Diferenciais no V1RR

Transmissão, polias, correias, diferencial, cardã, freio, etc...

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 170
Registrado em: 02 Jul 2006, 23:00
Localização: Salvador / BA

Diferenciais no V1RR

Mensagempor mlino » 03 Jul 2006, 10:30

Pessoal,

Gostaria de saber qual a melhor relação para o óleo utilizado nos diferenciais do V1RR.

20.000 / 30.000 (Frente/trás)
10.000 / 20.000 (Frente/trás)
20.000 / 10.000 (Frente/Trás)

Grato.

Marcio

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 947
Registrado em: 08 Jan 2005, 21:00
Localização: Curitiba - PR

Re: Diferenciais no V1RR

Mensagempor MarcosAlphaRc » 03 Jul 2006, 11:24

bem........é sempre mais óleo no diff dianteiro do que no traseiro.......
ai vc tem q ir testando proporções pra ver qual vai ser melhor para o seu tocado.... acho que vc devia no min. usar uma proporção 3:1
ou seja, 30.000 no diant. , 10.000 no traseiro.


Team Alpha R/C
http://www.alpharc.com.br

BI - Campeão Brasileiro 1/10 e 1/8 GT !!!
Alpha R/C - Brazilian Performance Tires

 Serpent Cobra GT      NovaRossi .21      Ko Propo Ex-10 Helios      Speed Blend 30%      Alpha R3      Alpha R/C      STAR / CAAR

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 773
Registrado em: 01 Jan 2005, 21:00
Localização: SJCampos-SP

Re: Diferenciais no V1RR

Mensagempor Cassio » 03 Jul 2006, 11:35

Opa, o mais usado na maioria dos carros é 30000/5000 ou 50000/10000 F/T

Eu particularmente uso graxa no differencial traseiro, e 30000 ou 50000 no dianteiro..



Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 2043
Registrado em: 14 Jun 2005, 23:00
Localização: Japan

Re: Diferenciais no V1RR

Mensagempor seithan » 03 Jul 2006, 12:06

o atual setup de caixa diz para usar #50.000 na frente e #4.000 atras.

eu já uso #30.000 na frente e #4.000 atras, como ve, é coisa de seu estilo de pilotagem, questão de experimentar mesmo...

seithan....


Acessoria tecnica em RC em geral. Especializado em marcas Kyosho/Mugen/O.S.Engines

RC Number1

Imagem

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 170
Registrado em: 02 Jul 2006, 23:00
Localização: Salvador / BA

Re: Diferenciais no V1RR

Mensagempor mlino » 03 Jul 2006, 14:19

Pessoal!

Eu já testei de várias maneiras e a que achei melhor foi 1:1. Quando uso uma relação de 2:1 ou 3:1 sinto que a traseira fica muito solta, com tendência a perder aderência quando aplico freio no final das curvas.

Existe outra forma para controlar esta tendência de saida de traseira ao aplicar o freio?

Grato,

Marcio

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 958
Registrado em: 11 Jan 2005, 21:00
Localização: Americana/SP

Re: Diferenciais no V1RR

Mensagempor bobrfv » 03 Jul 2006, 15:56

...vc diz freio no final das retas? é isso?
Olha talvez seu carro esteja com pouco dowstop traseiro, e ao freiar a trazeira levanta-se(peso transferido para frente) e perde aderência.
Comigo já aconteceu isso, de uma olhada.
Inté!!!




 LAB C 801/ Mugen MRX5 WC      Sirio/Picco/Nova      KO EX10 Eurus      Tornado Fuel      Proline/Blitz      Matrix/Enetti      Zeca Elias

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 170
Registrado em: 02 Jul 2006, 23:00
Localização: Salvador / BA

Re: Diferenciais no V1RR

Mensagempor mlino » 03 Jul 2006, 18:43

Oi!

Exatamente isso! Quando chego no fim da reta e aciono o freio o carro tem tendência de sair de traseira. Tentei controlar isso usando um óleo mais pesado no diferencial traseiro.

Qual a melhor maneira para acertar isso. No downstop, ride height?

O meu esta configurado assim:

Downstop dianteiro: 0
Downstop traseiro: 0
Ride Height dianteiro: 6mm
Ride Height traseiro : 7mm
Óleo diff traseiro : 20.000
Óleo diff dianteiro: 20.000
Molas dianteiras : Bronze (kyosho)
Molas traseiras : Gold (kyosho)

Além disso estou usando a barra estabilizadora dianteira e traseira, originais do carro.

Grato,

Marcio

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 2043
Registrado em: 14 Jun 2005, 23:00
Localização: Japan

Re: Diferenciais no V1RR

Mensagempor seithan » 03 Jul 2006, 19:11

Bem, os errosmais comuns de setup quando se usa pneus de borracha:

-molas muito duras, o ideal é usar molas moles , para o carro rolar bastante, no caso de molas kyosho, as pratas são as mais moles. molas moles da mais aderencia.

-cambagem errada, o jeito mais simples de acertar a cambagem para pneus de borracha, é colocar algo debaixo do chassi, de forma que as rodas fiquem suspensas, ai é só zerar a cambagem (cambagem 0°), isso evita que a cambagem fique positiva em algum momento.

-pouco curso na suspenção traseira, não use downstop, caso não saiba o que esteja fazendo. deixe a suspenção trabalhar livremente.

-centro de rolagem errada, este é mais complicado, porem é so não inventar, monte a suspenção de acordo com o manual, no caso do V-One RR, o braço superior traseira deve ser fixado de maneira que fique maisparalela possivelda bandeixa inferior, e mais longa possivel, claro, respeitando as medidas de bitola e cambagem.

-com as regulagem livres, regule a altura do carro apenas na pressão das molas, tipo 7mm. do chão, isso com os pneus apoiados no chão.

acertando desta forma, vc tera um carro docil e divertido na mão, claro que este acerto deixa o carro lento, o passo seguinteé endurecendo e diminuindo o downstop, até encontrar seu acerto do seu gosto.

seithan....


Acessoria tecnica em RC em geral. Especializado em marcas Kyosho/Mugen/O.S.Engines

RC Number1

Imagem

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 773
Registrado em: 01 Jan 2005, 21:00
Localização: SJCampos-SP

Re: Diferenciais no V1RR

Mensagempor Cassio » 03 Jul 2006, 20:18

mlino

Quanto mais grosso o óleo no diff traseiro, mais vão patinar as rodas do eixo traseiro numa curva..
Isso é simples de entender, quanto maior a resistência do óleo, maior dificuldade do diferencial conseguir fazer com que as rodas esq/dir girem em velocidades diferentes, e conseqüentemente elas acabam patinando, o que ao faz com que elas percam aderência.
Diff duro na traseira do carro ou no extremo usar um eixo rígido, é bom só em caso de usar 1way na frente.
Para uso de pneus de borracha, acho que quanto menos resistência tiver ali melhor. Pode usar 5000, 4000, 1000 sei lá.. Porém quanto mais fino for o óleo, maior o cuidado na montagem pra ficar perfeito e evitar vazamentos.

Eu conheço um pouco desse V1RR, e acho que na traseira, vc deve dar uma boa geral, desmontar tudo a traseira mesmo e montar novamente, certificando que os movimentos de todas as peças estão perfeitos e livres. A barra estabilizadora traseira, somando-se com a maravilha desse sistema do suporte da bolha, no caso deste carro, prendem muito e dificultam o movimento livre da suspensão. É só vc conforme for montando a traseira vai se certificando que os movimentos continuam livres. No meu caso, após um acidente que quebrou algumas peças da traseira, coloquei a traseira do V1R, coisa que depois nunca mais desfiz porque acho que ficou bem melhor o carro assim.
Também retirei a barra traseira, após algumas dicas de fórum, cheguei a conclusão que usando elas com borracha mais atrapalha do que ajuda.

Acho também que vale a pena tentar ajustar um setup mais adequado pra borracha, como o bob falou, mais down-stop na traseira e um pouco na dianteira também.
Vc regula os downstops sem os amortecedores (senão não tem jeito.. heheh), o manual do borracha diz 3 na frente e 6 ou 7 atras.. depois regula os amortecedores de forma que a suspensão fique com movimento pra baixo e pra cima também.. tipo quando o carrinho esta no chão normalmente apoiado pelos amortecedores, se vc levantar ele, deve ter um pouco de curso na suspensão pra baixo ainda.



Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 170
Registrado em: 02 Jul 2006, 23:00
Localização: Salvador / BA

Re: Diferenciais no V1RR

Mensagempor mlino » 03 Jul 2006, 20:54

Cassio,

Vou refazer o conjunto de suspensão traseira, iniciando pela colocação de um óleo mais leve no diferencial para ver o comportamento do carro. Vou também acertar os downstops e ver como fica.

Eu tenho dois carros, sendo um V1RR e outro V1RR-Evo e sinto que o EVO esta mais no chão, apesar de utilizar praticamente os mesmos acertos de cambagem, etc.

Quando comprei o carro o manual que veio foi para pneus de espuma. Já procurei no site da Kyosho para ver se conseguia alguma informação sobre os acertos para pneus de borracha, mas não encontrei nada.

Será que você tem aí estes acertos para me passar?

Grato,

Marcio

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 2043
Registrado em: 14 Jun 2005, 23:00
Localização: Japan

Re: Diferenciais no V1RR

Mensagempor seithan » 03 Jul 2006, 21:19

o que acontece que a versão com pneus de borracha foi o V-One R, e o V-One RR foi uma versão com bolha lola e pneus de espuma, em seguida existiu a versão V-One RR com bolha stratus e pneus de espuma, foi uma epoca que não se sabia que a tendencia mundial era que estes pequenos modelos derivados dos grandes 1/8 iria se tornar tãopopular como é hj.
Resumindo, nunca existiuuma versão borracha do V-One RR, nem do V-One RR Evolution. Já atualmente existiu a versão rubber tires do V-One RRR, porem já se extinguiu, pois a categoria R-Class hj permite o uso de pneus de espuma.

Vc pode baixar o manual do V-One R, que é igual o seu carro, muda a traseira, que como o cassio disse, é interessante colocar a traseira tradicional, que é muito mais confiavel.

Bem, se vc não morasse tão longe, garanto que eu faria vc mudar de ideia e iria gostar de andar com o tradicional acerto de diff com #30.000 na frente e #5.000 atras.

seithan....


Acessoria tecnica em RC em geral. Especializado em marcas Kyosho/Mugen/O.S.Engines

RC Number1

Imagem

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 773
Registrado em: 01 Jan 2005, 21:00
Localização: SJCampos-SP

Re: Diferenciais no V1RR

Mensagempor Cassio » 03 Jul 2006, 22:23

Opa

Bom.. o Seithan que me desculpe, mas no meu limitadíssimo conhecimento sobre esses carrinhos e versões.. hehehe, eu penso que houve uma versão borracha/stratus do RR sim, porém não tinha diferença nenhuma da versão espuma, exceto pelo diff dianteiro e pelos valores das regulagens do manual, e pelo pneu tb.. hehehe

Inclusive o Guina.. tinha o v1rr nessa versão, e segundo o que ele me passou dos valores segundo o manuel, o setup seria assim:

FRENTE
Oleo amort.: 400
Mola: Preta
Ajuste de mola: 5 mm
Caster: 3 mm
Camber: 1.5º
Toe angle: -3.0º
Largura: 199 mm
Down stop: 3.5 mm
Barra estabilizadora: 45º
Óleo differencial: 50.000
Altura(chassi): 5.5 mm

TRASEIRA
Óleo amort.: 400
Mola: Preta
Ajuste de mola: 6.5 mm
Camber: 1.5º
Toe angle: 2.5º
Largura: 199 mm
Down stop: 7.0 mm
Barra estabilizadora: Preta
Óleo diferencial: 5.000
Altura(chassi): 6.0 mm

Os valores de toe-in deve ser o valor somado dos dois lados..
O setup que uso no meu carro é algo muito próximo disso, com algumas pequenas mudanças..

DIFF DIANTEIRO #30.000 (com 4 engrenagens pequenas)
OLEO AMORTECEDOR #500
MOLA DIANTEIRA PRATA GRANDE
AJUSTE DE MOLA 1,65mm
TOE-OUT 0.5 (cada lado)
CASTER PADRÃO 3mm
CAMBAGEM DIANTEIRA -1,5
DOWN-STOP 3mm
ALTURA 5mm
BARRA VERTICAL
PNEU M1

DIFF TRASEIRO= Graxa (duas engrenagens pequenas)
OLEO AMORTECEDOR #500
MOLA TRASEIRA PRATA MOLE PEQUENA kYOSHO
AJUSTE DE MOLA 5mm
TOE-IN 1.5 (cada lado)
CAMBAGEM TRAS. -2,5
DOWN-STOP 6mm
ALTURA 5,5
SEM BARRA
PNEU M1



Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 170
Registrado em: 02 Jul 2006, 23:00
Localização: Salvador / BA

Re: Diferenciais no V1RR

Mensagempor mlino » 04 Jul 2006, 08:45

Seithan,

Veja se entendi o que você colocou... A sugestão seria substituir os componentes da suspensão traseira do V1RR pelos componentes da versão V1R?

Existe muitos componentes a serem substituidos? Você acha que a modificação é válida para as duas versões que tenho (V1RR e V1RR-EVO)?

Grato,

Marcio

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 2043
Registrado em: 14 Jun 2005, 23:00
Localização: Japan

Re: Diferenciais no V1RR

Mensagempor seithan » 04 Jul 2006, 11:44

ola, seria uma opção, mas não tão necessaria assim, digo pelo pontocusto x beneficio.

as peças necessaria serioa o VZ002 e VZ011,ambas custa +/- R$20,00 cada, se vc montou o carro do zero, deve ter sobrando a tampa traseira, que vem no VZ002, ai so precisaria da torre traseira basicamente.
Mas tente resolver seu problema desmontando td e montando com cuidado, sempre checando as partes moveis.

seithan...


Acessoria tecnica em RC em geral. Especializado em marcas Kyosho/Mugen/O.S.Engines

RC Number1

Imagem

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 170
Registrado em: 02 Jul 2006, 23:00
Localização: Salvador / BA

Re: Diferenciais no V1RR

Mensagempor mlino » 04 Jul 2006, 13:24

Seithan,

Eu andei olhando o manual do V1R e já tinha visto as peças necessárias. Realmente a tampa traseira eu tenho na sobras das peças, fica faltando somente a torre e um conjunto de peças que prende o hub traseiro à torre.

Vou desmontar tudo e tentar refazer para que a suspensão fique livre, e também vou reduzir o óleo do diff traseiro para 5.000. De qualquer forma vou encomendar as peças para fazer testes.

Você ainda trabalha com venda? Porque eu podia pedir contigo.

Marcio

Próximo

Voltar para Transmissão / Engrenagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 11 visitantes