Diluir combustível de aeromodelo...

Qualquer outro assunto sobre manutenção.

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman

 
Mensagens: 5
Registrado em: 01 Mar 2013, 22:00
Localização: Londrina

Diluir combustível de aeromodelo...

Mensagempor japbr » 02 Mar 2013, 15:28

Olá Pessoal! Eu estava fazendo uns cálculos aqui para o combustível ficar mais barato e na mesma proporção de óleo comum dos de automodelo.
Bom, aqui tem um combustível para aeromodelos MK com 10% de nitro e 16% de Óleo. O galão de 3.6L custa 65,00R$. E tem também o MK sem nitro e com 16% de óleo que custá só 40 Reais o galão.

Então, estava pensando em diluir com Álcool metílico puro PA (só tem esse em londrina e custa absurdos 17 Reais o litro).

Ficaria assim para 1 Litro:
750 ML do MK (10/16 ou 0/16) + 250 ML de metanol puro. Isso daria exatamente 7,5% de nitro e 12% de óleo na mistura. Se usar o sem nitro vai ficar os 12% de óleo (recomendado).

Então galera, preciso da opinião de vocês se vale a pena e vai funcionar, pois iria dar uma baita economia, principalmente o sem nitro e não precisaria comprar óleo, apenas o metanol.

Valeu...

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1262
Registrado em: 19 Out 2006, 23:00
Localização: goiania-go

Re: Diluir combustível de aeromodelo...

Mensagempor ferbosso » 02 Mar 2013, 15:56

Não me leve a mal, mas combustível com fórmula comercial pronta para aeromodelo já não é recomendado para motor de automodelo devido ao regime de altas rotações. Imagina diluído...

Além de que não vai render nada o motor.


Acessando cada vez menos...
Isso aqui já foi mais interessante. O pessoal anda muito sensível...

 Shepherd Velox V10      Novarossi 353SR      Sanwa M11 DSSSSSSSSSSSS      byron      Lynx KLB,KGB ou YMCA... sei lá      calça quadrada      Racerfast Goiânia

 
Mensagens: 5
Registrado em: 01 Mar 2013, 22:00
Localização: Londrina

Re: Diluir combustível de aeromodelo...

Mensagempor japbr » 02 Mar 2013, 16:53

ferbosso escreveu:Não me leve a mal, mas combustível com fórmula comercial pronta para aeromodelo já não é recomendado para motor de automodelo devido ao regime de altas rotações. Imagina diluído...

Além de que não vai render nada o motor.
Olá ferbosso. Obrigado pela resposta. Eu não sabia disso. Então, o combustível de aeromodelo tem componentes especias diferentes do de automodelo? Pensei que a diferença era só na concentração de nitro e óleo... Então o que você acha de 900 ml de Álcool metílico e 100 ml de óleo de rícino puro? É melhor? Grato!

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Diluir combustível de aeromodelo...

Mensagempor Abib » 04 Mar 2013, 08:23

Basicamente a diferença é apenas no óleo e no Nitro..

Já que motor de Auto gira o dobro que motor de Aero, a quantidade de oleo cai quase pela metade..

Mas onde está o nitro nos seus cálculos?




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

 
Mensagens: 5
Registrado em: 01 Mar 2013, 22:00
Localização: Londrina

Re: Diluir combustível de aeromodelo...

Mensagempor japbr » 04 Mar 2013, 12:33

Olá abib! Então, não sei se entendi direito sua pergunta, mas assim... Aqui em Londrina achei um galão da MK para aeromodelos com 0% de nitro e 16% de óleo (ricino + sintetico), por 40 Reais. Tem também o com 10% de nitro e 16% de óleo, por 65 Reais. A minha intenção era diluir estes combustíveis com metanol puro, que aqui custa 17 Reais o litro (metílico PA), para baratear o custo e ficar com 12% de óleo (que nem os comercias para auto). Então ficaria assim para 1L: 750ml de combustível de aero + 250ml de metanol puro. Para a mistura com o 10/16, ficaria com concentração de 7,5/12 e para mistura com o 0/16, ficaria uma mistura sem nitro com uma concentração de 12% de óleo. Então, gostaria de saber se vai dar certo uma das 2 e se dá diferença 7,5% de nitro ou é melhor testar sem nitro (mais barato), ou ainda se é para esquecer a gambiarra e queimar uma garoupa e uma arara em um galão para autos 20/12. Até!

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Diluir combustível de aeromodelo...

Mensagempor Abib » 04 Mar 2013, 12:51

95% dos motores de automodelos precisam de pelo menos 16% de nitro para funcionar corretamente.. E para tal, comumente se adiciona 20% de nitro à mistura..

Se usar combustível sem nitro, seu motor não vai ter final, vai esquentar além do permitido para conseguir andar uma performance um pouco melhor..

Além do que, para que a porcentagem de lubrificante seja menor, é preciso que ele tenha um rendimento absurdo.. Não é qualquer lubrificante que se pode usar em baixa concentração..

Enfim: Se sua ideia fosse viável, todos já estariam fazendo.. Já foram tentadas diversas misturas diferentes, combustíveis diferentes e sempre se chegou a conclusão que o melhor é comprar um combustível destinado ao automodelismo..




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

 
Mensagens: 5
Registrado em: 01 Mar 2013, 22:00
Localização: Londrina

Re: Diluir combustível de aeromodelo...

Mensagempor japbr » 07 Mar 2013, 18:29

Olá Abib. Obrigado pelas respostas... Então não tem jeito mesmo... Mas só por curiosidade vou fazer um litro de combustível caseiro e comprar um combustível 10/16 (aero) p/ testar... Eu tenho um termômetro infra-vermelho aqui, qual q é a temperatura aproximada recomendada de funcionamento do motor glow (mínima e máxima). Abraço!

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Diluir combustível de aeromodelo...

Mensagempor Abib » 08 Mar 2013, 08:16

Combustível de Aero não deve ser usado em automodelos.

A temperatura correta é especificada por cada fabricante, e deve constar no Manual.




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Voltar para Outros

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 36 visitantes