Diferencial de Esferas sempre desregula?

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Diferencial de Esferas sempre desregula?

Mensagempor gmerlo » 27 Mai 2006, 04:15

Olá pessoal !!! a 2 semanas atrás adquiri um GP2 Duratrax pro meu filho de 5 anos brincar.. mas na verdade quem anda com o carro sou eu... mas vamos lá.... a minha dúvida é a seguinte: andei uns 6 tanques com o carro e verifiquei que apenas os pneus dianteitos desgastaram... depois do 10º tanque o carro parou e verifiquei que os diferenciais giravam livre sem tração...cheguei em casa desmontei tudo e realmente o traseiro estava com o parafuso solto e o dianteiro estava todo desgastado com o nylon da engrenagem queimado e as arruelas das esferas desgastadas...limpei tudo, lubrifiquei com óleo de motor SAE 40 e montei tudo com torque alto..ficou bem duro agora... Alguém sabe dizer se isto é normal...se for acredito que este sistema é falho....ou necessita de cuidados especiais....!!!

Abraços a todos e aguardo opniões dos mais experientes!!!
Gustavo-Cps/SP

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Re: Diferencial de Esferas sempre desregula?

Mensagempor seithan » 27 Mai 2006, 09:56

Sim, não é de hj que existe este problema nos diferenciais de esfera, até mesmo em diferenciais de carros utra conceituados, como o serpent 710, que usa diferencial de esferas, repensou e ta usando diferencia de engrenagens.

neste tipo de diferencial, vc sempre precisa tomar o cuidado de sempre verificar se o parafuso não se soltou mesmo, e manter sempre limpo o local.


seithan...


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Re: Diferencial de Esferas sempre desregula?

Mensagempor gmerlo » 27 Mai 2006, 12:59

Ok, obrigado Seithan! Aproveitando de sua experiëncia, é necessário lubrificar as esferas grandes externas ou apenas as pequenas internas? Se afirmativo, qual lubrificante devo usar?

abraço,
Gustavo


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Re: Diferencial de Esferas sempre desregula?

Mensagempor seithan » 27 Mai 2006, 13:11

bem, existe uma graxa propria para estas esferas grandes, tem ate de viscosidades diferentes, porem não sei até que ponto seria viavel investir nisso se tratando num GP2, se é que me entende...

no seu caso, use um pouco de graxa comum mesmo (muito pouco) e feça manuntenções frequentes, tipo toda ves que andar...

seithan....


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Re: Diferencial de Esferas sempre desregula?

Mensagempor gmerlo » 27 Mai 2006, 15:41

é entendi sim..comprei este apenas pra brincar e realizar um dos meus sonhos de criança..rsrs, era um dos mais baratos nessa categoria.
Valeu pelas dicas... e pelo jeito o hobby é apaixonamente, muito legal mesmo, mecânica pura e como em todo engenheiro a mecânica ta no sangue...to achando que futuramente terei máquinas melhores....

grande abraço..to indo acelarar o bichinho agora..
Gustavo


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Re: Diferencial de Esferas sempre desregula?

Mensagempor Christian » 28 Mai 2006, 22:38

Diff de esferas não desregula sempre não, só se não for bem montado (o que pode acontecer em alguns RTRs que vêm com parafusos meio frouxos de fábrica) ou se vc não der a manutenção adequada.

A graxa que vai nas esferas grandes deve ser uma graxa de contato (como a Associated Stealth Grease), pois a função dela é de fazer as esferas rodarem suavemente sobre as arruelas de dentro do diff, mas sem escorregar. Se puser qualquer graxa, seu diff pode patinar, e vai gastar a coroa, as arruelas e as esferas rapidamente.

Já as esferas de fora devem ser lubrificadas com graxa de molibdênio (graxa preta), e muito bem lubrificadas, pois elas que recebem a maior carga durante o funcionamento normal do diff e garantem que o parafuso de ajuste não vá desrosquear.

Se vale a pena investir nas graxas corretas pro seu diff, depende de cada um. Dá pra colocar qualquer graxa e andar, mas o diff não vai funcionar da melhor maneira, e pode sofrer desgaste prematuro, como já aconteceu. Provavelmente com o valor das peças pra arrumar o diff depois de moê-lo, vc poderia ter comprado as graxas corretas que durariam várias manutenções...




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Re: Diferencial de Esferas sempre desregula?

Mensagempor gmerlo » 29 Mai 2006, 00:20

Fala Christian... até que após eu apertar os parafusos o carro ficou muito mais rápido e muito mais mesmo, porém ele ta jogando a traseira. Eu to começando a entender agora o esquema da coisa!! Diferencial duro na traseira o carro roda(joga a trraseira)!! Mas ta bom eu estou muito contente com o desempenho do carro.

Agora só mais uma dúvida: quando vc se refere a graxa de contato é pra aplicar nas esferas pequenas que correm as arruelas do minúsculo parafuso e as externas são as maiores que se alojam na própria coroa, certo??

abraços...
Gustavo


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Re: Diferencial de Esferas sempre desregula?

Mensagempor gmerlo » 29 Mai 2006, 00:27

Christian por acaso a graxa de contato é a graxa de silicone? É branca que não sai em contato com a água???

Gustavo

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Re: Diferencial de Esferas sempre desregula?

Mensagempor seithan » 29 Mai 2006, 00:39

o rolamento aberto com esferas pequenas é o rolamento de apoio, ela precisa ser lubrificadas como rolamentos mesmo...

nas esferas grandes, que precisa da graxa, porem ai que ta, este tipo de diferencial existe por esta caracteristica, de poder patinar, se não for para poder patinar, seria mais viavel o diff de engrenagens... bem, o fato que patinando o sistema, se obtem um efeito muito interessante em saidas de curva, funciona melhor que controle de tração da BAR Honda...porem claro se patina, se desgasta...por isso existes diversos tipos de graxa com diferentes viscovicidades... mas na pratica vc esta aprendendo, diff muito duro atras, fica ruim de curva...

seithan...


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Re: Diferencial de Esferas sempre desregula?

Mensagempor Christian » 29 Mai 2006, 21:12

As esferas menores são as que vão por fora, entre as duas arruelinhas pequenas que apoiam o parafuso de ajuste. Elas funcionam como um "thrust bearing", permitindo que o diff trabalhe sem desrosquear o parafuso de ajuste, e recebem uma carga grande. Nessa esferas, vc deve aplicar graxa de molibdênio em quantidades generosas. Se aplicar óleo de rolamentos, vai ter que reaplicar toda vez que for andar, pois o óleo vai escorrer...

As esferas maiores vão dentro da coroa, "ensanduichadas" por 2 arruelas grandes de metal. Essas esferas é que fazem a função de diff. Quando o eixo inteiro está girando junto (as duas rodas na mesma velocidade), elas ficam paradas, mas quando uma roda gira mais rápido que a outra, as esferas giram sobre as arruelas. Nessas esferas vc deve aplicar graxa de contato. É um tipo de graxa branca de silicone, mas como costumo usar as graxas próprias pra modelismo,não sei dizer exatamente qual seria o substituto "de prateleira" pra ela.

Os diffs de esfera não foram feitos pra patinar. Eles podem ser ajustados pra patinar um pouco sim, mas isso desgasta as esferas e as arruelas. Se patinarem demais, o diff vai estragar rápido. Em caso de carros off-road elétricos, por exemplo, em que se precisa que a transmissão "patine", existe um outro componente, chamado de "slipper clutch", que faz essa função, para que não seja necessário fazer o diff patinar.

A vantagem do diff de esferas sobre o de engrenagens não é poder patinar, e sim ser fácil e rápido de regular. Em carros 4x2, nos quais a regulagem do diff é um dos fatores mais importantes, essa facilidade é muito bem-vinda. E não se regula o diff de esferas pela viscosidade da graxa, e sim pelo aperto do parafuso.




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Re: Diferencial de Esferas sempre desregula?

Mensagempor gmerlo » 31 Mai 2006, 21:48

Christian e Seithan MUITO OBRIGADO PELAS INFORMAÇÕES!!!!!! Aonde vcs costumam andar??? Conhecem e frequentam a pista de Indaiatuba??
Abraços...
Gustavo


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