RC "NOVO" - AJUDA-

Qualquer outro assunto sobre manutenção.

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman

 
Mensagens: 6
Registrado em: 13 Dez 2012, 21:00
Localização: São Paulo

RC "NOVO" - AJUDA-

Mensagempor Noboru » 14 Dez 2012, 20:42

Olá!

No começo deste ano meu pai ganhou um RC de um amigo dele, este que ficou encostado até hoje, infelizmente sofreu algumas depredações dos meus irmãos mais novos e tudo mais....

Hoje ele me repassou esse RC, e eu tenho a intenção de arruma-lo. Inicialmente, o amigo dele disse que o problema era vela, porém, após as depredações dos meus irmãos, acredito que tenha desregulado praticamente tudo, e talvez tenha perdido alguma peça.

Se alguem ai puder me dar uma luz, uma ajuda ou qualquer coisa, eu agradeceria muito, não manjo NADA de RC's ou afins.

Imagem
Foto recém tirada.


Se puderem/quiserem eu passo meu contato pessoal (celular/skype), toda ajuda é bem vinda!
Facebook


@EDIT

Acabei de descobrir que o motor é "KYOSHO GS11X".

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1220
Registrado em: 25 Jan 2009, 21:00
Localização: são paulo/ ZL

Re: RC "NOVO" - AJUDA-

Mensagempor heavy » 14 Dez 2012, 22:04

Em primeiro lugar você teria que desmontar o motor por completo e ver em qual estado está, você falou que está a um bom tempo parado, então, dependendo como o ultimo dono fazia a manutenção, a situação interna do motor pode estar ruim, para guardar o motor por um longo período é preciso lubrifica-lo, senão a ferrugem pode atacar as partes metálicas.

Este carro me parece ser bem antigo, então achar peças pode ser um problema.

O ideal seria pesquisar bastante e aprender um pouco sobre a parte mecânica, para só então desmontar ele todo, verificar o óleo dos amortecedores e diferenciais, lubrificar as partes móveis e refazer a parte elétrica.

Quado você gira o volante do motor é possível sentir alguma resistência ou ele gira com muita facilidade?

O ideal seria você conhecer alguém com experiencia que possa te ajudar no começo.

Não se esqueça que o combustível é próprio para automodelos.


Imagem

 Revo/Inferno NEO/DBX VE/SSK      trx 3.3/KE21R/Vortex 10/PRO15      Spektrum DX2.0      BYRON RACE 20%/Lipo 2S-3S      Truggy/Buggy      PHALTLINE/GT SLICK      Vila Nova Manchester

 
Mensagens: 6
Registrado em: 13 Dez 2012, 21:00
Localização: São Paulo

Re: RC "NOVO" - AJUDA-

Mensagempor Noboru » 14 Dez 2012, 22:09

heavy escreveu:Em primeiro lugar você teria que desmontar o motor por completo e ver em qual estado está, você falou que está a um bom tempo parado, então, dependendo como o ultimo dono fazia a manutenção, a situação interna do motor pode estar ruim, para guardar o motor por um longo período é preciso lubrifica-lo, senão a ferrugem pode atacar as partes metálicas.

Este carro me parece ser bem antigo, então achar peças pode ser um problema.

O ideal seria pesquisar bastante e aprender um pouco sobre a parte mecânica, para só então desmontar ele todo, verificar o óleo dos amortecedores e diferenciais, lubrificar as partes móveis e refazer a parte elétrica.

Quado você gira o volante do motor é possível sentir alguma resistência ou ele gira com muita facilidade?

O ideal seria você conhecer alguém com experiencia que possa te ajudar no começo.

Não se esqueça que o combustível é próprio para automodelos.


Então eu tenho medo de desmontar e nao conseguir montar de novo ou perder alguma coisa, e sobre essa manutenção eu já tinha em mente que ela seria necessaria, mas acredito e espero que não tenha enferrujado nada, pois ele me parece apenas "sujo".

O volante do motor seria o que acelera certo? se sim, ele gira normalmente sem travar nem apresentar resistencia.

Eu olhando e seguindo os cabos percebi que talvez o controle esteja condenado, pois falta o cabo da bateria e tudo mais.

Obrigado pelo seu tempo!

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1220
Registrado em: 25 Jan 2009, 21:00
Localização: são paulo/ ZL

Re: RC "NOVO" - AJUDA-

Mensagempor heavy » 14 Dez 2012, 22:20

Volante do motor ou Flywheel é esta peça indicada na foto:

Imagem


O volante do motor tem que apresentar alguma resistência ao ser girado, senão é um indicio que perdeu a compressão.


Imagem

 Revo/Inferno NEO/DBX VE/SSK      trx 3.3/KE21R/Vortex 10/PRO15      Spektrum DX2.0      BYRON RACE 20%/Lipo 2S-3S      Truggy/Buggy      PHALTLINE/GT SLICK      Vila Nova Manchester

 
Mensagens: 6
Registrado em: 13 Dez 2012, 21:00
Localização: São Paulo

Re: RC "NOVO" - AJUDA-

Mensagempor Noboru » 14 Dez 2012, 22:31

heavy escreveu:Volante do motor ou Flywheel é esta peça indicada na foto:

Imagem


O volante do motor tem que apresentar alguma resistência ao ser girado, senão é um indicio que perdeu a compressão.


Ah entendi, aqui ele fica abaixo do filtro de ar que eu acho que esta faltando peças. Acabei de tentar gira-lo agora, apresentou resistencia pra um lado e pro outro praticamente não gira.

Não sei se voce tem tempo, e/ou interesse, mas se voce quiser eu posso te passar meu skype e eu te mostro o carro inteiro.

Grato!

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1220
Registrado em: 25 Jan 2009, 21:00
Localização: são paulo/ ZL

Re: RC "NOVO" - AJUDA-

Mensagempor heavy » 14 Dez 2012, 22:56

Para um lado ele realmente não gira, se apresentou resistência para o outro lado então o motor está com compressão.


Eu sei que no começo pode dar medo, mas eu te recomendo a abrir o motor antes de qualquer coisa, é preciso ver o estado geral dos rolamentos, se existe algum tipo de folga na biela e fazer a lubrificação. Caso tenha um grão de areia sequer, na primeira vez que você ligar pode riscar a camisa e o pistão, ai não tem mais volta, como você comentou que este carro esteve na mão dos seus irmãos então pode ter entrado alguma coisa dentro do motor, abrir ele é totalmente recomendado, parece difícil mas não tem segredo.


Infelizmente eu não tenho Skype, mas pode perguntar por aqui mesmo.

Em que parte de São Paulo você mora?


Imagem

 Revo/Inferno NEO/DBX VE/SSK      trx 3.3/KE21R/Vortex 10/PRO15      Spektrum DX2.0      BYRON RACE 20%/Lipo 2S-3S      Truggy/Buggy      PHALTLINE/GT SLICK      Vila Nova Manchester

 
Mensagens: 6
Registrado em: 13 Dez 2012, 21:00
Localização: São Paulo

Re: RC "NOVO" - AJUDA-

Mensagempor Noboru » 14 Dez 2012, 23:03

heavy escreveu:Para um lado ele realmente não gira, se apresentou resistência para o outro lado então o motor está com compressão.


Eu sei que no começo pode dar medo, mas eu te recomendo a abrir o motor antes de qualquer coisa, é preciso ver o estado geral dos rolamentos, se existe algum tipo de folga na biela e fazer a lubrificação. Caso tenha um grão de areia sequer, na primeira vez que você ligar pode riscar a camisa e o pistão, ai não tem mais volta, como você comentou que este carro esteve na mão dos seus irmãos então pode ter entrado alguma coisa dentro do motor, abrir ele é totalmente recomendado, parece difícil mas não tem segredo.


Infelizmente eu não tenho Skype, mas pode perguntar por aqui mesmo.

Em que parte de São Paulo você mora?


É bem amedrontadora a ideia de desmontar o motor, mas acredito que não esteja muito descuidado, por que ele esteve na mão deles, mas meu pai não deixava eles sairem de casa com o carro, aconteceu de eles soltarem a suspenção que meu pai comentou e puxarem alguns cabos da parte eletrica que com certeza terá que ser refeita, mas isso eu ja estava pensando em comprar outro controle, o que tenho aqui é um "JAGUAR T2D" que eu acredito nao ser muito bom, principalmente após meus irmãos arrancarem um pedaço da antena e a bateria no carro.

Eu moro na Z/O perto da divisa com Osasco.

Voce prefere que eu tire algumas fotos de perto com boa iluminação do motor, ou nao adianta muita coisa?

Grato!

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1220
Registrado em: 25 Jan 2009, 21:00
Localização: são paulo/ ZL

Re: RC "NOVO" - AJUDA-

Mensagempor heavy » 14 Dez 2012, 23:14

Se arrancaram a antena do receptor então realmente é mais fácil comprar outro rádio. Eu tenho este mesmo modelo de rádio com receptor, mas não sei ao certo se está funcionando, não uso ele a muito tempo.

Você pode tirar fotos com o carburador aberto, mas não vai dar para ver muita coisa. Por fora a aparência do motor pode estar ótima, já que o bloco é de alumínio, o problema é o interior, normalmente o virabrequim costuma ficar com bastante ferrugem.


Imagem

 Revo/Inferno NEO/DBX VE/SSK      trx 3.3/KE21R/Vortex 10/PRO15      Spektrum DX2.0      BYRON RACE 20%/Lipo 2S-3S      Truggy/Buggy      PHALTLINE/GT SLICK      Vila Nova Manchester

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1220
Registrado em: 25 Jan 2009, 21:00
Localização: são paulo/ ZL

Re: RC "NOVO" - AJUDA-

Mensagempor heavy » 14 Dez 2012, 23:18

Dá uma olhada no interior deste motor:

Imagem


Imagem

 Revo/Inferno NEO/DBX VE/SSK      trx 3.3/KE21R/Vortex 10/PRO15      Spektrum DX2.0      BYRON RACE 20%/Lipo 2S-3S      Truggy/Buggy      PHALTLINE/GT SLICK      Vila Nova Manchester

 
Mensagens: 6
Registrado em: 13 Dez 2012, 21:00
Localização: São Paulo

Re: RC "NOVO" - AJUDA-

Mensagempor Noboru » 14 Dez 2012, 23:22

heavy escreveu:Se arrancaram a antena do receptor então realmente é mais fácil comprar outro rádio. Eu tenho este mesmo modelo de rádio com receptor, mas não sei ao certo se está funcionando, não uso ele a muito tempo.

Você pode tirar fotos com o carburador aberto, mas não vai dar para ver muita coisa. Por fora a aparência do motor pode estar ótima, já que o bloco é de alumínio, o problema é o interior, normalmente o virabrequim costuma ficar com bastante ferrugem.


Dei azar de no momento a bateria do meu celular estar descarregada se nao eu tirava as fotos e postava agora, mas faço isso amanha!

Mas assim, só por duvida e desencargo de consiencia, se eu desmontar o motor, corre o risco de começar a cair oleo ou peças?

Será que se eu for em um encontro de automodelismo que tem em osasaco perto da minha casa alguem me ajuda por la?

Grato!

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1220
Registrado em: 25 Jan 2009, 21:00
Localização: são paulo/ ZL

Re: RC "NOVO" - AJUDA-

Mensagempor heavy » 14 Dez 2012, 23:35

Se você desmontar não vai cair óleo, e se você souber oque está fazendo também não cairá peças.

Aqui no fórum existe bastante coisa sobre manutenção setups, etc, está tudo nas barras do lado esquerdo da pagina.

Na barra "oficina" tem inclusive um tópico falando sobre como abrir um motor passo a passo, com imagens e tudo mais, dá uma olhada:

http://rcmasters.com.br/index.php?name= ... le&sid=178


Ai tem tudo que você precisa para abrir seu motor.


Em relação a ir no encontro de automodelismo, depende muito do pessoal, você deve ir lá e conversar, se houver intertece em alguém te ajudar melhor ainda, mas se você achar que é capaz faça você mesmo, procure, pesquise, se você realmente gostar do hobby este será apenas seu primeiro carro, ai nos próximos você terá toda a experiencia necessária.


Imagem

 Revo/Inferno NEO/DBX VE/SSK      trx 3.3/KE21R/Vortex 10/PRO15      Spektrum DX2.0      BYRON RACE 20%/Lipo 2S-3S      Truggy/Buggy      PHALTLINE/GT SLICK      Vila Nova Manchester

 
Mensagens: 6
Registrado em: 13 Dez 2012, 21:00
Localização: São Paulo

Re: RC "NOVO" - AJUDA-

Mensagempor Noboru » 14 Dez 2012, 23:38

heavy escreveu:Se você desmontar não vai cair óleo, e se você souber oque está fazendo também não cairá peças.

Aqui no fórum existe bastante coisa sobre manutenção setups, etc, está tudo nas barras do lado esquerdo da pagina.

Na barra "oficina" tem inclusive um tópico falando sobre como abrir um motor passo a passo, com imagens e tudo mais, dá uma olhada:

http://rcmasters.com.br/index.php?name= ... le&sid=178


Ai tem tudo que você precisa para abrir seu motor.


Em relação a ir no encontro de automodelismo, depende muito do pessoal, você deve ir lá e conversar, se houver intertece em alguém te ajudar melhor ainda, mas se você achar que é capaz faça você mesmo, procure, pesquise, se você realmente gostar do hobby este será apenas seu primeiro carro, ai nos próximos você terá toda a experiencia necessária.


Poxa cara, obrigado mesmo, ja me aliviou bastante!
Amanhã de noite eu acho que vou tentar desmonta-lo, e eu posto fotos e tudo mais aqui nesse topico mesmo!

Eu vou tentar falar com o pessoal do encontro antes, pra ver se eles tem interesse em me ajudar!

Obrigado mesmo pela força!

Voltar para Outros

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 32 visitantes