Freio a disco na roda dos 1/5 baja , hidráulico ou cabo?

Este este fórum somente para assuntos sobre automodelos escala 1/5.

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman

Piloto Advanced
 
Mensagens: 794
Registrado em: 18 Jan 2007, 21:00
Localização: Floripa

Re: Freio a disco na roda dos 1/5 baja , hidráulico ou cabo?

Mensagempor astrix » 13 Mar 2014, 16:29

danilobaiano escreveu:
astrix escreveu:
danilobaiano escreveu:Instalei… Mas terei que comprar um adaptador para a roda dianteira, pois a pinça fica pegando na roda e comprar uma haste para o servo. Haste que é inteiro. Acho que fora isso ficará tudo 100%. Depois mostro as fotos. Abs!


Fala amigo!
Obrigado por sua colaboração, os seus ficaram confiáveis ta gostando?
Mostra umas fotos ai depois.

Abs


Cara… Desculpa a demora. Os danados chegaram e tal. Porém tive que comprar o adaptador, pois as pinças estavam pegando na roda, sabe?! Daí ainda não montei, mas provavelmente essa final de semana vou montar e mando as fotos. Abraço!



Blz arrocha ai e reporta.

abraço

Piloto Advanced
 
Mensagens: 794
Registrado em: 18 Jan 2007, 21:00
Localização: Floripa

Re: Freio a disco na roda dos 1/5 baja , hidráulico ou cabo?

Mensagempor astrix » 13 Mar 2014, 16:36

danilobaiano escreveu:
astrix escreveu:
danilobaiano escreveu:Instalei… Mas terei que comprar um adaptador para a roda dianteira, pois a pinça fica pegando na roda e comprar uma haste para o servo. Haste que é inteiro. Acho que fora isso ficará tudo 100%. Depois mostro as fotos. Abs!


Fala amigo!
Obrigado por sua colaboração, os seus ficaram confiáveis ta gostando?
Mostra umas fotos ai depois.

Abs


Cara… Desculpa a demora. Os danados chegaram e tal. Porém tive que comprar o adaptador, pois as pinças estavam pegando na roda, sabe?! Daí ainda não montei, mas provavelmente essa final de semana vou montar e mando as fotos. Abraço!



Blz arrocha ai e reporta.

abraço

Avatar do usuário
Mensagens: 3
Registrado em: 22 Fev 2012, 21:00
Localização: Curitiba-PR

Re: Freio a disco na roda dos 1/5 baja , hidráulico ou cabo?

Mensagempor RafaelASB » 15 Mar 2014, 18:10

Astrix,
Estava com a mesma dúvida que você em relação a comprar freio a disco ou hidráulico.

Primeiro decidi que compraria um sistema de freio a disco nas quatro rodas, e não apenas nas rodas dianteiras.

Depois pesquisei e vi que kits de qualidade equivalente (chineses) não variam muito em relação preço, sendo o hidráulico em torno de US$ 40,00 mais caro no aliexpress.

Como nunca tinha visto nenhum dos dois sistemas de perto funcionando, busquei no youtube alguns videos. Achei vários sobre freio hidráulico mas, de freio a cabo, somente o sistema frontal da integy, o que não resolveu meu problema. Ou seja, após pesquisar preços e videos, ainda não havia decidido qual comprar.

Então pensei na questão da manutenção. O freio hidráulico com certeza é mais moderno e mais eficiente do que o freio a cabo. Porém, acho q dá mais problemas e a manutenção vai ser maior. Foi ai que decidi comprar o freio a cabo, que tem um funcionamento extremamente simples e também de fácil instalação. Prefiro trocar eventuais cabos de aço quebrados do que ficar sujeito a vazamentos, troca de mangueiras e fluídos que envolvem o freio hidráulico.

Comprei os meus no aliexpress e chegaram mês passado. Fiz a montagem e a regulagem, mas ainda não andei com o carro. Segue as fotos:

Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


A regulagem eu achei extremamente fácil. É possível regular pelo rádio (baixar ou aumentar a porcentagem do end point do canal no próprio rádio), pela fixação dos cabos (deixar mais soltos ou mais estendidos) e pela própria pinça dos freios (tem dois parafusos que, ao serem apertados ou afrouxados, aproximam ou afastam a pastilha do disco, gerando, assim, um maior ou menor poder de frenagem). Com isso se deixa o carro, por exemplo, mais "traseiro" ou mais "dianteiro".

Como não andei com o carro só estou meio de pé atrás com uma coisa: o servo. Comprei um servo de 15 kg para aceleração/freio. Sinceramente acho difícil acontecer algum problema mas, até que eu teste de verdade o carro andando, penso que, como o servo é responsável diretamente por esticar os cabos e ativar os freios, talvez uma freada brusca em alta velocidade seja capaz de prejudicar o servo. Tentando eliminar esse problema regulei o end point do freio em 60% e mesmo assim os discos estão travando bem.

Em resumo, arrisquei o freio a disco nas quatro rodas via sistema de cabo de aço. Acho que tenho um sistema simples, eficiente, de fácil instalação e manutenção. Assim que fizer um video do baja andando posto aqui também.

Abs
Editado pela última vez por RafaelASB em 17 Mar 2014, 22:46, em um total de 1 vez.

 
Mensagens: 10
Registrado em: 14 Mar 2014, 22:00
Localização: Hortolandia

Re: Freio a disco na roda dos 1/5 baja , hidráulico ou cabo?

Mensagempor Alberto1113 » 15 Mar 2014, 22:35

Acredito que o seu servo na vai aguentar, pois eu tinha um servo de 15 kg que estava trabalhando com o freio traseiro original e o freio da frente a disco com cabo da integy e não funcionava legal. Depois coloquei um servo mais forte e ficou uma maravilha, até o freio traseiro sendo original trava.

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 125
Registrado em: 15 Jan 2012, 21:00
Localização: Cachoeira Paulista - SP

Re: Freio a disco na roda dos 1/5 baja , hidráulico ou cabo?

Mensagempor danilobaiano » 16 Mar 2014, 00:35

Parceiro… Instalei hoje, mas ainda não está totalmente funcional, pois estou esperando a haste do servo chegar.

Segue abaixo as fotos:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem




Acho que com essas fotos você tem idéia de como que fica… Agora umas fotos simples do meu Baja aqui abaixo:




Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem




E como sou chato… Depois de um poeira violenta…




Imagem




Limpar… Limpar… Limpar! Kkkkkkkk… Abraços!


\"Tudo posso naquele que me fortalece\" Fl 4:13

 nada      nada      nada      nada      nada      nada      nada

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1291
Registrado em: 28 Ago 2012, 23:00
Localização: Brasilia

Re: Freio a disco na roda dos 1/5 baja , hidráulico ou cabo?

Mensagempor Xann » 16 Mar 2014, 20:27

Amigo realmente o sistema á cabo é muito mais simples, fácil de acertar e difícil de dar problemas. Esses cabos aí não vão arrebentar nem tão cedo, e se arrebentarem, os cabos de Bike vão dar certinho aí, só medir e cortar. O sistema hidráulico é mais bonito, mais chique, mas mais fácil de te deixar na mão.


Kyosho Superten - GT15
Kyosho Superten - GX12
Kyosho FW05rr- O.S 12TZ Spec II Tuned
Kyosho FW06 - GXR-15
Capricorn Lab C02 - REDS M3-Tuned
TRAXXAS Revo 3.3 - TRX 3.3
Kyosho Inferno MP777 WC - Sírio .24 5P Tuned

 Byron 20%/12%      Sintec/Alpha/Matrix/outros...      L2 Sul Brasília

Avatar do usuário
Mensagens: 3
Registrado em: 22 Fev 2012, 21:00
Localização: Curitiba-PR

Re: Freio a disco na roda dos 1/5 baja , hidráulico ou cabo?

Mensagempor RafaelASB » 17 Mar 2014, 23:06

Alberto1113 escreveu:Acredito que o seu servo na vai aguentar, pois eu tinha um servo de 15 kg que estava trabalhando com o freio traseiro original e o freio da frente a disco com cabo da integy e não funcionava legal. Depois coloquei um servo mais forte e ficou uma maravilha, até o freio traseiro sendo original trava.


Pois é, Alberto. Já na instalação e na regulagem percebi que posso vir a ter problemas com o servo de 15kg. Vamos ver o que acontece mais adiante... Pode me indicar qual servo vc utiliza e que ficou bom no seu baja?

danilobaiano escreveu:Parceiro… Instalei hoje, mas ainda não está totalmente funcional, pois estou esperando a haste do servo chegar.


Belo carro, Danilo. O kit da integy parece ser de excelente qualidade. A haste que você se refere é a que liga o servo aos cabos de aço? Não veio com o kit?

Xann escreveu:Amigo realmente o sistema á cabo é muito mais simples, fácil de acertar e difícil de dar problemas. Esses cabos aí não vão arrebentar nem tão cedo, e se arrebentarem, os cabos de Bike vão dar certinho aí, só medir e cortar. O sistema hidráulico é mais bonito, mais chique, mas mais fácil de te deixar na mão.


Foi nisso que pensei quando comprei: facilidade na instalação e na manutenção. Tanto o conduíte quanto o cabo de aço são mesmo adptáveis a partir do sistema de freio de uma bicicleta.

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1325
Registrado em: 03 Mar 2009, 22:00
Localização: RP-SP

Re: Freio a disco na roda dos 1/5 baja , hidráulico ou cabo?

Mensagempor Jason » 17 Mar 2014, 23:43

Manda o link do Freio a Cabo nas 4 rodas por favor.... e fica funcionando somente os freios a disco ?? o original é extinto com esse sistema ?


Imagem

 Maximus 2000      Mabuchi - Estrela      47 Mhz      Pilhas AA      Plastico Rigido      Borracha      Qualquer lugar (off-road)

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 125
Registrado em: 15 Jan 2012, 21:00
Localização: Cachoeira Paulista - SP

Re: Freio a disco na roda dos 1/5 baja , hidráulico ou cabo?

Mensagempor danilobaiano » 18 Mar 2014, 00:07

RafaelASB escreveu:
Alberto1113 escreveu:Acredito que o seu servo na vai aguentar, pois eu tinha um servo de 15 kg que estava trabalhando com o freio traseiro original e o freio da frente a disco com cabo da integy e não funcionava legal. Depois coloquei um servo mais forte e ficou uma maravilha, até o freio traseiro sendo original trava.


Pois é, Alberto. Já na instalação e na regulagem percebi que posso vir a ter problemas com o servo de 15kg. Vamos ver o que acontece mais adiante... Pode me indicar qual servo vc utiliza e que ficou bom no seu baja?

danilobaiano escreveu:Parceiro… Instalei hoje, mas ainda não está totalmente funcional, pois estou esperando a haste do servo chegar.


Belo carro, Danilo. O kit da integy parece ser de excelente qualidade. A haste que você se refere é a que liga o servo aos cabos de aço? Não veio com o kit?

Xann escreveu:Amigo realmente o sistema á cabo é muito mais simples, fácil de acertar e difícil de dar problemas. Esses cabos aí não vão arrebentar nem tão cedo, e se arrebentarem, os cabos de Bike vão dar certinho aí, só medir e cortar. O sistema hidráulico é mais bonito, mais chique, mas mais fácil de te deixar na mão.


Foi nisso que pensei quando comprei: facilidade na instalação e na manutenção. Tanto o conduíte quanto o cabo de aço são mesmo adptáveis a partir do sistema de freio de uma bicicleta.



Boa noite. Primeiramente, obrigado! Na verdade vem sim... Mas fiz besteira! Rsrsrs. Essa haste é a que vai o ferro do freio como o do acelerador e tal.

Abraço!


\"Tudo posso naquele que me fortalece\" Fl 4:13

 nada      nada      nada      nada      nada      nada      nada

Avatar do usuário
Mensagens: 3
Registrado em: 22 Fev 2012, 21:00
Localização: Curitiba-PR

Re: Freio a disco na roda dos 1/5 baja , hidráulico ou cabo?

Mensagempor RafaelASB » 19 Mar 2014, 12:15

Jason escreveu:Manda o link do Freio a Cabo nas 4 rodas por favor.... e fica funcionando somente os freios a disco ?? o original é extinto com esse sistema ?


Comprei os freios deste vendedor: http://pt.aliexpress.com/item/Free-Ship ... 10548.html

Com os discos instalados nas rodas traseiras não tem necessidade de manter o sistema de freios original. No meu caso preferi desinstalar.

Segue um pequeno video do funcionamento:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=zAfV8CXxh48[/youtube]

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1291
Registrado em: 28 Ago 2012, 23:00
Localização: Brasilia

Re: Freio a disco na roda dos 1/5 baja , hidráulico ou cabo?

Mensagempor Xann » 19 Mar 2014, 16:24

Show amigo!


Kyosho Superten - GT15
Kyosho Superten - GX12
Kyosho FW05rr- O.S 12TZ Spec II Tuned
Kyosho FW06 - GXR-15
Capricorn Lab C02 - REDS M3-Tuned
TRAXXAS Revo 3.3 - TRX 3.3
Kyosho Inferno MP777 WC - Sírio .24 5P Tuned

 Byron 20%/12%      Sintec/Alpha/Matrix/outros...      L2 Sul Brasília

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1325
Registrado em: 03 Mar 2009, 22:00
Localização: RP-SP

Re: Freio a disco na roda dos 1/5 baja , hidráulico ou cabo?

Mensagempor Jason » 19 Mar 2014, 17:13

o Freio a cabo tem problema de rendimento, conforme vai sujando ??? melhor o hidraulico ?


Imagem

 Maximus 2000      Mabuchi - Estrela      47 Mhz      Pilhas AA      Plastico Rigido      Borracha      Qualquer lugar (off-road)

 
Mensagens: 10
Registrado em: 14 Mar 2014, 22:00
Localização: Hortolandia

Re: Freio a disco na roda dos 1/5 baja , hidráulico ou cabo?

Mensagempor Alberto1113 » 19 Mar 2014, 20:08

danilobaiano escreveu:
RafaelASB escreveu:
Alberto1113 escreveu:Acredito que o seu servo na vai aguentar, pois eu tinha um servo de 15 kg que estava trabalhando com o freio traseiro original e o freio da frente a disco com cabo da integy e não funcionava legal. Depois coloquei um servo mais forte e ficou uma maravilha, até o freio traseiro sendo original trava.


Pois é, Alberto. Já na instalação e na regulagem percebi que posso vir a ter problemas com o servo de 15kg. Vamos ver o que acontece mais adiante... Pode me indicar qual servo vc utiliza e que ficou bom no seu baja?

danilobaiano escreveu:Parceiro… Instalei hoje, mas ainda não está totalmente funcional, pois estou esperando a haste do servo chegar.


Belo carro, Danilo. O kit da integy parece ser de excelente qualidade. A haste que você se refere é a que liga o servo aos cabos de aço? Não veio com o kit?

Xann escreveu:Amigo realmente o sistema á cabo é muito mais simples, fácil de acertar e difícil de dar problemas. Esses cabos aí não vão arrebentar nem tão cedo, e se arrebentarem, os cabos de Bike vão dar certinho aí, só medir e cortar. O sistema hidráulico é mais bonito, mais chique, mas mais fácil de te deixar na mão.


Foi nisso que pensei quando comprei: facilidade na instalação e na manutenção. Tanto o conduíte quanto o cabo de aço são mesmo adptáveis a partir do sistema de freio de uma bicicleta.



Boa noite. Primeiramente, obrigado! Na verdade vem sim... Mas fiz besteira! Rsrsrs. Essa haste é a que vai o ferro do freio como o do acelerador e tal.

Abraço!


Eu coloquei o servo da hitec HS 7955 tg. Esse acho que o melhor que tem no mercado em relação a qualidade, mas não em preço. Mas resolveu o problema, senti outro carro, resposta muito rápida e forte.

 
Mensagens: 10
Registrado em: 14 Mar 2014, 22:00
Localização: Hortolandia

Re: Freio a disco na roda dos 1/5 baja , hidráulico ou cabo?

Mensagempor Alberto1113 » 19 Mar 2014, 20:14

Jason escreveu:o Freio a cabo tem problema de rendimento, conforme vai sujando ??? melhor o hidraulico ?

O meu é a cabo integy apenas na dianteira. Não tive problema com o meu com relação a sujeira e emperrar. O que aconteceu bastante foi quebrar o cabo de aço após alguma colisão. Mas troquei fácil por aqueles cabos de aço que vai em maçaneta de carro, pois é mais maleável e fino que as de bicicleta.

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1291
Registrado em: 28 Ago 2012, 23:00
Localização: Brasilia

Re: Freio a disco na roda dos 1/5 baja , hidráulico ou cabo?

Mensagempor Xann » 20 Mar 2014, 11:34

Alberto1113 escreveu:
Jason escreveu:o Freio a cabo tem problema de rendimento, conforme vai sujando ??? melhor o hidraulico ?

O meu é a cabo integy apenas na dianteira. Não tive problema com o meu com relação a sujeira e emperrar. O que aconteceu bastante foi quebrar o cabo de aço após alguma colisão. Mas troquei fácil por aqueles cabos de aço que vai em maçaneta de carro, pois é mais maleável e fino que as de bicicleta.


Um automodelo principalmente á combustão, demanda manutenção preventiva intensiva, o correto mesmo é fazer uma revisão geral á cada vez que andar. Com certeza se andar muito tempo na terra sem fazer limpeza e lubrificação nos cabos vai dar zica, assim como em todo o carro. Se entrou no Hobby vai ter trabalho, isso é fato.

AnteriorPróximo

Voltar para Escala 1/5

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes