Tutorial - diferencial do nitro evader de aço.

Transmissão, polias, correias, diferencial, cardã, freio, etc...

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 911
Registrado em: 17 Out 2007, 22:00
Localização: Natal - RN

Tutorial - diferencial do nitro evader de aço.

Mensagempor Xumbrega » 30 Dez 2007, 20:27

Bem, o rafa tinha pedido pra mim postar como eu fiz pra deixar a engrenagem do diferencial de aço, então estou criando o topico pq pode ser que sirva não só pro rafa e sim para todos que tem esse auto(nitro evader st e bx)
Bem, primeiramente gostaria de dizer que é uma coisa bem simples e de fundo de quintal mesmo que prestou comigo e o auto fica BLOCADO.

Primeiro: todos sabem que nao pode apertar a embreagem d+ se não ela pode torar essa engrenagem que é de plastico... então se vc quer resolver esse problema, pegue a engrenagem quebrada (que provavelmente derreteu)
e tire todas as esferas que esta na engrenagem...
1: raspe com uma faca ou algo que cortante que vc possa ir tirando o plastico da engrenagem todo por dentro ate ficar só os dentes.
2: pegue uma arroela do mesmo tamanho do diametro de dentro da engrenagem e do mesmo diametro do rolamento que fica no meio da engrenagem.
3: com a engrenagem que vc raspou e deixou ela sem deixar nem um pedaço de plastico por dentro dela, coloque a arroela bem centralizada(deixe ela 100% centralizada, como se tivese aquela parte de plastico das esfera)
4: Coloque cola superbond do lado e do outro aonde a arroela pega no pastico da engrenagem e espere secar(nao coloque muito, é só pra fixar mesmo), depois que ela secar pegue a cola "Araudite" que toda pessoa deve ter em casa, essa cola eh aquela cola que vc mistura ela e depois depois de 1 dia ela vai secar, coloque ela que nem a cola superbond, mais a diferença eh que vc tem que colocar muito... mais nao pode deixar cair muito na parte da arroela, só na parte aonde pega o plastico na arroela, entao espere 2 dias (isso mesmo, 2 dias pq ai ela seca perfeitamente) pra ela secar e pronto! sua engrenagem esfa pronta.
Fotos dela(qualidade nao muito boa pois tirei do meu cel.):
Imagem

Imagem

Ps. pode ser meio dificil vc achar uma arroela que seja perfeita, a que eu achei foi que cabia dentro do diametro do plastico e a parte do rolamento eu nao conseguia botar, então eu peguei uma mini retifica (nao sei se eh esse nome) e peguei a broca que eh uma lixa arredondada e fui abrindo a parte do rolamento ate que o rolamento se encaixase perfeitamente...

Bem galera, é isso ai... qualquer duvida eh só falar...
[]´s


Sem auto :(

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 569
Registrado em: 11 Dez 2007, 21:00
Localização: Porto Alegre/RS

Re: Tutorial - diferencial do nitro evader de aço.

Mensagempor rafa_sd » 30 Dez 2007, 21:35

Cara.. muito bom.. ficando bloqueado é melhor ainda, hehehe ngn para o bichinho! hauahauah
Vou passar pro meu irmao.. o meu SandMaster é bloqueado (por obrigaçao, pois nao acho as engrenagens do diff)

Valeu, super simples! Parabens!




 HPI Savage X SS/Ofna LX      Axial 28/STS 21      Ofna 4ch      Traxxas 20%      Savage/LX 1      Nem sei mais...      Metal Terra - Sapucaia

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 911
Registrado em: 17 Out 2007, 22:00
Localização: Natal - RN

Re: Tutorial - diferencial do nitro evader de aço.

Mensagempor Xumbrega » 30 Dez 2007, 22:31

rafa, com isso vc pode arrochar no talo a embreagem e vc vai ver seu evader empinar ate capotar pra tras uhahuahuahuahuhua ele fica violento d+ cara... eh pq estou esperando as peças chegarem pra mim filmar ele andando =P


Sem auto :(

 
Mensagens: 42
Registrado em: 01 Nov 2007, 21:00
Localização: sao paulo

Re: Tutorial - diferencial do nitro evader de aço.

Mensagempor pskuy » 01 Jan 2008, 06:39

Xumbrega, tudo bom ,voçê conhece AEROSIL usada por dentistas. Seria a gororoba ideal pra travar a ultima engrenagem. Mas nao resolveria no meu caso, não quero travar tudo pois ando com ele no asfalto e teria problemas com as rodas que são muito fracas. Achei o motor DTX 18 meio fortinho e descartável pra este carro, por isso as peças quebram. Montei este mesmo motor num chassis 4x4 , com as rodas originais e a relação em 12/1.

 
Mensagens: 48
Registrado em: 03 Jul 2008, 23:00
Localização: Sao Paulo

Re: Tutorial - diferencial do nitro evader de aço.

Mensagempor GuiForlin » 06 Jul 2008, 21:08

então, nao entendi uma coisa...
oque que é Blocado?
no seu anel do diferencial nao ta aparecendo os furos para as bolinhas do diferencial.. voce não fez os furos ?

outra coisa, opelo que eu andei vendo, blocado seria um diferencial sem os furos...entao ficaria a engrenagem presa direto nas rodas... ou as rodas vão juntas ou entao elas nao Vão..
existe algum problema de fazer isso?
corre mais risco de derreter muito uma outra engrenagem do carro?

eu estou fazendo o meu diferencial em aço só que estou utilizando os furos do meio.
falta colar ainda o diferencial na engrenagem dele.. e outro problema, o rolamento do meio é pouca coisa menor que o meio da arroela..entao eu resolvi que vou completar a diferença com um pouco de araldite..


olha ai como esta ficando o anel do dif...
Imagem

Imagem

Piloto
 
Mensagens: 161
Registrado em: 23 Dez 2007, 21:00
Localização: SP

Re: Tutorial - diferencial do nitro evader de aço.

Mensagempor SemControle » 07 Jul 2008, 00:52

outro detalhe do diferencial blocado, as 2 rodas mantem a mesma rotacao, pra curvas nao é o mais indicado


Já se foi dito que algo tão pequeno como o bater das asas de uma borboleta pode causar um tufão do outro lado do mundo

 TS-4n PRO V2      PRO 12 BZX      Agressor      Byron 20%      BMW M3 GTR

 
Mensagens: 48
Registrado em: 03 Jul 2008, 23:00
Localização: Sao Paulo

Re: Tutorial - diferencial do nitro evader de aço.

Mensagempor GuiForlin » 07 Jul 2008, 01:31

por exemplo este que eu estou fazendo. se eu quisesse blocar era só nao colocar as bolinhas no meio e apertar as arroelas que ficam entre as bolinhas direto na arroela do meio?

 
Mensagens: 48
Registrado em: 03 Jul 2008, 23:00
Localização: Sao Paulo

Re: Tutorial - diferencial do nitro evader de aço.

Mensagempor GuiForlin » 07 Jul 2008, 23:24

Imagem

Imagem

Imagem



Bom, ai esta depois de terminado.
as fotos estão ai para ficar arquivadas no forum =p

eu utilizei uma broca de metal de 2,5mm para fazer o furo das bolinhas.
araldite para colar a arroela.
o tamanho da arroela eu nao lembro qual que era...mas eu tive que lixar ela para caber dentro do diametro da engrenagem e também tive que colar o rolamento interno pois o buraco era um pouco maior que o rolamento em si...
para lixar a arroela de forma uniforme eu fiz a seguinte gambiarra...
peguei um parafuso grosso mas que passava a arroela. coloquei uma porca no parafuso a arroela e outra porca. apertei BEMM os parafusos fixando a arroela no meio. depois disso eu prendi a ponta do parafuso em uma furadeira e entao fui rodando a arroela sobre uma lima até que ela coubesse no diametro certo...

bom, aparentemente ficou legal. eu estou com medo de por ser tudo metal esquentar muito e derreter a engrenagem ou a parte onde encosta na engrenagem. também nao sei como que a araldite reagem no calor...

estou ainda esperando a cola sercar por completo e preciso ainda comprar graxa de silicone para colocar la dentro e esperar para que esquente menos com ela.!
bom..

qualquer duvida aí só postar!
falou!!!

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 81
Registrado em: 31 Jan 2011, 21:00
Localização: Sorocaba - SP

Re: Tutorial - diferencial do nitro evader de aço.

Mensagempor Vermeinho » 09 Ago 2011, 13:22

Pessoal sei que este tópico é um pouco antigo, porém minha dúvida é sobre este tema.

Tenho um Duratrax Nitro Evader ST e estou com problema em meu diferencial, mesmo ele estando apertando e tudo mais a tração não está sendo transmitida como deve do motor para as rodas.

Já foi desmontado o diferencial várias vezes, mas em tese tudo OK, diante disso estou pensando em blocar o diff e quem sabe não ter mais estes problemas.

Meu auto está com um motor Traxxas 3.3...sei que um motor forte para este auto, porém queria tentar esta alterantiva (blocar) antes de descartar este chassis e pegar um de fato que suporte o motor Traxxas 3.3.

Como vocês acham que iria se comportar o auto (4x2) blocando o seu único diferencial, no caso o traseiro?

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 81
Registrado em: 31 Jan 2011, 21:00
Localização: Sorocaba - SP

Re: Tutorial - diferencial do nitro evader de aço.

Mensagempor Vermeinho » 11 Ago 2011, 01:12

Seguem os resultados de eu ter blocado o diferencial traseiro do meu Nitro Evader com motor Traxxas 3.3:

1-O carro se comportou muito bem, fazendo curvas sem problemas somente tendo que se adaptar a esta nova forma de tração, principalmente em curvas, estando ciente que os pneus traseiros sofrerão um gasto maior em razão do dif. blocado;

2-No arranque o carro ficou bem "ligeiro", muito bom!

Não tenho do que reclamar deste procedimento, principalmente porque o meu problema do dif. foi resolvido.

 
Mensagens: 1
Registrado em: 21 Mai 2012, 23:00
Localização: Nova Odessa/SP

Re: Tutorial - diferencial do nitro evader de aço.

Mensagempor matheuscmcarvalho » 28 Mai 2012, 17:09

Boa tarde, não sei se o tópico ainda está ativo, mas tenho uma dúvida,
no caso, posso blocar o diferencial, apenas colocando o diferencial de aluminio, mantendo os furos, mas sem as esferas, certo?

E quanto ao problema de curva, o que seria? Ele perde fácil a traseira?




Vermeinho escreveu:Seguem os resultados de eu ter blocado o diferencial traseiro do meu Nitro Evader com motor Traxxas 3.3:

1-O carro se comportou muito bem, fazendo curvas sem problemas somente tendo que se adaptar a esta nova forma de tração, principalmente em curvas, estando ciente que os pneus traseiros sofrerão um gasto maior em razão do dif. blocado;

2-No arranque o carro ficou bem "ligeiro", muito bom!

Não tenho do que reclamar deste procedimento, principalmente porque o meu problema do dif. foi resolvido.

Voltar para Transmissão / Engrenagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes