Dúvida em "casar" as engrenagens da transmissão

Transmissão, polias, correias, diferencial, cardã, freio, etc...

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1291
Registrado em: 28 Ago 2012, 23:00
Localização: Brasilia

Dúvida em "casar" as engrenagens da transmissão

Mensagempor Xann » 12 Nov 2013, 14:39

Olá á todos!
Bom, vou direto ao assunto, estou com um Mugen MTX3 encostado aqui e to querendo coloca-lo pra rodar em breve, como nunca mexi com esse sistema de pinhões e coroas cambiáveis, está aí a dúvida, a coroa da 1º é de 47T e da 2º 42T, tenho os pinhões aqui de 16 e 21T mas parece que não estão se encaixando direito, ao apertar o motor o pinhão da 2º cola em sua coroa e o da 1º dá pra passar o papel entre elas, e o sistema fica duro, muito apertado.

Já pesquisei no manual do carro e com coroas e pinhões originais, que estão especificadas lá, somam-se 80 dentes na 1º e 80 na 2º, mas acho que essa lógica não faz sentido pois se eu somar as que tenho aqui dá 63 e mesmo assim parece que preciso de pinhões menores.
Como é feito esse calculo? Pra caso no futuro com este ou outros carros eu queira trocar as relações.

Outra dúvida, as coroas do MTX4 e 5 servem no 3?

Pessoal procurei na pesquisa aqui do fórum mas não achei nada relacionado ao assunto, caso tenha peço desculpas.

Desde já muito obrigado.

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Dúvida em "casar" as engrenagens da transmissão

Mensagempor Abib » 12 Nov 2013, 14:54

O cálculo é que a distância entre eixos da coroa e pinhão deve ser o mesmo para a primeira e segunda marchas.

A distância entre eixos é a soma dos dois diâmetros primitivos dividido por dois (ou soma dos dois raios primitivos).

O diâmetro primitivo de uma engrenagem é o número de dentes multiplicado pelo seu pitch..

Se a somatória for igual nas duas marchas, verifique se realmente há paralelismo nos eixos do motor com o eixo das coroas. Pode ser que algo esteja desalinhado.




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1291
Registrado em: 28 Ago 2012, 23:00
Localização: Brasilia

Re: Dúvida em "casar" as engrenagens da transmissão

Mensagempor Xann » 12 Nov 2013, 21:15

Entendí, muito obrigado. Imagem

Voltar para Transmissão / Engrenagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes