Losi Micro Sct / Rally 1:24

Fórum para Mini-Z, Iwaver, Firelap e outros Minis.

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 664
Registrado em: 31 Dez 2007, 21:00
Localização: Curitiba

Losi Micro Sct / Rally 1:24

Mensagempor tiagocandido » 16 Jan 2012, 12:36

Olá, abro esse tópico para falar especificamente do modelo Micro SCT / Micro Rally 1:24 da Losi.

Vamos trocar idéias sobre o modelo: problemas, qualidades, peças, hop ups, etc

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 664
Registrado em: 31 Dez 2007, 21:00
Localização: Curitiba

Re: Losi Micro Sct / Rally 1:24

Mensagempor tiagocandido » 16 Jan 2012, 12:47

Vou começar já com um depoimento sobre a aquisição. Na sequência postarei os upgrades e qualidades do RC.



Sou automodelista há alguns anos e já tive vários modelos e escalas de autos. Sempre à combustão.
Atualmente meu carro é um buggy Losi 8ight 2.0, carro qual uso para correr campeonato inclusive e não tenho do que reclamar dele! Gosto muito!!

Neste natal decidi comprar meu primeiro RC elétrico, e escolhi um micro para poder ter diversão em casa quando chovesse.
Justamente pela marca LOSI estar em evidência e ter fácil reposição de peças além de qualidade, decidi optar por um modelo da marca.
Analisei que a melhor opção seria um Micro SCT / Rally, por ser bem pequeno e ser 4x4, etc.

Foi tudo ótimo até o RC chegar e eu colocá-lo no pinheirinho até o natal! hauahuah
Desde que o tirei da caixa não tenho tido momentos felizes e explicarei em detalhes para alertar possíveis interessados nele:

1) O Micro Losi acompanha uma bateria de 4,8v mas ele suporta LIPO 2S de 7,4v que faz o RC andar bem mais rápido e podem ser adquiridas na China por um preço bem interessante!
Me antecipei e comprei algumas baterias dessas para poder ter bastante divertimento.
Assim que o liguei pela primeira vez, usei a bateria de 4,8v (mais fraca) para fazer o amaciamento:
- liguei ele no colo rodando vagarosamente por uns 30 segundos com cada roda presa, para amaciar os diferenciais;
- coloquei ele no chão para terminar os 7 minutos da bateria original e completar o amaciamento de todo o conjunto (andando ainda de forma bem light);
Infelizmente pouco antes da bateria se esgotar o carro parou de se mover e o motor continou a funcionar: o PINHÃO havia derretido e se soltado do motor!
Isso era esperado que acontecesse e é comum até, mas não na primeira bateria (e com a original que é mais fraca)!
Eu já havia lido muito sobre o RC em fóruns gringos e simplesmente 100% das pessoas tinham esse problema com ele, por isso eu já havia comprado em paralelo um conjunto de pinhões de bronze.
Passei a ceia de natal desmontando o "carrinho" para poder trocar o pinhão e ai sim ser feliz!

2) Assim que desmontei ele inteiro e substituí o pinhão pelo de bronze fui montá-lo novamente e então eis a surpresa:
- o montante do pequeno motor é de plástico, e na primeira tirada dos parafusos já alaciou (espanou) de forma que eu não conseguia mais prender fortemente o motor e dar o ajuste da distância entre coroa e pinhão!
Como não sou novo na coisa, improvisei com pedaços de um cotonete calços e resolvi o problema. :S

Agora eu tinha certeza que ia me divertir de montão!! :D

3) Assim que liguei o RC e fui andar (agora com a primeira LIPO), em menos de 3 mins o motor parou de funcionar.. parou!
Desmontei tudo de novo (pow, são 17 parafusos!!) e vi que o motor solto funcionava mas quando sentia qualquer carga parava!!

Daí não tem o que fazer exceto comprar outro motor / esc e esperar 30 dias e daí torcer para conseguir andar UMA bateria inteira!!!! PQP

De fato quando vc opta por uma marca de nome e tempo de mercado, o mínimo que se espera é um pouco de diversão!
Ele não custou barato, e somado os hopups investidos já chega a quase R$ 500,00.
Com R$ 50,00 em qualquer loja de brinquedos você adquiri um BRINQUEDO que você põe no chão e ele anda!
Eu tive 3 problemas e não andei 10 mins!! Pense se eu fosse pai e tivesse comprado o "brinquedo" para uma criança, por exemplo? Que vergonha do projeto!

Como tudo isso me aborreceu, fiz uma carta para a HobbyHorizon explicando em detalhes o descrito acima e inclui link para um video no Youtube mostrando os problemas:
http://www.youtube.com/watch?v=wcK3Ei36IMc
Então questionei a eles se eu realmente deveria comprar um novo motor (ou Esc, vai saber?!) e "tentar a sorte"!?
Também mostrei o fórum abaixo especializado no modelo, e citei o fato de 2/3 dos tópicos serem sobre problemas:
http://www.microtforum.com/forum/viewfo ... 9a7777019a

Era muito óbvio que o modelo foi baseado no Micro-T 1:32 2Wd, e quiseram o transformar num 4x4 e não tomaram os devidos cuidados no projeto.
Usaram o mesmo motor do Micro-T inclusive, que ficou sub-dimensionado (para um carro mais pesado que é o 1:24 4WD). Com a bateria original, fraquissima, o modelo ferve!! ferve tanto que derrete os componentes e todo mundo que compra tem que fazer reparos HOMEMADE para conseguir andar com ele.
Como confiei no projeto original e não sai cortando chassi e instalando dissipador, tive vários problemas seguidos antes mesmo de andar uma bateria!

Sugeri na carta que (acionando a garantia) me enviassem um motor brushless no lugar do original, já que ele trabalha mais frio e seria a certeza de que eu poderia me divertir e também ficar satisfeito com a marca.
Infelizmente eles me responderam após 8 dias dizendo que não podem me enviar outro motor, e que mesmo para a substituição do original é necessário que eu remeta o RC para os EUA.
Eu particularmente acredito que o preço de custo de um motor desses vale muito mais a pena para eles do que um cliente insatisfeito e um modelo mal avalidado num fórum de grande exposição
Mas eles não pensam assim e é claro que eu não vou mandar o RC para os EUA, gastar com o envio e ainda ficar sem ele por 80 dias.

Não vou jogar o modelo no lixo e por isso estou comprando os hop-ups necessários para andar. :(
Logo postarei em detalhes quais são os acessórios obrigatórios para quem pensa e adquirir este produto.

Um abraço!
Tiago Cândido.

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 664
Registrado em: 31 Dez 2007, 21:00
Localização: Curitiba

Re: Losi Micro Sct / Rally 1:24

Mensagempor tiagocandido » 16 Jan 2012, 13:06

Existe um fórum muito bom (em inglês) específico sobre o modelo:
http://www.microtforum.com/forum/
São mais de 300 tópicos sobre assuntos variados, bem interessante.



Com a ajuda do fórum, defini a minha compra assim:

// Losi Micro Rally 1:24
LOSB0241 Losi 1/24 Micro 4WD Rally Car RTR $109.99

// Para transformar o Rally em ShortCourse basta trocar torres, pneus e bolha:
LOSB1745 Losi Bumper Set $4.59
LOSB1583 Losi Pre-Mounted Micro SCT Tires (Chrome) (4) $9.99
LOSB1784 Losi Micro SCT Body (White/Red/Black) $12.25

// Peças extras que são comuns de perder (clips e porcas das rodas):
LOSB1525 Losi Body Clip Set Small (10) (Micro-T) $1.39
LOSB1523 Losi Wheel Nuts: Micro-Raminator $1.89

// Peças que comumente estragam lincagem de direção, servo e conjunto compl. de diferencial):
LOSB1760 Losi Ring & Pinion Gear Set $9.25
LOSB1744 Losi Steering/Servo Saver Hardware Set $5.49
LOSB0817 Losi Servo w/ Servo Saver (Micro-T) $12.75

// Indispensável (pinhões em bronze e montante do motor de metal):
http://blackstarhobbies.com/index.php?m ... cts_id=389 $8.50
http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?Vi ... OU:US:1123 $8.50

// Baterias LIPO 2s:
http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... oduct=9028 $3.00 (x4)

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1169
Registrado em: 14 Dez 2009, 21:00
Localização: Paranagua - PR

Mensagempor LAGOS » 16 Jan 2012, 19:33

editado devido à repetição de postagem
Editado pela última vez por LAGOS em 17 Jan 2012, 08:59, em um total de 1 vez.

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1169
Registrado em: 14 Dez 2009, 21:00
Localização: Paranagua - PR

Re: Losi Micro Sct / Rally 1:24

Mensagempor LAGOS » 16 Jan 2012, 19:35

nossa amigo ... fiquei triste com o seu relato ....realmente fiquei chateado .... pois fui um dos incentivadores né .....

bem

tenho algumas dicas a dizer e relatos tbm

quando recebi o carro , notei que após o uso ele aquecia bastante ..... isso com baterias originais ...... se andar em tapete aquece mais ainda pois força mais devido ao grip do piso ..... após verificar este detalhe , fizemos uma pista na garagem .... pista grande cheia de saltos e curvas , retão generoso , uma pista completa mesmo .... e descemos o pau !!!!

comprei o carro em conjunto com meu amigo e corremos bastante , uso ele para treinar os reflexos e apurar o dedo ...... e assim foi ..... chegaram as lipos da hk ..... ai a coisa ficou nervosa ...... com as lipos , a velocidade e força subiram de nível e o bichinho esquentou bem mais ..... foi quando usamos 3 lipos seguidas que derreti o meu pinhão ..... quando desmontei para reparar , peguei um furador de bolha e fiz um verdadeiro queijo no chassis e parte superior do chassis ..... e não satisfeito , fiz uma abertura lateral e instalei um dissipador de aluminio fixado direto no motor , saindo para fora da tanpa do chassis ...... furei a bolha para abrir um fluxo de ar e resolvi o problema ..... após cada bateria , pego o carro e assopro o dissipador , o que resfria o motor na hora e nunca mais estraguei o pinhão ....... como compramos umas 12 baterias de lipo para cada um , posso dizer que jah andamos umas 70 baterias nele cada , e digo que forçamos ao extremo ..... mudamos o óleo dos amortecedores para 350 e o carro firmou legal , e começou a absorver melhor os impactos dos saltos ..... andamos em piso de lajota vermelha e a carro anda muito bem neste tipo de solo .... a embreagem eu deixei regulada meio macia e o carro fica bem solto e rápido ...... ainda não tive problemas com o montante , mas quando troquei o pinhão fiquei esperto nele ....... achei o carro super legal e resistente na parte de suspensão e diffs , mas depois desses relatos , confesso que fiquei bem chateado ..... se quiser posto imagens assim que possível das modificações ...... cheguei a instalar até um minicooler , mas depois ví que não fez muita diferença .... assoprando depois da bateria terminar jah resolve.......

com tudo isso , identifiquei que o maior problema com ele é o super aquecimento do motor , e a não capacidade de se livrar dessa temperatura , devido ao carro ser bem fechado e não dando chance de eliminar a temperatura .... até agora mais nada aconteceu e os pneus jah estão até ficandop bem gastos de tanto andar .....

ai Thiagão ... se não quiser esperar , tenho todas as partes reservas para o modelo , partes da suspensão , amortecedores , reparos , servos , pneus , enfim .... tudo mesmo .... motores reserva eu tenho 2 unidades , e se quizer , mando pra vc e quando o seu chegar vc me devolve ok ..... veja ai ... qualquer coisa me avisa que mando ok ...... se tiver mais alguma coisa que possa ajudar é só falar chapa !!!!! vou postar umas fotos assim que estiver com a máquina de fotos em casa ok ....

abração

Guga


MS FORA DE ESTRADA - PGUÁ

 JQ - THE Car - GT-RR      .21      2.4      200 % NITRO      ALPHA RC      ALPHA RC      AEROPARQUE/AMEC/CAAR/STAR

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 664
Registrado em: 31 Dez 2007, 21:00
Localização: Curitiba

Re: Losi Micro Sct / Rally 1:24

Mensagempor tiagocandido » 17 Jan 2012, 07:49

pow Guga, vc é o cara! corredor de primeira e tb modelista de mão cheia: se antecipou a todos os problemas possíveis do modelo!!

não ligue pelo fato de ter feito propaganda do auto para mim, a escolha foi minha e o projeto do carro é da LOSI! ;)
realmente acredito que a LOSI poderia ter dado mais atenção no projeto quanto ao aquecimento, e antes de soltar o produto no mercado poderia ter feito algumas poucas horas de teste e analisado se o auto resistia bem.

mas assino embaixo que o carro tem muitos aspectos bons: o equilibrio e a estabilidade bem como a resistência do conjunto de suspensão e transmissão!


sobre o meu caso em específico eu já encomendei outro motor e dentro de duas semanas estará aqui! MUITO obrigado pelo suporte!! Quando precisar de qualquer coisa que esteja em falta no seu repositório aí (servo, diferencial, pinhão, etc) basta me avisar que eu posto para Paranaguá!

a única coisa que faço questão é de ver umas fotos da tua caranga aqui no forum com a furação e dissipador, mas poste só quando puder.

um abraço velho, e obrigado pela tua contribuição!
Tiago Cândido.

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1169
Registrado em: 14 Dez 2009, 21:00
Localização: Paranagua - PR

Re: Losi Micro Sct / Rally 1:24

Mensagempor LAGOS » 18 Jan 2012, 08:29

algumas imagens ..... notem que não me apego muito a estética .... o negócio é abusar !!!!
Anexos
dsc00219.jpg
parte trazeira bem furada para facilitar o fluxo com calor do motor para fora e não abafar os eletronicos e o próprio motor
dsc00219.jpg (106.83 KiB) Exibido 3540 vezes
dsc00217.jpg
aqui podemos ver as furações feitas com furador de bolhas , várias em todos os locais possiveis , respeitando os limites estruturais é claro !!!! mas tem furo pra dedel !!!!
dsc00217.jpg (106.15 KiB) Exibido 3540 vezes
dsc00222.jpg
dissipador colado na lateral dom motor , mantendo o respiro livre ....
dsc00222.jpg (105.67 KiB) Exibido 3540 vezes

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1169
Registrado em: 14 Dez 2009, 21:00
Localização: Paranagua - PR

Re: Losi Micro Sct / Rally 1:24

Mensagempor LAGOS » 18 Jan 2012, 08:38

mais algumas imagens ..... não gostamos de andar no molhado , mas andamos em chão umido em algumas curvas , para duficultar a condução e a pilotagem ( drift puro ) e nunca tive problemas com a parte elétrica , porém não abusamos na água ....
Anexos
dsc00216.jpg
bastante aberturas na estrutura superior do chassis , porém nenhuma fraqueza foi detectada após o procedimento !!!!
dsc00216.jpg (115.3 KiB) Exibido 3537 vezes
dsc00214.jpg
a lateral foi cortada com estilete , para que o dissipador fosse instalado , esse dissipador é de placa de video e jah vem com uma fita adesiva nele , mas usei cola de pneu pra deixar mais seguro .... e ele chega a quase ferver .... rsrsrsrsr funciona mui
dsc00214.jpg (109.35 KiB) Exibido 3537 vezes
dsc00200.jpg
bolha com furação no parabrisa , e tbm na lateral e traseira .... mas o negócio é dar umas assopradas no dissipador após cada bateria , que a temperatura cai em segundos ....
dsc00200.jpg (102.37 KiB) Exibido 3537 vezes

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 664
Registrado em: 31 Dez 2007, 21:00
Localização: Curitiba

Re: Losi Micro Sct / Rally 1:24

Mensagempor tiagocandido » 18 Jan 2012, 08:46

pow guga, muito bom o trabalho.. a implantação do dissipador ficou profissional. vc fixou ele no montante do motor ou direto no motor? usou cola térmica (de eletrônica)?

vou fazer um queijo suiço do meu tb.. inclusive na bolha.

OBS> pow guga, rosa até no Micro!? :D

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1169
Registrado em: 14 Dez 2009, 21:00
Localização: Paranagua - PR

Re: Losi Micro Sct / Rally 1:24

Mensagempor LAGOS » 18 Jan 2012, 09:04

colado direto no motor .... peguei a dremmel e cortei um pedacinho para a parte de baixo , deixei a abertura livre e acima dela coloquei o restante .... usei cola bond , e de pneu tbm .... só para fixar melhor ..... é possivel usar uma pastinha termica ou cola termica ( essa eu não conheço ) e usar a cola CA pelas bordas com cuidado para não derramar e causar danos ..... acho que o mais difícil é encontra um dissipador pequeno e trabalhar ele para encaixar legalzinho no motor ...... o meu amigo não fez os furos no chassis , apenas o dissipador foi instalado e bolha furada ...... dai o bom e velho lobo mau entra em ação e dá umas boas assopradas no bichinho que o motor esfria que é uma beleza !!!! aqui não damos moleza .... e o racha é violento !!!! ainda não sei como os carrinhos estão inteiros ..... k k k k k gostou da bolha né ....... k k k k

valeu Thiagão !!!! logo estaremos por ai !!!! se prepara negão que tamo na furia !!!


MS FORA DE ESTRADA - PGUÁ

 JQ - THE Car - GT-RR      .21      2.4      200 % NITRO      ALPHA RC      ALPHA RC      AEROPARQUE/AMEC/CAAR/STAR

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 664
Registrado em: 31 Dez 2007, 21:00
Localização: Curitiba

Re: Losi Micro Sct / Rally 1:24

Mensagempor tiagocandido » 18 Jan 2012, 09:14

antes de vc subir pra cá, eu já vou ter descido uma 3x pra aí !!
vi teu convite lá outro tópico, agora aguente..

dia 28/01 pode reservar a tarde pra anfitriar e tirar uns bons pegas!

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1169
Registrado em: 14 Dez 2009, 21:00
Localização: Paranagua - PR

Re: Losi Micro Sct / Rally 1:24

Mensagempor LAGOS » 18 Jan 2012, 09:36

opa que nassa garoto !!!! se for o caso , fala com o povo ai pra fazer uma caravana rsrsrsrsrs a gente agiliza tudo aqui para receber quem vier ..... só não pensa que vamos aliviar o dedo eim !!!!! estamos bem felizes por aqui .... muitas coisas ainda precisam ser feitas para sediar uma etapa do paranaense , mas jah temos o mínimo para uma tarde de emoções !!!! e até nossa janela no calendário , teremos tudo certo e bem feitinho !!!! abração garoto !!!!


MS FORA DE ESTRADA - PGUÁ

 JQ - THE Car - GT-RR      .21      2.4      200 % NITRO      ALPHA RC      ALPHA RC      AEROPARQUE/AMEC/CAAR/STAR

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 7033
Registrado em: 24 Jan 2010, 21:00
Localização: São Paulo - SP

Re: Losi Micro Sct / Rally 1:24

Mensagempor mach » 18 Jan 2012, 10:49

Tenho um LOSI Mini DT 1/18 tb achei o motor muito sub-dimensionado para o tamanho do carro..

O carro é qse do tamanho de uma revinho, mas com um motor um pouco maior que aqueles latinha mabuchi, parecido com os do mini-z sabe?! tamanho 130S +-


Aprenda a Pesquisar no RCMasters! <- Clique!

 sucata      de fios e imãs      am      rayovac amarelinhas      raladas      carecas slick      onde der

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1169
Registrado em: 14 Dez 2009, 21:00
Localização: Paranagua - PR

Re: Losi Micro Sct / Rally 1:24

Mensagempor LAGOS » 18 Jan 2012, 11:12

é .... tem coisas que a gente não consegue entender né ..... estou satisfeito com o carro , porém se fosse responsabilidade minha , eu colocava um motor mais robusto nele ...... rsrsrsrs mas gostei e me divirto muito em casa nos dias de chuva !!!


MS FORA DE ESTRADA - PGUÁ

 JQ - THE Car - GT-RR      .21      2.4      200 % NITRO      ALPHA RC      ALPHA RC      AEROPARQUE/AMEC/CAAR/STAR

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 581
Registrado em: 06 Jul 2008, 23:00
Localização: São Paulo

Re: Losi Micro Sct / Rally 1:24

Mensagempor mzn3108 » 23 Jan 2012, 21:30

tiagocandido,
Desculpa a pergunta, mas não entendi o seu método de amaciamento que descreveu no início.

Sobre motores brushed, o que sempre ouço falar em relação ao amaciamento é de ligar o motor direto na bateria tipo 2 pilhas AA e deixar o motor girando sem carga mergulhado num recipiente com água e detergente por um tempo, com isso o amaciamento das escovas é feito. Mesmo assim não é obrigatório para quem não vai competir, muita gente tira da caixa e já coloca pra rodar.
Escalas menores tem peças mais sensíveis, o motor girando com roda presa pode forçar demais o diferencial e até moer internamente, sem contar o próprio motor e o pinhão destruído.
Só comentei isso porque conheço quem tem esse carro e só teve problemas causados por exageros no uso de lipo. Muitos deles são experientes com carros de escalas menores do que este carro e já colocaram pra andar logo que tirado da caixa.
Quando trocar o motor, coloque pra rodar assim que instalar.
Sobre aquecimento, alguns motores de escalas menores costumam esquentar mesmo, só não sei o quanto seria normal para seu carro.

A Atomic tem motores para Micro-T 1:32 e Micro SCT/Rally 1:24, aparentemente são iguais mais o fabricante tem códigos diferentes e pede para não utilizar o motor do Micro-T no Micro SCT/Rally, imagino que seja por causa do torque.
http://blackstarhobbies.com/index.php?m ... cts_id=189
http://blackstarhobbies.com/index.php?m ... ucts_id=70

Sobre o motor brushless que você pediu para o fabricante, teria que mudar também o esc, que neste caso é integrado ao receptor. Ou seja, toda a parte elétrica deve ser mudada com a troca por um motor brushless.

Há um tempo atrás fiquei atentado a comprar um, estou acompanhando seu tópico.


# Mizuno #

Galpas Racing Indoor
www.galpas.com.br

 Revo/DBX/MLST/Mini-Z/TRF/Slash      TRX3.3/GXR18/EzRun 18T/PN70T      Ko Propo EX-10 Helios/HK GT-2      Byron/Lipo/R1Wurks(AAA)      Ralada      Original, Slick, Radial, etc      Don Racing/Galpas

Próximo

Voltar para Micros e Minis

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes