2ª MARCHA DO INFERNO GT2

Transmissão, polias, correias, diferencial, cardã, freio, etc...

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 347
Registrado em: 25 Mai 2008, 23:00
Localização: Salvador

Re: 2ª MARCHA DO INFERNO GT2

Mensagempor anru » 25 Nov 2009, 19:19

Olá turma, beleza?!

Será que o pinhão da segunda marcha não está pequeno? posso está enganado mas pelo que percebi neste forum, o pinhão da primeira marcha encaixa direitinho na coroa de 1° velocidade mas, o negocio está no pinhão de segunda marcha que está comendo a coroa de 2° velocidade ou seja, se está comendo, não está encaixado muito bém, o pinhão de 2° marcha está pequeno. Já tentaram colocar um pinhão de 18T ou 19T ao inves desse de 17T?
No meu bmw R3 1/10, tenho a possibilidade de alterar o conjunto pinhão de 15T/18T (pinhão menor/pinhão maior) pelo 13T/16T. Mas se colocar a seguinte configuração: 13T/18T ou 15T/16T não vai encaixar nas coroas de 1° e 2° velocidade.

É bom fazer o teste e verificar mas, não sei se tem pinhão maior que 17T para este inferno GT2 ou mesmo GT1.

valeu, tudo de bom. 8)

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1097
Registrado em: 09 Jan 2009, 21:00
Localização: São Paulo

Re: 2ª MARCHA DO INFERNO GT2

Mensagempor rodrigomoschetto » 26 Nov 2009, 00:27

anru escreveu:Olá turma, beleza?!

Será que o pinhão da segunda marcha não está pequeno? posso está enganado mas pelo que percebi neste forum, o pinhão da primeira marcha encaixa direitinho na coroa de 1° velocidade mas, o negocio está no pinhão de segunda marcha que está comendo a coroa de 2° velocidade ou seja, se está comendo, não está encaixado muito bém, o pinhão de 2° marcha está pequeno. Já tentaram colocar um pinhão de 18T ou 19T ao inves desse de 17T?
No meu bmw R3 1/10, tenho a possibilidade de alterar o conjunto pinhão de 15T/18T (pinhão menor/pinhão maior) pelo 13T/16T. Mas se colocar a seguinte configuração: 13T/18T ou 15T/16T não vai encaixar nas coroas de 1° e 2° velocidade.

É bom fazer o teste e verificar mas, não sei se tem pinhão maior que 17T para este inferno GT2 ou mesmo GT1.

valeu, tudo de bom. 8)


não anru, o pinhão se encaixa perfeitamente.

[]'s


Rodrigo P. Moschetto

 Inferno GT2 Revo DRX FW06 MRX5      SH TRX GXR15 MaxPower      HK-310 FHSS, Syncro 2.4      Byron, O'donnell, Tornado, VP      DB9 Pickup Corvette Fiesta      Alpha Traxxas Kyosho Matrix      Pacaembú, A.P.P.A-SP, Pelezão

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1097
Registrado em: 09 Jan 2009, 21:00
Localização: São Paulo

Re: 2ª MARCHA DO INFERNO GT2

Mensagempor rodrigomoschetto » 26 Nov 2009, 00:36

marsan29 escreveu:
rodrigomoschetto escreveu:
marsan29 escreveu:Rodrigão
Com as fotos agora entendi melhor. No meu caso não tinha folga estava tudo bem justinho.
- Já adiantei a mudança de marcha (tanto que até minha mulher comentou que o carro está menos potente – hahahahaha), mesmo assim já marcou. Minha preocupação é com o tempo que o motor fica no giro máximo da segunda...
- Com relação a seu comentário que o conjunto adianta, devido as marcas no batente, tenho outra opinião. A engrenagem deveria ser alguns milímetros mais larga para que o engate pegue mais no meio do batente. Pode concluir isso na montagem da próxima engrenagem. Force com a mão e verá que o ponto em que o engate bate é ali mesmo, do meio da engrenagem para fora. Outra falsa ilusão que a engrenagem vai para frente, na minha opinião, são as marcas nos dentinhos que você falou, veja que eles estão marcados exatamente onde o engate bate no batente interno torcendo (deformando) a engrenagem. Poderá concluir que a engrenagem fica torcida quando for ajustar a folga. Quando nova ela fica justinha, quando usada ela fica empenada e em 80% dela a folga fica boa e 20% ela força o pinhão (Sintoma de engrenagem torcida).
- Com relação a colocar um parafuso do outro lado acho que não dá certo devido aquele ressalta ser para balancear a engrenagem.
Conclusão, o material da engrenagem (2ª) é fraco para seu fim (minha opinião)

Em resumo, acredito que temos que partir para uma engrenagem de outro material, pois a original é muito fraca. O que mais me aflige de fazer uma de metal é o preço que pode ser cobrado para confeccionar uma peças deste tipo (temos que fazer pelo menos a da 2ª, a 1ª não precisa).


Entendi, agora vc disse uma coisa que eu tinha esquecido. Realmente a engrenagem se deforma mesmo no lugar onde tem o batente. E concordo tb que o material eh muito fraco mesmo.

Agora, qto ao parafuso a ser colocado como trava, isso foi feito por um mecânico no cambio de um amigo. Bom, até hj não deu mais problema.

Será que, com o parafuso, a engrenagem vai se deformar eh claro, mas a força durante o engate será exercida nas duas extremidades, não forçando somente uma extremidade da peça?

Bom, de qualquer maneira vou experimentar, quem sabe dura um pouco mais...rsrsrsrs

Qto a fazer uma peça de metal, acredito que o preço seja o de menos. só pelo fato de durar mais, já vale a pena.



Legal, quando fizer a adaptação do parafuso, poste uma foto para eu ver, por favor.


marsan29

Hj instalei uma nova coroa, agora com o segundo pino (parafuso) de trava.

Só esqueci de tirar as fotos. Foi ansiedade de ver funcionando rsrsrsrs. Mas vc entendeu o raciocínio né?

Bom, já usei 3 tanques, e nada demais aconteceu. Vamos ver até qdo aguenta agora né?

Qto ao parafuso, eu usei um de cabeça philips arredondada de 10x2mm ainda por cima rosqueei com cola araudite.

[]'s


Rodrigo P. Moschetto

 Inferno GT2 Revo DRX FW06 MRX5      SH TRX GXR15 MaxPower      HK-310 FHSS, Syncro 2.4      Byron, O'donnell, Tornado, VP      DB9 Pickup Corvette Fiesta      Alpha Traxxas Kyosho Matrix      Pacaembú, A.P.P.A-SP, Pelezão

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 426
Registrado em: 10 Abr 2008, 23:00
Localização: São Paulo, SP

Re: 2ª MARCHA DO INFERNO GT2

Mensagempor Isao_TKR » 28 Nov 2009, 18:14

Um usuário me perguntou algo à respeito via MP e como eu não possuo um GT2 (só postei aquilo da transmissão pra ver se ajudava) vou dar uma sugestão pra ver se revolve o problema dele.
O anru disse que talvez o pinhão esteja errado. Bom, pra ter certeza mesmo é só pegar o raio do pinhão e da coroa da primeira marcha (já que geralmente é a segunda que tem problemas) e somar as duas medidas. Fazer o mesmo pra segunda marcha. Se houver diferença, trocar relação até as duas medidas ficarem exatas ou com diferença mínima.

Ex.: Pinhão com X dentes e coroa com Y dentes da primeira. Raio de X= 1,5cm. Raio de Y= 4cm. Total= 5,5cm

Pinhão com X' dentes e coroa com Y' dentes da segunda. Raio de X'= 2cm.
Raio de Y'= 3,8cm. Total= 5,8cm.

0,3mm de diferença, substituir por coroa ou pinhão menor até igualar ou ter diferença mínima.

Isto é Raio:
Imagem


Top speed: Obscene
Acceleration: Transmission-limited

 Spada 09 / RC10LS      AMR .09CZ / Hobbywing 8.5T      Spektrum DX2.0      Tornado / LiPo      AE86 / Peugeot 905      ATS / BSR

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 605
Registrado em: 18 Ago 2009, 23:00
Localização: Araucária / Curitiba - PR

Re: 2ª MARCHA DO INFERNO GT2

Mensagempor marsan29 » 28 Nov 2009, 19:09

Isao_TKR escreveu:Um usuário me perguntou algo à respeito via MP e como eu não possuo um GT2 (só postei aquilo da transmissão pra ver se ajudava) vou dar uma sugestão pra ver se revolve o problema dele.
O anru disse que talvez o pinhão esteja errado. Bom, pra ter certeza mesmo é só pegar o raio do pinhão e da coroa da primeira marcha (já que geralmente é a segunda que tem problemas) e somar as duas medidas. Fazer o mesmo pra segunda marcha. Se houver diferença, trocar relação até as duas medidas ficarem exatas ou com diferença mínima.

Ex.: Pinhão com X dentes e coroa com Y dentes da primeira. Raio de X= 1,5cm. Raio de Y= 4cm. Total= 5,5cm

Pinhão com X' dentes e coroa com Y' dentes da segunda. Raio de X'= 2cm.
Raio de Y'= 3,8cm. Total= 5,8cm.

0,3mm de diferença, substituir por coroa ou pinhão menor até igualar ou ter diferença mínima.

Isto é Raio:
Imagem


Isão, beleza pelas dicas. Como já havia comentado anteriormente na minha opinião é o material da engrenagem que é fraco (um tipo de injetado) e também a estrutura que não está certo. Falo isso pois a engrenagem tem apenas um engate. Quanto recebe o tranco do engate muitas vezes já deforma a engreganem (torcendo). Como engata sempre no mesmo lugar uma hora ela quebra e roça tudo...
Acredito que a colocação de um parafuso do outro lado (conforme o Rodrigo) talvez prolongue a vida da engrenagem. O ideal, na minha opinião, seria mandar fazer uma engrenagem de um nylon com uns três batentes. De qualquer forma é bom saber que existem colegas modelistas sempre apostos a ajudar.
Abraço.
Márcio :lol:

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 605
Registrado em: 18 Ago 2009, 23:00
Localização: Araucária / Curitiba - PR

Re: 2ª MARCHA DO INFERNO GT2

Mensagempor marsan29 » 28 Nov 2009, 19:17

[/quote]
marsan29

Hj instalei uma nova coroa, agora com o segundo pino (parafuso) de trava.

Só esqueci de tirar as fotos. Foi ansiedade de ver funcionando rsrsrsrs. Mas vc entendeu o raciocínio né?

Bom, já usei 3 tanques, e nada demais aconteceu. Vamos ver até qdo aguenta agora né?

Qto ao parafuso, eu usei um de cabeça philips arredondada de 10x2mm ainda por cima rosqueei com cola araudite.

[]'s[/quote]

Rodrigão, sempre na luta, uma hora achamos o ponto. Pô meu, minha foto cara :!: :?: , mas beleza tá perdoado... :lol: Eu não andei semana passada, por chuva e este final de semana, advinha + chuva :(
Não faz mau, estou economizando nitro... (rsrsrsrsrsrs).
Abraço.
Márcio :lol:

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 605
Registrado em: 18 Ago 2009, 23:00
Localização: Araucária / Curitiba - PR

Re: 2ª MARCHA DO INFERNO GT2

Mensagempor marsan29 » 28 Nov 2009, 19:21

Rodrigão, pensando um pouco no que escrevi para o Isão, será que o problema não está no engate? Será que ele não está grande demais, por isso que força e torce a engrenagem? Já chegou a verificar isto?
Márcio




 Serpent Cobra GT / TRF 417      .21 / 10R MMM      2.4      Explosive mixture / Lipo      Alpha (R3.2 e R6) / Stratus      Compostos Alpha      CAAR / STAR

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1097
Registrado em: 09 Jan 2009, 21:00
Localização: São Paulo

Re: 2ª MARCHA DO INFERNO GT2

Mensagempor rodrigomoschetto » 28 Nov 2009, 20:28

marsan29 escreveu:Rodrigão, pensando um pouco no que escrevi para o Isão, será que o problema não está no engate? Será que ele não está grande demais, por isso que força e torce a engrenagem? Já chegou a verificar isto?
Márcio


marsan29, não acho grande demais não, eu acho o esquema muito pobre, isso sim.

Pra vc ter idéia é o mesmo esquema do Fazer que eu usava, é a mesma coisa. só muda o tamanho.

Tinha que ser o mesmo esquema do Evolva que o pessoal postou ai, ou entao o esquema do FW.

[]'s


Rodrigo P. Moschetto

 Inferno GT2 Revo DRX FW06 MRX5      SH TRX GXR15 MaxPower      HK-310 FHSS, Syncro 2.4      Byron, O'donnell, Tornado, VP      DB9 Pickup Corvette Fiesta      Alpha Traxxas Kyosho Matrix      Pacaembú, A.P.P.A-SP, Pelezão

Avatar do usuário
Mensagens: 37
Registrado em: 27 Nov 2009, 21:00
Localização: jacareí

Re: 2ª MARCHA DO INFERNO GT2

Mensagempor Thelmo » 28 Nov 2009, 22:11

sou inesperiente no assunto mas comprei um inferno gt2 e depois de um galão a engrenagem da segunda marcha deu problema, troquei e logo no primeiro tanque ja gastou porque não sabia desses jogos. agora segunda vou fazer o pedido de duas para trocar queria saber onde encontro rolamentos para colocar no lugar das buchas,pois as buchas dão um leve jogo nao eixo e com relação ao parafuso para fazer um segundo batente, funciona mesmo? gostaria de saber contatos caso alguem tenha para mandar fazer engrenagens de aço ou nylon, caso alguem tenha feito isso me informe se deu certo.
thelmo




 Inferno GT2      GXR28      Perfex      Byron 20      Audi A4 DTM/corvette/maclaren      alpha      estacinamentos

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 426
Registrado em: 10 Abr 2008, 23:00
Localização: São Paulo, SP

Re: 2ª MARCHA DO INFERNO GT2

Mensagempor Isao_TKR » 28 Nov 2009, 22:27

Ideal seria pegar os rolamentos antes de instalar as coroas.
Aqui em SP (capital) eu compro na Rolibra, mas tem um usuário aqui no fórum chamado Passamal...na assinatura dele tem um telefone de uma empresa de rolamento (suponho que seja dele), de repente ele tem esse que você precisa.


Top speed: Obscene
Acceleration: Transmission-limited

 Spada 09 / RC10LS      AMR .09CZ / Hobbywing 8.5T      Spektrum DX2.0      Tornado / LiPo      AE86 / Peugeot 905      ATS / BSR

Avatar do usuário
Mensagens: 37
Registrado em: 27 Nov 2009, 21:00
Localização: jacareí

Re: 2ª MARCHA DO INFERNO GT2

Mensagempor Thelmo » 29 Nov 2009, 09:26

obrigado pela dica isão, vou pedir uma engrenagem de sobra, ontem pensei e tive uma ideia de mandar gastar a parte interna da engrenagem aproximadamente 0,5 mm e tambem a peça ig106 aprocimadamente 0,5mm assim ganho 1mm para dentro no batente quando for fazer a mudança de marcha, tudo isso feito no torno é claro.o que voces acham da ideia?
thelmo




 Inferno GT2      GXR28      Perfex      Byron 20      Audi A4 DTM/corvette/maclaren      alpha      estacinamentos

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1097
Registrado em: 09 Jan 2009, 21:00
Localização: São Paulo

Re: 2ª MARCHA DO INFERNO GT2

Mensagempor rodrigomoschetto » 29 Nov 2009, 14:30

Thelmo escreveu:obrigado pela dica isão, vou pedir uma engrenagem de sobra, ontem pensei e tive uma ideia de mandar gastar a parte interna da engrenagem aproximadamente 0,5 mm e tambem a peça ig106 aprocimadamente 0,5mm assim ganho 1mm para dentro no batente quando for fazer a mudança de marcha, tudo isso feito no torno é claro.o que voces acham da ideia?
thelmo


Eu acho q vc vai enfraquecer o material.

No nosso caso temos que fazer o contrario. Ao invés de desgastar, temos que reforçar.

[]'s


Rodrigo P. Moschetto

 Inferno GT2 Revo DRX FW06 MRX5      SH TRX GXR15 MaxPower      HK-310 FHSS, Syncro 2.4      Byron, O'donnell, Tornado, VP      DB9 Pickup Corvette Fiesta      Alpha Traxxas Kyosho Matrix      Pacaembú, A.P.P.A-SP, Pelezão

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 605
Registrado em: 18 Ago 2009, 23:00
Localização: Araucária / Curitiba - PR

Re: 2ª MARCHA DO INFERNO GT2

Mensagempor marsan29 » 29 Nov 2009, 19:37

Thelmo escreveu:obrigado pela dica isão, vou pedir uma engrenagem de sobra, ontem pensei e tive uma ideia de mandar gastar a parte interna da engrenagem aproximadamente 0,5 mm e tambem a peça ig106 aprocimadamente 0,5mm assim ganho 1mm para dentro no batente quando for fazer a mudança de marcha, tudo isso feito no torno é claro.o que voces acham da ideia?
thelmo


Thelmo, não faça isso! Elas já são fracas demais!
Eu já estava com outra ideia. Mandar fazer uma de nylon com mais batentes (uns três) e tentar "engrossar" a base dos dentes. O problema é que para isso arrumei apenas uma empresa aqui e é meio carinho para os caras copiarem a engrenagem, imagina desenvolver!!!
Abraço.
Márcio

Avatar do usuário
Mensagens: 37
Registrado em: 27 Nov 2009, 21:00
Localização: jacareí

Re: 2ª MARCHA DO INFERNO GT2

Mensagempor Thelmo » 29 Nov 2009, 20:58

quanto é esse carinho? a empresa ja falou o preço ?
derrepente se não der mais problemas vale a pena....amanha vou pedir duas peças ig110 b e rolamentos, alguem tem uma sugestão de loja com preço melhor?achei por 42 cada conjunto...
quanto essa ideia de desgaste foi apenas uma ideia que deu quando acordei de madrugada, tava com sono.rsrsr

thelmo




 Inferno GT2      GXR28      Perfex      Byron 20      Audi A4 DTM/corvette/maclaren      alpha      estacinamentos

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 76
Registrado em: 06 Mai 2009, 23:00
Localização: São Paulo

Re: 2ª MARCHA DO INFERNO GT2

Mensagempor jairo0712 » 30 Nov 2009, 19:50

Pessoal, alguém viu algum comentário da IG 109B ? Estava no site www.infernosonly.com dizendo que era uma versão de 46/43T para o IGT 2. Estou esperando chegar para ver !!!!!!! Depois faloo que aconteceu !!!




 Kyosho Inferno GT2      Axial .28 RR      Kyosho      Byron 25%      Aston Martin DBR9      Alpha      ????? ?????? ???????

AnteriorPróximo

Voltar para Transmissão / Engrenagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes