Bateria para automodelo Nitro

Qualquer outro assunto sobre manutenção.

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman

Avatar do usuário
Mensagens: 12
Registrado em: 25 Mai 2013, 23:00
Localização: São Paulo

Bateria para automodelo Nitro

Mensagempor Burn » 20 Jun 2019, 17:44

Boa tarde Galera,

Seguinte eu tenho um auto modelo Traxxas Jato 3.3 e estou pensando em abandonar as pilhas e comprar baterias para ele, já realizei varias pesquisas e conversei com algumas pessoas porem não consegui decidir nada ainda e gostaria da opinião de vocês, eu tenho o o rádio Traxxas 6513 e o receptor Traxxas 6518 ambos são 6.0v e a minha intenção é ter a maior autonomia possível tanto no auto quanto no rádio.

Pelas pesquisas que fiz eu acho que o ideal seria eu utilizar uma bateria LiFe ao invés de uma bateria LiPo, porem me falaram que eu não teria problemas ao usar LiPo no meu receptor pois o mesmo já suporta a tensão das baterias LiPos, porem fico com receio disso.

Hipoteticamente fazendo o comparativo abaixo no qual as baterias LiPo e LiFe tem as mesma características qual teria uma maior autonomia?
CAPACIDADE: 1100MAH
CÉLULAS: 2S
DESCARGA: 10C

Uma outra possibilidade que posso fazer é comprar uma bateria de NiMh de 1600MAH, porem não sei o quanto elas são boas em comparativo com as LiPos ou LiFes ou a durabilidade comparado a elas.

Quem poder meu dar um auxilio eu agradeço... valeu

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Bateria para automodelo Nitro

Mensagempor Abib » 21 Jun 2019, 19:04

A melhor coisa é ir de NiMh nesse caso, até por que o compartimento da bateria foi feito pra um pack flat de 5 celulas com 6V..

LiFe 2S possui tensão carregada de quase 8 volts, enquanto a LiPo chega até 8,4volts carregada. Se seu receptor aguentar essa tensão, precisa ter certeza que os Servos também suportam, ou podem queimar durante o uso..

Ou vai precisar colocar um UBEC junto com a LiPo, que também pode dar problema se nao for bem dimensionado..

Enfim, no final, o molho pode sair mais caro que o peixe..




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Avatar do usuário
Mensagens: 12
Registrado em: 25 Mai 2013, 23:00
Localização: São Paulo

Re: Bateria para automodelo Nitro

Mensagempor Burn » 21 Jun 2019, 19:19

Então, a bateria que eu vi seria uma life 1100 mah 2s, mas vou tentar confirmar se os servos aguentam essa voltagem.

Não sei se vc sabe me informar, mas vc teria uma noção em qual duraria mais, uma life de 1100mah 2s ou Nimh de 1600?

A minha intenção é ter a maior autonomia possível para ter que brincar um dia ou dois só abastecendo o nitro.

Enviado de meu SM-G955F usando o Tapatalk


Imagem

 Traxxas Jato 3.3      TRX 3.3      Traxxas TQi Docking Base      Bayron Race 20/12      Original      Slick e para terra      Nenhuma

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Bateria para automodelo Nitro

Mensagempor Abib » 21 Jun 2019, 19:31

uma conta simples, uma LiFe de 6,6v nominais e 1,1A poderia fornecer uma potencia de 7,26W..
A NiMh de 6,0v e 1,6Ah, poderia fornecer uma potencia de 9,6W..

A NiMh teria uma autonomia maior por causa da maior capacidade, mesmo com uma tensão menor..




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Avatar do usuário
Mensagens: 12
Registrado em: 25 Mai 2013, 23:00
Localização: São Paulo

Re: Bateria para automodelo Nitro

Mensagempor Burn » 21 Jun 2019, 19:33

Top de mais, muito obrigado pela resposta vou deixar queto esse ideia da life e vou atrás de uma NiMh então.

Enviado de meu SM-G955F usando o Tapatalk


Imagem

 Traxxas Jato 3.3      TRX 3.3      Traxxas TQi Docking Base      Bayron Race 20/12      Original      Slick e para terra      Nenhuma

Avatar do usuário
Mensagens: 12
Registrado em: 25 Mai 2013, 23:00
Localização: São Paulo

Re: Bateria para automodelo Nitro

Mensagempor Burn » 21 Jun 2019, 19:39

Abib bateu outra dúvida o fato da life ter 1100 mah e ser 2s ela não teria 2200mah a 6,6v? (Não tenho certeza do que estou falando pois ainda estou tentando entrar esses esquemas) Aí no caso a LiFe teria 14,52w contra os 9,6 da NiMH, se for isso mesmo a LiFe teria uma autonomia maior ou estou errado?

Enviado de meu SM-G955F usando o Tapatalk


Imagem

 Traxxas Jato 3.3      TRX 3.3      Traxxas TQi Docking Base      Bayron Race 20/12      Original      Slick e para terra      Nenhuma

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Bateria para automodelo Nitro

Mensagempor Abib » 21 Jun 2019, 20:31

Não...

Em série soma-se a tensão.. Em paralelo soma-se a corrente..

Duas celulas 3,3v 1100mAh em série (2S1P) ficam 6,6v 1100mAh.

Duas células 3,3v 1100mAh em paralelo (1S2P) ficam 3,3v 2200mAh.




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Avatar do usuário
Mensagens: 12
Registrado em: 25 Mai 2013, 23:00
Localização: São Paulo

Re: Bateria para automodelo Nitro

Mensagempor Burn » 21 Jun 2019, 22:53

Abib, cara sério mesmo muito obrigado.

Com isso eu vou ver de comprar as bateria de NiMh prontas ou eu mesmo monto do pack, pelo que vi dois pack de 2500mah montados vai sair quase o preço de um de 1600 NiMh.
Seu eu for montar mesmo depois eu posto umas fotos aqui.

Enviado de meu SM-G955F usando o Tapatalk


Imagem

 Traxxas Jato 3.3      TRX 3.3      Traxxas TQi Docking Base      Bayron Race 20/12      Original      Slick e para terra      Nenhuma

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Bateria para automodelo Nitro

Mensagempor Abib » 24 Jun 2019, 09:08

É isso aí.. Só lembre que pra caber no compartimento da Jato, as células precisam ser 2/3 AA..

Imagem




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Avatar do usuário
Mensagens: 12
Registrado em: 25 Mai 2013, 23:00
Localização: São Paulo

Re: Bateria para automodelo Nitro

Mensagempor Burn » 01 Jul 2019, 23:19

Então se eu for fazer estou pensando em utilizar pilha recarregável Sony AA de 2500mAh 1,2v, no caso eu iria utilizar 5 pilhas para dar os 6v, uma outra possibilidade que estou estudando é tentar encontrar as células de bateria da Tunigy.

Pilha
Imagem
Bateria
Imagem

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Bateria para automodelo Nitro

Mensagempor Abib » 02 Jul 2019, 08:03

Na teoria, ambas são pilhas.. Bateria é um conjunto de pilhas.
Mas aqui no Brasil o costume é dizer que pilhas são aquelas não carregáveis e baterias são as carregáveis.

Se montar uma baterias usando 5 Sonys AA, não terá espaço para coloca-las nos compartimentos da Jato. tavlez usando 4 até funcione, mas diminuirá a autonomia da bateria.
Se usar as 2/3AA (ou Sub-C), poderá monta-las e mante-las em ambos compartimentos da Jato.




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Avatar do usuário
Mensagens: 12
Registrado em: 25 Mai 2013, 23:00
Localização: São Paulo

Re: Bateria para automodelo Nitro

Mensagempor Burn » 02 Jul 2019, 08:05

Então eu ainda estou estudando isso, por que eu queria utilizar algumas células dessa da turnigy, porém não achei nada aqui no Brasil, achei somente de algumas marcas desconhecidas.

Enviado de meu SM-G955F usando o Tapatalk


Imagem

 Traxxas Jato 3.3      TRX 3.3      Traxxas TQi Docking Base      Bayron Race 20/12      Original      Slick e para terra      Nenhuma

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 161
Registrado em: 08 Nov 2007, 21:00
Localização: Carazinho - RS

Re: Bateria para automodelo Nitro

Mensagempor guntherdariz » 02 Set 2021, 23:33

Boa noite pessoal, aproveitando o tópico pra não precisar abrir outro, estou com um drx nitro, ocorre que não estou conseguindo andar um tanque sem que acabe a bateria, já usei pilhas e estou com uma bateria nova, não importa se uso pilhas alcalinas novas, ou a bateria, não consigo que dure mais de 8 minutos, já troquei os dois servos e o receptor, não sei mais o que fazer. Alguém tem alguma ideia do que pode ser?




 E-Revo vxl / tt01 / DRX nitro      original      original/original/genérico 2.4      LiPo nitro      original/lancia delta/fiesta      original/original/original      particular/casa

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Bateria para automodelo Nitro

Mensagempor Abib » 03 Set 2021, 08:05

guntherdariz escreveu:Boa noite pessoal, aproveitando o tópico pra não precisar abrir outro, estou com um drx nitro, ocorre que não estou conseguindo andar um tanque sem que acabe a bateria, já usei pilhas e estou com uma bateria nova, não importa se uso pilhas alcalinas novas, ou a bateria, não consigo que dure mais de 8 minutos, já troquei os dois servos e o receptor, não sei mais o que fazer. Alguém tem alguma ideia do que pode ser?


O que vc chama de "acabar a bateria"? Os servos ficam fracos? O FailSafe aciona? O carro dispara?




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 161
Registrado em: 08 Nov 2007, 21:00
Localização: Carazinho - RS

Re: Bateria para automodelo Nitro

Mensagempor guntherdariz » 03 Set 2021, 15:56

A bateria perde a carga, já testei com pilhas alcalinas, pilhas recarregável, bateria nimh, com e sem o medidor de carga, qualquer que seja a fonte elétrica, se esgota mais rápido que o tanque. Já aconteceu de o carro disparar, estava acelerando e acabou a bateria, o carro só continuou indo, daí quando fui ver, o marcador da bateria estava no mínimo.




 E-Revo vxl / tt01 / DRX nitro      original      original/original/genérico 2.4      LiPo nitro      original/lancia delta/fiesta      original/original/original      particular/casa

Voltar para Outros

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes