Dúvidas [Iniciante]

Qualquer outro assunto sobre manutenção.

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman

 
Mensagens: 19
Registrado em: 19 Set 2011, 23:00
Localização: Belo Horizonte

Dúvidas [Iniciante]

Mensagempor DOMBR » 20 Set 2011, 18:58

Boa tarde galera!

Como descrito no assunto sou iniciante, e imagino que como todo iniciante em algo, cheio de dúvidas, hahaha...

Comprei um Kyosho DST Tipo 2, foi amaciado sábado pelo Patrick da ClassiHobby, ficou excelente, gostei muito do serviço dele.

Minha primeira volta com o carro, foi na garagem, tem uma reta e rampa boa, deu pra sentir um pouco o carrinho e até da uma batizada, no reflexo bati ele no muro. Hahaha... Entortou um pouquinho o eixo (ferrinho no meio da suspensão) e a mola deu uma torcida. Até tirei, tentei voltar, mas fiquei meio receoso. Como não afetou no desempenho, deixei como está. Acham que devo trocar?

Depois disso, fui fazer o teste mais esperado, a terra, kkk...

O desempenho surpreendeu, ele capotou, desvirou saiu andando sem nada. Só depois de uns 2 tanques, que comecei achar ele estranho. Parecia não esta rendendo tudo e estou achando ele meio gordo na lenta.
Mas foi tranquilo, porém surgiram alguns probleminhas e dúvidas;

A suspensão, devo trocar? Tento desemaçar? Ou como foi pouco e não afetou deixo por isso mesmo?

Ele esta saindo fumaça quando acelera, so nao sai parado na lenta. É assim mesmo que deve ficar?

Como o tempo estava frio, ele não ligava, ai joguei um pouco de combustível no cabeçote como descrito no manual e ele pegava na hora, tem problema ficar fazendo isso?

Para ligar também, estou tendo que deixar ele bem acelerado no rádio e depois a medida que vai esquentando, vou diminuindo a aceleração, mas se deixo no recomendado ele fica gordo e querendo morrer. Como devo proceder?

Posso usar a aceleração no rádio mais alta? Ele vai correr mais? Ficar mais forte? Aumenta o risco de quebra do motor?

O botão de on/off da parte elétrica "emperrou" e nao mexi a chavinha. Nem mesmo depois de limpar, pinguei WD-40 mas não adiantou. Vou tentar desmonta-lo para ver, deve ser poeira né? Alguém tem uma outra ideia do que possa ser e/ou como proceder?

Tem como ligar sem o tanque ta cheio e como fazer?

Depois de usar limpei com pano úmido e depois passei w40 nas juntas e etc... Ta bom assim? Ou tem outra maneira? Gosto/queria deixa-lo como novo, haha...

E por último, o Chassis em baixo, ficou TODO arranhado já na primeira utilização, como ele é muito baixo, sei que isso era esperado, mas sou um pouco chato e perfeccionista, hahaha... Por isso já estou pensando em pinta-lo daqui uns tempos, ou de preferencia deixa-lo na cor de alumínio, que se arranha, quase não da pra ver. E pintar também o dissipador do cabeçote de preto fosco, vi um assim, achei lindo. O que acham?

Quero tentar levanta-lo já que ele tem vários tipos de ajustes, mas ao mesmo tempo, mesmo depois de pesquisar, não sei qual a melhor maneira, acham que posso testar sem medo? Ou tem algum cuidado que devo tomar.

Espero poder contar com a ajuda de vocês, e agradeço desde já.

Segue abaixo umas fotos;
https://picasaweb.google.com/1122888330 ... irectlink#

Abraço a todos!

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1220
Registrado em: 25 Jan 2009, 21:00
Localização: são paulo/ ZL

Re: Dúvidas [Iniciante]

Mensagempor heavy » 20 Set 2011, 23:30

Nossa, que texto enorme!
Vamos lá, primeiramente te aconselho a pesquisar bastante no fórum, muitas das suas dúvidas com certeza serão respondidas ao longo dessa pesquisa, assim não fica bagunçando o forum com perguntas que já foram respondidas.

Vou tentar responder pelo menos algumas das suas perguntas.
Que ferrinho no meio da suspensão é esse?
Acredito eu que seja a haste do amortecedor tendo ocorrido que a mola também foi danificada, se for isso mesmo então vai ter que trocar ou então desempenar para não danificar ainda mais o amortecedor.

Na lenta não sai fumaça, mas tem que ter fumaça a reta toda.

Esse negocio de jogar combustível pelo cabeçote é uma péssima ideia, pode entrar sujeira e danificar o kit camisa/pistão.
Se o carro não pega então tampe com o dedo a saída do escapamento e puxe o recoil até você visualizar que o combustível chegou no carburador, é mais fácil e seguro.

Para ligar o carro você tem que deixar ele acelerado mesmo , mas depois que ligar volta na aceleração normal e fica dando umas aceleradas até o carro dar uma esquentada.

Deixar a aceleração no rádio mais alta não adianta em absolutamente nada, é o mesmo que ficar apertando o gatilho.

Passa bastante WD-40 no botão on-off que ele volta ao normal.

Como assim ligar sem o tanque estar cheio???
realmente não entendi!

Não passa muito WD nele, na próxima vez que for andar a sujeira vai grudar onde tem óleo e vai ficar uma meleca só. Quando o carro estiver muito sujo tem que tirar o motor e a parte elétrica para bater uma água nele, mas isso só quando você tiver uma certa experiencia em relação a montagem do carro, vai no posto e joga ar comprimido que ele fica limpinho.

O chassi não tem jeito, impossível não arranhar, não retire a cor azul do alumínio, é alumínio anodizado e essa coloração alem de estética também ajuda a proteger, se tirar a proteção o combustível corrói o alumínio.

Outra coisa que também não se pode fazer de modo algum é pintar o cabeçote de preto, vai impedir a troca de calor com o ambiente e vai fritar seu motor, se você viu cabeçote preto é porque a anodização do alumínio foi feita nessa coloração.

Os ajustes você vai aprender com o tempo e testando qual a melhor configuração.




Dá uma boa lida no manual, pesquisa bastante, o RCMASTERS tem muita coisa para te ajudar.


Uma dica:Primeiro pesquisa bastante sobre suas dúvidas, caso não encontre respostas ai sim crie um tópico, assim não fica bagunçando o fórum com varias perguntas já respondidas anteriormente.

espero ter ajudado.


Imagem

 Revo/Inferno NEO/DBX VE/SSK      trx 3.3/KE21R/Vortex 10/PRO15      Spektrum DX2.0      BYRON RACE 20%/Lipo 2S-3S      Truggy/Buggy      PHALTLINE/GT SLICK      Vila Nova Manchester

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 266
Registrado em: 06 Dez 2008, 21:00
Localização: bh/ouro branco

Re: Dúvidas [Iniciante]

Mensagempor duiliodutra » 21 Set 2011, 00:05

Cara, parabens pela aquisição, é um "brinquedo" muito divertido.
Suas dúvidas vão ser sanadas com o tempo, vc tem q ler bastante e conversar com ouros modelistas. Não sei se vc sabe mas tem o site do rcminas onde o pessoal marca encontros, sugiro q vc se cadastre e passe a ir aos encontros. A galera é gente boa.
Vi pelas fotos q vc ta andando no Henricão em Bh, moro do lado. Já andei uma vez ai. Qlq coisa da o toque q eu posso te ajudar no q for possível. Se for andar no fds é só falar.


viciado em nitro

 Xray xb8 19      Novarossi      MT-4      AKA/JConcepts      ouro branco/BHz/Cwb

 
Mensagens: 19
Registrado em: 19 Set 2011, 23:00
Localização: Belo Horizonte

Re: Dúvidas [Iniciante]

Mensagempor DOMBR » 21 Set 2011, 00:32

heavy escreveu:Nossa, que texto enorme!
Vamos lá, primeiramente te aconselho a pesquisar bastante no fórum, muitas das suas dúvidas com certeza serão respondidas ao longo dessa pesquisa, assim não fica bagunçando o forum com perguntas que já foram respondidas.

Hahaha... Desculpe-me pelo texto enorme, eu dei uma pesquisada no site.
Mas mesmo assim, ficaram essas dúvidas que achei melhor perguntar.
Até mesmo pq, infelizmente estou um pouco sem tempo para pesquisar, mas ainda quero aprender muito e vi que aqui pode ser um ótimo luga para isso.


Vou tentar responder pelo menos algumas das suas perguntas.
Que ferrinho no meio da suspensão é esse?
Acredito eu que seja a haste do amortecedor tendo ocorrido que a mola também foi danificada, se for isso mesmo então vai ter que trocar ou então desempenar para não danificar ainda mais o amortecedor.

Isso! Entendi... Vou tentar desempenar.

Na lenta não sai fumaça, mas tem que ter fumaça a reta toda.

Beleza, então tá normal.

Esse negocio de jogar combustível pelo cabeçote é uma péssima ideia, pode entrar sujeira e danificar o kit camisa/pistão.
Se o carro não pega então tampe com o dedo a saída do escapamento e puxe o recoil até você visualizar que o combustível chegou no carburador, é mais fácil e seguro.

Recoil seria a cordinha? Hehehe...
Como consigo visualizar que o combustível chegou no carburador?
Eu até tentei isso uma vez, coloquei o dedo, mas ficou duro pra puxar, não deu... Ai tentei dessa forma.


Para ligar o carro você tem que deixar ele acelerado mesmo , mas depois que ligar volta na aceleração normal e fica dando umas aceleradas até o carro dar uma esquentada.

Entendi!

Deixar a aceleração no rádio mais alta não adianta em absolutamente nada, é o mesmo que ficar apertando o gatilho.

Beleza, bom saber.

Passa bastante WD-40 no botão on-off que ele volta ao normal.

Acabei de mexer com isso agora pouco, fiz isso mas não adiantava, por fim, desmontei o botão, tinha muita areia dentro, dei uma limpada, joguei mais melhorou um pouco, ai mandei um Óleo Singer e ficou quase zero, está um pouco duro ainda.

Como assim ligar sem o tanque estar cheio???
realmente não entendi!

Por exemplo, enchi o tanque e comecei a andar, por algum motivo, parei, ou ele morreu, imagine que o tanque esteja quase no final ou na metade, é possível ligar ele assim? Pois uma hora ele morreu, devia ter meio tanque eu não consegui. Pelo que vi parece que a mangueira que puxa o combustível é bem em cima então suspeitei que não estivesse puxando, é isso mesmo? Entedeu?

Não passa muito WD nele, na próxima vez que for andar a sujeira vai grudar onde tem óleo e vai ficar uma meleca só. Quando o carro estiver muito sujo tem que tirar o motor e a parte elétrica para bater uma água nele, mas isso só quando você tiver uma certa experiencia em relação a montagem do carro, vai no posto e joga ar comprimido que ele fica limpinho.

Realmente deu uma melequinha em alguns lugares, haha...
Qual óleo você sugeri que eu utilize nas juntas, rolamentos e etc?


O chassi não tem jeito, impossível não arranhar, não retire a cor azul do alumínio, é alumínio anodizado e essa coloração alem de estética também ajuda a proteger, se tirar a proteção o combustível corrói o alumínio.

Outra coisa que também não se pode fazer de modo algum é pintar o cabeçote de preto, vai impedir a troca de calor com o ambiente e vai fritar seu motor, se você viu cabeçote preto é porque a anodização do alumínio foi feita nessa coloração.

Entendi, pra ser sincero nem imaginava, ahah...

Os ajustes você vai aprender com o tempo e testando qual a melhor configuração.

Ainda fico um pouco receoso de tentar algum ajuste, principalmente se tratando do motor. Mas vou pesquisar bem antes de me atrever a fazer algo que possa danifica-lo.

Dá uma boa lida no manual, pesquisa bastante, o RCMASTERS tem muita coisa para te ajudar.

Beleza, obrigado pela dica.

Uma dica:Primeiro pesquisa bastante sobre suas dúvidas, caso não encontre respostas ai sim crie um tópico, assim não fica bagunçando o fórum com varias perguntas já respondidas anteriormente.

espero ter ajudado.


Ajudou muito, muito obrigado mesmo. Pode deixar que assim que eu tiver tempo farei uma boa pesquisa. E como você disse são coisas que só estudando e com o tempo mesmo, mas é que como foi a primeira vez, essas duvidas me deixaram meio preocupado. Mas mais uma vez, obrigado pela ajuda.

 
Mensagens: 19
Registrado em: 19 Set 2011, 23:00
Localização: Belo Horizonte

Re: Dúvidas [Iniciante]

Mensagempor DOMBR » 21 Set 2011, 00:35

duiliodutra escreveu:Cara, parabens pela aquisição, é um "brinquedo" muito divertido.
Suas dúvidas vão ser sanadas com o tempo, vc tem q ler bastante e conversar com ouros modelistas. Não sei se vc sabe mas tem o site do rcminas onde o pessoal marca encontros, sugiro q vc se cadastre e passe a ir aos encontros. A galera é gente boa.
Vi pelas fotos q vc ta andando no Henricão em Bh, moro do lado. Já andei uma vez ai. Qlq coisa da o toque q eu posso te ajudar no q for possível. Se for andar no fds é só falar.


Valeu cara, gostei mesmo.
Não sabia, vou da uma olhada nesse site, obrigado!
Não sei como se chama lá, é um campo ali perto do nova gameleira.
Gostei de andar lá, sussa, só ta dando trabalho a limpeza, kkk... E também o fato de ter que parar várias vezes pra tirar linha de papagaio que agarrava.
Beleza, falo sim, obrigado!

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 61
Registrado em: 30 Out 2010, 21:00
Localização: São José - SC

Re: Dúvidas [Iniciante]

Mensagempor eduacds » 21 Set 2011, 01:03

Como consigo visualizar que o combustível chegou no carburador?

No meu DST eu abro bem o carburador acelero no controle até o máximo que vai, tampo a pipa e o carburador, puxo umas 3 vezes a cordinha (recoil deixo para os entendidos, nos que somos iniciantes vamos de cordinha he he he) aí consigo ver que tem combustivel e fecho até mais ou menos a metade o acelerador e aí ele pega....

No meu se o tanque tiver um pouco de comb. já pega, não precisa estar cheio...


Eduardo
Floripa - SC

 Losi 8igth-E      Mamba 2200      Spektrun DX3S      LIPO 4S      Buggy      AKA      Beiramar São José

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 627
Registrado em: 05 Out 2005, 23:00
Localização: Jaraguá do Sul / SC

Re: Dúvidas [Iniciante]

Mensagempor Wolf » 21 Set 2011, 10:19

Bem vindo ao Hobby.
A manutenção do carrinho, o conserto a limpeza , tudo isso faz parte do hobby. Portanto nao tenha medo de desmontar seu carrinho e fazer as manutenções. Mas é importante é ler todo o manual do seu automodelo antes, para se familiarizar com ele. Muitas matérias aqui no forúm irão tirar suas duvidas. Abraços.


Hobão GPX4
Buggy Turnigy - brushless 1/16
Buggy WLToys 144001 buggy 1/12
Crawler MN99S
DJI Mavic Pro
Aquacraft Revolt 30
Atomic AMZ 1/28
Atomic SZ 1/28

 
Mensagens: 19
Registrado em: 19 Set 2011, 23:00
Localização: Belo Horizonte

Re: Dúvidas [Iniciante]

Mensagempor DOMBR » 21 Set 2011, 11:44

eduacds escreveu:Como consigo visualizar que o combustível chegou no carburador?

No meu DST eu abro bem o carburador acelero no controle até o máximo que vai, tampo a pipa e o carburador, puxo umas 3 vezes a cordinha (recoil deixo para os entendidos, nos que somos iniciantes vamos de cordinha he he he) aí consigo ver que tem combustivel e fecho até mais ou menos a metade o acelerador e aí ele pega....

No meu se o tanque tiver um pouco de comb. já pega, não precisa estar cheio...


Como assim abre bem o carburador? Hahah... Você vê o combustível onde fica a ponta da vela?

Então não deve ter pedo de tanque vazio por outro motivo né?

Obrigado!

 
Mensagens: 19
Registrado em: 19 Set 2011, 23:00
Localização: Belo Horizonte

Re: Dúvidas [Iniciante]

Mensagempor DOMBR » 21 Set 2011, 11:46

Wolf escreveu:Bem vindo ao Hobby.
A manutenção do carrinho, o conserto a limpeza , tudo isso faz parte do hobby. Portanto nao tenha medo de desmontar seu carrinho e fazer as manutenções. Mas é importante é ler todo o manual do seu automodelo antes, para se familiarizar com ele. Muitas matérias aqui no forúm irão tirar suas duvidas. Abraços.


Obrigado!

Vou dar uma boa lida no manual mesmo e uma pesquisada no forum.

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 445
Registrado em: 25 Abr 2011, 23:00
Localização: Gurupi/TO

Re: Dúvidas [Iniciante]

Mensagempor Vidalzim » 21 Set 2011, 14:08

Cara vc ve o combustivél chegar no carburador pela mangueira ue , Quando vc por o dedo na ponta do escape e puxar , vai ficar duro mesmo , pq ai vai puxar o combustivel...


Se quiser um jeito mais facil tire a mangueira que encaixa no escape e asopre ate o combustivel sair na outra mangueira , na hora que tu ver que chegou no carburador pode parar e tenta dar partida.

 
Mensagens: 19
Registrado em: 19 Set 2011, 23:00
Localização: Belo Horizonte

Re: Dúvidas [Iniciante]

Mensagempor DOMBR » 21 Set 2011, 16:27

Vidalzim escreveu:Cara vc ve o combustivél chegar no carburador pela mangueira ue , Quando vc por o dedo na ponta do escape e puxar , vai ficar duro mesmo , pq ai vai puxar o combustivel...


Se quiser um jeito mais facil tire a mangueira que encaixa no escape e asopre ate o combustivel sair na outra mangueira , na hora que tu ver que chegou no carburador pode parar e tenta dar partida.


Imaginei, valeu pela dica Vidal!

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 61
Registrado em: 30 Out 2010, 21:00
Localização: São José - SC

Re: Dúvidas [Iniciante]

Mensagempor eduacds » 22 Set 2011, 01:20

Como assim abre bem o carburador? Hahah... Você vê o combustível onde fica a ponta da vela?

Com o motor desligado aumente a trimagem do acelerador (na regulagem do servo pelo controle coloque o máximo aberto) tira o filtro de ar e vc vê dentro do carbura, ficou claro ou compliquei mais ainda? he he he

Então não deve ter pedo de tanque vazio por outro motivo né?

Cara, nem me arrisco a dizer o q pode ser, deixo pro pessoal mais experiente...


Falou!
[ ]s
Eduardo


Eduardo
Floripa - SC

 Losi 8igth-E      Mamba 2200      Spektrun DX3S      LIPO 4S      Buggy      AKA      Beiramar São José

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1220
Registrado em: 25 Jan 2009, 21:00
Localização: são paulo/ ZL

Re: Dúvidas [Iniciante]

Mensagempor heavy » 22 Set 2011, 11:08

eduacds escreveu:Como assim abre bem o carburador? Hahah... Você vê o combustível onde fica a ponta da vela?

Com o motor desligado aumente a trimagem do acelerador (na regulagem do servo pelo controle coloque o máximo aberto) tira o filtro de ar e vc vê dentro do carbura, ficou claro ou compliquei mais ainda? he he he

Então não deve ter pedo de tanque vazio por outro motivo né?

Cara, nem me arrisco a dizer o q pode ser, deixo pro pessoal mais experiente...


Falou!
[ ]s
Eduardo


Não deu para entender nada!!!


Imagem

 Revo/Inferno NEO/DBX VE/SSK      trx 3.3/KE21R/Vortex 10/PRO15      Spektrum DX2.0      BYRON RACE 20%/Lipo 2S-3S      Truggy/Buggy      PHALTLINE/GT SLICK      Vila Nova Manchester

 
Mensagens: 19
Registrado em: 19 Set 2011, 23:00
Localização: Belo Horizonte

Re: Dúvidas [Iniciante]

Mensagempor DOMBR » 23 Set 2011, 11:39

heavy escreveu:
eduacds escreveu:Como assim abre bem o carburador? Hahah... Você vê o combustível onde fica a ponta da vela?

Com o motor desligado aumente a trimagem do acelerador (na regulagem do servo pelo controle coloque o máximo aberto) tira o filtro de ar e vc vê dentro do carbura, ficou claro ou compliquei mais ainda? he he he

Então não deve ter pedo de tanque vazio por outro motivo né?

Cara, nem me arrisco a dizer o q pode ser, deixo pro pessoal mais experiente...


Falou!
[ ]s
Eduardo


Não deu para entender nada!!!


Rs... De fato!

Galera, fiz alguns testes, muito obrigado pelas dicas.

A única duvida que estou no momento é se o motor perdi a regulagem e
que mesmo depois de feita a limpeza e lubrificação de todo o carro, ainda é possível ouvir terra rangindo quando empurra ele. Ontem mesmo depois de desmontar toda parte da susp. e etc e lubrificar ficou do mesmo jeito.
Muito estranho não? Fica assim mesmo depois de andar na terra? Ou tem algo que eu possa fazer?

Vocês são 10, muito obrigado!

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 278
Registrado em: 02 Jan 2010, 21:00
Localização: Arapiraca-AL

Re: Dúvidas [Iniciante]

Mensagempor missunga » 24 Set 2011, 12:28

Não aconselho este método de assoprar a mangueira, pois pode ficar algum resíduo de combustível na mesma, e acabar na boca de quem está assoprando. O metanol é prejudicial á saúde. Portanto, nada de cheirar o combustível, colocar na boca, ou deixar em contato com a pele. A fumaça tambem faz mal! Sempre faço assim: Com o rádio e o receptor desligados, puxo o braço do servo para abrir a boca do carburador, tampo a saida da pipa e aperto o carro na caixa de partida até o combustível chegar no carburador. No seu caso, você vai puxar o recoil umas 3 vezes. Daí, é só ligar o rádio e o receptor, colocar o aquecador de vela, e partir para o abraço.




 MP9 tki3/Mugen MBX7T      OS Speed B2101/RB BXR      MT4      Flashpoint 30%      Kyosho/Mugen      AKA/ proline

Próximo

Voltar para Outros

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes