Novato no automodelismo,dúvidas.

Qualquer outro assunto sobre manutenção.

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman

 
Mensagens: 14
Registrado em: 22 Out 2012, 22:00
Localização: Porto Alegre

Novato no automodelismo,dúvidas.

Mensagempor schmidt84 » 24 Out 2012, 00:55

Olá pessoal!
Fico feliz em ter um site com todo este recurso que possui aqui no Rc masters.
Voo de aeromodelos a 13 anos com + - 800H de voos e há uma semana atrás decidi comprar um automodelo.
Este é a segunda vez que compro,mas na primeira não fiquei com o auto era elétrico e eu troquei por um avião...rsrsrs.

Comprei um HSP nitro XSTR Power 18 de 1/10 escala.Verifiquei que é semelhante ao HSP e tem mais um modelo semelhante.

O processo de amaciamento esta tranquilo,li as mudanças referente a este tipo de motor que tme um giro bem mais elevado.
Agora estou vendo informações gerais e surgem a mesma dúvida quando iniciei no aero:o que realmente preciso comprar que não pode ser substituido por outro produto?
O que preciso comprar mesmo para ajuste do modelo?

Então pergunto:
1.O óleo para colocar no filtro de ar pode ser o wd40 ou tenho que comprar o da loja?
2.Quanto a lubrificação dos diferenciais e caixa de câmbio.Para lubrificar os diferenciais posso usar o wd40?
No caso das engrenagens das marchas,uso silicone spray,óleo wd ou não precisa lubrifica-las?
3.O que realmente preciso fazer de lubrificação no auto quanto as partes móveis dele?
Se algúem poder me instruir ai ficarei grato.

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Novato no automodelismo,dúvidas.

Mensagempor Abib » 24 Out 2012, 07:03

1. Óleo para Filtro.. WD não serve para esta finalidade,,
2. Não.. Use graxa específica para Diff. No engrenamento externo, nunca passe nada.
3. Seguir o descrito no Manual. Se não há nada sobre lubrificação, não é necessário fazer nada.

WD é lubrificante para baixo atrito.. não para engrenagens..




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

 
Mensagens: 14
Registrado em: 22 Out 2012, 22:00
Localização: Porto Alegre

Re: Novato no automodelismo,dúvidas.

Mensagempor schmidt84 » 24 Out 2012, 11:00

abib escreveu:1. Óleo para Filtro.. WD não serve para esta finalidade,,
2. Não.. Use graxa específica para Diff. No engrenamento externo, nunca passe nada.
3. Seguir o descrito no Manual. Se não há nada sobre lubrificação, não é necessário fazer nada.

WD é lubrificante para baixo atrito.. não para engrenagens..


Desculpe a certa ignorância digamos na pergunta,mas o diferencial que falo é os cardãs ou as engrenagens que tem dentro das duas caixas que tem o nome de diferencial?Nelas até não tem aces?o sem desmonta-las.

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1262
Registrado em: 19 Out 2006, 23:00
Localização: goiania-go

Re: Novato no automodelismo,dúvidas.

Mensagempor ferbosso » 24 Out 2012, 11:28

1- Use sempre óleo específico para filtro r/c. Compra uma bisnaguinha que dura um montão. Wd40 nao serve. Você vai ver que existem soluções e opções mirabolantes de substitutos ao óleo de filtro, que saem muito mais baratas, tipo bardhal, stp, etc. Mas realmente acredito que seja melhor usar oleo proprio, comprado em lojas de modelismo. Outro "óleo" utilizado é o After run, que é usado após correr com o carro quando vc vai guarda-lo, pinga umas gotinhas pela garganta do carburador e dá umas giradas no motor. Serve principalmente pra proteger seu motor da corrosão causada pelos restos de nitro que ficam dentro após o uso. Vale a mesma regra de "substitutos baratos" do óleo de filtro.

2- Não se "lubrifica" diferenciais. É usado graxa ou óleo de silicone (nas mais variadas viscosidades, dependendo do uso e do setup) dentro do diff não com intuito de lubrificar, mas sim para promover o funcionamento adequado do diff. (dá uma pesquisada que vai entender melhor) As partes externas não recebem lubrificação.

- Nas "engrenagens das marchas" a que você se refere, acredito que sejam as coroas e os pinhões. Nesse conjunto NÃO se aplica nenhum tipo de substancia lubrificante, não é necessário e ao utilizar algo nesse sentido pode ocasionar o acúmulo de sujeira (grudando poeira e pedrinhas) que irá destruir (moer) suas coroas.

3- Em linhas gerais, um automodelo não precisa ter (praticamente) nenhuma parte móvel lubrificada. É até estranho afirmar isso, mas é verdade. Neste sentido tente sempre manter os rolamentos limpos e estes sim podem ser lubrificados (pesquise sobre como e quando fazer). Mas isto é uma manutenção mais esporádica, não é feita no dia a dia.

Abç!


Acessando cada vez menos...
Isso aqui já foi mais interessante. O pessoal anda muito sensível...

 Shepherd Velox V10      Novarossi 353SR      Sanwa M11 DSSSSSSSSSSSS      byron      Lynx KLB,KGB ou YMCA... sei lá      calça quadrada      Racerfast Goiânia

 
Mensagens: 14
Registrado em: 22 Out 2012, 22:00
Localização: Porto Alegre

Re: Novato no automodelismo,dúvidas.

Mensagempor schmidt84 » 24 Out 2012, 12:19

ferbosso escreveu:1- Use sempre óleo específico para filtro r/c. Compra uma bisnaguinha que dura um montão. Wd40 nao serve. Você vai ver que existem soluções e opções mirabolantes de substitutos ao óleo de filtro, que saem muito mais baratas, tipo bardhal, stp, etc. Mas realmente acredito que seja melhor usar oleo proprio, comprado em lojas de modelismo. Outro "óleo" utilizado é o After run, que é usado após correr com o carro quando vc vai guarda-lo, pinga umas gotinhas pela garganta do carburador e dá umas giradas no motor. Serve principalmente pra proteger seu motor da corrosão causada pelos restos de nitro que ficam dentro após o uso. Vale a mesma regra de "substitutos baratos" do óleo de filtro.

2- Não se "lubrifica" diferenciais. É usado graxa ou óleo de silicone (nas mais variadas viscosidades, dependendo do uso e do setup) dentro do diff não com intuito de lubrificar, mas sim para promover o funcionamento adequado do diff. (dá uma pesquisada que vai entender melhor) As partes externas não recebem lubrificação.

- Nas "engrenagens das marchas" a que você se refere, acredito que sejam as coroas e os pinhões. Nesse conjunto NÃO se aplica nenhum tipo de substancia lubrificante, não é necessário e ao utilizar algo nesse sentido pode ocasionar o acúmulo de sujeira (grudando poeira e pedrinhas) que irá destruir (moer) suas coroas.

3- Em linhas gerais, um automodelo não precisa ter (praticamente) nenhuma parte móvel lubrificada. É até estranho afirmar isso, mas é verdade. Neste sentido tente sempre manter os rolamentos limpos e estes sim podem ser lubrificados (pesquise sobre como e quando fazer). Mas isto é uma manutenção mais esporádica, não é feita no dia a dia.

Abç!

Obrigado de inicío pelo esclarecimento.

Em relação ao óleo de filtro vou comprar hoje um,já nos diferenciais que entendi que é a caixa de engrenagens que recebe o cardã da caixa das marchas tanto na frente quanto atrás possui um caixa destas onde ali se encaixa um cardã de cada lado e vai para a roda.
No meu modelo no manual nada consta e para eu realizar esta lubrificação só desmontando a caixa.Isto é depraxe nos modelos em geral desmontar a caixa para este serviço?

Aproveitando quanto ao câmber,meu auto atrás tem dois parafusos em cada roda,com rosca dos 2 lados,ali é fácil de ajustar a inclinação das rodas,mas na frente o mesmo parafuso já sai do servo da direção e ali eu não ajusto a inclinação delas e sim se as mesmas estão alinhadas,nenhuma virada para dentro ou fora.
O câmber é ajustado apenas atrás ou o meu modelo que não oferece?

 
Mensagens: 14
Registrado em: 22 Out 2012, 22:00
Localização: Porto Alegre

Re: Novato no automodelismo,dúvidas.

Mensagempor schmidt84 » 24 Out 2012, 12:20

Novas dúvidas quem poder ajudar.
Obrigado a todos que me ajudaram até agora.

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1262
Registrado em: 19 Out 2006, 23:00
Localização: goiania-go

Re: Novato no automodelismo,dúvidas.

Mensagempor ferbosso » 24 Out 2012, 12:35

Isso mesmo amigo, a "lubrificação" dos diffs só é feita abrindo os mesmos.
Mas como disse antes, não é uma lubrificação propriamente dita. Pra se ter uma idéia, dependendo do setup que se quer ajustar, pode ser colocado até mesmo bolas de papel (isso mesmo!!!) ou cola quente (eh!!) dentro dos diffs para blocá-los. Ou seja, trocamos os óleos ou graxas dos diff pra mudar a viscosidade e assim alterar a atuação dos diffs. Outra coisa é se o diff vazar, dapi vc precisa completar o nivel de óleo e verificar as juntas de vedação das caixas do diff. Pesquise um pouco sobre diferenciais aqui no forum que vai entender melhor.

Normalmente nos modelos onroad, o camber traseiro é ajustado nesse parafuso que voce citou, e o camber dianteiro é ajustado nos parafusos allen que ficam dentro dos hubs (cubos de roda). Esse parafuso que voce citou, na dianteira tem o papel de regular a convergência das rodas, que por sua vez na traseira é regulada nos parafusos allen dentro do cubo da roda. Ou seja são procedimentos inversos na dianteira/traseira.

Porém fazer estes ajustes "no olho" é dificil e geralmente ineficaz. O indicado é colocar numa mesa de setup.


Acessando cada vez menos...
Isso aqui já foi mais interessante. O pessoal anda muito sensível...

 Shepherd Velox V10      Novarossi 353SR      Sanwa M11 DSSSSSSSSSSSS      byron      Lynx KLB,KGB ou YMCA... sei lá      calça quadrada      Racerfast Goiânia

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1262
Registrado em: 19 Out 2006, 23:00
Localização: goiania-go

Re: Novato no automodelismo,dúvidas.

Mensagempor ferbosso » 24 Out 2012, 12:48

Aqui os parafusos onde se regula o camber na dianteira.

Na traseira esse parafuso regula a convergência. Note que na traseira esses parafusos ficam deitados.
Anexos
mtx4-6.jpg
mtx4-6.jpg (6.34 KiB) Exibido 5234 vezes


Acessando cada vez menos...
Isso aqui já foi mais interessante. O pessoal anda muito sensível...

 Shepherd Velox V10      Novarossi 353SR      Sanwa M11 DSSSSSSSSSSSS      byron      Lynx KLB,KGB ou YMCA... sei lá      calça quadrada      Racerfast Goiânia

 
Mensagens: 14
Registrado em: 22 Out 2012, 22:00
Localização: Porto Alegre

Re: Novato no automodelismo,dúvidas.

Mensagempor schmidt84 » 24 Out 2012, 12:57

ferbosso escreveu:Aqui os parafusos onde se regula o camber na dianteira.

Na traseira esse parafuso regula a convergência. Note que na traseira esses parafusos ficam deitados.


Deixa vêr se entendi então.
O parafuso com rosca dos 2 lados na frente acerta a convergência,já aqueles 2 sextavados na vertical são os que ajustam o câmber é isto?

E atrás estes 2 parafusos sextavados que tem na roda eles estão na horizontal,ai inverte eles acertam a convergência atrás e os 2 que tem rosca dos 2 lados acertam o câmber?

 
Mensagens: 14
Registrado em: 22 Out 2012, 22:00
Localização: Porto Alegre

Re: Novato no automodelismo,dúvidas.

Mensagempor schmidt84 » 24 Out 2012, 13:04

ferbosso escreveu:Isso mesmo amigo, a "lubrificação" dos diffs só é feita abrindo os mesmos.
Mas como disse antes, não é uma lubrificação propriamente dita. Pra se ter uma idéia, dependendo do setup que se quer ajustar, pode ser colocado até mesmo bolas de papel (isso mesmo!!!) ou cola quente (eh!!) dentro dos diffs para blocá-los. Ou seja, trocamos os óleos ou graxas dos diff pra mudar a viscosidade e assim alterar a atuação dos diffs. Outra coisa é se o diff vazar, dapi vc precisa completar o nivel de óleo e verificar as juntas de vedação das caixas do diff. Pesquise um pouco sobre diferenciais aqui no forum que vai entender melhor.

Normalmente nos modelos onroad, o camber traseiro é ajustado nesse parafuso que voce citou, e o camber dianteiro é ajustado nos parafusos allen que ficam dentro dos hubs (cubos de roda). Esse parafuso que voce citou, na dianteira tem o papel de regular a convergência das rodas, que por sua vez na traseira é regulada nos parafusos allen dentro do cubo da roda. Ou seja são procedimentos inversos na dianteira/traseira.

Porém fazer estes ajustes "no olho" é dificil e geralmente ineficaz. O indicado é colocar numa mesa de setup.


Havia citado no anterior sem vêr que você respondeu para mim o que eu afirmei em entender.
Mas para o ajuste ele é feito com o modelo suspenso ou no chão?
Não tenho ainda o ajustador de câmber,nem a mesa de setup,dá para quebrar o galho com um paquimetro para ajustar convergência e um esqueadro para o câmber?

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1262
Registrado em: 19 Out 2006, 23:00
Localização: goiania-go

Re: Novato no automodelismo,dúvidas.

Mensagempor ferbosso » 24 Out 2012, 13:10

Na mesa de setup o carro fica suspenso na mesa.

Pra medir com paquimetro e etc monte o carro com os pneus, coloque no chão ou na mesa rsrsr e faça as medições nos pneus. Mas é bem empírico isso ok!


Acessando cada vez menos...
Isso aqui já foi mais interessante. O pessoal anda muito sensível...

 Shepherd Velox V10      Novarossi 353SR      Sanwa M11 DSSSSSSSSSSSS      byron      Lynx KLB,KGB ou YMCA... sei lá      calça quadrada      Racerfast Goiânia

 
Mensagens: 14
Registrado em: 22 Out 2012, 22:00
Localização: Porto Alegre

Re: Novato no automodelismo,dúvidas.

Mensagempor schmidt84 » 24 Out 2012, 13:12

Pessoal,assim ali no parafuso aonde da para ajustar o câmber tem um allen e menor mais para o fundo tem um torkx,o que ajusto o câmber é o allen correto?

Já para ajustar o convergência a mes de setup tem alguma referência para isto ou tem alguma ferramenta?

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Novato no automodelismo,dúvidas.

Mensagempor Abib » 24 Out 2012, 13:37

Cara, poste fotos.. assim fica mais fácil..

E não espere muito deste carro.. É um genérico, e muitos não possuem ajustes completos e ficam cheio de folgas em poucos minutos de uso..




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 147
Registrado em: 23 Set 2011, 23:00
Localização: Sao Paulo, SP

Re: Novato no automodelismo,dúvidas.

Mensagempor ERC55 » 01 Nov 2012, 12:04

Segue link de blog com algumas dicas para iniciantes e de acerto de carros:


index.php?name=News&file=article&sid=10

 
Mensagens: 3
Registrado em: 13 Set 2015, 13:21

Re: Novato no automodelismo,dúvidas.

Mensagempor Gall3go » 27 Dez 2016, 23:04

Galera, desculpa ressuscitar o tópico. Comprei um Serpent 811 Cobra 1/8 usado com um amigo e nunca tinha tido contato com um RC. Aprendi a dar partida através da caixa de partida e rodei pra caramba esse fds. Acontece que acumulou muita poeira e oléo por todo o carro. Andei com a bolha mas o tanque de combustível ficou uma sujeira só uma mistura de óleo + areia, a mesma coisa ficou o motor, ao redor da vela e de toda a saída da pipa. Pode ser algum vazamento ou é normal ter todo esse óleo espalhado pelo carro?

Próximo

Voltar para Outros

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes