MTX-4 x Pneus de Borracha

Transmissão, polias, correias, diferencial, cardã, freio, etc...

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 2043
Registrado em: 14 Jun 2005, 23:00
Localização: Japan

MTX-4 x Pneus de Borracha

Mensagempor seithan » 20 Out 2005, 14:58

Acabei de constatar, com a ajuda de um amigo, e o suporte tecnico da Mugen, no Japão, que ao que parece, não sera possivel a utilização de pneus de Borracha no MTX-4. O motivo, o sistema de transmissão, não é possivel fazer que as 4 rodas rodem o mesmo numero de voltas. Ou seja o OD (OverDrive), na configuração de acordo com o manual, ficaria em 1.040:1, isto usando a polia lateral 24T, com a polia 23T, ficaria em 1.086:1, a configuração mais proxima ao 1:1 seria usar uma polia 25T, que daria 0.999:1.

Ou seja, sem a opção de ter o OD em 1:1, torna se certamente inadequado o uso de pneus de borracha neste MTX-4

erro de projeto? pelo que a mugen diz, não, o projeto foi deste o inicio vizando o uso de pneus de espuma.

quem quizer olhar nas contas, usei uma planilha do excel.

http://www.rc-no1.net/videos/mtx4.xls

seithan....


Acessoria tecnica em RC em geral. Especializado em marcas Kyosho/Mugen/O.S.Engines

RC Number1

Imagem

 
Mensagens: 4
Registrado em: 29 Ago 2005, 23:00

Re: MTX-4 x Pneus de Borracha

Mensagempor aoki » 22 Nov 2005, 00:36

pneu de borracha q eu saiba fora a kishosho cup ninguem usa mais...
ai no brasil nao sei, mas no japao a chance de alguem querer andar de mtx-4 com pneu de borracha eh zero.

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 605
Registrado em: 30 Nov 2004, 21:00
Localização: Brasil

Re: MTX-4 x Pneus de Borracha

Mensagempor CrisRCM » 22 Nov 2005, 07:25

No Brasil as chances são enormes. rs




 RRR / T4 17 / T4 18      OS TZ 5 / LRP X22 / Fantom      3PK Black / 4PX      Byron 20% / Fantom      Nemesis / Bittydesign      Alpha / Matrix      Indaiatuba / Americana

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 2043
Registrado em: 14 Jun 2005, 23:00
Localização: Japan

Re: MTX-4 x Pneus de Borracha

Mensagempor seithan » 22 Nov 2005, 07:32

de ter KyoshoCup???? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

seithan....


Acessoria tecnica em RC em geral. Especializado em marcas Kyosho/Mugen/O.S.Engines

RC Number1

Imagem

Avatar do usuário
Mensagens: 45
Registrado em: 13 Jul 2005, 23:00
Localização: Santo André - SP

Re: MTX-4 x Pneus de Borracha

Mensagempor Mayer » 22 Nov 2005, 08:31

Opa...


Aqui na AARC do ABC foi usado MTX4 com pneus de borracha na ultima etapa de nosso campeonato e o carro foi excelente...não teve nenhum problema e ainda por cima fez o tempo mais rápido da corrida, abaixando mais de 0,150s em relação a corrida anterior


Abraços


Marcos R Mayer

 AARC do ABC

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 1017
Registrado em: 04 Jul 2005, 23:00
Localização: São José dos Campos - SP

Re: MTX-4 x Pneus de Borracha

Mensagempor Christian » 22 Nov 2005, 08:32

Sou meio leigo nesse assunto de overdrive, mas será que 0.999:1 é tão diferente de 1:1 ???




 aí RC8.2 / RC8.2e / RC8T CE      LRP / Tekin / Team Orion      Futaba 3PK + Spektrum      Byron Gen2 / Reedy      JConcepts      AKA      CMU - São José dos Campos

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 6433
Registrado em: 01 Jan 2005, 21:00
Localização: Berçário Ala Norte

Re: MTX-4 x Pneus de Borracha

Mensagempor Pimpolho » 22 Nov 2005, 13:14

Christian, para se conseguir a relação de 1:1 nos MTX-4 se utilizando a pulley 25t, a diferença de diâmetro entre os pneus dianteiros e traseiros deve ser de 0,0625 mm. Isso quer dizer diferença nenhuma, pois é praticamente impossível utilizar pneus com este nível de precisão e se conseguir, na primeira curva o diâmetro já mudou devido ao desgaste.
Na prática 0,999 e 1 é a mesma coisa.
Para quem comprou ou pensa em comprar o MTX-4 e quer andar de borracha sem maiores problemas, troque a "pulley" 24t lateral do eixo intermediário pela 25t do MRX-4. Isso enquanto ninguém aqui no Brasil se dispuser a fabricá-las e comercializá-las. Só à título de informação o ODR do Serpent 710 com pneus do mesmo diâmetro é de 1,018.


É TÊNUE A DIFERENÇA ENTRE O HOBBY E A DOENÇA MENTAL !

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1466
Registrado em: 19 Set 2005, 23:00
Localização: Campinas

Re: MTX-4 x Pneus de Borracha

Mensagempor Cobra » 22 Nov 2005, 14:23

Praticamente carro nenhum possui relação 1:1 "perfeita".
Mesmo o 710 tem overdrive de 1,5% na dianteira, quando com pneus de mesmo diâmetro e esta diferença é imperceptível...
Logicamente quando a diferença é maior ( 4 % ) como é o caso do X4 com a polia dianteira de 24 dentes a diferença no comportamento do carro deverá será sentida : em tese o carro terá mais frente na entrada de curva e menos na saída... estou correto ?


Cobra
"Pirômetro é coisa de mariquinha"

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 6433
Registrado em: 01 Jan 2005, 21:00
Localização: Berçário Ala Norte

Re: MTX-4 x Pneus de Borracha

Mensagempor Pimpolho » 22 Nov 2005, 20:13

Em nosso caso que andamos com diff. nos dois eixos, um ODR diferente de 1,"trava" o carro, além de forçar todo o conjunto de transmissão.


É TÊNUE A DIFERENÇA ENTRE O HOBBY E A DOENÇA MENTAL !

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1466
Registrado em: 19 Set 2005, 23:00
Localização: Campinas

Re: MTX-4 x Pneus de Borracha

Mensagempor Cobra » 23 Nov 2005, 09:37

Pimpolho.

Acho que independe do uso do diff ...
Mesmo com o eixo one way na dianteira o "arrasto" ou efeito "drag brake" vai ocorrer se o overdrive for maior que 1. As rodas dianteiras são constantemente tracionadas e tentarão rodar mais devagar que o eixo, o que significa que o oneway estará "engatado" o tempo todo, mesmo em desaceleração...

Realmente os novos carros já são projetados com o ODR para compensar a necessidade de um "split" ou diferença de diâmetro entre os pneus dianteiros ( menores ) e traseiros ( maiores ), necessário quando se corre com espuma...

Já no nosso caso ...como somos "low budget driven" e usamos Alpha H1 ( sempre ), temos que nos adaptar...


Cobra
"Pirômetro é coisa de mariquinha"

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 6433
Registrado em: 01 Jan 2005, 21:00
Localização: Berçário Ala Norte

Re: MTX-4 x Pneus de Borracha

Mensagempor Pimpolho » 25 Nov 2005, 04:03

A Mugen consertou a grande bobagem que fez e adicionou aos MTX-4 a polia 25t, tornando-se desnecessário comprar o jogo de polias do MRX-4 para quem desejar usar pneus de diâmetro igual sem maiores problemas.


É TÊNUE A DIFERENÇA ENTRE O HOBBY E A DOENÇA MENTAL !

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 452
Registrado em: 19 Set 2005, 23:00
Localização: Sao Caetano do Sul

Re: MTX-4 x Pneus de Borracha

Mensagempor ZELOKO » 25 Nov 2005, 16:31

Olha gente...

eu andei de borracha na corrida da AARC no ulitmo dia 20.. e o carro se comportou muito bem..

meu tempo ate baixou em relacao ao mtx3..

detalhe... polia 24... sem modificacao alguma..

portanto pros que falam qeu nao anda de borracha eu digo que CORRE..
heheheh

Abracos


ZELOKO
MUGEN
AARC do ABC

Voltar para Transmissão / Engrenagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes