Dimensões de conjunto motriz para construção de chassi

Qualquer outro assunto sobre manutenção.

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman

Dimensões de conjunto motriz para construção de chassi

Mensagempor LMarinho » 21 Jun 2024, 17:56

Por questão de hobby quero desenhar e construir um chassi 1:8 do zero, o que tenho em mente é que o conjunto tenha motor elétrico, tração 4x4 e chassi voltado para pista/asfalto (desempenho e esportividade). Para isso tenho que desenhar e fazer (ou mandar fazer) a base do chassi, o suporte da suspensão, braços de suspensão e etc. Nas últimas semanas tenho buscado entender o que faz com que alguns chassis sejam melhores que outros e me parece que seja o conjunto de leveza, precisão de encaixes (ausência de folgas) e rigidez torcional. É o que pretendo seguir.

Contudo, para desenhar o projeto, preciso saber as dimensões do conjunto motriz que irei utilizar depois (eixos dianteiro e traseiro, cardans, diferenciais, rolamentos, rodas e etc, essas coisas terei que comprar prontas) para que seja possível integrar tudo depois. Pois seria lamentável estar com o chassi pronto e depois descobrir que nenhum eixo existente no mercado se encaixa na suspensão que desenhei e montei. Para facilitar futuras alterações e manutenções gostaria de usar peças de qualidade para aguentar o tranco, mas que fossem o mais "universais" possível (fáceis de achar).

Então, por exemplo, qual a distância entre eixos padrão de um chassi 1:8 (já pensando em poder utilizar bolhas diferentes)?

Qual a bitola (distância entre rolamentos de um lado e do outro) dianteira e traseira de um chassi 1:8? Qual o tamanho interno e externo dos rolamentos das rodas? Quais as medidas de eixos e semi eixos dianteiro e traseiro? Qual o cumprimento dos cardans? Quais as dimensões dos diferenciais dianteiro e traseiro? As rodas 1:8 são todas de tamanho padrão?

Para deixar a coisa um pouco mais interessante, pretendo usar pistões hidráulicos improvisados (provavelmente seringas) em substituição a molas e amortecedores convencionais para montar um sistema hidropneumático anti-rolagem (em curvas, acelerações e frenagens) que dispensa barras estabilizadoras ao mesmo tempo que permite ajuste macio, e que, talvez, possa receber outras formas de controle (mecânicas ou mesmo eletrônicas) mais a frente. De início seria algo 100% mecânico mesmo (podendo ter evoluções) baseado nos mesmos princípios de funcionamento de algumas suspensões ativas que existiram na história.

AGRADEÇO DEMAIS QUEM PUDER RESPONDER!

Voltar para Outros