2ª MARCHA DO INFERNO GT2

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Re: 2ª MARCHA DO INFERNO GT2

Mensagempor jairo0712 » 30 Out 2009, 16:07

dimotos escreveu:pessoal tenho 2 infernos o GT e o GT2, ontem andando com o GT ele roçou as engrenagens, mas foi descuido meu por ter esquecido de acertar a folga. Mas o GT2 acabei de comprar e notei um barulho estranho qd ele anda, dá-se a impressão de ser as engrenagens de cambio, olhei e nada vi.ai eu pergunto ELE VEM COM EMBREAGEM DE ALUMINIO CERTO. PODE SER ISSO O BARULHO? pois percebi que ele esta patinando embreagem.
EXISTE REGULAGEM PARA ESSA EMBREAGEM? agradeço quem poder me orientar. obrigado
Pessoal,

Meu amigo tem uma indústria e está fabricando 3 engrenagens de latão da 2ª marcha.

Vou testá-la no meu carro, do meu irmão e do Rogério (rogeriomachado) se ele concordar.

Se a peça funcionar sem quebras aviso vocês.........




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Re: 2ª MARCHA DO INFERNO GT2

Mensagempor rodrigomoschetto » 01 Nov 2009, 15:32

Pois é gente, motor amaciado no ponto, mistura rica, mudança de marcha adiantada, mas nada disso adiantou nesse final de semana, a coroa da 2a marcha foi pro espaço mesmo.

Tenho uma dúvida, se deixar as coroas e o pinhão com uma folga mínima, mas bem pouca mesmo, menos do que vem originalmente, será que não dura mais?

jairo0712, qualquer novidade posta para nós!

[]'s
Editado pela última vez por rodrigomoschetto em 02 Nov 2009, 13:49, em um total de 1 vez.


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Re: 2ª MARCHA DO INFERNO GT2

Mensagempor marsan29 » 02 Nov 2009, 13:45

Jairo / Rodrigo

Também não aguento mais!!! Nem bem troquei a engrenagem e na primeira troca de marcha já marcou!!!
Mandei uma engrenagem da segunda para uma fábrica aqui em Curitiba para ver quanto vai custar para fazer (aço), acredito que esta semana me falam o valor e compartilho com todos...

Independente disto vamos trocando informações!!!

Se a de vocês derem certo, com um valor razoável, vou precisar que comprem para mim também.

Obs. Jairo, caso o Rogério não queira testar, me avise que eu tenho interesse... :lol:

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Re: 2ª MARCHA DO INFERNO GT2

Mensagempor rodrigomoschetto » 02 Nov 2009, 13:57

marsan29 escreveu:Jairo / Rodrigo

Também não aguento mais!!! Nem bem troquei a engrenagem e na primeira troca de marcha já marcou!!!
Mandei uma engrenagem da segunda para uma fábrica aqui em Curitiba para ver quanto vai custar para fazer (aço), acredito que esta semana me falam o valor e compartilho com todos...

Independente disto vamos trocando informações!!!

Se a de vocês derem certo, com um valor razoável, vou precisar que comprem para mim também.

Obs. Jairo, caso o Rogério não queira testar, me avise que eu tenho interesse... :lol:


Vc deixou o pinhão e as coroas bem justos?

Verifique se todo o conjunto das coroas não estão correndo no eixo.

Se for o caso calce bem com arruelas. Estou desconfiado que são as folgas que faz com que a coroa se desgaste.

[]'s


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Re: 2ª MARCHA DO INFERNO GT2

Mensagempor marsan29 » 02 Nov 2009, 14:35

rodrigomoschetto escreveu:
marsan29 escreveu:Jairo / Rodrigo

Também não aguento mais!!! Nem bem troquei a engrenagem e na primeira troca de marcha já marcou!!!
Mandei uma engrenagem da segunda para uma fábrica aqui em Curitiba para ver quanto vai custar para fazer (aço), acredito que esta semana me falam o valor e compartilho com todos...

Independente disto vamos trocando informações!!!

Se a de vocês derem certo, com um valor razoável, vou precisar que comprem para mim também.

Obs. Jairo, caso o Rogério não queira testar, me avise que eu tenho interesse... :lol:


Vc deixou o pinhão e as coroas bem justos?

Verifique se todo o conjunto das coroas não estão correndo no eixo.

Se for o caso calce bem com arruelas. Estou desconfiado que são as folgas que faz com que a coroa se desgaste.

[]'s


Não sei se estou entendendo sua pergunta, mas se for se o câmbio desliza
para frente e para trás, a resposta é SIM.
Na minha opinião o problema está na matéria prima usada na confecção da engrenagem... é uma liga de plástico, se você olhar a I 110B que já é um up, verá que ela tem cores diferentes (parece uma mistura não homogênia). Segundo o pessoal que levei para fazer a de aço, esta (I 110B) deveria ser pelo menos de nylon para aguentar. Segundo eles ainda, ela é produzida à partir de um material injetado.
Dá para perceber que é o material pois, se não fosse somente os dentinhos marcados, logo ela fica "deformada", quando vai ajustar a folga para não quebrar percebemos que ela está "torta" e se fizer uma inspeção mais detalhada, perceberá que é no ressalto onde o suporte pega para engatar a segunda.

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Re: 2ª MARCHA DO INFERNO GT2

Mensagempor marsan29 » 02 Nov 2009, 14:44

jairo0712 escreveu:
dimotos escreveu:pessoal tenho 2 infernos o GT e o GT2, ontem andando com o GT ele roçou as engrenagens, mas foi descuido meu por ter esquecido de acertar a folga. Mas o GT2 acabei de comprar e notei um barulho estranho qd ele anda, dá-se a impressão de ser as engrenagens de cambio, olhei e nada vi.ai eu pergunto ELE VEM COM EMBREAGEM DE ALUMINIO CERTO. PODE SER ISSO O BARULHO? pois percebi que ele esta patinando embreagem.
EXISTE REGULAGEM PARA ESSA EMBREAGEM? agradeço quem poder me orientar. obrigado
Pessoal,

Meu amigo tem uma indústria e está fabricando 3 engrenagens de latão da 2ª marcha.

Vou testá-la no meu carro, do meu irmão e do Rogério (rogeriomachado) se ele concordar.

Se a peça funcionar sem quebras aviso vocês.........


Jairo, estava neste instante analizando a engrenagem que acabei de colocar e já está marcada... Então acredito que para confecção desta nova vale sugerir.
Não sei se percebeu, mas a engrenagem deforma no ressalto interno que tem para o engate da segunda. O engate pega mais para fora da engrenagem do que para dentro, assim força a engrenagem e ela fica torta (deformada). Então na minha opinião ela precisa ser alguns milímetros mais larga (os dentinhos), não sei se consegui ser claro, mas analise a sua engrenagem e comente com seu amigo.
Até.

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Re: 2ª MARCHA DO INFERNO GT2

Mensagempor rodrigomoschetto » 02 Nov 2009, 15:16

marsan29 escreveu:
jairo0712 escreveu:
dimotos escreveu:pessoal tenho 2 infernos o GT e o GT2, ontem andando com o GT ele roçou as engrenagens, mas foi descuido meu por ter esquecido de acertar a folga. Mas o GT2 acabei de comprar e notei um barulho estranho qd ele anda, dá-se a impressão de ser as engrenagens de cambio, olhei e nada vi.ai eu pergunto ELE VEM COM EMBREAGEM DE ALUMINIO CERTO. PODE SER ISSO O BARULHO? pois percebi que ele esta patinando embreagem.
EXISTE REGULAGEM PARA ESSA EMBREAGEM? agradeço quem poder me orientar. obrigado
Pessoal,

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Vou testá-la no meu carro, do meu irmão e do Rogério (rogeriomachado) se ele concordar.

Se a peça funcionar sem quebras aviso vocês.........


Jairo, estava neste instante analizando a engrenagem que acabei de colocar e já está marcada... Então acredito que para confecção desta nova vale sugerir.
Não sei se percebeu, mas a engrenagem deforma no ressalto interno que tem para o engate da segunda. O engate pega mais para fora da engrenagem do que para dentro, assim força a engrenagem e ela fica torta (deformada). Então na minha opinião ela precisa ser alguns milímetros mais larga (os dentinhos), não sei se consegui ser claro, mas analise a sua engrenagem e comente com seu amigo.
Até.


Justamente, deforma pq o tranco que dah eh muito forte.

Por isso que deve-se adiantar BEM o tempo de mudança. Qto mais rápido ativar, menor será o desgaste.

O engate pega pra fora da coroa pq durante o arrasto, a engrenagem eh empurrada pra frente no seu eixo (folga). Tirando essa "folga" o engate ficará justo dentro da coroa evitando que o resalto se deforme no tranco.

Vou postar umas fotos.

[]'s
RODRIGO


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Re: 2ª MARCHA DO INFERNO GT2

Mensagempor rodrigomoschetto » 02 Nov 2009, 16:04

Vejam as fotos que eu tirei fazendo a revisão do estrago ontem, tirem algumas conclusões e comentem:

Imagem

Imagem

Imagem

[]'s


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Re: 2ª MARCHA DO INFERNO GT2

Mensagempor marsan29 » 02 Nov 2009, 21:43

Rodrigão
Com as fotos agora entendi melhor. No meu caso não tinha folga estava tudo bem justinho.
- Já adiantei a mudança de marcha (tanto que até minha mulher comentou que o carro está menos potente – hahahahaha), mesmo assim já marcou. Minha preocupação é com o tempo que o motor fica no giro máximo da segunda...
- Com relação a seu comentário que o conjunto adianta, devido as marcas no batente, tenho outra opinião. A engrenagem deveria ser alguns milímetros mais larga para que o engate pegue mais no meio do batente. Pode concluir isso na montagem da próxima engrenagem. Force com a mão e verá que o ponto em que o engate bate é ali mesmo, do meio da engrenagem para fora. Outra falsa ilusão que a engrenagem vai para frente, na minha opinião, são as marcas nos dentinhos que você falou, veja que eles estão marcados exatamente onde o engate bate no batente interno torcendo (deformando) a engrenagem. Poderá concluir que a engrenagem fica torcida quando for ajustar a folga. Quando nova ela fica justinha, quando usada ela fica empenada e em 80% dela a folga fica boa e 20% ela força o pinhão (Sintoma de engrenagem torcida).
- Com relação a colocar um parafuso do outro lado acho que não dá certo devido aquele ressalta ser para balancear a engrenagem.
Conclusão, o material da engrenagem (2ª) é fraco para seu fim (minha opinião)

Em resumo, acredito que temos que partir para uma engrenagem de outro material, pois a original é muito fraca. O que mais me aflige de fazer uma de metal é o preço que pode ser cobrado para confeccionar uma peças deste tipo (temos que fazer pelo menos a da 2ª, a 1ª não precisa).




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Re: 2ª MARCHA DO INFERNO GT2

Mensagempor rodrigomoschetto » 02 Nov 2009, 22:25

marsan29 escreveu:Rodrigão
Com as fotos agora entendi melhor. No meu caso não tinha folga estava tudo bem justinho.
- Já adiantei a mudança de marcha (tanto que até minha mulher comentou que o carro está menos potente – hahahahaha), mesmo assim já marcou. Minha preocupação é com o tempo que o motor fica no giro máximo da segunda...
- Com relação a seu comentário que o conjunto adianta, devido as marcas no batente, tenho outra opinião. A engrenagem deveria ser alguns milímetros mais larga para que o engate pegue mais no meio do batente. Pode concluir isso na montagem da próxima engrenagem. Force com a mão e verá que o ponto em que o engate bate é ali mesmo, do meio da engrenagem para fora. Outra falsa ilusão que a engrenagem vai para frente, na minha opinião, são as marcas nos dentinhos que você falou, veja que eles estão marcados exatamente onde o engate bate no batente interno torcendo (deformando) a engrenagem. Poderá concluir que a engrenagem fica torcida quando for ajustar a folga. Quando nova ela fica justinha, quando usada ela fica empenada e em 80% dela a folga fica boa e 20% ela força o pinhão (Sintoma de engrenagem torcida).
- Com relação a colocar um parafuso do outro lado acho que não dá certo devido aquele ressalta ser para balancear a engrenagem.
Conclusão, o material da engrenagem (2ª) é fraco para seu fim (minha opinião)

Em resumo, acredito que temos que partir para uma engrenagem de outro material, pois a original é muito fraca. O que mais me aflige de fazer uma de metal é o preço que pode ser cobrado para confeccionar uma peças deste tipo (temos que fazer pelo menos a da 2ª, a 1ª não precisa).


Entendi, agora vc disse uma coisa que eu tinha esquecido. Realmente a engrenagem se deforma mesmo no lugar onde tem o batente. E concordo tb que o material eh muito fraco mesmo.

Agora, qto ao parafuso a ser colocado como trava, isso foi feito por um mecânico no cambio de um amigo. Bom, até hj não deu mais problema.

Será que, com o parafuso, a engrenagem vai se deformar eh claro, mas a força durante o engate será exercida nas duas extremidades, não forçando somente uma extremidade da peça?

Bom, de qualquer maneira vou experimentar, quem sabe dura um pouco mais...rsrsrsrs

Qto a fazer uma peça de metal, acredito que o preço seja o de menos. só pelo fato de durar mais, já vale a pena.


Rodrigo P. Moschetto

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Re: 2ª MARCHA DO INFERNO GT2

Mensagempor marsan29 » 03 Nov 2009, 15:11

rodrigomoschetto escreveu:
marsan29 escreveu:Rodrigão
Com as fotos agora entendi melhor. No meu caso não tinha folga estava tudo bem justinho.
- Já adiantei a mudança de marcha (tanto que até minha mulher comentou que o carro está menos potente – hahahahaha), mesmo assim já marcou. Minha preocupação é com o tempo que o motor fica no giro máximo da segunda...
- Com relação a seu comentário que o conjunto adianta, devido as marcas no batente, tenho outra opinião. A engrenagem deveria ser alguns milímetros mais larga para que o engate pegue mais no meio do batente. Pode concluir isso na montagem da próxima engrenagem. Force com a mão e verá que o ponto em que o engate bate é ali mesmo, do meio da engrenagem para fora. Outra falsa ilusão que a engrenagem vai para frente, na minha opinião, são as marcas nos dentinhos que você falou, veja que eles estão marcados exatamente onde o engate bate no batente interno torcendo (deformando) a engrenagem. Poderá concluir que a engrenagem fica torcida quando for ajustar a folga. Quando nova ela fica justinha, quando usada ela fica empenada e em 80% dela a folga fica boa e 20% ela força o pinhão (Sintoma de engrenagem torcida).
- Com relação a colocar um parafuso do outro lado acho que não dá certo devido aquele ressalta ser para balancear a engrenagem.
Conclusão, o material da engrenagem (2ª) é fraco para seu fim (minha opinião)

Em resumo, acredito que temos que partir para uma engrenagem de outro material, pois a original é muito fraca. O que mais me aflige de fazer uma de metal é o preço que pode ser cobrado para confeccionar uma peças deste tipo (temos que fazer pelo menos a da 2ª, a 1ª não precisa).


Entendi, agora vc disse uma coisa que eu tinha esquecido. Realmente a engrenagem se deforma mesmo no lugar onde tem o batente. E concordo tb que o material eh muito fraco mesmo.

Agora, qto ao parafuso a ser colocado como trava, isso foi feito por um mecânico no cambio de um amigo. Bom, até hj não deu mais problema.

Será que, com o parafuso, a engrenagem vai se deformar eh claro, mas a força durante o engate será exercida nas duas extremidades, não forçando somente uma extremidade da peça?

Bom, de qualquer maneira vou experimentar, quem sabe dura um pouco mais...rsrsrsrs

Qto a fazer uma peça de metal, acredito que o preço seja o de menos. só pelo fato de durar mais, já vale a pena.



Legal, quando fizer a adaptação do parafuso, poste uma foto para eu ver, por favor.

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Re: 2ª MARCHA DO INFERNO GT2

Mensagempor rodrigomoschetto » 05 Nov 2009, 01:43

marsan29 escreveu:
rodrigomoschetto escreveu:
marsan29 escreveu:Rodrigão
Com as fotos agora entendi melhor. No meu caso não tinha folga estava tudo bem justinho.
- Já adiantei a mudança de marcha (tanto que até minha mulher comentou que o carro está menos potente – hahahahaha), mesmo assim já marcou. Minha preocupação é com o tempo que o motor fica no giro máximo da segunda...
- Com relação a seu comentário que o conjunto adianta, devido as marcas no batente, tenho outra opinião. A engrenagem deveria ser alguns milímetros mais larga para que o engate pegue mais no meio do batente. Pode concluir isso na montagem da próxima engrenagem. Force com a mão e verá que o ponto em que o engate bate é ali mesmo, do meio da engrenagem para fora. Outra falsa ilusão que a engrenagem vai para frente, na minha opinião, são as marcas nos dentinhos que você falou, veja que eles estão marcados exatamente onde o engate bate no batente interno torcendo (deformando) a engrenagem. Poderá concluir que a engrenagem fica torcida quando for ajustar a folga. Quando nova ela fica justinha, quando usada ela fica empenada e em 80% dela a folga fica boa e 20% ela força o pinhão (Sintoma de engrenagem torcida).
- Com relação a colocar um parafuso do outro lado acho que não dá certo devido aquele ressalta ser para balancear a engrenagem.
Conclusão, o material da engrenagem (2ª) é fraco para seu fim (minha opinião)

Em resumo, acredito que temos que partir para uma engrenagem de outro material, pois a original é muito fraca. O que mais me aflige de fazer uma de metal é o preço que pode ser cobrado para confeccionar uma peças deste tipo (temos que fazer pelo menos a da 2ª, a 1ª não precisa).


Entendi, agora vc disse uma coisa que eu tinha esquecido. Realmente a engrenagem se deforma mesmo no lugar onde tem o batente. E concordo tb que o material eh muito fraco mesmo.

Agora, qto ao parafuso a ser colocado como trava, isso foi feito por um mecânico no cambio de um amigo. Bom, até hj não deu mais problema.

Será que, com o parafuso, a engrenagem vai se deformar eh claro, mas a força durante o engate será exercida nas duas extremidades, não forçando somente uma extremidade da peça?

Bom, de qualquer maneira vou experimentar, quem sabe dura um pouco mais...rsrsrsrs

Qto a fazer uma peça de metal, acredito que o preço seja o de menos. só pelo fato de durar mais, já vale a pena.



Legal, quando fizer a adaptação do parafuso, poste uma foto para eu ver, por favor.


marsan29, terça-feira eu comprei 2 conjuntos de engrenagens (IG110B).

No momento eu ainda não vou fazer o teste colocando o parafuso na coroa. Vou deixar pra fazer esse teste caso de problema novamente.

O que eu fiz agora, foi calçar o conjunto com mais uma arruela na frente da coroa da primeira marcha, eliminar o prendedorzinho de plástico por um pino de aço (presilha de bolha) e adiantar a troca de marcha, tudo como eu havia dito anteriormente.

Todo conjunto ficou muito justo, inclusive a posição do pinhão com a coroa tb deixei bem justo com uma folguinha mínima, só pra não ficar preso, lógicamente usando trava roscas nos parafusos.

Resultado:
- Ontem (quarta-feira) usei 3 tanques com o motor com regulagem ótima e nem sequer marcou algum dente. Ou seja, o conjunto está intácto.

Depois dos 3 tanques, voltei pra casa e verifiquei todas as folgas e não constei nenhum sinal de deformação ou jogo entre as engrenagens ou o pinhão.

Graças a Deus! Foram 3 tanques bem rodados com altissimo desempenho.

Veja as fotos depois de pronto.

Talvez, com o tempo de uso será necessário calçar mais, pois, com o desgaste, é normal o conjunto ir criando folgas automaticamente.
Imagem

Aqui tb, apesar de bem ajustado, com o tempo de uso e desgaste, futuramente, talvez será necessário fazer novos ajustes.
Imagem

O parafusinho na coroa, por enquanto ainda não foi necessário. Vamos ver até onde essa aguenta.

Reajuste novamente seu cambio, e tente novamente.

Caso corra tudo bem, sempre verifique tudo e faça os reajustes necessários.

Boa sorte a todos!


Rodrigo P. Moschetto

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Re: 2ª MARCHA DO INFERNO GT2

Mensagempor marsan29 » 05 Nov 2009, 06:26

rodrigomoschetto escreveu:
marsan29 escreveu:
rodrigomoschetto escreveu:
marsan29 escreveu:Rodrigão
Com as fotos agora entendi melhor. No meu caso não tinha folga estava tudo bem justinho.
- Já adiantei a mudança de marcha (tanto que até minha mulher comentou que o carro está menos potente – hahahahaha), mesmo assim já marcou. Minha preocupação é com o tempo que o motor fica no giro máximo da segunda...
- Com relação a seu comentário que o conjunto adianta, devido as marcas no batente, tenho outra opinião. A engrenagem deveria ser alguns milímetros mais larga para que o engate pegue mais no meio do batente. Pode concluir isso na montagem da próxima engrenagem. Force com a mão e verá que o ponto em que o engate bate é ali mesmo, do meio da engrenagem para fora. Outra falsa ilusão que a engrenagem vai para frente, na minha opinião, são as marcas nos dentinhos que você falou, veja que eles estão marcados exatamente onde o engate bate no batente interno torcendo (deformando) a engrenagem. Poderá concluir que a engrenagem fica torcida quando for ajustar a folga. Quando nova ela fica justinha, quando usada ela fica empenada e em 80% dela a folga fica boa e 20% ela força o pinhão (Sintoma de engrenagem torcida).
- Com relação a colocar um parafuso do outro lado acho que não dá certo devido aquele ressalta ser para balancear a engrenagem.
Conclusão, o material da engrenagem (2ª) é fraco para seu fim (minha opinião)

Em resumo, acredito que temos que partir para uma engrenagem de outro material, pois a original é muito fraca. O que mais me aflige de fazer uma de metal é o preço que pode ser cobrado para confeccionar uma peças deste tipo (temos que fazer pelo menos a da 2ª, a 1ª não precisa).


Entendi, agora vc disse uma coisa que eu tinha esquecido. Realmente a engrenagem se deforma mesmo no lugar onde tem o batente. E concordo tb que o material eh muito fraco mesmo.

Agora, qto ao parafuso a ser colocado como trava, isso foi feito por um mecânico no cambio de um amigo. Bom, até hj não deu mais problema.

Será que, com o parafuso, a engrenagem vai se deformar eh claro, mas a força durante o engate será exercida nas duas extremidades, não forçando somente uma extremidade da peça?

Bom, de qualquer maneira vou experimentar, quem sabe dura um pouco mais...rsrsrsrs

Qto a fazer uma peça de metal, acredito que o preço seja o de menos. só pelo fato de durar mais, já vale a pena.



Legal, quando fizer a adaptação do parafuso, poste uma foto para eu ver, por favor.


marsan29, terça-feira eu comprei 2 conjuntos de engrenagens (IG110B).

No momento eu ainda não vou fazer o teste colocando o parafuso na coroa. Vou deixar pra fazer esse teste caso de problema novamente.

O que eu fiz agora, foi calçar o conjunto com mais uma arruela na frente da coroa da primeira marcha, eliminar o prendedorzinho de plástico por um pino de aço (presilha de bolha) e adiantar a troca de marcha, tudo como eu havia dito anteriormente.

Todo conjunto ficou muito justo, inclusive a posição do pinhão com a coroa tb deixei bem justo com uma folguinha mínima, só pra não ficar preso, lógicamente usando trava roscas nos parafusos.

Resultado:
- Ontem (quarta-feira) usei 3 tanques com o motor com regulagem ótima e nem sequer marcou algum dente. Ou seja, o conjunto está intácto.

Depois dos 3 tanques, voltei pra casa e verifiquei todas as folgas e não constei nenhum sinal de deformação ou jogo entre as engrenagens ou o pinhão.

Graças a Deus! Foram 3 tanques bem rodados com altissimo desempenho.

Veja as fotos depois de pronto.

Talvez, com o tempo de uso será necessário calçar mais, pois, com o desgaste, é normal o conjunto ir criando folgas automaticamente.
Imagem

Aqui tb, apesar de bem ajustado, com o tempo de uso e desgaste, futuramente, talvez será necessário fazer novos ajustes.
Imagem

O parafusinho na coroa, por enquanto ainda não foi necessário. Vamos ver até onde essa aguenta.

Reajuste novamente seu cambio, e tente novamente.

Caso corra tudo bem, sempre verifique tudo e faça os reajustes necessários.

Boa sorte a todos!


Rodrigo, que bom que está dando certo, porém não entendi alguns comentários, ajude-me:

1) O pino da bolha está atravessando o furo que tem no meio do eixo?
2) Em quais parafusos está usando trava rosca?
3) As arruelas, são comuns (de parafusos comprado em lojas do ramo) ou são originais da Kyo, se for qual o código?

Com relação a engrenagem de aço, conversei com mais alguns técnicos no assunto e o problema que poderá surgir depois é um desgaste prematuro do pinhão, ou seja, em caso de engrenagens de metal com atrito deveria ser lubrificadas em óleo (como redutor / câmbio automotivo).
Estou tentando um outro material como nylon tecnyl que é mais duro que o material da engrenagem.
Também temos a opção do Jairo, fabricando de latão...

Até

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Re: 2ª MARCHA DO INFERNO GT2

Mensagempor rodrigomoschetto » 05 Nov 2009, 13:32

marsan29 escreveu:
rodrigomoschetto escreveu:
marsan29 escreveu:
rodrigomoschetto escreveu:
marsan29 escreveu:Rodrigão
Com as fotos agora entendi melhor. No meu caso não tinha folga estava tudo bem justinho.
- Já adiantei a mudança de marcha (tanto que até minha mulher comentou que o carro está menos potente – hahahahaha), mesmo assim já marcou. Minha preocupação é com o tempo que o motor fica no giro máximo da segunda...
- Com relação a seu comentário que o conjunto adianta, devido as marcas no batente, tenho outra opinião. A engrenagem deveria ser alguns milímetros mais larga para que o engate pegue mais no meio do batente. Pode concluir isso na montagem da próxima engrenagem. Force com a mão e verá que o ponto em que o engate bate é ali mesmo, do meio da engrenagem para fora. Outra falsa ilusão que a engrenagem vai para frente, na minha opinião, são as marcas nos dentinhos que você falou, veja que eles estão marcados exatamente onde o engate bate no batente interno torcendo (deformando) a engrenagem. Poderá concluir que a engrenagem fica torcida quando for ajustar a folga. Quando nova ela fica justinha, quando usada ela fica empenada e em 80% dela a folga fica boa e 20% ela força o pinhão (Sintoma de engrenagem torcida).
- Com relação a colocar um parafuso do outro lado acho que não dá certo devido aquele ressalta ser para balancear a engrenagem.
Conclusão, o material da engrenagem (2ª) é fraco para seu fim (minha opinião)

Em resumo, acredito que temos que partir para uma engrenagem de outro material, pois a original é muito fraca. O que mais me aflige de fazer uma de metal é o preço que pode ser cobrado para confeccionar uma peças deste tipo (temos que fazer pelo menos a da 2ª, a 1ª não precisa).


Entendi, agora vc disse uma coisa que eu tinha esquecido. Realmente a engrenagem se deforma mesmo no lugar onde tem o batente. E concordo tb que o material eh muito fraco mesmo.

Agora, qto ao parafuso a ser colocado como trava, isso foi feito por um mecânico no cambio de um amigo. Bom, até hj não deu mais problema.

Será que, com o parafuso, a engrenagem vai se deformar eh claro, mas a força durante o engate será exercida nas duas extremidades, não forçando somente uma extremidade da peça?

Bom, de qualquer maneira vou experimentar, quem sabe dura um pouco mais...rsrsrsrs

Qto a fazer uma peça de metal, acredito que o preço seja o de menos. só pelo fato de durar mais, já vale a pena.



Legal, quando fizer a adaptação do parafuso, poste uma foto para eu ver, por favor.


marsan29, terça-feira eu comprei 2 conjuntos de engrenagens (IG110B).

No momento eu ainda não vou fazer o teste colocando o parafuso na coroa. Vou deixar pra fazer esse teste caso de problema novamente.

O que eu fiz agora, foi calçar o conjunto com mais uma arruela na frente da coroa da primeira marcha, eliminar o prendedorzinho de plástico por um pino de aço (presilha de bolha) e adiantar a troca de marcha, tudo como eu havia dito anteriormente.

Todo conjunto ficou muito justo, inclusive a posição do pinhão com a coroa tb deixei bem justo com uma folguinha mínima, só pra não ficar preso, lógicamente usando trava roscas nos parafusos.

Resultado:
- Ontem (quarta-feira) usei 3 tanques com o motor com regulagem ótima e nem sequer marcou algum dente. Ou seja, o conjunto está intácto.

Depois dos 3 tanques, voltei pra casa e verifiquei todas as folgas e não constei nenhum sinal de deformação ou jogo entre as engrenagens ou o pinhão.

Graças a Deus! Foram 3 tanques bem rodados com altissimo desempenho.

Veja as fotos depois de pronto.

Talvez, com o tempo de uso será necessário calçar mais, pois, com o desgaste, é normal o conjunto ir criando folgas automaticamente.
Imagem

Aqui tb, apesar de bem ajustado, com o tempo de uso e desgaste, futuramente, talvez será necessário fazer novos ajustes.
Imagem

O parafusinho na coroa, por enquanto ainda não foi necessário. Vamos ver até onde essa aguenta.

Reajuste novamente seu cambio, e tente novamente.

Caso corra tudo bem, sempre verifique tudo e faça os reajustes necessários.

Boa sorte a todos!


Rodrigo, que bom que está dando certo, porém não entendi alguns comentários, ajude-me:

1) O pino da bolha está atravessando o furo que tem no meio do eixo?
2) Em quais parafusos está usando trava rosca?
3) As arruelas, são comuns (de parafusos comprado em lojas do ramo) ou são originais da Kyo, se for qual o código?

Com relação a engrenagem de aço, conversei com mais alguns técnicos no assunto e o problema que poderá surgir depois é um desgaste prematuro do pinhão, ou seja, em caso de engrenagens de metal com atrito deveria ser lubrificadas em óleo (como redutor / câmbio automotivo).
Estou tentando um outro material como nylon tecnyl que é mais duro que o material da engrenagem.
Também temos a opção do Jairo, fabricando de latão...

Até


Oi marsan29, respondendo suas dúvidas:

1) Sim, o clipe atravessa o furo e prende no eixo, do mesmo jeito que ele prende no poste da bolha. Vc tem que usar um clipe que fique bem justinho tb, ele não pode ficar mole, ele tem que prender no eixo com uma certa resistencia. Eu ja tinha uns clipes de reserva aqui.

Caso vc não tenha o clipe, va na loja de modelismo com o eixo e compre um que sirva direitinho.

2) Eu uso trava roscas (Loctite Azul) no parafuso que prende os copinhos, onde vai os dogbones e nos parafusos do motor.

3) A arruela que eu usei eh igualzinha, da mesma medida da arruela que vai na frente da coroa da 1a marcha. Mas, pode ser qualquer uma outra, servindo direitinho e tirando as folgas eh o que importa.

A arruela vc pode comprar em lojas de parafusos ou então em loja de modelismo mesmo. No meu caso eu ja tinha aqui tb.

Qto a engrenagem de metal, realmente eu ja tinha pensado no desgaste do pinhão tb.

Tanto é, que eu entrei em contato com uma empresa que faz essas engrenagens, mas eles não só fazem a engrenagem, mas tb fazem o pinhão proprio pra ela.

Tive q mandar todas as medidas da engrenagem e as do pinhão também.

Ja mandei um orçamento, vamos ver no que vai dar.

Tb estou com pressentimento que, com os ajustes, vai demorar um pouco mais pra dar problema, espero que eu não esteja enganado.

Vamos torcer para q nossos trabalhos de aprimoramento não seja em vão.

[]'s


Rodrigo P. Moschetto

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Re: 2ª MARCHA DO INFERNO GT2

Mensagempor marsan29 » 06 Nov 2009, 12:12

É Rodrigo, tomara que eu esteja enganado, mas a minha também não marcou no começo!!!
O pessoal me deu o orçamento para fazer em metal: pasme R$ 260,00...
A de nylon, R$ 200,00!!!
Nesta empresa se fizer mais engrenagens, acima de 10 o preço deve ficar na metade.
Estou tentando outros lugares para fabricaçao da de nylon, que segundo o mecânico da empresa que trabalho - industria de óleo de soja, aguentará muito mais.




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