correia

Transmissão, polias, correias, diferencial, cardã, freio, etc...

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 773
Registrado em: 01 Jan 2005, 21:00
Localização: SJCampos-SP

Re: correia

Mensagempor Cassio » 27 Out 2006, 13:46

Olá Cleber

Não sei se hoje em dia já mudou, mas pelo que conheço, as correias megadyne são importadas da alemanha onde são fabricadas.
Talvez por isso a dificuldade de se produzir uma correia fora dos padrões internacionais. Ou ainda, na grande maioria das máquinas e etc onde essas correias são utilizadas, tenhamos como adequar polias e etc.

Não sei se vc pratica ou conhece o automodelismo.. No caso dos automodelos, as possibilidades de ajustes são muito pequenas, e um dente a menos ou a mais faz bastante diferença.

Sobre tentar adequar outras polias, ou desenvolver uma polia customizada, seria algo muito mais difícil do que desenvolver a correia com um dente a mais penso eu.. O trabalho para isso, e o custo, não compensariam nem o estudo..
As polias dos automodelos também não seguem os padrões internacionais quanto a fixação e etc, são na grande maioria dos casos, bem diferentes das utilizadas comumente em máquinas.

Resumindo, eu penso assim..
Se coincidir as medidas de uma correia de um determinado automodelo, com as do padrão internacional, legal!
Vale a pena comprar e experimentar pois essas correias custam mais barato do que as da marca do carrinho, além da dificuldade que temos no br com a importação e distribuição de peças de automodelos.

Se não coincidir com as correias da megadyne, vale a pena consultar tb a concorrência :D pois eles tem algumas medidas que vcs não tem..

Eu não posso dizer sobre essa correia pois como eu disse anteriormente, minha experiência não deu certo, pelo comprimento da correia ser diferente do ideal. Mas conheço pessoas que usam e que gostaram. Assim como já experimentei outras correias "genéricas" mas de outra marca, e gostei e recomendo.

Acho que o melhor, seria você ir conhecer os carrinhos em alguma pista mais próxima de vc, para ter uma idéia melhor, e quem sabe, participar com a gente desse hobby! :D



Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 697
Registrado em: 10 Jul 2005, 23:00
Localização: Florianópolis - SC

Re: correia

Mensagempor schlickmann » 27 Out 2006, 13:59

Cassio, no outro topico você nos falou que havia testado uma correia um dente maior... foi em qual carro? minha pergunta é porque no R40 eu imagino que um dente a menos seja possivel...

Vou fazer um teste com uma correia velha, vou cortar ela e reduzir o tamanho em 1 dente cortando a correia e colando ela sobreposta um dente ao outro. somente para testar se o diferencial levando para frente não vai bater em outras peças...

O diferencial traseiro tem uma regulagem de tensão da correia excentrica com 8 niveis, resta saber se esses 8 niveis conseguem absorver a medida menor de 3mm da correia.

Acho que aumentar a polia não vale a pena, pois teria que mexer no corpo do diferencial também.

Agora como o cassio falou que os dentes estavam encavalando emcima das polias... isso provavelmente é pq a correia dilatou?




 HPI R40      Nova 353 09'      3PK      Tornado      200mm      Diversos

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 51
Registrado em: 19 Out 2006, 23:00
Localização: São Paulo

Re: correia

Mensagempor cleberfatecano » 27 Out 2006, 14:14

Galera,

Tenhum nenhum conhecimento sobre automodelismo e acho interessante este hobby e talvez por outras atividades eu ainda não tenha dispertado minha atenção para esta modalidade !

As correias de borracha da Megadyne são fabricadas na Espanha e não é possível fabricarmos correias fora de padrão porque elas são injetadas em um molde com o comprimento padrão já fixado. Então elas saem em mantas e são cortadas de acordo com a largura necessária.

Sobre as correias fora de padrão, elas existem porque os outros fabricantes querem prender os clientes com estes itens especiais.

Com relação ao estudo de mudanças (do ponto de vista técnico) garanto que podemos manter as características (capacidade de transmissão, relação de velocidade e distância entre centros) fazendo pequenas mudanças. Porém, não posso avaliar se o custo viabilizará ou não porque não sei quanto é esse custo para vocês.

EXEMPLO: De quanto em quanto tempo, vocês trocam as polias ? As polias também possuem vida útil porque devido a transmissão sincronizadora ser um item preciso, quando reduz o diâmetro da polia ou o perfil do dente, estará mudando o ponto de atuação da força e assim reduzindo a vida útil da correia.

Não entendi com relação a necessidade de mexer no corpo do diferencial porque se alterarmos o número de dentes das polias (motora e movida) não estaremos alterando a relação de transmissão e assim manteremos a velocidade angular.

Dificilmente uma correia de primeira linha dilata devido o seu coeficiente de esticamento seja muito baixo e pelo que eu entendi, ocorreu este problema porque a correia correta tem o comprimento de 192 mm e ele colocou a correia de 195 mm sem mexer na distância entre eixos. Portanto no acumulativo, a tendência da correia foi pular o dente na polia.


Obrigado pelo feed back.

Atenciosamente,

Cleber Gonçalves
Dpto Desenvolvimento
Megadyne Brasil
desenvolvimento@megadyne.com.br
www.megadyne.com.br
Fone: 11-6236-1332

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 773
Registrado em: 01 Jan 2005, 21:00
Localização: SJCampos-SP

Re: correia

Mensagempor Cassio » 27 Out 2006, 16:00

schlickmann escreveu:Cassio, no outro topico você nos falou que havia testado uma correia um dente maior... foi em qual carro? minha pergunta é porque no R40 eu imagino que um dente a menos seja possivel...

Vou fazer um teste com uma correia velha, vou cortar ela e reduzir o tamanho em 1 dente cortando a correia e colando ela sobreposta um dente ao outro. somente para testar se o diferencial levando para frente não vai bater em outras peças...

O diferencial traseiro tem uma regulagem de tensão da correia excentrica com 8 niveis, resta saber se esses 8 niveis conseguem absorver a medida menor de 3mm da correia.

Acho que aumentar a polia não vale a pena, pois teria que mexer no corpo do diferencial também.

Agora como o cassio falou que os dentes estavam encavalando emcima das polias... isso provavelmente é pq a correia dilatou?


Opa schlickmann
Eu comprei essas correias quando ainda corria com meu V1S. A 192 serve tanto na traseira como na lateral (L.Direita- no v1s a disposição é diferente). Testei na lateral, meu carrinho tinha esticador e tudo mais, mas não deu certo mesmo, ela encavalava usando a 195..
Não foi porque dilatou não.. pq era tudo zerada as correias..

O RR também usa na traseira essa correia 192. A 192 encontra, mas 189 que vc precisa não..

Teoricamente seria melhor vc tentar usar a correia mais comprida e compensar no esticador, pois a correia muito justa prende muito mesmo o carrinho..



Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 697
Registrado em: 10 Jul 2005, 23:00
Localização: Florianópolis - SC

Re: correia

Mensagempor schlickmann » 27 Out 2006, 17:15

Ola cleber.

Em resposta a sua pergunta:

"Não entendi com relação a necessidade de mexer no corpo do diferencial porque se alterarmos o número de dentes das polias (motora e movida) não estaremos alterando a relação de transmissão e assim manteremos a velocidade angular."
Eu quiz dizer que é dificil mexer no corpo do diferencial porque ele mesmo é a polia movida. Os nossos carrinhos são tração 4 x 4 então teria que alterar a relação da traseira e da dianteira...

As polias são trocadas raramente, as melhores são em aluminio e as mais simples em plastico

Cassio teoricamente não era pra encavalar os dentes, mas já notei que correias dilatadas desgastam os cantos dos dentes das polias de plastico. (ja passei por isso com uma correia lateral que dilatou e desgastou o dente)

Abaixo mostro as fotos de como é a suspensão de um modelo (HPI r40)
A traseira tem regulagem mas a dianteira não. observem.
Anexos
dianteira1.jpg
dianteira1.jpg (89.47 KiB) Exibido 1501 vezes
traseira2.jpg
traseira2.jpg (83.06 KiB) Exibido 1501 vezes
traseira1.jpg
traseira1.jpg (83.32 KiB) Exibido 1501 vezes




 HPI R40      Nova 353 09'      3PK      Tornado      200mm      Diversos

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 51
Registrado em: 19 Out 2006, 23:00
Localização: São Paulo

Re: correia

Mensagempor cleberfatecano » 27 Out 2006, 17:47

Caro amigo,

Agora entendi o problema em alterar o número de dentes.

Muito bom os desenhos ... Vou visitar a pista de Sto André para visualizar melhor estes acionamentos e assim ter um noção concreta de como é a construção/montagem.

O prolongamento na troca das polias ocasiona na redução da vida útil das correias (isso é fato !)

Esse caso de dilatar a correia é muito estranho !!! Falo isso porque o coeficiente de alongamento é muito baixo tendendo a zero.

Cleber Gonçalves
Dpto Desenvolvimento
Megadyne Brasil
desenvolvimento @ megadyne.com.br
www.megadyne.com.br
Fone: 11-6236-1332

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 2043
Registrado em: 14 Jun 2005, 23:00
Localização: Japan

Re: correia

Mensagempor seithan » 27 Out 2006, 18:54

A seguir as medidas das correias mais usadas, entre parenteses a largura que cada carro usa originalmente D-Dianteira M-meio e T- Traseira

V-One RRR/RRR Evo.
D-189(5) M-384(4.5) T-180(5.5)

V-One R/RR/RR Evo.
D-210(5) M-378(5) T-192(6)

HPI R40
F-189(5.5) M-405(5) T-189(5.5)

Mugem MTX-3
D-201(5) M-375(4) T-192(5)

Mugem MTX-4
D-189(5) M-387(4) T-177(6)

seithan...


Acessoria tecnica em RC em geral. Especializado em marcas Kyosho/Mugen/O.S.Engines

RC Number1

Imagem

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 2043
Registrado em: 14 Jun 2005, 23:00
Localização: Japan

Re: correia

Mensagempor seithan » 27 Out 2006, 19:07

rapaz....olha só como é usada a correia tamanho 189, é usada 3 carros diferente, sendo que em 2 casos é bastante visto nas pistas e em outro vai 2 correia dessa no mesmo carro...

seithan....


Acessoria tecnica em RC em geral. Especializado em marcas Kyosho/Mugen/O.S.Engines

RC Number1

Imagem

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 51
Registrado em: 19 Out 2006, 23:00
Localização: São Paulo

Re: correia

Mensagempor cleberfatecano » 30 Out 2006, 09:09

Infelizmente não temos como fabricar o tamanhos que não estão relacionados na relação devido ser a política mundial da Megadyne.

Agradeço o feedback de todos.

Cleber Gonçalves
Dpto Desenvolvimento
Megadyne Brasil
desenvolvimento @ megadyne.com.br
www.megadyne.com.br
Fone: 11-6236-1332

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 2791
Registrado em: 29 Nov 2005, 21:00
Localização: São Paulo/SP

Re: correia

Mensagempor denis.roschel » 30 Out 2006, 15:39

cleberfatecano escreveu:Vou visitar a pista de Sto André para visualizar melhor estes acionamentos e assim ter um noção concreta de como é a construção/montagem.



Cleber

Quando você vai aparecer por lá?
Por favor me leve um Kit para o MTX4...

384(4)
189(5)
177(6)

Obrigado!!!!




 Kyosho RRR Evo WC      Novarossi      DX3R      Byron      Blitz      Kawahara      AARC do ABC

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 51
Registrado em: 19 Out 2006, 23:00
Localização: São Paulo

Re: correia

Mensagempor cleberfatecano » 30 Out 2006, 15:51

Então Denis,

Eu não posso tirar peças do estoque sem emitir nota fiscal, tenho que seguir toda exigência comercial (pedido, faturamento, etc.)

Faça contato com o distribuidor autorizado Aquarius Produtos Industriais, tel: 11 4994 1031, email: aquarius-ltda@uol.com.br, contato Sr Pedro e ele provavelmente terá em estoque os comprimentos padrões "384 e 177" para fornecimento imediato (Esta distribuidor está localizado próximo desta pista).

Cleber Gonçalves
Dpto Desenvolvimento
Megadyne Brasil
desenvolvimento @ megadyne.com.br
www.megadyne.com.br
Fone: 11-6236-1332

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 2791
Registrado em: 29 Nov 2005, 21:00
Localização: São Paulo/SP

Re: correia

Mensagempor denis.roschel » 30 Out 2006, 18:37

OK

Mandei e-mail....


Obrigado, e de qualquer forma se quiser pode me procurar da pista para maiores informações sobre o que precisamos...




 Kyosho RRR Evo WC      Novarossi      DX3R      Byron      Blitz      Kawahara      AARC do ABC

Piloto Sport
 
Mensagens: 298
Registrado em: 14 Fev 2005, 21:00
Localização: São Paulo - SP

Re: correia

Mensagempor rodrigo581 » 04 Nov 2006, 00:04

Pois é .....
Eu medi as correias do TS-4n ...
3 x 59 = 177
3 x 54 = 162
3 x 139 = 417 ...
Só a 1a segue o padrão internacional ....
Uma pena .. pq as minhas tao precisaaando trocar ;-)
lá se vão 90R$ por 3 correias ...
As minhas do 720 já tão no carro ..
Vou esperar semana q vem, qdo vou levar meu carro lá no Renato Paiva pra ele dar uma olhada, e daí qdo tirar do carro eu meço ... pra nao ter q desmontar tudo ..
Espero q dê pra arrumar correias + baratas ;-) ..
Até + .
Abs
Rodrigo




 Capricorn RC      Novarossi      Sanwa M17      APPA

Piloto Master
Avatar do usuário
Mensagens: 2755
Registrado em: 16 Set 2006, 23:00
Localização: ABCD SP

Re: correia

Mensagempor bugnet » 04 Nov 2006, 00:39

Aproveitando o topico, o mtx2 é padrão internacional ?


Carros Radios Bolhas Servos Acessórios Rodas Peças Ferramentas
Loja de RC Online www.magnashop.com.br

 E-revo 1/16      MM4600kv      Fut 4PK      Zippys Lipo      Stock      Speed Paws      Bashing all around

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 51
Registrado em: 19 Out 2006, 23:00
Localização: São Paulo

Re: correia

Mensagempor cleberfatecano » 08 Nov 2006, 10:12

A questão não é o modelo do automodelo e sim as correias que vão nele. Verifique no início do tópico os tamanhos padrões para verificar se as que são utilizadas no MTX 2 são padrão ou não.

Cleber Gonçalves
Dpto Desenvolvimento
Megadyne Brasil
desenvolvimento @ megadyne.com.br
www.megadyne.com.br
Fone: 11-6236-1332

AnteriorPróximo

Voltar para Transmissão / Engrenagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 34 visitantes