Desgaste incomum das engrenagens do diferencial - HPI EVO 3
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Desgaste incomum das engrenagens do diferencial - HPI EVO 3
Eu possuo um HPI EVO 3:
- chassis modelo RS4
- Cambio
- Motor Novarossi CX12
Adquiri este automodelo de segunda mão. E substitui o motor original (T-15) pelo Novarossi.
Desde então estou tendo muita dor de cabeça com o diferencial traseiro. A coroa e pinhao (não as planetárias) desgastam muito rápido. As vezes não dura nem um final de semana (como neste, por exemplo ).
Percebi q o dogbone traseiro nao é o original. Ele é mais curto e está calçado com um pedaço de mangueira de combustível e por isso não está bem encaixado no diferencial traseiro (onde possui um "entalhe").
Será q isto poderia estar causando o problema?
Agradeço a atenção.
- chassis modelo RS4
- Cambio
- Motor Novarossi CX12
Adquiri este automodelo de segunda mão. E substitui o motor original (T-15) pelo Novarossi.
Desde então estou tendo muita dor de cabeça com o diferencial traseiro. A coroa e pinhao (não as planetárias) desgastam muito rápido. As vezes não dura nem um final de semana (como neste, por exemplo ).
Percebi q o dogbone traseiro nao é o original. Ele é mais curto e está calçado com um pedaço de mangueira de combustível e por isso não está bem encaixado no diferencial traseiro (onde possui um "entalhe").
Será q isto poderia estar causando o problema?
Agradeço a atenção.
- Anexos
-
- Detalhe da situação atual.
- diferencial_hpi.jpg (10.88 KiB) Exibido 1346 vezes
Re: Desgaste incomum das engrenagens do diferencial - HPI EV
Opa
Não acredito que isso esteja causando o desgaste incorreto do conjunto coroa e pinhão.
Pelos desenhos que vc passou aí, isso ocasiona somente a tração do eixo traseiro um pentelhésimo de seg antes do eixo dianteiro (pelo lance do "entalhe"). Esse método da mangueira é bastante utilizado..
O desgaste de coroa e pinhão ocasionam se os pinhoes não estiver alinhado corretamente com as coroas.. entre outras coisas..
Você trocou o conjunto inteiro por engrenagens novas (coroas e pinhoes) e comeu do mesmo jeito?
Não acredito que isso esteja causando o desgaste incorreto do conjunto coroa e pinhão.
Pelos desenhos que vc passou aí, isso ocasiona somente a tração do eixo traseiro um pentelhésimo de seg antes do eixo dianteiro (pelo lance do "entalhe"). Esse método da mangueira é bastante utilizado..
O desgaste de coroa e pinhão ocasionam se os pinhoes não estiver alinhado corretamente com as coroas.. entre outras coisas..
Você trocou o conjunto inteiro por engrenagens novas (coroas e pinhoes) e comeu do mesmo jeito?
Re: Desgaste incomum das engrenagens do diferencial - HPI EVO 3
Obrigado pela atenção, Cassio!
Troquei o conjunto de engrenagens... Umas tres vezes... E o problema continua...
Eu pensei que fosse devido a uma folga entre o pinhao e a coroa. Cheguei a colocar uma arruela para tentar q o pinhao se aproximasse da coroa. Mas nao funcionou.
Eu também percebi que existe uma pequena folga no eixo do pinhao... Se isto for a causa do problema eu não sei como resolver...
Abraços []
Troquei o conjunto de engrenagens... Umas tres vezes... E o problema continua...
Eu pensei que fosse devido a uma folga entre o pinhao e a coroa. Cheguei a colocar uma arruela para tentar q o pinhao se aproximasse da coroa. Mas nao funcionou.
Eu também percebi que existe uma pequena folga no eixo do pinhao... Se isto for a causa do problema eu não sei como resolver...
Abraços []
VICE-CAMPEÃO BRASILEIRO 2007 - PRÓ BORRACHA
VICE-CAMPEÃO GOIANO 2008 - PRO12
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- schlickmann
- Mensagens: 697
- Registrado em: 10 Jul 2005, 23:00
- Localização: Florianópolis - SC
Re: Desgaste incomum das engrenagens do diferencial - HPI EV
Ola takeda ja tive um carrinho desses.
Quanto ao problema do entalhe nao se preocupe que ele nao vai prejudicar em nada.
Quanto ao problema do desgaste da engrenagem, voce precisa regula-las com arroelas de 0,1 ou 0,2 mm de forma que a engrenagem fique mais perto do pinhão, se tiver folga no eixo do pinhao com certeza a folga é do rolamento, tem que troca-lo caso nao seja só resta a opção de caixa do diff rachada.
o RS4 vem com a engrenagem de uma liga mais leve no caso do t-15, o RS4 que vem com motor 18SS ja vem com engrenagens de aço. voce pode botar essa de aço e nao vai se encomodar mais. tem pra vender na tower hobbies. (é a mesma da MT2 18SS) alias a tower hobbies é o paraíso dos hpi pois tem tudo.
A e na engrenagem voce deve encher de graxa (encher mesmo pq com o uso a graxa tende a sair)
abraço
Quanto ao problema do entalhe nao se preocupe que ele nao vai prejudicar em nada.
Quanto ao problema do desgaste da engrenagem, voce precisa regula-las com arroelas de 0,1 ou 0,2 mm de forma que a engrenagem fique mais perto do pinhão, se tiver folga no eixo do pinhao com certeza a folga é do rolamento, tem que troca-lo caso nao seja só resta a opção de caixa do diff rachada.
o RS4 vem com a engrenagem de uma liga mais leve no caso do t-15, o RS4 que vem com motor 18SS ja vem com engrenagens de aço. voce pode botar essa de aço e nao vai se encomodar mais. tem pra vender na tower hobbies. (é a mesma da MT2 18SS) alias a tower hobbies é o paraíso dos hpi pois tem tudo.
A e na engrenagem voce deve encher de graxa (encher mesmo pq com o uso a graxa tende a sair)
abraço
HPI R40 Nova 353 09' 3PK Tornado 200mm Diversos |
- Christian
- Mensagens: 1017
- Registrado em: 04 Jul 2005, 23:00
- Localização: São José dos Campos - SP
Re: Desgaste incomum das engrenagens do diferencial - HPI EVO 3
Como os colegas já disseram, o problema não é o dogbone. Talvez os espaçadores nas engrenagens ajudem a diminuir o problema, mas com um motor forte como o Novarossi, o mais recomendável é trocar as engrenagens pelas de aço.
aí RC8.2 / RC8.2e / RC8T CE LRP / Tekin / Team Orion Futaba 3PK + Spektrum Byron Gen2 / Reedy JConcepts AKA CMU - São José dos Campos |
Re: Desgaste incomum das engrenagens do diferencial - HPI EVO 3
Muito obrigado pelas recomendações !!!
Vou correr atrás da engrenagem de aço! Inclusive um amigo meu tem um kit 18SS mas está sem grana para comprar o rádio. Vou ver se faço um vale com ele
Depois peço da Tower Hobbies.
Abraços []
Vou correr atrás da engrenagem de aço! Inclusive um amigo meu tem um kit 18SS mas está sem grana para comprar o rádio. Vou ver se faço um vale com ele
Depois peço da Tower Hobbies.
Abraços []
Re: Desgaste incomum das engrenagens do diferencial - HPI EVO 3
Não tive sorte com o empréstimo da engrenagem pois o meu amigo comprou um RS4 18SS e não um MT2 18SS.
Desmontei novamente o diferencial e coloquei duas arruleas de 0.8mm no eixo do pinhão. A folga estava realmente bem grande.
Primeiramente tentei com tres mas ficou forçando muito.
Vou rodar com estas engrenagens mesmo depois coloco as outras.
Mesmo assim valeu!!!
[]'s
Desmontei novamente o diferencial e coloquei duas arruleas de 0.8mm no eixo do pinhão. A folga estava realmente bem grande.
Primeiramente tentei com tres mas ficou forçando muito.
Vou rodar com estas engrenagens mesmo depois coloco as outras.
Mesmo assim valeu!!!
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Re: Desgaste incomum das engrenagens do diferencial - HPI EV
As engrenagens do MT 2 18SS, são iguais ao do RS 4, de uma verificada
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