Como conseguir movimento livre na bandeja?

Amortecedores, Molas, Barras estabilizadoras, bandejas, etc...

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 342
Registrado em: 15 Fev 2005, 21:00
Localização: São José dos Campos SP

Como conseguir movimento livre na bandeja?

Mensagempor jeff-rancid » 16 Mai 2006, 01:01

Estou montando um 3R ;) mas to com um problema na bandeja/pino(eixo)/bulk-head. Quando eu monto essa parte ela fica muito presa, não to conseguindo deixar aquele movimento livre.. gostaria de algumas dicas, macetes etc.

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 697
Registrado em: 10 Jul 2005, 23:00
Localização: Florianópolis - SC

Re: Como conseguir movimento livre na bandeja?

Mensagempor schlickmann » 16 Mai 2006, 03:04

Existe uma ferramenta propria para alargar os furos das bandeijas quando acontece isso, essa ferramenta é tipo uma lima, vi em uma loja nao lembro onde foi... mas caso nao esteja muito apertado deixe assim mesmo que com o uso amacia. eu sempre dou uma amaciada em correias, coroas entre outros itens em carros pro12 e depois volto a regular




 HPI R40      Nova 353 09'      3PK      Tornado      200mm      Diversos

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 2043
Registrado em: 14 Jun 2005, 23:00
Localização: Japan

Re: Como conseguir movimento livre na bandeja?

Mensagempor seithan » 16 Mai 2006, 10:53

jeff, vc deve estar falando da bandeija dianteira, e deve ter apertado muito o parafuso que prende o estabilizador dianteiro , pode soltar um pouco a peça tem que ficar com movimento tbm. no caso do RRR, o eixo é bem justo na bandeija mesmo, porem quem da movimento e onde se fixa eles no bulkhead. os kingpins tbm podem estar presos.

a lima de 3.04mm é coisa para os carros da geração anterior, a nova geração (RRR/X4/710) já esta projetado para não ter folgas ali...

po jeff, vc ficou me buzinando querendo ocarro, quando te arrumo, este chega em 5 dias depois de despachado, não pagou nada de imposto, e já vai fazer 1 mes e não montou o bixo ainda?? só vc mesmo....eheheheh

seithan...


Acessoria tecnica em RC em geral. Especializado em marcas Kyosho/Mugen/O.S.Engines

RC Number1

Imagem

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 2791
Registrado em: 29 Nov 2005, 21:00
Localização: São Paulo/SP

Re: Como conseguir movimento livre na bandeja?

Mensagempor denis.roschel » 16 Mai 2006, 10:57

Tente identificar o que está prendendo...

Pode ser o pino ou as bordas da bandeja...

Se for o pino, siga a dica do schlickmann...
Se forem as bordas, dê uma lixadinha nas sobras do plastico...




 Kyosho RRR Evo WC      Novarossi      DX3R      Byron      Blitz      Kawahara      AARC do ABC

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1466
Registrado em: 19 Set 2005, 23:00
Localização: Campinas

Re: Como conseguir movimento livre na bandeja?

Mensagempor Cobra » 16 Mai 2006, 12:23

Uma dica interessante é a do "secador de cabelo".

Uma das causas que prejudica o movimento livre da suspensão é o desalinhamento dos pinos com relação aos seus suportes (bulkheads).
Para corrigir, basta aquecer a suspensão com um secador de cabelos, movimentando os braços de suspensão para que os pinos se alinhem.
Quando o plástico esfriar, a suspensão vai estar alinhada e muito mais livre.

Espero ter ajudado.


Cobra
"Pirômetro é coisa de mariquinha"

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 342
Registrado em: 15 Fev 2005, 21:00
Localização: São José dos Campos SP

Re: Como conseguir movimento livre na bandeja?

Mensagempor jeff-rancid » 02 Jun 2006, 23:16

Cobra eu fiz o que você disse, mas não melhoro muita coisa não.

Realmente os pinos estão desalinhados, quando eu encaixo ele (pela parte da frente), o pino fica mais pra esquerda do furo olhando de frente, ele entra se empurrar, mas quando eu monto a bandeja e o estabilizador ele amarra.. parece que tem uns 2 estágios de amarração ehehe.. igual a porta de um carro...
ta acontecendo com as duas bandejas de baixo não sei o que eu faço

Na de cima tá perfeito, encontrei umas arruelas de 0.3mm de espessura pra tirar aquela folga. Fica otimo, sem comprometer o movimento. Só não sei em qual lado eu ponho eheh, se antes do pino, depois, antes do caster, tem alguma ideia?

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 773
Registrado em: 01 Jan 2005, 21:00
Localização: SJCampos-SP

Re: Como conseguir movimento livre na bandeja?

Mensagempor Cassio » 02 Jun 2006, 23:42

Jefferson, eu não to entendendo qual a pane aí.. que pinos são esses etc..

A bandeja de baixo não é pra ter segredo.. vc monta as partes da barra estabilizadora na bandeja, depois alinha o conjunto bandeja/barra com o bulkhead e coloca o Eixo...

Eu posso nao ter um rrr, mas essa parte é igual.. hehehe vc pode encontrar algumas resistencias e ítens que podem dificultar o alinhamento, como por ex, os allen sem cabeça de ajuste de downstop/upstop.. o furo da peça de plástico da barra desalinhado do furo da bandeja (o parafuso que prende a peça de plastico da barra na bandeja nao pode travar completamente essa peça na bandeja), a parte de metal da barra enroscando na parte de metal do outro lado..

pra vc ver o que esta interferindo, arranca tudo essas coisas e monta.. e vai fazendo por partes.. se tiver com pouco movimento pq esta justo, na 2a volta que vc der na pista depois de montado ja vai estar tudo movimentando bunitinho.. hehehh



Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 1017
Registrado em: 04 Jul 2005, 23:00
Localização: São José dos Campos - SP

Re: Como conseguir movimento livre na bandeja?

Mensagempor Christian » 04 Jun 2006, 17:11

Jefferson, para de frescura e põe logo esse RRR na pista! Depois de 3 tanques as bandejas vão estar soltinhas...




 aí RC8.2 / RC8.2e / RC8T CE      LRP / Tekin / Team Orion      Futaba 3PK + Spektrum      Byron Gen2 / Reedy      JConcepts      AKA      CMU - São José dos Campos

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 342
Registrado em: 15 Fev 2005, 21:00
Localização: São José dos Campos SP

Re: Como conseguir movimento livre na bandeja?

Mensagempor jeff-rancid » 09 Jun 2006, 21:09

Não é frescura Christian!!! hahaha
realmente tinha um problema com elas, que felizmente o Cássio arrumou. Coisa simples que eu não reparei. Eu fiz um serviço de porco quando tirei a bandeja da arvoré, tinha uma rebarba gigante lá heeheh. Ele tirou com o estilete pra mim.. tá beleza, tudo movimentando perfeito como eu queria eheh. Aproveitei e fiquei com estilete dele, agora tudo vai ser retirado com capricho :)

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 342
Registrado em: 15 Fev 2005, 21:00
Localização: São José dos Campos SP

Re: Como conseguir movimento livre na bandeja?

Mensagempor jeff-rancid » 09 Jun 2006, 21:11

Essa suspensão não tem erro é só tirar as rebarbas e montar que fica soltinho heeh agora eu aprendi. Coloquei uma arruela no braço de cima pra tirar aquela folga do kut, ela tem 0.3mm de espessura e não amarra .

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 2043
Registrado em: 14 Jun 2005, 23:00
Localização: Japan

Re: Como conseguir movimento livre na bandeja?

Mensagempor seithan » 09 Jun 2006, 21:16

a folga na bandeija superior é planejada...foi esta folga que ganhou o mundial em jundiai...ela facilita o carro andar reto em pistas com muita ondulação...

seithan....


Acessoria tecnica em RC em geral. Especializado em marcas Kyosho/Mugen/O.S.Engines

RC Number1

Imagem

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 1017
Registrado em: 04 Jul 2005, 23:00
Localização: São José dos Campos - SP

Re: Como conseguir movimento livre na bandeja?

Mensagempor Christian » 10 Jun 2006, 13:56

Jeff, vc é porcão mesmo, hein! Monta o carro sem tirar as rebarbas da peças! 8O :D Economiza 2 minutos na montagem, depois fica 2 meses tentando descobrir pq a bandeja tá enroscando! :roll:

Agora o Seithan exagerou um pouco na "Kyoshomania"... hehehe... Se folga fizesse o carro ganhar corrida, meu carro velho seria imbatível... hehehe... Bom, pensado bem, na última etapa eu o Cássio fizemos uma "dobradinha" de carros velhos! Aliás, os 3 primeiros tavam de carro velho... Pode ser que isso seja verdade mesmo!!! Cássio, esquece essa história de trocar de carro, carro com folga é que ganha corrida!!! hahaha...




 aí RC8.2 / RC8.2e / RC8T CE      LRP / Tekin / Team Orion      Futaba 3PK + Spektrum      Byron Gen2 / Reedy      JConcepts      AKA      CMU - São José dos Campos

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 773
Registrado em: 01 Jan 2005, 21:00
Localização: SJCampos-SP

Re: Como conseguir movimento livre na bandeja?

Mensagempor Cassio » 10 Jun 2006, 16:37

Christian.... Não fala assim do rancid... é sacanagem... hehehehe só pq ele não sabia que tinha que tirar as peças da árvore pra montar... uhahuahuahu eu achei estranho o formato da bandeja, depois que vi que tinha um pedaço da arvore a mais...huauhahuahu zuera... heheheh tinha uma rebarbinha lá que estava atrapalhando o movimento.
Como o rapaz não conhece estilete eu apresentei pra ele, ele gostou tanto da brincadeira que levou meu estilete embora...

Sobre a folga é isso mesmo, o projetista do 3R veio no pre-mundial e viu os carros véios andando bem. Pegou um e checou as folgas, e projetou o 3R com as folgas de 0.3mm ali especificamente para a pista de jundiai.
Já o FW05 como nao foi projetado com as folgas, todos (ou quase) optaram pelo 3R.
E não é so mundial nao... na copa vale essas folgas, como vc disse, projetadas ou nao fazem toda a diferença... uahauuaauuahhua



Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 1017
Registrado em: 04 Jul 2005, 23:00
Localização: São José dos Campos - SP

Re: Como conseguir movimento livre na bandeja?

Mensagempor Christian » 10 Jun 2006, 21:24

É Cássio, realmente esses engenheiros japoneses estão muito a frente de nós. Enquanto a gente fica colocando arruelas nos hinge pins e trocando as bandejas gastas pra tirar as folgas, os caras fazem o carro já com folga de fábrica, pois sabem que é isso que faz a diferença nas pistas... Eu aprendi a lição, a partir de agora só ando com o carro velho! hehehe... E vou usar bandejas novas nos treinos, pra "lassear" elas um pouco, antes de usar nas corridas!

Quanto ao Jefferson, realmente acho ele deveria alertar a Kyosho sobre essa falha nos manuais dela! Deveria estar escrito que precisa tirar as peças da árvore antes de montar... huahuahua...




 aí RC8.2 / RC8.2e / RC8T CE      LRP / Tekin / Team Orion      Futaba 3PK + Spektrum      Byron Gen2 / Reedy      JConcepts      AKA      CMU - São José dos Campos

Voltar para Suspensão

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 27 visitantes