá, me corrijam os mais experientes mas a suspensão dianteira não deve ser mais rígida que a traseira? Um outro set up que vc pode fazer são os diferenciais que ajudam muito, como vc tem um carro 1/10 não tem diff central, mas da pra configurar legal. Verificar a densidade dos amortecedores e diff já da pra fazer uma brincadeira bacana.
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