Oléo nos diferentciais

Transmissão, polias, correias, diferencial, cardã, freio, etc...

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 1830
Registrado em: 12 Dez 2004, 21:00
Localização: São José dos Campos / SP

Oléo nos diferentciais

Mensagempor ac » 06 Abr 2005, 19:06

Pessoal...

Qual o óleo que vcs usam nos diferenciais dianteiro e trazeiro?
Eu uso graxa por enquanto, mas estou querendo usar óleo.

O que ganho ou perco passando para óleo?

Abraço.

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 6433
Registrado em: 01 Jan 2005, 21:00
Localização: Berçário Ala Norte

Mensagempor Pimpolho » 06 Abr 2005, 21:13

Olá amigo, na verdade acredito que ninguém usa óleo nos diferenciais e sim silicone. Acredito que ele apresente como principais vantagens em relação à graxa, o fato dele poder ser encontrado nas mais diversas viscosidades, além desta viscosidade se alterar muito menos sob as altas temperaturas de funcionamento . O único problema é a necessidade de uma melhor vedação do diferencial de modo a evitar o vazamento do silicone. Abraço.

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 1830
Registrado em: 12 Dez 2004, 21:00
Localização: São José dos Campos / SP

Mensagempor ac » 06 Abr 2005, 21:23

É, eu já vi falar sobre a temperatura alterar a viscosidade mesmo.
E qual a viscosidade do oleo de silicone que vc usa?

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 6433
Registrado em: 01 Jan 2005, 21:00
Localização: Berçário Ala Norte

Mensagempor Pimpolho » 07 Abr 2005, 17:16

<BLOCKQUOTE id=quote><font size=1 face="Verdana, Arial, Helvetica" id=quote>citação:<hr height=1 noshade id=quote>
É, eu já vi falar sobre a temperatura alterar a viscosidade mesmo.
E qual a viscosidade do oleo de silicone que vc usa?

10.000 no dianteiro 3.000 no traseiro.
Você sabe qual a razão para se usar um silicone mais grosso ou fino nos diffs ?


<hr height=1 noshade id=quote></BLOCKQUOTE id=quote></font id=quote><p>

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 1830
Registrado em: 12 Dez 2004, 21:00
Localização: São José dos Campos / SP

Mensagempor ac » 07 Abr 2005, 18:41

Bem... creio que a viscosidade mais fina gera menos atrito na tração do diferencial...

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 147
Registrado em: 23 Jan 2005, 21:00
Localização: Brasil

Mensagempor Marcaoo » 07 Abr 2005, 19:36

<BLOCKQUOTE id=quote><font size=1 face="Verdana, Arial, Helvetica" id=quote>citação:<hr height=1 noshade id=quote>
Bem... creio que a viscosidade mais fina gera menos atrito na tração do diferencial...


<hr height=1 noshade id=quote></BLOCKQUOTE id=quote></font id=quote><p>

Quando eu tinha meu TSsinho eu usava graxa no diff trazeiro e silicone 30000 no diff dianteiro. Foi o acerto que usava p/ andar em Indaiatuba.

Té mais

Agora vai !!!

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 154
Registrado em: 09 Fev 2005, 21:00
Localização: AMERICANA-SP

Mensagempor Vadinho » 08 Abr 2005, 07:17

que carro é o seu ???? se for algum RTR pode colocar 30.000 na frente e 1000 a 3000 atrás, melhora muito o desempenho do carro....

Um abraço !!!

MUGEN - MTX3 - NOVA ROSSI NS12S3
OFNA - LD3 - PICCO TEAM ORION
PROTOFORM MAZDA 6
FUTABA 3PJ
JEFERSÃO FUELS

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 1830
Registrado em: 12 Dez 2004, 21:00
Localização: São José dos Campos / SP

Mensagempor ac » 08 Abr 2005, 08:15

<BLOCKQUOTE id=quote><font size=1 face="Verdana, Arial, Helvetica" id=quote>citação:<hr height=1 noshade id=quote>
que carro é o seu ???? se for algum RTR pode colocar 30.000 na frente e 1000 a 3000 atrás, melhora muito o desempenho do carro....

Um abraço !!!

MUGEN - MTX3 - NOVA ROSSI NS12S3
OFNA - LD3 - PICCO TEAM ORION
PROTOFORM MAZDA 6
FUTABA 3PJ
JEFERSÃO FUELS
<hr height=1 noshade id=quote></BLOCKQUOTE id=quote></font id=quote><p>

Fala Vadinho...

Eu tenho um TS4N... vou seguir essas dicas... colocar um 30000 no dianteiro e 5000 no traseiro... vou ver depois posto o resultado pra vcs...

Valeu.

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 697
Registrado em: 10 Jul 2005, 23:00
Localização: Florianópolis - SC

Re: Oléo nos diferentciais

Mensagempor schlickmann » 13 Jul 2005, 10:51

ac você é o anilton costa? tudo blz...

Eu usava no meu ts4n 30.000 no dianteiro e somente graxa no traseiro (uma graxa bem grossa). se voce colocar no traseiro algo abaixo de 5000 ele vai vazar muito rapido pelos planetarios. se vc colocar 5000 no traseiro ele vai ter melhor desempenho do que com graxa embora vc tenha que abrir ele para repor o silicone muito constantemente.

diferencial dá muita diferentença no carro, coloque o 30.000 na frente que vc vai notar a diferença

Segue abaixo um texto que achei pela net.

Todos os diferenciais quando o carro não está fazendo uma curva mantém as rodas direita e esquerda do carro com a mesma velocidade. Neste momento, conforme matéria anterior sobre o assunto, as engrenagens internas do diferencial estão paradas, isto quer dizer que as pontas de transmissão do diferencial giram na mesma velocidade funcionando como um eixo rígido, sendo o diferencial autoblocante ou não. Nas curvas as engrenagens internas do diferencial entram em funcionamento fazendo com que as rodas internas e externas do carro girem em velocidades DIFERENTES para compensar a diferença entre o raio que a roda interna percorre em relação ao raio que a roda externa percorre. Quando uma das rodas do eixo dianteiro ou eixo traseiro perdem contato com o chão, a roda do lado oposto ao que perdeu contato com o chão fica totalmente sem tração.

Façam uma prova! Com o motor em funcionamento tirem as rodas de um dos lados do carro do chão. Vocês vão ver que as rodas que estão apoiadas não se movimentam e as que estão no ar são aceleradas violentamente. Agora segurem com a mão uma das rodas que estão no ar (cuidado não é preciso acelerar forte). Instantaneamente a roda oposta ganha tração. O diferencial auto-blocante ou semi-blocante faz exatamente isto através de um sistema centrífugo inercial. Quando uma das rodas perde contato com o chão ou mesmo tem sua carga de mola diminuida (as do lado interno da curva), a aceleração brusca da roda que perdeu contato com o chão coloca o sistema blocante em funcionamento e tranfere tração para a roda oposta. À medida que a rotação das rodas se estabiliza, o sistema deixa de funcionar passando a ter as características de um diferencial convencional.

Aproveitando o assunto, a viscosidade do óleo do diferencial provoca efeito semelhante porém com menos eficiência mas com mais suavidade. O óleo mais viscoso oferece mais resistência ao movimento das engrenagens internas do diferencial fazendo com que a roda oposta à que perdeu contato com o chão não perca tração rápidamente.

Nota:
Eixo rígido = menos tração lateral do pneu e mais tração do pneu para a frente
Indicado para pistas com muita aderência (pista com pouca aderência o carro escorrega muito)
Força muito as correias ou eixos

Diferencial mais duro = menos tração lateral do pneu e mais tração do pneu para a frente (não tão acentuado quanto ao eixo rígido)
Indicado para pistas com boa aderência (normalmente usado na dianteira do carro)
Nenhum problema para as correias ou eixos

Diferencial mais mole = mais tração lateral do pneu e menos tração para a frente
Indicado para pistas com pouca aderência
Maior tendência de perda de tração nas curvas
Nenhum problema para correis ou eixos

Diferencial auto-blocante = menor têndencia de perda de tração nas curvas
Indicado para pistas com boa aderência ou muita aderência
Em pistas com pouca aderância o carro pode se tornar mais crítico nas curvas devido à entrada do funcionamento do blocante que neste caso é mais brusco.




 HPI R40      Nova 353 09'      3PK      Tornado      200mm      Diversos

 
Mensagens: 2
Registrado em: 06 Jan 2006, 21:00
Localização: Japao

Re: Oléo nos diferentciais

Mensagempor cavera » 07 Jan 2006, 10:32

na minha opiniao a frequencia em que vc brinca tb tem um pouco haver,isto e,se vc da muito pau ou so anda de boa,saca!!!
a viscosidade tb e um fator bem importante...






FW-05 R
OS TR 12 5(P)T
HONDA ACCORD SEDAN
FUTABA FM
3PK

Voltar para Transmissão / Engrenagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes