Embreagem Centax - Todo carro tem ?

Transmissão, polias, correias, diferencial, cardã, freio, etc...

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto
 
Mensagens: 117
Registrado em: 11 Jul 2006, 23:00
Localização: Campinas SP

Embreagem Centax - Todo carro tem ?

Mensagempor mcauduro » 27 Jul 2006, 18:28

Pessoal, me perdoem a pergunta, mas não entendo o que é Centax . Marca ,, tipo , modelo.... O mtx-3 , serpent 710 tem ?

E o ntc3 ?

Além disso alguem sabe o que :

centax engagement, endplay in the centax, upstops, roll center, DRS (serpent), belt tensions, overdrive pulleys

Piloto
 
Mensagens: 117
Registrado em: 11 Jul 2006, 23:00
Localização: Campinas SP

Re: Embreagem Centax - Todo carro tem ?

Mensagempor mcauduro » 27 Jul 2006, 18:33

Pessoal , achei as seguintes informações:

Centax e o tipo de embreagem, no seu carro se não me engano a embreagem é do tipo Centax.
Na embreagem convercional, sapatas são acionada por intermédio da força centrifuga, fazendo com que estas sapatas "grudem" na parede do Pinhão transferindo a rotação do motor para as engrenagens, normalmente estas embreagens vem em carros cujos motores não imprimem muita potencia.
Na embreagem Centax, o funcionamento e bem parecido, só que a força centrifuga empurra uma mola que por sua vez faz com que uma unica peça "clult shoe"" faça o contado total com o ""clult bell" sino do Pinhão, desta forma dando um grip muito melhor.
Normalmente a embreagem do tipo Centax quebra menos e é usada em modelos que usam motores de alta performance.
As vantagens da centax são:
- maior particidade de ajuste;
- teoricamente, a maior superfície de contato diminui a possibilidade da embreagem "patinar".

Desvantagens:
- maior complexidade de montagem e regulagem;
- necesita de mais manutenção.

Minha opinião:

Quanto à facilidade de ajuste, a centax permite vc ajustar o ponto em que a emberagem engata. Pra quem tem bom conhecimento de setup e regulagem de motor, pode ajudar no desempenho na pista. Pra quem não entende, é só mais uma coisa pra complicar a vida... Rodar olhos Pra regular o ponto de engate de uma embreagem normal, vc pode trocar as molas e cortar ou furar as sapatas, aliviando o peso delas, até encontrar o ponto certo, e depois não mexe mais. É um processo trabalhoso, mas depois de acertado, não dá mais problema.

Quanto à embreagem patinar, eu uso uma embreagem convencional, e nunca patinou, apesar de meus motores não serem dos mais fracos. Talvez em uma pista com muita aderência, isso possa ocorrer, mas eu pessoalmente nunca vi...

Resumindo, eu continuo usando embreagem convencional, pois acho que usar centax não compensa o trabalho extra que ela dá...

Voltar para Transmissão / Engrenagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes