EZ STARTER NAO ACIONA VELA

Qualquer outro assunto sobre manutenção.

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 61
Registrado em: 29 Set 2017, 12:11
Localização: Barueri

EZ STARTER NAO ACIONA VELA

Mensagempor Rfrozza » 17 Abr 2018, 14:02

Fala galera , comprei um revo usado ja sabendo que o EZ nao acende a vela , fui desmontar para tentar arrumar e quebrei um diodo da placa D4 que fica do lado do transistor que tem o dissipador

Alguem pode me dizer qual diodo é para eu trocar ?

valeu




 dtxd51 Duratrax / MTX4      .18 TIGER .12 Novarossi      FUTABA      BYRON      EFRA      ALPHA EXCEED      PELEZAO/ JUNDIAI

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: EZ STARTER NAO ACIONA VELA

Mensagempor Abib » 18 Abr 2018, 07:28

Eu procurei pelo esquemático na Web e não encontrei.. Daí eu pensei: Bom, é só desmontar o que eu tenho da Revo e beleza..

Bom, como você deve imaginar, também não consegui a resposta..

ScreenShot415.png


Não que isso mate a charada, mas alguns lugares dizem que pode ser um diodo zener..




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 61
Registrado em: 29 Set 2017, 12:11
Localização: Barueri

Re: EZ STARTER NAO ACIONA VELA

Mensagempor Rfrozza » 18 Abr 2018, 16:31

caraca veio .. vc desmontou seu EZ so para tentar achar a info para mim ?!?! impressionado com a atitude ..rs muito obrigado

Seguinte , consegui a informação que :

1. o diodo pode ser um de 2 mA (pequei num esquema eletrico de um circuito que usa o mesmo me lm358n que temos na placa do EZ ) esse diodo ta ligado na porta 3 me la perto da entrada da bateria
2. Me passaram que na maioria das vezes o problema é nesse Transistor D1062 que tem o dissipador , procurei ele aqui em SP e nao achei , porem ja me falaram que ele é compativel com o TO-220, faz sentido pq o pino 3 desse Transistor é o que vai para vela pelo fio azul

Devo ir na Sta Efigênia compras e tentar consertar , vou postando aqui .. valeu pela força




 dtxd51 Duratrax / MTX4      .18 TIGER .12 Novarossi      FUTABA      BYRON      EFRA      ALPHA EXCEED      PELEZAO/ JUNDIAI

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: EZ STARTER NAO ACIONA VELA

Mensagempor Abib » 18 Abr 2018, 16:43

O Ez Tava lá encostado... pensei que fosse só tirar a tampa e bater uma foto.. só que o botão tava travado no lugar e só tirei a placa dessoldando ele da placa.. mas 2 minutos e tava tudo de volta no lugar..
Quanto ao motivo do problema, no tópico do EzStart no forum da Traxxas tem gente tem problema no LM358, e que acaba protegendo o com um outro diodo na saída do motor..




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 61
Registrado em: 29 Set 2017, 12:11
Localização: Barueri

Re: EZ STARTER NAO ACIONA VELA

Mensagempor Rfrozza » 18 Abr 2018, 17:35

eu sei que da trabalho abrir o EZ ..rs

Pelo que vi la os caras estao falando que o D4 é um diodo termal (ele deve fechar quando o transistor esquenta) ou dieodo ZENER (que é outra coisa bem complicada ..rs) , e que o problema da vela aquecer nao é o transistor mais sim o LM358 , vixi .. isso pq fiz eletronica na faculdade e nao lembro mais nada ..rs

agora deu um nó




 dtxd51 Duratrax / MTX4      .18 TIGER .12 Novarossi      FUTABA      BYRON      EFRA      ALPHA EXCEED      PELEZAO/ JUNDIAI

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: EZ STARTER NAO ACIONA VELA

Mensagempor Abib » 19 Abr 2018, 08:01

Sei bem como é esse nó.. pior pra mim, que fiz mecânica.. :)
Eu até consigo ter um mínimo de noção, mas pra mim eletrônica ainda é baseada em bruxaria...

até compro algumas peças e troco, mas nao me surpreendo se não funcionar...

Nesse tópico tem gente que conseguiu trocando o transistor C3199.. mas como não manjo de eletronica, acabaria comprando todos estes componentes (transistor, ci, diodo de tudo que é especificação) e iria trocando de um em um até dar certo..




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 61
Registrado em: 29 Set 2017, 12:11
Localização: Barueri

Re: EZ STARTER NAO ACIONA VELA

Mensagempor Rfrozza » 23 Abr 2018, 15:14

Pessoal , boa tarde

Segue solução

Troquei o me LM358 e resolveu .. aproveitei e coloquei um "berço" para ele para se tiver que trocar novamente não precise soldar

O Zener coloquei um de 6v 2 watts no chute ..rs

é isso ai .. valeu pela força




 dtxd51 Duratrax / MTX4      .18 TIGER .12 Novarossi      FUTABA      BYRON      EFRA      ALPHA EXCEED      PELEZAO/ JUNDIAI

Voltar para Outros

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes