BAJA não liga !

Este este fórum somente para assuntos sobre automodelos escala 1/5.

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 77
Registrado em: 15 Mai 2012, 23:00
Localização: CARAGUATATUBA-SP

BAJA não liga !

Mensagempor Poseidonio » 15 Jul 2012, 16:23

Gente meu baja depois de ontem não liga, ontem eu estava andando ai acabou a gasolina, dps disto não liga, ja limpei carburador, verifiquei vela, eu ligo tudo puxo o recoil e nada, só faz aquele barulho querendo ligar, mais não liga, to desesperado ! me ajudem pfpf !


AUTOMODELISMO É ESPORTE, NÃO BRINCADEIRA.

 HPI BAJA 5T      26CC      HPI 2.4 GHZ      PÓDIUM-MOTUL      5T SPORT      MISTO      PRAÇA CARAGUATATUBA

Avatar do usuário
Mensagens: 13
Registrado em: 12 Nov 2011, 21:00
Localização: Catanduva - SP

Re: BAJA não liga !

Mensagempor Gu-Ramos » 15 Jul 2012, 22:29

DEVE TER ENXARCADO, TENTA PUXAR COM ELE ACELERADO, E VAI TENTANDO ATE PEGAR, PQ SE ESTA DANDO SINAL DE QUE VAI PEGAR, TEM Q PEGAR, OU PODE TAMBEM SER A VELA Q TA FRACA DEMAIS.

ABRACO


Automodelos - Um Hobby Viciante

 HPI Baja 5B      26cc + Dominator V1      Futaba 3PMX      Gasolina+Motul 800      HPI Baja 5B      Pro-Line Bow tie      Usina Catanduva

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 137
Registrado em: 17 Abr 2012, 23:00
Localização: Belo Horizonte Minas Gerais

Re: BAJA não liga !

Mensagempor RodrigoBAJA » 16 Jul 2012, 00:00

tive um problema parecido, seguinte, pode ser falta de taxa, sem pressão, o meu deu por desgaste do motor, pode ser vela, centelhamento da bobina ou ele pode estar sem pressão, peça alguém q tenha especialidade em motor 2t pra te dar uma força... abraxx


Baja 5Bss no estilo / lancha Spain Skin cortando na alta

 Baja 5Bss e Lancha 1:5 1,50m      HPI 26Cc / Stihl 23Cc      FlySky 2ch / FM Futaba      Shell + 2t Motul ou Castrol 40      baja / DeepV Spain Skin      Slick e DirtBuster      Qualquer lugar / lagoa Cond.

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 61
Registrado em: 04 Fev 2012, 21:00
Localização: São Bernardo do Campo

Re: BAJA não liga !

Mensagempor Poma20 » 21 Jul 2012, 17:00

Poseidonio escreveu:Gente meu baja depois de ontem não liga, ontem eu estava andando ai acabou a gasolina, dps disto não liga, ja limpei carburador, verifiquei vela, eu ligo tudo puxo o recoil e nada, só faz aquele barulho querendo ligar, mais não liga, to desesperado ! me ajudem pfpf !


Olá camarada!
Faça o seguinte teste: Retire a vela dele vire-o de cabeça para baixo e puxe o recoil várias vezes para retirar o excesso de gasolina que deve estar depositado alí.

Se isso não funcionar faça o teste da vela e bobina pra ver se está faiscando bem. Retire a vela e plugue-a no cachimbo da bobina até sentir que a vela encaixou no cachimbo. Depois Puxe o recoil como se fosse ligar o baja. (Lembre-se faça isso longe da boca do cabeçote para evitar explosões!!) Se faiscar bem é que a vela e a bobina estão boas e o problema é que a gasolina está encharcando a vela e por isso não queima e consequentemente não liga. Daí verifique a regulagem das agulhas do carburador pra ver se não está mandando gasolina em excesso para o motor. A regulagem padrão é a seguinte > 1volta e meia para agulha de alta e 1volta e 1/4 para agulha de baixa. Comece a regulagem a partir daí!

Se não faiscar pode ser a vela ou a bobina que está com problema, verifique-as.

Se nada disto funcionar verifique se não está tendo entrada de ar falso no motor! Verifique as juntas entre o carburador e motor. Verifique também se o cabeçote está bem fixado a base do motor, pois pode estar entrando ar falso por alí! O cabeçote em alguns casos pode se desprender da base pela vibração do pistão que é constante dentro do bloco e mto forte!

LEMBRANDO* Se desparafusar o cabeçote do montante do motor, para parafusa-lo novamente terá que passar cola de médio torque nos quatro parafusos e esperar o tempo de ação para secar que é em média 15min dependendo da marca.

Se nada disso funcionar por ultimo de tudo troque o carburador!
Mas antes fale comigo!

Aguardo os resultados aqui amigo!! Boa sorte e Abraços!!!
Qualquer dúvida de contate!!

:tintin:

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 61
Registrado em: 04 Fev 2012, 21:00
Localização: São Bernardo do Campo

Re: BAJA não liga !

Mensagempor Poma20 » 27 Jul 2012, 20:21

Poseidonio escreveu:Gente meu baja depois de ontem não liga, ontem eu estava andando ai acabou a gasolina, dps disto não liga, ja limpei carburador, verifiquei vela, eu ligo tudo puxo o recoil e nada, só faz aquele barulho querendo ligar, mais não liga, to desesperado ! me ajudem pfpf !



E aí amigo algum resultado?? :?:

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 103
Registrado em: 11 Set 2009, 23:00
Localização: ABC

Re: BAJA não liga !

Mensagempor Alenunes » 27 Jul 2012, 23:49

Cara tive um problema parecido com um Rovan depois de tentar tudo até acender vela pois pensei que era espiritual, já não tinha mais recurso ai resolvi abri o motor e logo de cara descobri que o cabeçote estava solto e a junta estava rasgada assim dava entrada de ar falso e tinha o mesmo sintoma que o seu ai tive outro problema da mesma forma ai era o bloco manifold do carburador que era de plastico com o tempo devido o calor ele empena e dá entrada de ar falso espero ter ajudado abçs

 
Mensagens: 34
Registrado em: 23 Jul 2012, 23:00
Localização: Biguaçu - SC

Re: BAJA não liga !

Mensagempor LucasPetry » 01 Ago 2012, 01:24

O baja do meu irmão acho que ta meio locão..kkkkk
Um tempo atras andamos com ele nas dunas, afogou e não quis mais pegar de jeito nenhum. Em casa limpamos o carburador e ai até pegava mais não conseguia regular a lenta. Só pegava com o afogador puxado. Ai tirava o afogador morria,as vezes batia ja nem queria mais pegar. Foi um trabalhão, deixamos ele parada quase 1 mês, meu irmão bateu ele pegou e conseguiu regular ele de boa.
Ai uns 3 find atras fomos nas dunas de novo, depois de andar 1 hr +ou- la, morreu e de novo nda de pegar. Fiz a limpeza no carburador de novo e fui fazer pegar. Ele até deu umas pegadas e logo já morria, ou pegava com o afogador puxado e depois quando tentava abrir ele já morria.

To pensando em abrir o motor pra ver se pode ser alguma coisa la.
Quais cuidados devo ter pra desmontar o motor, e se eu desmontar tem alguma peça que eu sou obrigado a trocar??

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 689
Registrado em: 14 Mar 2008, 22:00
Localização: 3 coracoes/sul de minas gerais

Re: BAJA não liga !

Mensagempor leomaciel » 01 Ago 2012, 10:32

Meu Baja não queria pegar....rodei meia volta de cada agulha retornei a posição anteriror e pegou...se nas agulhas tiver uma sujeirinha ferrou tudo...este é um bom teste...podem ter certeza disso...rs


eu prefiro ser esta metamorfose ambulante

 BAJA 5B SS - F104W      26cc - latinha      Dx3R/hitec      METANOR OIL DE 2 TEMPO      ferrari 1992      q cavuca o chão      XIII NEM PRECISA...

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 61
Registrado em: 04 Fev 2012, 21:00
Localização: São Bernardo do Campo

Re: BAJA não liga !

Mensagempor Poma20 » 02 Ago 2012, 04:41

LucasPetry escreveu:O baja do meu irmão acho que ta meio locão..kkkkk
Um tempo atras andamos com ele nas dunas, afogou e não quis mais pegar de jeito nenhum. Em casa limpamos o carburador e ai até pegava mais não conseguia regular a lenta. Só pegava com o afogador puxado. Ai tirava o afogador morria,as vezes batia ja nem queria mais pegar. Foi um trabalhão, deixamos ele parada quase 1 mês, meu irmão bateu ele pegou e conseguiu regular ele de boa.
Ai uns 3 find atras fomos nas dunas de novo, depois de andar 1 hr +ou- la, morreu e de novo nda de pegar. Fiz a limpeza no carburador de novo e fui fazer pegar. Ele até deu umas pegadas e logo já morria, ou pegava com o afogador puxado e depois quando tentava abrir ele já morria.

To pensando em abrir o motor pra ver se pode ser alguma coisa la.
Quais cuidados devo ter pra desmontar o motor, e se eu desmontar tem alguma peça que eu sou obrigado a trocar??


Boa noite rapaz!

Então cara o meu estava dando o mesmo problemas mas consegui solucionar com o que expliquei a cima.
Ele não pegava de jeito nenhum só pegava com o afogador puxado. O que acontece.... Pelo menos no meu foi assim, tenta fazer no seu pra ver se ajuda.
Como os nossos bajas só pegavam com o afogador abaixado o que resolvi fazer? desmontar o carburador todo. Vi que não tinha defeito nenhum e a gasolina estava correndo bem resolvi ver o filtro de gasolina que fica dentro do tanque de combustível, e ver se não estava impregnado de sujeira.
Não adiantando resolvi ajustar as agulhas do carburador de alta e baixa, começando sempre do zero, ou seja a de baixa(agulha da direita) com 1volta e 1/4 e a de alta(agulha da esquerda) com 1volta e meia. Daí percebi que conseguia fazer ele ligar mas com a regulagem das agulhas toda estranha e sem sentido nenhum... por exemplo: todas abertas demais ou todas fechadas de mais..
Foi quando fui mais a fundo e descobri que o problema era entre a junção do cabeçote com a base do motor!! A junta de papel que fica alí estava rasgada e os parafusos de fixação do cabeçote não estavam bem apertados e consequentemente entrando ar falso, por isso q o baja ligava só com o afogador puxado!!
Ou seja, quando fechamos o afogador ele entra menos ar e consegue queimar a gasolina só que desembesta a acelerar pois ainda tem muito ar entrando, não a ponto de afogar o auto e ele não ligar, como acontecia, mas a ponto de queimar tanta gasolina que desembesta todo!

O que fiz foi simples... Troquei as juntas que ficam entre o cabeçote e a base do motor, e antes de fixar o cabeçote na base do motor passei cola de médio torque nos dois parafusos para que não saiam com tanta facilidade e abra de novo um fluxo de ar extra alem da do filtro de ar, fazendo o auto morrer e não ligar mais. Por fim os parafusei, puxei o recoil umas 3 ou 4 vezes e o auto pegou!

LEMBRANDO!! Aperte bem os parafusos, pois com a vibração do motor podem desprender de novo!! E espere o tempo de cura da cola para colar os parafusos antes de ligar o auto!!! normalmente de 10 a 15 minutos.

Respondendo sua pergunta quanto a compra de materiais, seriam as juntas novas do cabeçote e a cola de médio torque que você pode encontrar em loja de materiais para construção! A cola é de médio torque para parafusos da marca 3M mto boa.

É isso amigão! Boa sorte com seu auto!! e se conseguir ou não alguma coisa, poste aqui que te ajudarei!!
Eu e meu sogro aí o Alenunes pastamos muito com esses motores 2 tempos! Estamos calejados rsrsrs.... qualquer dúvida estamos aí!

Abraços e boa sorte!!

:tintin:
Editado pela última vez por Poma20 em 03 Ago 2012, 11:54, em um total de 1 vez.

 
Mensagens: 34
Registrado em: 23 Jul 2012, 23:00
Localização: Biguaçu - SC

Re: BAJA não liga !

Mensagempor LucasPetry » 02 Ago 2012, 10:35

Vc achou as juntas na loja de materias pra construção?? Vi no site do Douglas center car vem todas as juntas do motor. Qualquer coisa ja vou mandar vim as juntas, ou procurar no material de construção.

Se der hj a noite mexo nele.

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 689
Registrado em: 14 Mar 2008, 22:00
Localização: 3 coracoes/sul de minas gerais

Re: BAJA não liga !

Mensagempor leomaciel » 02 Ago 2012, 13:59

as juntas pode ser feita por uma material que encontra em loja de peças de carros chama-se VELUMODE. ai tira o molde recorta e pronto.


eu prefiro ser esta metamorfose ambulante

 BAJA 5B SS - F104W      26cc - latinha      Dx3R/hitec      METANOR OIL DE 2 TEMPO      ferrari 1992      q cavuca o chão      XIII NEM PRECISA...

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 61
Registrado em: 04 Fev 2012, 21:00
Localização: São Bernardo do Campo

Re: BAJA não liga !

Mensagempor Poma20 » 02 Ago 2012, 15:52

LucasPetry escreveu:Vc achou as juntas na loja de materias pra construção?? Vi no site do Douglas center car vem todas as juntas do motor. Qualquer coisa ja vou mandar vim as juntas, ou procurar no material de construção.

Se der hj a noite mexo nele.


Então se quiser fazer as juntas tem que ser de um material específico para motores. A cor dele é meio marrom com bege e se chama "Guarnital" pode retirar as medidas dos antigos e recortar novas! Mas quer um conselho?
Compre-as pronta, a não ser que saiba fazer corretamente as juntas, aí sim compre o material e as faça você mesmo. Essas do douglas servem sim, mas tente procurar de outro lugar pois ele costuma ser um pouco careiro por ser um dos únicos se não o próprio, a vender peças de baja aqui em SP.
Acho que em MG tem um rapaz que meche com produtos de Baja também. Não sei ao certo mas dá uma pesquisada no Mercado Livre.

E a cola tem que ser de médio torque, preferencialmente da marca 3M que custa em torno de R$15,00 pra mais ou menos. Pode encontrar em casas de parafuso ou material de construção ok??

Abraços...

:tintin:
Editado pela última vez por Poma20 em 03 Ago 2012, 11:54, em um total de 1 vez.

 
Mensagens: 34
Registrado em: 23 Jul 2012, 23:00
Localização: Biguaçu - SC

Re: BAJA não liga !

Mensagempor LucasPetry » 02 Ago 2012, 19:09

valeu pelas dicas. Vou comprar e esperar chegar ai abro o bixinho.

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 103
Registrado em: 11 Set 2009, 23:00
Localização: ABC

Re: BAJA não liga !

Mensagempor Alenunes » 03 Ago 2012, 04:15

Na verdade é volumoide como diz nosso amigo ou guarnital é encontrada em casas de borrachas,mangueiras em geral e tem varias espessuras eu compro a 0,3 decimos ,fica merlhor ainda se colocar cola de junta 3M. espero ter ajudado abçs




 HPI 5B 5T      Motor Zenoah 29cc      Spektrum Dx3s      GASOLINA      OFF/OFF/OFF      Hostile Mx Hard

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 77
Registrado em: 15 Mai 2012, 23:00
Localização: CARAGUATATUBA-SP

Re: BAJA não liga !

Mensagempor Poseidonio » 06 Ago 2012, 21:17

Meus queridos amigos o problema é o seguinte:

JUNTAS FORAM PARA O SACO, ENTRADA DE AR FALSA, CARBURADOR COM ENTRADA DE AR FALSA, NÃO BOMBA COMBUSTÍVEL, O MECÂNICO QUE ESTA ARRUMANDO ELE FALOU QUE MOTOR 2 TEMPOS NÃO PODE ACABAR O COMBUSTÍVEL QUE PIPOCA TODO O PISTÃO, O MEU JÁ PIPOCOU UM POUCO, MAIS ELE FALOU QUE DA PARA USAR, AMANHÃ ESTOU INDO BUSCAR ELE PARA VER SE OS PROBLEMAS É ESTE MESMO, MAIS ESPERO QUE SIM.

DESCULPE A DEMORA PARA RESPONDER ESTAVA SEM INTERNET EM CASA, HOJE QUE FOI TRANSFERIDO A INTERNET, ABRAÇOS;


AUTOMODELISMO É ESPORTE, NÃO BRINCADEIRA.

 HPI BAJA 5T      26CC      HPI 2.4 GHZ      PÓDIUM-MOTUL      5T SPORT      MISTO      PRAÇA CARAGUATATUBA

Próximo

Voltar para Escala 1/5

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes