cluth bell DESTRUIDO! HPI savage x 4.6

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cluth bell DESTRUIDO! HPI savage x 4.6

Mensagempor Tchê » 21 Fev 2013, 19:57

Olá Pessoal, tenho uma savage x 4.6, substitui a engrenagem original dela de plastico por uma de aço da Robinson igual a da foto abaixo, e por sinal ela está levemente enviasada, quando ela jira da pra notar que ela não está perfeitamente alinhada, fica bambeando de leve.

Deixei quase uma volta de folga na porca que segura a engrenagem.

Hoje quando fui andar, no final do primeiro tanque o auto parou, fui olhar e vi que o Cluth Bell tava ROÇADO, completamente.

O que será que pode ter acontecido? A mola da Spur Gear muito apertada? Má regulagem da coroa e pinhão? Culpa da Spur Gear que tava minima coisa torta?
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Re: cluth bell DESTRUIDO! HPI savage x 4.6

Mensagempor Fastinhu » 21 Fev 2013, 20:46

se não me engano a regulagem da sliper cluth é 1 volta e meia

aperta tudo e solta 1 volta e meia.. mas mesmo assim acho pouco provavel somente esse errinho na regulagem ter feito esse estrago..talvez pela mudança de material ,peso ,etc deveria ter feito outro tipo de regulagem...eu sei que mesmo o pinhão HD (heavy Duty) não dura nada se a coroa for de aço, eu botei um pinhão da HPI HD no meu RC8b ,não durou nem um tanque


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Re: cluth bell DESTRUIDO! HPI savage x 4.6

Mensagempor Tchê » 21 Fev 2013, 21:07

Pois é, saberia me dizer de que material é feito o cluth Bell?
Estou pensando em mandar fazer no torno de aço ou de ferro e mandar temperar.. sabe me dizer se isso daria certo?

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Re: cluth bell DESTRUIDO! HPI savage x 4.6

Mensagempor rafael61333 » 21 Fev 2013, 22:23

Coloque uma da protekRC que resolvera o teu problema.


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Re: cluth bell DESTRUIDO! HPI savage x 4.6

Mensagempor Tchê » 21 Fev 2013, 22:40

Sabe se consigo da protekRC de 17 dentes?
Esse cluth Bell guenta o tranco mesmo?

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Re: cluth bell DESTRUIDO! HPI savage x 4.6

Mensagempor rafael61333 » 21 Fev 2013, 23:07

Bah cara eu procurei na net mas não achei com 17t da marca protek, mas quando eu tive um HPI hellfire eo sino moeu eu coloquei esta aqui e foi a que aguentou.
http://www.milinfohobby.com.br/hpi77107 ... l-17t-p900


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Re: cluth bell DESTRUIDO! HPI savage x 4.6

Mensagempor Tchê » 21 Fev 2013, 23:44

E se eu mandar fazer no torno em aço ou ferro e depois tempera-lo, será que resolveria o meu problema?
Moro no interior, até chegar a peça aqui na minha cidade são no mínimo 7 dias, queria correr com o auto antes disso.
O que vocês tem a me dizer sobre isso?

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Re: cluth bell DESTRUIDO! HPI savage x 4.6

Mensagempor Abib » 22 Fev 2013, 07:47

A coroa empenada vai sempre acabar com o pinhão..

Mesmo fazendo de titanio, a engrenagem com material mais fraco irá ficar alisada..




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Re: cluth bell DESTRUIDO! HPI savage x 4.6

Mensagempor jls.filho » 22 Fev 2013, 09:13

Amigo, bom dia

o que acontece é que o sino por mais que seja de metal, ele é feito de um material "macio", pois ele trabala em conjunto com uma engrenagem de plastico, se ele fosse muito duro essa engrenagem de plastico não aguentaria. a HPI informa que ao substituir a coroa por uma de metal vc tem que colocar um sino Heavy Duty, esse que o amigo indicou, o 77107.
a coroa de metal HPI da savage sempre vai parecer empenada, mas ela é mais fina que a de plastico, isso faz com que ela continue sempre em contato com o sino.

Abrçs.


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Re: cluth bell DESTRUIDO! HPI savage x 4.6

Mensagempor Tchê » 22 Fev 2013, 09:40

Bom dia jls.filho, Eu comprei pela amain hobbies esse sino Heavy Duty ontem, eu moro no interior e tudo que eu compro é de fora, tenho que pagar frete e tudo mais, será que tem como mandar fazer de ferro no torno até chegar o original?

Quando você diz que ela sempre vai ficar parecendo empenada, isso seria normal então?

Quando a mola da spur gear não está totalmente apertada ela fica alinhada, quando eu passo a apertar essa mola parece que a engrenagem vai entortando, é assim que acontece normalmente?


Você disse que as engrenagens de metal são mais estreitas, mas a engrenagem que comprei da Robinson é minima coisa mais estreita que a original de plastico, (pouco menos de 1 mm), é essa a diferença ou terei que estreitar mais ainda essa engrenagem de aço no torno?

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Re: cluth bell DESTRUIDO! HPI savage x 4.6

Mensagempor jls.filho » 22 Fev 2013, 10:21

pra fala a verdade nunca vi ninguem fazendo o sino, ja vi algumas pessas fazendo aquele pinhão pra motor eletrico que é bem mais simples, o sino tem que fazer os colo dos 2 rolamentos que tem que ser bem feito...mas se tiver como fazer facil acho que vai ser um bom teste.

As engrenagens na HPI são normal parecer empenada, não sei se não por que são mais fina, não sei se é essa questão de aperto da mola, mas todas são assim. só não pode deixar a mola muito frouxa pq vai estragar o slipper pad rapido.

a engrenagem da HPI 77127 é quase metade que a outra, de espessura....isso é, ela tem bastante espaço no sino para correr com esse "enpenamento"

mas creio que depois que vc colocar o sino certo, isso não vai ser problema...
ah...lembrando que o sino heavy duty da HPI tem ventilação, ja vi em muitos outro caso não usar ventilado, mas isso ajuda na vida util da embreagem, e creio eu que até nos rolamentos....


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Re: cluth bell DESTRUIDO! HPI savage x 4.6

Mensagempor bugnet » 22 Fev 2013, 10:31

é muito dente de coroa pra 'bater' em pouco dente de pinhão, num material tão duro quanto ou mais !


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Re: cluth bell DESTRUIDO! HPI savage x 4.6

Mensagempor Tchê » 22 Fev 2013, 11:06

jls.filho, Acabei de votlar da rua e fui em duas tornearias boas aqui, não tem como fazer o sino inteiriço, teria que fazer a emgrenagem separado depois unir, ou seja, gambiarra, hehe.
E ficaria muito caro, em torno de R$ 150,00.

Alguem saberia me dizer onde encontro o sino da ProtekRC ou o da HPI 77107 de 17 dentes?
Caso eu coloque uma de 15, 14 ou menos dentes, qual adaptação ou regulagem devo fazer? Usar uma coroa maior para compensar?

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Re: cluth bell DESTRUIDO! HPI savage x 4.6

Mensagempor bugnet » 22 Fev 2013, 11:44

Pinhão menor, compensar com coroa maior ! 1 dente de pinhão, pode por uns 2 ou 3 de coroa, mas existe ?


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Re: cluth bell DESTRUIDO! HPI savage x 4.6

Mensagempor Tchê » 22 Fev 2013, 12:57

Teria essa possibilidade Bugnet, mas eu tava viajando na maionese na mensagem anterior, o motor tem a regulagem lateral, é só soltar os parafusos e ajustar para cada tamanho de pinhão ou coroa...

Já resolvi o meu problema e todas as minhas duvidas.

Fico muito agradecido a todos, a ajuda de todos no forum tem sido de grande importância para sanar as minhas duvidas.

Grande Abraço!

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