Combustivel - Como Fazer

Qualquer outro assunto sobre manutenção.

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman

Avatar do usuário
Mensagens: 10
Registrado em: 24 Ago 2011, 23:00
Localização: Franca- SP

Re: Combustivel - Como Fazer

Mensagempor defranca » 02 Mai 2012, 12:42

Estou no modelismo a pouco tempo, 2 anos, com um a gasolina e um brushless, hoje comprei uma Revo 3.3 e estou pesquisando sobre combustiveis e achei esse post.

Bom vamos lá, a 15 anos tenho carro de arrancada aspirado, que usa nitrometano e metanol de mistura estamos num nivel bem adiantado em relação a esse combustivel de muito tempo atráz, hoje temos competidores que usam até 90% de nitro nos carros de arrancada, mas vamos ao que interessa.

Fazendo um propaganda, eu vendo o nitrometano da Magma Pro aqui, R$ 110,00 o litro([ur e posso afirmar que é o melhor da atualidade, esse problema relatado ai em cima, pode ser que o nitro era velho, ou que o cara que fez colocou menos nitro para lucrar mais.

A respeito da temperatura baixa com acetona, é vantajoso sim, apenas em questão de durabilidade, mas nunca a acetona chega se quer perto da energia gerada pelo nitrometano, quebra um galho, assim como terueno, benzeno, etc, tbm pode ser por uso com mistura mais gorda, qto mais gordo, mais frio o motor e risco de quebra por calcio e mais fina, mais aquecimento e consequentemente aumento o risco de quebra e derreter o motor.

Tbm tem o diferencial de temperatura, qto mais quente, o nitro perde mais rendimento, na arrancada usamos a mistura densimétrica com correção por temperatura do combustivel, tudo isso muda acerto e potencia gerada pela mistura, metanol x nitrometano.


Hurricane 4WD 1/5 - Motor 30.5cc gasola. Turbnigy SCT 1/16 4WD - Brushless 4800kv.

 Hurricane V2 - SCT turnigy      30.5cc - Brushless      Fly Sky GT-3      Gasolina      Monster Truck      Off-Road

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 59
Registrado em: 03 Mai 2012, 23:00
Localização: Assis SP

Re: Combustivel - Como Fazer

Mensagempor Junior7Obreli » 04 Mai 2012, 17:30

Sou iniciante no automodelismo (9 dias kkk) mas sou piloto de kart utilizo um motor RD135 eu mesmo carburo ele e misturo o combustivel uso 10 litros de alcool de posto aditivado para 400 ml de oleo 2t da menzelub e falo uma cois existe um meio termo e mais omenos assim

Muinto Oleo (esquente muinto)

quantidade media - normal (nao esquenta porem baixa performance e ruim para carburar)

media a baixa (aqui e o ponto que voce tem que axar voce nao vai sobreaquecer o motor e vai ter potencia e carburar facil)

baixa (o motor vai estar um tiro porem vai sobreaquecer e fundir)

o ponto do meu motor e 10l de alcool aditavado para 400ml de oleo 2t
o pessoal usa 10l de acool para 700ml de oleo (tem uns cara que acha que quanto mais oleo mais frio usa ate 10l/1l ) fica a dica o oleo pode esquentar bastante o motor em exesso e em falta assim que eu adiquirir uma boa experiencia em automodelismo vou tentar fazer tbm valeu ate + e boa sorte :D :D :D


Uma vida sem desafios não vale a pena ser vivida.

('Platao')

 HPI NITRO RS4 3 EVO+      HPI Nitro Star T3.0      TF - 20 2.4GHz      Byron Race Gen 2 N20% O12%      Cuda California Verde      Slick

 
Mensagens: 32
Registrado em: 07 Nov 2010, 21:00
Localização: Rio de Janeiro

Re: Combustivel - Como Fazer

Mensagempor Bravo » 04 Mai 2012, 18:15

O "problema" acima não foi com relação à quantidade de nitro na mistura. Pelo contrário, não foi usada uma gota sequer de nitrometano.
Entendo a intenção daqueles que querem fazer propaganda do nitrometano a fim de aumentar suas vendas, mas fato é que o nitrometano pode ser perfeitamente substituído pelo acetona.

O que foi questionado, com certa razão, foi o regime de temperatura baixa que o motor trabalhou, mas não entenderam que a temperatura pode ser facilmente elevada afinando o motor até alcançar os 110/120 ºC. A dica foi essa, mas lamentavelmente não foi entendida.

Fiz essa experiência e funcionou perfeitamente.

Quimicamente falando, a função no nitro na mistura é tão somente liberar mais oxigência na câmara de combustão, favorecendo e melhorando a queima do combustível. Não só a acetona, mas o óleo de banana também têm essa característica. Mas nem vou tocar nesse assunto pq senão vão dizer que estou usando banana no combustível.

Brincadeiras à parte, respeito aqueles que não são favoráveis a tais experiências, mas uma coisa eu constatei: o combustível com acetona no lugar do nitrometano tem um desempenho muito melhor, além de ser muito mais barato e facilmente encontrado.

Quanto à temperatura, destaco novamente que de fato o acetona faz o motor trabalhar mais frio, porém, permite misturas mais finas e, como todos sabem, consequentemente um desempenho melhor e uma temperatura mais próxima do ideal.

Pondo fim à polêmica, sugiro para aqueles que gostam de fazer experiências que experimentem por algum tempo a mistura (em algum motor que não esteja sendo usado) e depois postem o resultado.

Desejo a todos um excelente fim de semana e sucesso nas vendas de nitrometano.


5ª RC OFFROAD RJ

 Feito por mim      ProLine

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 114
Registrado em: 13 Fev 2011, 21:00
Localização: Porto Alegre/RS

Re: Combustivel - Como Fazer

Mensagempor bart » 27 Fev 2013, 16:38

desculpa ressucitar aqui mas tenho que fala isso
meu irmao corre no autodromo de arrancada no racha taruma aqui em rs e ele corre com uma rd 135 e um titan eu corro com a titan na vdd
ele usa metanol e nitrometano puros para andar tipo uma garrafinha mto pequena de nitrometano e o resto de metanol nao sei muito bem porque nao me lembro das medidas seria possivel colocar metanol e nitro metano puros assim num automodelo?
e uma pergunta q nao quer calar sairia fogo da pipa hehehe sei que e um automodelo mas pelomenos nas motos saem.




 Inferno neo ST RS 2.0      KE.25      Kt331-p      Byron 25%      Original      Off      Sitio

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1851
Registrado em: 18 Ago 2007, 23:00
Localização: Joinville - SC

Re: Combustivel - Como Fazer

Mensagempor rasta_man » 27 Fev 2013, 16:55

bart, não pode colocar puro. Precisa misturar óleo para lubrificar as partes internas do motor.



Piloto Iniciante
 
Mensagens: 60
Registrado em: 12 Out 2014, 23:00
Localização: são paulo

Re: Combustivel - Como Fazer

Mensagempor funaro13 » 18 Out 2014, 19:24

Bravo escreveu:O "problema" acima não foi com relação à quantidade de nitro na mistura. Pelo contrário, não foi usada uma gota sequer de nitrometano.
Entendo a intenção daqueles que querem fazer propaganda do nitrometano a fim de aumentar suas vendas, mas fato é que o nitrometano pode ser perfeitamente substituído pelo acetona.

O que foi questionado, com certa razão, foi o regime de temperatura baixa que o motor trabalhou, mas não entenderam que a temperatura pode ser facilmente elevada afinando o motor até alcançar os 110/120 ºC. A dica foi essa, mas lamentavelmente não foi entendida.

Fiz essa experiência e funcionou perfeitamente.

Quimicamente falando, a função no nitro na mistura é tão somente liberar mais oxigência na câmara de combustão, favorecendo e melhorando a queima do combustível. Não só a acetona, mas o óleo de banana também têm essa característica. Mas nem vou tocar nesse assunto pq senão vão dizer que estou usando banana no combustível.

Brincadeiras à parte, respeito aqueles que não são favoráveis a tais experiências, mas uma coisa eu constatei: o combustível com acetona no lugar do nitrometano tem um desempenho muito melhor, além de ser muito mais barato e facilmente encontrado.

Quanto à temperatura, destaco novamente que de fato o acetona faz o motor trabalhar mais frio, porém, permite misturas mais finas e, como todos sabem, consequentemente um desempenho melhor e uma temperatura mais próxima do ideal.

Pondo fim à polêmica, sugiro para aqueles que gostam de fazer experiências que experimentem por algum tempo a mistura (em algum motor que não esteja sendo usado) e depois postem o resultado.

Desejo a todos um excelente fim de semana e sucesso nas vendas de nitrometano.


Desenterrando novamente ......
Também fiz um mistura caseira com acetona no qual ja usava em meus aeromodelos o resultado ficou muito bom, temperatura em torno de 115° marcha lenta um pouco acelerada, boa arrancada. Pelo menos pra mim está de bom tamanho, posso brincar bastante sem gastar muito
formula usada
6% acetona
13% óleo sendo 70% rícino 30% raid para kart
restante completo com metanol

Amigo bravo qual formula está usando ????


Kyosho Inferno 7.5 Sport

 
Mensagens: 32
Registrado em: 07 Nov 2010, 21:00
Localização: Rio de Janeiro

Re: Combustivel - Como Fazer

Mensagempor Bravo » 19 Dez 2014, 10:16

E aí, galera??
Para os que me bateram, informo que ainda uso combustível feito por mim. Muito bom, sucesso total!
E nenhum deles vinagrou, como disse o outro lá em cima.
No mais, desejo a todos um Natal de paz e confraternização. Quanto a 2015, igualmente desejo felicidades a todos e muito fumaça nas pistas.

Bravo.


5ª RC OFFROAD RJ

 Feito por mim      ProLine

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 60
Registrado em: 12 Out 2014, 23:00
Localização: são paulo

Re: Combustivel - Como Fazer

Mensagempor funaro13 » 19 Dez 2014, 10:31

Bravo escreveu:E aí, galera??
Para os que me bateram, informo que ainda uso combustível feito por mim. Muito bom, sucesso total!
E nenhum deles vinagrou, como disse o outro lá em cima.
No mais, desejo a todos um Natal de paz e confraternização. Quanto a 2015, igualmente desejo felicidades a todos e muito fumaça nas pistas.

Bravo.


Qual formula esta usando % de óleo de metanol e acetona seria bom compartilhar
Abraço


Kyosho Inferno 7.5 Sport

 
Mensagens: 32
Registrado em: 07 Nov 2010, 21:00
Localização: Rio de Janeiro

Re: Combustivel - Como Fazer

Mensagempor Bravo » 19 Dez 2014, 10:41

funaro13 escreveu:
Bravo escreveu:E aí, galera??
Para os que me bateram, informo que ainda uso combustível feito por mim. Muito bom, sucesso total!
E nenhum deles vinagrou, como disse o outro lá em cima.
No mais, desejo a todos um Natal de paz e confraternização. Quanto a 2015, igualmente desejo felicidades a todos e muito fumaça nas pistas.

Bravo.


Qual formula esta usando % de óleo de metanol e acetona seria bom compartilhar
Abraço


80% de mentanol (PA)
7% de acetona (PA)
13% de óleo de mamona (rícino)

Amigos, álcool de posto e acetona de farmácia não servem.

Aqui no RJ eu compro na BHerzog, no centro da cidade.
Um forte abraço

Bravo


5ª RC OFFROAD RJ

 Feito por mim      ProLine

 
Mensagens: 10
Registrado em: 29 Dez 2014, 11:05

Re: Combustivel - Como Fazer

Mensagempor joaopaul0 » 20 Jan 2015, 15:49

Bravo escreveu:
funaro13 escreveu:
Bravo escreveu:E aí, galera??
Para os que me bateram, informo que ainda uso combustível feito por mim. Muito bom, sucesso total!
E nenhum deles vinagrou, como disse o outro lá em cima.
No mais, desejo a todos um Natal de paz e confraternização. Quanto a 2015, igualmente desejo felicidades a todos e muito fumaça nas pistas.

Bravo.


Qual formula esta usando % de óleo de metanol e acetona seria bom compartilhar
Abraço


80% de mentanol (PA)
7% de acetona (PA)
13% de óleo de mamona (rícino)

Amigos, álcool de posto e acetona de farmácia não servem.

Aqui no RJ eu compro na BHerzog, no centro da cidade.
Um forte abraço

Bravo


Essa quantidade de acetona não atacou os plasticos e borrachas onde passa ?




 HSP Backwash / Turnigy 1/16      Team Infinity 0.15 / SH 0.07      HSP am / Quanum 2.4      Caseiro Nitrado

 
Mensagens: 32
Registrado em: 07 Nov 2010, 21:00
Localização: Rio de Janeiro

Re: Combustivel - Como Fazer

Mensagempor Bravo » 20 Jan 2015, 17:12

Não atacou em nada os componentes plásticos. Mas, amigo, como sempre, manutenção, limpeza e caldo de galinha não fazem mal a ninguém.


5ª RC OFFROAD RJ

 Feito por mim      ProLine

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 97
Registrado em: 31 Out 2007, 21:00
Localização: Porto Alegre

Re: Combustivel - Como Fazer

Mensagempor Douglasdk » 21 Jan 2015, 13:27

Bravo.[/quote]

Qual formula esta usando % de óleo de metanol e acetona seria bom compartilhar
Abraço[/quote]

80% de mentanol (PA)
7% de acetona (PA)
13% de óleo de mamona (rícino)

Amigos, álcool de posto e acetona de farmácia não servem.

Aqui no RJ eu compro na BHerzog, no centro da cidade.
Um forte abraço

Bravo[/quote]

E ai galera, estava lendo o post e tava querendo testar e fazer o meu combustivel tb... o meu tá acabando e acho que é uma boa hora pro teste!
Bravo, tu disse que nao pode comprar em posto de gasolina e nem em farmácia, qual a diferença? É diluída? O que seria o (PA), pura?? Essa acetona tem alguma %, mistura?

O Óleo eu consigo comprar em qualquer lugar né,óleo normal de carro ou moto? Não tem aquilo de ser 10/40w algo do tipo?!
E quando for fazer a mistura, tem que ficar mexendo muito??
Desculpa a ignorância.
E sou de Porto Alegre, se alguém sobre aonde comprar isso, seria muito grato!

Valeu!!!




 Kyosho Dbx 2.0      .18

 
Mensagens: 32
Registrado em: 07 Nov 2010, 21:00
Localização: Rio de Janeiro

Re: Combustivel - Como Fazer

Mensagempor Bravo » 21 Jan 2015, 14:05

Douglas,

Os produtos usados para fazer o combustível têm que ser comprados em lojas de produtos químicos. O acetona de farmácia não serve, pq não é puro. O álcool de posto não serve pq não é metanol, é etanol.
a sigla P.A. significa "para análise", ou seja, são produtos puros, sem qualquer mistura.
O óleo não é para motor de carro, amigo. É óleo de rícino, ou de mamona, que é a mesma coisa. Também se compra em lojas especializadas.
Não use óleo de motor, vc vai danificar seu automodelo assim.
Leia com bastante calma e atenção os posts anteriores.

Um abraço


5ª RC OFFROAD RJ

 Feito por mim      ProLine

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 97
Registrado em: 31 Out 2007, 21:00
Localização: Porto Alegre

Re: Combustivel - Como Fazer

Mensagempor Douglasdk » 21 Jan 2015, 15:06

Bravo,
Pois é, acabei lendo os ultimos posts e não os iniciais! Mas obrigado pelas dicas, vou ler tudo depois!

Abraço!




 Kyosho Dbx 2.0      .18

 
Mensagens: 10
Registrado em: 29 Dez 2014, 11:05

Re: Combustivel - Como Fazer

Mensagempor joaopaul0 » 28 Jan 2015, 14:54

Só mais uma duvida Bravo.

Esse combustivel com acetona pode ser estocado , tipo assim 1 litro durar 1 mês ?

Em algum lugar eu li que a acetona ataca o oleo e que o combustivel deve ser feito na almotolia na hora de andar para não ter esse problema, não sei se isso é exageiro.

Não chega a ser um problemão mas fica meio chato ter que fazer o combustivel na hora e pequenas quantidades fica dificil de dosar , ainda mais a acetona que voce não pode nem pensar em usar uma seringa de plastico já os outos componentes pode.




 HSP Backwash / Turnigy 1/16      Team Infinity 0.15 / SH 0.07      HSP am / Quanum 2.4      Caseiro Nitrado

AnteriorPróximo

Voltar para Outros

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes