SEGUNDA MARCHA DO FW05
Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho
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SEGUNDA MARCHA DO FW05
NÃO SEI SE ALGUÉM AQUI JÁ TEVE PROBLEMA PARECIDO, MEU CARRO DEU UNS TEMPOS PRA CÁ NÃO ENGATA A SEGUNDA, A ROTAÇÃO SOBE NA RETA E NO MOMENTO DA TROCA NÃO ENTRA.
DESMONTEI O CÂMBIO, VERIFIQUEI TUDO, APARENTEMENTE TUDO OK.
REFIZ A REGULAGEM DE CÂMBIO DE MANUAL, FIZ VÁRIAS TENTATIVAS E NADA.
ALGUÉM JÁ TEVE PROBLEMA PARECIDO COM ESTE?
DESMONTEI O CÂMBIO, VERIFIQUEI TUDO, APARENTEMENTE TUDO OK.
REFIZ A REGULAGEM DE CÂMBIO DE MANUAL, FIZ VÁRIAS TENTATIVAS E NADA.
ALGUÉM JÁ TEVE PROBLEMA PARECIDO COM ESTE?
- alexandreguisso
- Mensagens: 227
- Registrado em: 08 Fev 2007, 21:00
- Localização: guaurlhos
Re: SEGUNDA MARCHA DO FW05
olha conheci um amigo que teve este problema nos tentamos varias vezes fazer a regulagem e nada de entrar a segunda
ai eu falei para ele vamos começar do zero
pegamos o manual e verificamos que ele ao fazer uma manuntenção de rotina desmontou o cambio e ao montar esqueceu de um rolamento ai tava o problema dele
tambem não esqueça de ao travar as engrenagem a um pequeno chanfro no eixo para travar as engrenagens
aconselho a voçe a fazer uma montagem pelo manual e ver se não esta faltando nada
se voçe não tiver um manual me passa um mp que mando para voçe
ai eu falei para ele vamos começar do zero
pegamos o manual e verificamos que ele ao fazer uma manuntenção de rotina desmontou o cambio e ao montar esqueceu de um rolamento ai tava o problema dele
tambem não esqueça de ao travar as engrenagem a um pequeno chanfro no eixo para travar as engrenagens
aconselho a voçe a fazer uma montagem pelo manual e ver se não esta faltando nada
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G4-EVO SIRIO EVOIII STI/SPECTRUM/LRP SPEC II/revo 3.3/os 30vg
REVO / G4 EVO /MINI MONSTERZ OS30VG/SIRIO EVOIIISTI/ LRPSPE SPECTRUM DX3 BYRON MISTUREBA PROLINE F100/ ASTRA JACO CARREFOUR SP |
Re: SEGUNDA MARCHA DO FW05
Com meu amigo aconteceu a mesma coisa e ele trocou um rolamento e daí o carro começou a trocar novamente!!!
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Re: SEGUNDA MARCHA DO FW05
WENDEL escreveu:Com meu amigo aconteceu a mesma coisa e ele trocou um rolamento e daí o carro começou a trocar novamente!!!
no FW o rolamento one-way é pra primeira somente, o carro nem andaria se ele não funcionaesse por exemplo . . .
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Re: SEGUNDA MARCHA DO FW05
Opa
O problema deve estar em alguma coisa desse conjunto da coroa da 2a mesmo..
Desmonte tudo e veja se está certinho..
Principalmente os 2 roletes que vão dentro das sapatas, se eles estão travando as sapatas com a peça de metal que vai no eixo.
Verifique tb o parafuso que fixa essa peça de metal do conjunto da sapata no eixo de transmissão, no eixo tem um chanfro, e se o allen que prende o conjunto, não fixar direito isso, o conjunto engata mas gira livre no eixo de transmissão.
Verificado essas duas coisas só mesmo ajuste.. se as sapatas estiverem muito desgastadas, vai ter que soltar os dois parafusos de regulagem bem mais do que a regulagem do manual..
Só pra constar, existem 3 rolamentos, os dois da coroa da segunda, que permitem que ela gire livre antes das sapatas "engatarem", e o one-way da primeira...
O one-way faz com que, quando a 2a está livre (desengatada), ele trava, permitindo com que o eixo fique tracionado com a rotação da coroa da 1a.
Quando a 2a acopla, o conjunto coroa pinhao da 1a gira mais rápido que o da 2a, e graças ao 1way que permite esse sentido de rotação, a 1a gira livre e conjunto coroa e pinhao da 2a é quem traciona o eixo de transmissão.
Se o one-way não travar ou seja, permitir a rotação para os dois sentidos, o carro só andará em 2a marcha.
Se o one-way travar para os dois sentidos, vai andar em 1a normal, mas quando engatar a 2a, o conjunto coroa/pinhao da 1a nao girará livre. Com isso, devido a maior velocidade do conjunto da 1a, o que acaba acontecendo, é que a rotação vai desrosquear o pinhão da 1a...
O problema deve estar em alguma coisa desse conjunto da coroa da 2a mesmo..
Desmonte tudo e veja se está certinho..
Principalmente os 2 roletes que vão dentro das sapatas, se eles estão travando as sapatas com a peça de metal que vai no eixo.
Verifique tb o parafuso que fixa essa peça de metal do conjunto da sapata no eixo de transmissão, no eixo tem um chanfro, e se o allen que prende o conjunto, não fixar direito isso, o conjunto engata mas gira livre no eixo de transmissão.
Verificado essas duas coisas só mesmo ajuste.. se as sapatas estiverem muito desgastadas, vai ter que soltar os dois parafusos de regulagem bem mais do que a regulagem do manual..
Só pra constar, existem 3 rolamentos, os dois da coroa da segunda, que permitem que ela gire livre antes das sapatas "engatarem", e o one-way da primeira...
O one-way faz com que, quando a 2a está livre (desengatada), ele trava, permitindo com que o eixo fique tracionado com a rotação da coroa da 1a.
Quando a 2a acopla, o conjunto coroa pinhao da 1a gira mais rápido que o da 2a, e graças ao 1way que permite esse sentido de rotação, a 1a gira livre e conjunto coroa e pinhao da 2a é quem traciona o eixo de transmissão.
Se o one-way não travar ou seja, permitir a rotação para os dois sentidos, o carro só andará em 2a marcha.
Se o one-way travar para os dois sentidos, vai andar em 1a normal, mas quando engatar a 2a, o conjunto coroa/pinhao da 1a nao girará livre. Com isso, devido a maior velocidade do conjunto da 1a, o que acaba acontecendo, é que a rotação vai desrosquear o pinhão da 1a...
Re: SEGUNDA MARCHA DO FW05
cassio escreveu:Se o one-way não travar ou seja, permitir a rotação para os dois sentidos, o carro só andará em 2a marcha.
Não, porque não girando a primeira, o eixo não gira, não gera centrifuga nas sapatas de 2a, e não sai do lugar, nem em primeira, nem em segunda !
O seu problema parece ser mais chato, porque eu vi ao vivo e as sapatas rodam com folga dentro do housing de 2a, mas não estão colando, o parafuso allen do 2nd shoe holder está(va) apertado corretamente, só se forem os espaçadores entre ele e as sapatas, o que é dificil mas . . .
ps: te add no msn
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Re: SEGUNDA MARCHA DO FW05
bugnet escreveu:cassio escreveu:Se o one-way não travar ou seja, permitir a rotação para os dois sentidos, o carro só andará em 2a marcha.
Não, porque não girando a primeira, o eixo não gira, não gera centrifuga nas sapatas de 2a, e não sai do lugar, nem em primeira, nem em segunda !
É.. tem razão..
- recrutazero
- Mensagens: 157
- Registrado em: 06 Dez 2005, 21:00
Re: SEGUNDA MARCHA DO FW05
cara uma vez desmontei o cambio pra limpar, e fiz a besteira passar WD (lubrificante) no rolamemento e no cambio, ai num tinha cristo que fazia entrar a segunda. Desmontei tudo, limpei bem a one-way com detergente, deixei um dia de molho na agua com detergente e alcool e depois montei ..
ficou 0 dinov0
ficou 0 dinov0
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Re: SEGUNDA MARCHA DO FW05
RECRUTAZERO
EU FIZ ISTO HÁ ALGUMAS SEMANAS ATRÁS, MAS DESMONTEI TUDO E LIMPEI TUDO.
ENCOMENDEI UMA NOVA PRA TESTAR E DEIXAR DE RESERVA CASO ESSA RESOLVA FUNCIONAR DE NOVO.
OLHANDO TODAS AS POSTAGENS:
- ROLAMENTO ONEWAY RODANDO SOMENTE EM UMA DIREÇÃO;
- TODOS OS DEMAIS ROLAMENTOS LUBRIFICADOS E LIMPOS;
- PARAFUSO DE TRAVA DO SHOE HOLDER PRESO NO CHANFRO;
- SAPATAS APRESENTAM DESGASTE NORMAL, NADA DE ABSURDO.
OBS: DENTRO DAS SAPATAS TEM 2 BOLACHAS PEQUENAS Q AJUDAM NA EXPANSÃO DAS MESMAS FAZENDO O ENGATE, QDO DESMONTEI REPAREI SOMENTE NA PRESENÇA DE 1 DELAS, A OUTRA NÃO ME RECORDO, PORTANTO VOU TER Q ABRIR O CÂMBIO DE NOVO E VER SE ELA ESTÁ LÁ.
FIZ A REGULAGEM ORIGINAL, DO PONTO MAIS FECHADO ABRI 1 VOLTA E MEIA, VOU TESTAR E VER SE FUNCIONA.
EU FIZ ISTO HÁ ALGUMAS SEMANAS ATRÁS, MAS DESMONTEI TUDO E LIMPEI TUDO.
ENCOMENDEI UMA NOVA PRA TESTAR E DEIXAR DE RESERVA CASO ESSA RESOLVA FUNCIONAR DE NOVO.
OLHANDO TODAS AS POSTAGENS:
- ROLAMENTO ONEWAY RODANDO SOMENTE EM UMA DIREÇÃO;
- TODOS OS DEMAIS ROLAMENTOS LUBRIFICADOS E LIMPOS;
- PARAFUSO DE TRAVA DO SHOE HOLDER PRESO NO CHANFRO;
- SAPATAS APRESENTAM DESGASTE NORMAL, NADA DE ABSURDO.
OBS: DENTRO DAS SAPATAS TEM 2 BOLACHAS PEQUENAS Q AJUDAM NA EXPANSÃO DAS MESMAS FAZENDO O ENGATE, QDO DESMONTEI REPAREI SOMENTE NA PRESENÇA DE 1 DELAS, A OUTRA NÃO ME RECORDO, PORTANTO VOU TER Q ABRIR O CÂMBIO DE NOVO E VER SE ELA ESTÁ LÁ.
FIZ A REGULAGEM ORIGINAL, DO PONTO MAIS FECHADO ABRI 1 VOLTA E MEIA, VOU TESTAR E VER SE FUNCIONA.
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