Transmissão Revo 3.3

Transmissão, polias, correias, diferencial, cardã, freio, etc...

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

Avatar do usuário
Mensagens: 19
Registrado em: 14 Nov 2011, 21:00
Localização: SÃO PAULO

Transmissão Revo 3.3

Mensagempor thierri » 21 Dez 2011, 11:11

Fala galera,
Sou novo aqui e no hobby e meu problema é o seguinte:
Tenho uma Revo 3.3 bem nova e os sintomas são os seguintes:

- Quando acelero bem forte o giro do motor aumenta porém o carrinho não arranca forte (dando a impressão da embreagem estar patinando), quando acelero mais fraco o carro já sai mais tranquilamente.

- A segunda marcha não entra nem a pau.

- A ré parece estar funcionando legal (acelerada forte, arrancada forte).

Sobre o parafuso de regulagem da transmissão:
Com a menor chave de todas (em formato de L) não consigo mexer nele, só consigo com a menor chave em formato de T e mesmo assim a sensação é estranha. Já afrouxei e apertei sem mudanças perceptíveis.

A impressão que eu tenho é que o carrinho está preso na 2° marcha, se ele estivesse preso na segunda marcha esse seria o comportamento dele?

Devo desmontar o cambio? É uma tarefa fácil pra iniciante?

Acho que eu deveria mexer na embreagem somente se a segunda marcha engatasse não é?

Muito Obrigado.

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1220
Registrado em: 25 Jan 2009, 21:00
Localização: são paulo/ ZL

Re: Transmissão Revo 3.3

Mensagempor heavy » 21 Dez 2011, 12:13

thierri escreveu:Fala galera,
Sou novo aqui e no hobby e meu problema é o seguinte:
Tenho uma Revo 3.3 bem nova e os sintomas são os seguintes:

- Quando acelero bem forte o giro do motor aumenta porém o carrinho não arranca forte (dando a impressão da embreagem estar patinando), quando acelero mais fraco o carro já sai mais tranquilamente.

- A segunda marcha não entra nem a pau.

- A ré parece estar funcionando legal (acelerada forte, arrancada forte).

Sobre o parafuso de regulagem da transmissão:
Com a menor chave de todas (em formato de L) não consigo mexer nele, só consigo com a menor chave em formato de T e mesmo assim a sensação é estranha. Já afrouxei e apertei sem mudanças perceptíveis.

A impressão que eu tenho é que o carrinho está preso na 2° marcha, se ele estivesse preso na segunda marcha esse seria o comportamento dele?

Devo desmontar o cambio? É uma tarefa fácil pra iniciante?

Acho que eu deveria mexer na embreagem somente se a segunda marcha engatasse não é?

Muito Obrigado.


Já foi feito o amaciamento do motor?

E o ajuste fino do carburador?

Esses sintomas são de má carburação, é normal não engatar segunda marcha com o motor andando muito gordo.
Como você mexeu no parafuso da segunda marcha isso vai ser um problema, pois ele já vem na posição certa para engatar, agora vai ser bem difícil você colocar ele na posição original.
Não precisa desmontar o cambio, é só questão de ajuste.

Quando você acelera forte na saída o motor parece dar umas engasgadas?

Dá uma lida aqui:
index.php?name=News&file=article&sid=37


Imagem

 Revo/Inferno NEO/DBX VE/SSK      trx 3.3/KE21R/Vortex 10/PRO15      Spektrum DX2.0      BYRON RACE 20%/Lipo 2S-3S      Truggy/Buggy      PHALTLINE/GT SLICK      Vila Nova Manchester

Avatar do usuário
Mensagens: 19
Registrado em: 14 Nov 2011, 21:00
Localização: SÃO PAULO

Re: Transmissão Revo 3.3

Mensagempor thierri » 21 Dez 2011, 16:08

Olá Heavy,
Então o amaciamento foi feito após três tanques de uso =[ . Infelizmente o primeiro dono não se atentou a isso.

Provavelmente isso que está causando a dificuldade em regular.

Quando acelero tudo não há engasgo, o motor simplesmente acelera porém parece não estar passando a força para as rodas!

O motor parece relativamente estável, pega fácil, fica com o acelerador no neutro cerca de 45s antes de morrer. Só a temperatura que está um pouco alta 110°, engordei um pouco a alta e deu aparentemente uma melhorada na temperatura.

Sugestões?




 Revo 5309      TRX 3.3      TQ 2.4      SideWinder      Stock Blue

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1220
Registrado em: 25 Jan 2009, 21:00
Localização: são paulo/ ZL

Re: Transmissão Revo 3.3

Mensagempor heavy » 21 Dez 2011, 16:18

thierri escreveu:Olá Heavy,
Então o amaciamento foi feito após três tanques de uso =[ . Infelizmente o primeiro dono não se atentou a isso.

Provavelmente isso que está causando a dificuldade em regular.

Quando acelero tudo não há engasgo, o motor simplesmente acelera porém parece não estar passando a força para as rodas!

O motor parece relativamente estável, pega fácil, fica com o acelerador no neutro cerca de 45s antes de morrer. Só a temperatura que está um pouco alta 110°, engordei um pouco a alta e deu aparentemente uma melhorada na temperatura.

Sugestões?



De que parte de São paulo você é?


Para estes motores 110ºC é uma boa temperatura, mas o ideal é por volta de 120ºC, deixar a temperatura muito baixa só compromete o desempenho e a durabilidade do motor, a mesma coisa acontece para temperaturas muito altas.

Se a tração não está sendo transmitida para as rodas então você vai ter que dar uma apertada naquela porca atrás da coroa, assim você regula a embreagem secundária da Revo, mas só aperta o necessário para o carro ter tração, se apertar demais pode comprometer outras partes do sistema, dá uma olhada no manual que lá explica tudo direitinho.

Uma foto para você se localizar:

Imagem


Imagem

 Revo/Inferno NEO/DBX VE/SSK      trx 3.3/KE21R/Vortex 10/PRO15      Spektrum DX2.0      BYRON RACE 20%/Lipo 2S-3S      Truggy/Buggy      PHALTLINE/GT SLICK      Vila Nova Manchester

Avatar do usuário
Mensagens: 19
Registrado em: 14 Nov 2011, 21:00
Localização: SÃO PAULO

Re: Transmissão Revo 3.3

Mensagempor thierri » 21 Dez 2011, 16:24

Se for este o problema, parece é possível visualizar a coroa preta girar enquanto a ultima coroa gira menos? Se der pra ver vou dar uma ligada pra ver se é isso, antes de mexer...

Avatar do usuário
Mensagens: 19
Registrado em: 14 Nov 2011, 21:00
Localização: SÃO PAULO

Re: Transmissão Revo 3.3

Mensagempor thierri » 21 Dez 2011, 16:29

Poutz! Muitíssimo Obrigado, é exatamente isso, liguei era agora e vi que ta totalmente frouxa essa 'segunda embregem'!! Achei que a revo só tinha uma embreagem. Alias o quanto mais ou menos tenho que apertar ela?




 Revo 5309      TRX 3.3      TQ 2.4      SideWinder      Stock Blue

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1220
Registrado em: 25 Jan 2009, 21:00
Localização: são paulo/ ZL

Re: Transmissão Revo 3.3

Mensagempor heavy » 21 Dez 2011, 16:30

thierri escreveu:Se for este o problema, parece é possível visualizar a coroa preta girar enquanto a ultima coroa gira menos? Se der pra ver vou dar uma ligada pra ver se é isso, antes de mexer...


Para visualizar deste jeito que você falou vai ser muito difícil, para comprovar se o problema é este ou não é muito fácil:
Liga o carro e acelera ele com sua perna na frente, se ao acelerar você não sentir o carro fazendo força contra sua perna e o giro do motor subir então é realmente a porca da embreagem secundária.

Perguntei de que lugar de São Paulo você é para ver se eu posso ajudar.


Imagem

 Revo/Inferno NEO/DBX VE/SSK      trx 3.3/KE21R/Vortex 10/PRO15      Spektrum DX2.0      BYRON RACE 20%/Lipo 2S-3S      Truggy/Buggy      PHALTLINE/GT SLICK      Vila Nova Manchester

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1220
Registrado em: 25 Jan 2009, 21:00
Localização: são paulo/ ZL

Re: Transmissão Revo 3.3

Mensagempor heavy » 21 Dez 2011, 16:33

thierri escreveu:Poutz! Muitíssimo Obrigado, é exatamente isso, liguei era agora e vi que ta totalmente frouxa essa 'segunda embregem'!! Achei que a revo só tinha uma embreagem. Alias o quanto mais ou menos tenho que apertar ela?


Tem que apertar de pouquinho em pouquinho até o carro ficar com tração, cuidado para não apertar muito.
Para apertar você vai ter que colocar uma chave Allen no furo que tem no eixo na frente do cambio.


Imagem

 Revo/Inferno NEO/DBX VE/SSK      trx 3.3/KE21R/Vortex 10/PRO15      Spektrum DX2.0      BYRON RACE 20%/Lipo 2S-3S      Truggy/Buggy      PHALTLINE/GT SLICK      Vila Nova Manchester

Avatar do usuário
Mensagens: 19
Registrado em: 14 Nov 2011, 21:00
Localização: SÃO PAULO

Re: Transmissão Revo 3.3

Mensagempor thierri » 21 Dez 2011, 16:41

Beleza, muito obrigado de novo.
Já tava ficando chateado achando que era algum problema maior no motor ou coisa do tipo. Sou da zona norte, freguesia do ó...

Estou a 4 dias com a Revo apenas, nem tive tempo de ir à algum lugar que tenha outros modelistas só nas ruas perto de casa. Parece que o Villa Lobos é um lugar legal pra andar né?!




 Revo 5309      TRX 3.3      TQ 2.4      SideWinder      Stock Blue

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1220
Registrado em: 25 Jan 2009, 21:00
Localização: são paulo/ ZL

Re: Transmissão Revo 3.3

Mensagempor heavy » 21 Dez 2011, 17:03

thierri escreveu:Beleza, muito obrigado de novo.
Já tava ficando chateado achando que era algum problema maior no motor ou coisa do tipo. Sou da zona norte, freguesia do ó...

Estou a 4 dias com a Revo apenas, nem tive tempo de ir à algum lugar que tenha outros modelistas só nas ruas perto de casa. Parece que o Villa Lobos é um lugar legal pra andar né?!


Então resolveu o problema?

Sim, tem um pessoal que anda no Villa Lobos, dá uma pesquisada que aqui no fórum já tem um tópico do do parque onde o pessoal combina.


Imagem

 Revo/Inferno NEO/DBX VE/SSK      trx 3.3/KE21R/Vortex 10/PRO15      Spektrum DX2.0      BYRON RACE 20%/Lipo 2S-3S      Truggy/Buggy      PHALTLINE/GT SLICK      Vila Nova Manchester

Avatar do usuário
Mensagens: 19
Registrado em: 14 Nov 2011, 21:00
Localização: SÃO PAULO

Re: Transmissão Revo 3.3

Mensagempor thierri » 21 Dez 2011, 17:09

Então liguei coloquei meu pé na frente e vi essa embreagem girar totalmente em falso, fui girar com o dedo ví que está totalmente frouxo, portanto tenho quase certeza que é isso.... Mais tarde eu vou fazer a limpeza daí eu acerto essa embreagem.
Vou procurar sobre o villa lobos sim.
Abraços e boa noite.




 Revo 5309      TRX 3.3      TQ 2.4      SideWinder      Stock Blue

 
Mensagens: 46
Registrado em: 27 Dez 2012, 21:00
Localização: Bezerros PE

Re: Transmissão Revo 3.3

Mensagempor Aquilison » 21 Fev 2013, 10:12

Aqui eu fiz assim: na parte de traz da transmissão no eixo tem um furo que você pode prender ali com uma chave de fenda fina e depois apertar a porca que prende a coroa e embreagem, cuidado apenas para não apertar demais, pois você pode quebrar outras peças dentro da transmissão. Você pode também retirar as três sapatas e colar eles com cola superbond, nunca mais vai ter problema de deslizar embreagem ok !




 RC8.2e      LRP 2000kv      LIPO 2S      BUGGY      OFFROAD      Aeroclube de Bezerros/PE

Voltar para Transmissão / Engrenagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes