Motor Novarossi 353 2008 quem tem?

Fórum sobre motores, starter, recoil, taxa, etc... Vale também Pipa, cotovelo, tanque...

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1618
Registrado em: 30 Ago 2006, 23:00
Localização: Brasília - DF

Re: Motor Novarossi 353 2008 quem tem?

Mensagempor rcmdf » 11 Mai 2008, 02:44

lucasmendes escreveu:vcs acham q se eu usar combustivel 30% em um motor novarossi m12 sem ser preparado vai judiar d mais dele ?


Eu acho que com um motor bem regulado, com taxa certa, etc, aumentar o nitro sempre vai melhorar alguma coisa. Agora não adianta pensar que vai virar outro motor.

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1618
Registrado em: 30 Ago 2006, 23:00
Localização: Brasília - DF

Re: Motor Novarossi 353 2008 quem tem?

Mensagempor rcmdf » 11 Mai 2008, 02:57

SalvadoriRacing escreveu:
tionono escreveu:[i]
[color=blue]Tio Nonô RC.


na verdade nossos motores tem a função do virabrequim semelhante a uma bomba, uma vez que turbo eleva a pressão e bomba eleva a vazão, como a pressão de indução é somente a pressão atmosférica os virabrequins são alguma coisa de semelhante com uma bomba....


Oi Cesar,

Para que serve aquela segunda agulha que vem no 2008?

Abraço

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 379
Registrado em: 23 Jun 2006, 23:00
Localização: Porto Alegre - RS.

Re: Motor Novarossi 353 2008 quem tem?

Mensagempor tionono » 13 Mai 2008, 14:49

SalvadoriRacing escreveu:
tionono escreveu:Amigos e companheiros de Hobby:

Creio que a maioria de nós, que gosta de automodelismo,
também gosta de automóveis em escala 1/1("de verdade").

Há alguns anos atrás popularizou-se o uso de turbocompressores(turbos)
para aumentar a potência dos motores sem alterar muito outros parâmetros dos mesmos.
Quando se instala um turbo, pode-se fazê-lo em duas configurações.
O turbo com sua ação entre o filtro de ar e do carburador(turbocomprimido),
quando o ar é "empurrado" através do carburador;
O turbo com sua ação entre o carburador e o coletor de admissão(turboaspirado),
quando o ar é sugado através do carburador.

Durante o aprimoramento dos nossos motorzinhos automodelísticos,
os preparadores observaram que, se "escavassem" a saída do virabrequim(a "gota" do vira), junto à bolacha,
criariam um efeito de sucção maior do que aquele já existente devido à ação do pistão.
Como este aumento de sucção é muito semelhante ao aumento de sucção causado pelo turbo aspirado de um carro de verdade,
os fabricantes/preparadores convencionaram chamar estes motores de "TURBO". :yeah:
Aprimorando a idéia, fabricantes começaram a fazer DUAS "gotas" no turbo.
Consequentemente, BI-TURBO.
Qualquer hora teremos TRI-Turbos, QUADRI-Turbos, PENTA-Turbos.... :shsh:

Espero ter contribuído.


Tio Nonô RC.


Na verdade nossos motores tem a função do virabrequim semelhante a uma bomba, uma vez que turbo eleva a pressão e bomba eleva a vazão, como a pressão de indução é somente a pressão atmosférica os virabrequins são alguma coisa de semelhante com uma bomba....

SalvadoriRacing


César, aí é que a porca torce o rabo.

Nos motores sem gota, a tua assertiva está completamente correta.
Nos motorzinhos turbo(com gota) de nossos automodelos, o virabrequim possui uma função ativa.
Ele deixou de ser apenas uma "passagem passiva" da mistura para se transformar num elevador da pressão ativa dentro do carter.
Conseqüentemente, após o aumento da pressão interna do carter, deve-se modificar o fluxo e a vazão nas janelas da camisa,
de modo a aproveitar melhor ainda esta nova realidade e permitir uma transferência de gases não queimados(mistura) de maneira mais eficiente.
Infelizmente não consegui ainda determinar um padrão que possa ser aplicado a todos motores.
Isto facilitaria a preparação dos mesmos.
Ainda faço o serviço de preparação caso a caso, modificando e verificando o fluxo de mistura conforme vão sendo feitas as alterações.
Isto pode ser medido numa bancada de fluxo customizada para medir pressão induzida no carter dos motorzinhos.
Esta customização é um dos fatores que faz a preparação ser demorada e cara.
Mas funciona.
Tanto que em abril o Dulac quebrou o record da pista de Portugal onde se realizará o Mundial 2008 1/10.
Com um motor preparado em junho de 2006.

Se tiveres oportunidade de ver o virabrequim de um de meus motores que preparo para o Dulac,
verás que estou utilizando deste recurso de pressão ativa desde 2006, quando preparei o motor que seria usado na Austrália.

Espero ter contribuído.

Abraço gaúcho.


Tio Nonô RC.

PS.: Como a preparação para mim é hobby, estou me divertindo! :joia:

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 432
Registrado em: 22 Jun 2005, 23:00
Localização: São Paulo

Re: Motor Novarossi 353 2008 quem tem?

Mensagempor SalvadoriRacing » 13 Mai 2008, 16:25

rcmdf escreveu:
SalvadoriRacing escreveu:
tionono escreveu:[i]
[color=blue]Tio Nonô RC.


na verdade nossos motores tem a função do virabrequim semelhante a uma bomba, uma vez que turbo eleva a pressão e bomba eleva a vazão, como a pressão de indução é somente a pressão atmosférica os virabrequins são alguma coisa de semelhante com uma bomba....


Oi Cesar,

Para que serve aquela segunda agulha que vem no 2008?

Abraço


em situações q dependem da vela, tempeoratura ambiente, qtidade de nitro, vc utiliza a agulha mais comprida e pontiagude para conseguir um ajuste de baixa mais rico e não menos estável que com a agulha que vem montada não é possível de se fazer.........

para não ficar com pulga atrás da orelha sobre qual usar, use a 2ª agulha somente se você não consegue um acerto de baixa em que o motor tenha rotação de marcha lenta estável e retomada constante e satisfatória.......


www.salvadoriracing.com.br

NOVAROSSI - KM RACING - ARC - LRP ELECTRONIC - SAVOX SERVO - SALVADORI RACING PARTS

 KM RACING - ARC R10      NOVAROSSI      SANWA      LRP      CONTACT - LRP

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 432
Registrado em: 22 Jun 2005, 23:00
Localização: São Paulo

Re: Motor Novarossi 353 2008 quem tem?

Mensagempor SalvadoriRacing » 13 Mai 2008, 16:29

tionono escreveu:
SalvadoriRacing escreveu:
tionono escreveu:Amigos e companheiros de Hobby:

Creio que a maioria de nós, que gosta de automodelismo,
também gosta de automóveis em escala 1/1("de verdade").

Há alguns anos atrás popularizou-se o uso de turbocompressores(turbos)
para aumentar a potência dos motores sem alterar muito outros parâmetros dos mesmos.
Quando se instala um turbo, pode-se fazê-lo em duas configurações.
O turbo com sua ação entre o filtro de ar e do carburador(turbocomprimido),
quando o ar é "empurrado" através do carburador;
O turbo com sua ação entre o carburador e o coletor de admissão(turboaspirado),
quando o ar é sugado através do carburador.

Durante o aprimoramento dos nossos motorzinhos automodelísticos,
os preparadores observaram que, se "escavassem" a saída do virabrequim(a "gota" do vira), junto à bolacha,
criariam um efeito de sucção maior do que aquele já existente devido à ação do pistão.
Como este aumento de sucção é muito semelhante ao aumento de sucção causado pelo turbo aspirado de um carro de verdade,
os fabricantes/preparadores convencionaram chamar estes motores de "TURBO". :yeah:
Aprimorando a idéia, fabricantes começaram a fazer DUAS "gotas" no turbo.
Consequentemente, BI-TURBO.
Qualquer hora teremos TRI-Turbos, QUADRI-Turbos, PENTA-Turbos.... :shsh:

Espero ter contribuído.


Tio Nonô RC.


Na verdade nossos motores tem a função do virabrequim semelhante a uma bomba, uma vez que turbo eleva a pressão e bomba eleva a vazão, como a pressão de indução é somente a pressão atmosférica os virabrequins são alguma coisa de semelhante com uma bomba....

SalvadoriRacing


César, aí é que a porca torce o rabo.

Nos motores sem gota, a tua assertiva está completamente correta.
Nos motorzinhos turbo(com gota) de nossos automodelos, o virabrequim possui uma função ativa.
Ele deixou de ser apenas uma "passagem passiva" da mistura para se transformar num elevador da pressão ativa dentro do carter.
Conseqüentemente, após o aumento da pressão interna do carter, deve-se modificar o fluxo e a vazão nas janelas da camisa,
de modo a aproveitar melhor ainda esta nova realidade e permitir uma transferência de gases não queimados(mistura) de maneira mais eficiente.
Infelizmente não consegui ainda determinar um padrão que possa ser aplicado a todos motores.
Isto facilitaria a preparação dos mesmos.
Ainda faço o serviço de preparação caso a caso, modificando e verificando o fluxo de mistura conforme vão sendo feitas as alterações.
Isto pode ser medido numa bancada de fluxo customizada para medir pressão induzida no carter dos motorzinhos.
Esta customização é um dos fatores que faz a preparação ser demorada e cara.
Mas funciona.
Tanto que em abril o Dulac quebrou o record da pista de Portugal onde se realizará o Mundial 2008 1/10.
Com um motor preparado em junho de 2006.

Se tiveres oportunidade de ver o virabrequim de um de meus motores que preparo para o Dulac,
verás que estou utilizando deste recurso de pressão ativa desde 2006, quando preparei o motor que seria usado na Austrália.

Espero ter contribuído.

Abraço gaúcho.


Tio Nonô RC.

PS.: Como a preparação para mim é hobby, estou me divertindo! :joia:


não vou discordar, mas posso não concordar.....

fiz engenharia mecânica e o que vi lá e aprendi com o profº Franco Brunetti e suas publicações não me deixam concordar.......

para mim os motores são muito pequenos e embora girem muito toda essa performance não vem em grande parte de fluidodinâmica, se viesse, não precisaria utilizar metanol e nitrometano por exemplo, se depende até hoje de um combustível de altíssima octanagem e taxa de compressão longe de ser segura, certamente o fluxo de ar e mistura, sob a minha ótica, não fazem milagres.....


www.salvadoriracing.com.br

NOVAROSSI - KM RACING - ARC - LRP ELECTRONIC - SAVOX SERVO - SALVADORI RACING PARTS

 KM RACING - ARC R10      NOVAROSSI      SANWA      LRP      CONTACT - LRP

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1147
Registrado em: 20 Jun 2005, 23:00
Localização: CURITIBA PR/BRASIL

Re: Motor Novarossi 353 2008 quem tem?

Mensagempor kenediquequi » 13 Mai 2008, 18:17

Bem,,,,,
vou dar minha opiniao, opiniao esta baseada em trocas de informacoes, com preparadores de fora, que ja a algum tempo venho mantendo contato.

A virgula (gota) que passou a ser item de serie nos motores apos as aposentadorias dos motores da linha MR12, passaram a ser chamados de TURBO, nao somente por terem adicionado ao eixo a tal gota, virgula, mas sim por utilizar velas diferenciadas e sim estas chamadas de vela TURBO.
Apos a utilização deste tipo de vela, ficou claro que a performance dos motores tinha dado um salto, pois existia entao uma queima mais homogenea e eficaz.Com isso notou-se que um motor utilizando um eixo com gota, tinha uma resposta mais linear e crescia com melhor desempenho desde as baixas rotacoes.A virgula consegu uma pressao maior de mistura elevada a camara de explosao.
Existe teste muito simples,,,,,para isso....
QUANTO MAIOR A MASSA AR-COMBUSTIVEL SE COLOCA NA CAMARA DE EXPLOSAO MAIOR SERA O CONSUMO.
Com um gira sem virgula, se ganha muito em consumo, basta lembrar oque faziam os motores MT12, sem virgula,,,e apos os novos NS12S3 ja virem com virgula notou-se que o consumo era maior , isso devido tambem a pressao exercida pelo eixo com a gota.

A virgula vem sim a ajudar e muito para que o fluxo da mistura dentro do carter tenho um acesso mais rapido a camara de combustao.

E sabido que tnto o Metnol, como o Nitro sao altamente VOLATEIS,,,,,ja trabalhe com metanol a muitos anos e sei doque o mesmo e capaz,logo por sua volatilidade, quanto mais rapido e FRIO o mesmo chegar na camara de explosao maior sera o percentual de queima do mesmo.
O Nitro vem a auxiliar a queima da mistura pois ao ser pulverizado junto com o metanol ajuda a AGRUPAR as moleculs de oxigenio ajudando e muito na explosao dessa mistura.
Com a adoção da virgula se tem alguns fatores determinantes no desenvolvimento dos motores pro 12 .

Venho a muito tempo desenvolvendo tecnicas de prepração e hoje os motores que faco me baseio muito em fluxo e diminuição da vibração do eixo( balamceamento ) .

E dificl dizer que se aumenta a POTENCIA nominal de um motor ja tao limitado fisicamente e Cubicamente limitado como sao os motores .12 .
Todo motor a 2 tempos se trabalha fluxo seja ele de admissao ou de escape,pois e ai que se tera uma melhora na performance do mesmo .



Espero ter contribuido.
A troca de informacoes e as opinioes contrarias, nos a cada dia buscar o conhecimento.


Team Speed Work Modified Engines.
Team Driver Pursuit Racing.

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1618
Registrado em: 30 Ago 2006, 23:00
Localização: Brasília - DF

Re: Motor Novarossi 353 2008 quem tem?

Mensagempor rcmdf » 13 Mai 2008, 18:24

Esse tópico está ótimo, uma aula atrás da outra!




 L2 Sul

Piloto Master
Avatar do usuário
Mensagens: 2471
Registrado em: 10 Set 2006, 23:00
Localização: Cachoeira Paulista/SP

Re: Motor Novarossi 353 2008 quem tem?

Mensagempor wagnerrs » 13 Mai 2008, 18:30

é verdade. tem umas informações interessantes que fazem a gente pensar.


Imagem
"T N T RACING"
Dicas e brindes de RC aqui
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=22444411

 V-ONE RRR , G4 Lemans      Sirio XXX, Plus 12-3SCT      3PK DSM HRS, DX3R-DSM2      Byron Sukyta      Raptor, DNA3, Nemesis, Mazda A      GQ/Alpha      AJARC Colinas

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 760
Registrado em: 11 Jan 2007, 21:00
Localização: São Paulo

Re: Motor Novarossi 353 2008 quem tem?

Mensagempor Alexpar » 13 Mai 2008, 20:44

Tópico Nota 10!!!! Altamente técnico, com explicações claras e objetivas.

Obrigado a todos que contribuíram por compartilhar estas informações .


Acelera Ayrton!!!

 MTX-6      Novarossi      EX 10 C/ESPEKTRUM      TORNADO, FURACAO, VENTANIA...      PINTADA      ESPUMOSOS      APPA: http://appasp.org.br

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 6433
Registrado em: 01 Jan 2005, 21:00
Localização: Berçário Ala Norte

Re: Motor Novarossi 353 2008 quem tem?

Mensagempor Pimpolho » 13 Mai 2008, 21:44

Muito interessante, agora Kennedi, nos explique um pouco mais sobre como "...o nitro AGRUPA as moléculas de oxigênio, ajudando e muito na explosão dessa mistura, quando é pulverizado junto com o metanol...."


É TÊNUE A DIFERENÇA ENTRE O HOBBY E A DOENÇA MENTAL !

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Motor Novarossi 353 2008 quem tem?

Mensagempor Abib » 14 Mai 2008, 01:02

ê Brunetti! Foi nosso professor homenageado..!

Como diria Grande Brunetti, O motor pode até funcionar com Leite Condensado! Basta ter a minstura estequiométrica correta!

O Nitrometano, pra mim, nada mais é que um combustível usado em Dragsters e alguns foguetes.. Pelo que pesquisei, ele não libera mais oxigenio nem agrupa as suas moleculas..

Ele apenas é um combustível que queima com muito menos oxigenio do que o Metanol..

4CH3NO2 + 3O2 → 4CO2 + 6H2O + 2N2

A relaçao estequiometrica de queima do Nitrometano é de 1.6 Kg de ar para cada Kg de nitro..

O Metanol sozinho precisa de 6.42Kg de ar para cada Kg de combustivel..




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 432
Registrado em: 22 Jun 2005, 23:00
Localização: São Paulo

Re: Motor Novarossi 353 2008 quem tem?

Mensagempor SalvadoriRacing » 14 Mai 2008, 01:19

O óxido nitroso em motores com injeção de nitro nada mais é do que um "ar puríssimo", pois contém 2 atomos de oxigenio pra cada um de nitrogenio, enquanto o ar no mesmo volume contem um percentual bem menor de oxigenio, lembrando que para que a combustão aconteça é necessário a presença do dito cujo, portanto quanto mais O2 melhor e mais combustivel consegue se queimar em um ciclo, daí uma energia gerada muito maior.......

e então vem a performance, devido apenas ao excesso de COMBURENTE (oxigenio presente predominantemente no oxido nitroso em volume, muito superior do que sua presença no ar atmosferico), nada a ver com fluxo, nem pressurização de nada...........


já o nitrometano é apenas um COMBUSTIVEL com poder de detonação muito superior ao do metanol.......


dá pra desenrolar uma série de toerias conspiratorias.........

se um virabrequim pressuriza, segundo lavoisier, na natureza nada se cria, nda se perde, tudo se tranforma.........

não se gera pressão, portanto se a pressão aumenta de um lado, diminui do outro, líquidos voláteis vaporizam mais facilmente em baixas pressões, se o virabrequim pressuriza tanto, antes dele a pressão é pequena.....

o que vem antes do vira?

carburador, e o que tem nele, nitrometano e metanol, que são voláteis...............


ainda na volatilidade, para qualquer coisa evaporar tem N fatores determinantes, com o conceito pouco amplo de que uma coisa é volátil e ponto final, então se eu jogar 1000 litros d'água espalhados no chão essa água deverá evaporar depois que um litro de nitrometano numa garrafa com o gargalo aberto..........
estando certo de que todos sabem que o que está escrito acima não vai acontecer, pensem também que um motor é um sistema quase que fechado, como uma garrafa sem tampa.........portanto não é pela caracteristica volatil dos componentes de um combustivel que eles vão evaporar e desaparecer antes de chegarem a câmara de combustão.
mais um exemplo disso são motores com carburador de aluminio, como os Novarossi e suas bases, o combustvel mantem a temperatura do carburador, mesmo quente, por isso quandr há uma pane seca com o motor em temperatura ótima, e se demorar pra dar a partida, o carburador sobreaquece e nas primeiras tentativas acaba vaporizando o combustivel quase que totalmente no proprio carburador e então ele não chega mais a camara de combustao em quantidade suficiente para ignição.......



fluido dinâmica é extremamente contraditória especialmente quando as coisas vem líquidas e depois vaporizam, são fluidos primeiramente incompressíveis, depois compressíveis, com caracteristicas totalmente modificadas de um estado para o outro.........



daí, repito, não vou discordar de nada do que dizem, minhas convicções apenas não me permitem concordar..........


www.salvadoriracing.com.br

NOVAROSSI - KM RACING - ARC - LRP ELECTRONIC - SAVOX SERVO - SALVADORI RACING PARTS

 KM RACING - ARC R10      NOVAROSSI      SANWA      LRP      CONTACT - LRP

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 6433
Registrado em: 01 Jan 2005, 21:00
Localização: Berçário Ala Norte

Re: Motor Novarossi 353 2008 quem tem?

Mensagempor Pimpolho » 14 Mai 2008, 02:57

Ahhhh, agora sim a coisa está ficando mais clara, mas Abib existe um erro em sua fórmula, veja se concorda:
O nitrometano apresenta a seguinte fórmula química:
CH3(NO2)
A queima do nitrometano se processa segundo a seguinte reação:
CH3(NO2)+O2 → CO2+H2O+NO2
Balanceando a equação fica:
4CH3NO2+3O2 → 4CO2+6H20+2NO2
Mas o fundamento é este mesmo: Sem se alterar a mistura estequiométrica, vc pode injetar muito mais combustível quando se adiciona o nitrometano, gerando mais energia após a combustão.
Anexos
molécula nitrometano.png
molécula nitrometano.png (4.28 KiB) Exibido 4278 vezes
Editado pela última vez por Pimpolho em 15 Mai 2008, 04:41, em um total de 2 vezes.


É TÊNUE A DIFERENÇA ENTRE O HOBBY E A DOENÇA MENTAL !

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Motor Novarossi 353 2008 quem tem?

Mensagempor Abib » 14 Mai 2008, 13:06

Pimpolho, se for assim, da onde vai sair tanto Oxigênio pra formar o Dioxido de Nitrogenio(NO2) ? :)

Balanceando esta reação,
4 CH3NO2 + 7 O2 = 4 CO2 + 6 H2O + 4 NO2

Mas eu acho bem mais difícil a formação de NO2 do que do N2..
Além do mais, nessa reação, agora balanceada, a relação seria quase 3.5..
Como o Nitrometano tem metade da energia calorifica do Metanol -11.2 MJ/Kg do Nitro contra 22.6 MJ/Kg do Metanol - e a relação estequiometrica está quase 2:1 (6.42 : 3.5), daria quase elas por elas, usando Nitro ou Metanol, a explosão para gerar a mesma potencia seria a mesma coisa (com o dobro de consumo de Nitro).. e não é isso que acontece na realidade..

Então eu ainda continuo na minha.. :)




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1147
Registrado em: 20 Jun 2005, 23:00
Localização: CURITIBA PR/BRASIL

Re: Motor Novarossi 353 2008 quem tem?

Mensagempor kenediquequi » 14 Mai 2008, 14:17

Ola

Cesar, como voce mesmo relatou anteriormente, voce e FORMADO ENGENHARIA MECANICA, mas te digo meu amigo, nao precisa ser formado para saber que se voce pegar 1000 litros de agua e jogar na sala da sua casa o mais provavel sera a sua mae de botar pra fora de casa ahahahahah,,,,,A taxa de evaporação do Nitro e do Metnol sao altissmias e voce sabe disso .

Se colocar em um metal aquecido um pouco de metanol e um pouco de Agua veras o quao mais rapido o Metanol ira desaparecer em relação a Agua.

Qdo menciono VOLATILIDADE,,,,, nao estou comparando o Metanol e o Nitro com a Agua,,,apesar de parecidos me desculpe nao tem comparação.

Qdo menciono que o Metanol e o Nitro qto mais frio chegarem a camara de explosao melhor sera a QUEIMA isso nao e pura Opiniao, e sim FATO e vc sabe disso .

Pimpolho segue breve descritivo de o porque o Nitro aje penas como um Comburente e nao como Combustivel em motores GLOw,,,,,tenta funcionar um motor so com Nitro,,,,

O ganho de potencia acontece por causa da presenca de Oxigenio em sua molecula , causando um efeito de Sobre alimentação semelhante ao Oxido nitroso (NO2).O ganho de potencia com o uso de Nitrometano nao e por auemtno de poder calorifico mas sim por poder contar com mais combustivel numa mesma massa de ar ja que carrega parte parte do oxigenio para a queima em sua propria molecula ( e neste momento que acontece o agrupamento das moleculas de oxigencio ) por isso qto mais frio estiver o combustivel maior sera a quantidade de moleculas de oxigenio levadas a combustao e isso é fato qto maior a massa de oxigenio a ser queimada maior o poder de explosao.

O Nitrometano na verdade e um poderoso explosivo. Ele pertence a um grupo conhecido como nitroalcanos, que consiste em uma molécula de alcano (como metano, propano ou etano) de onde um átomo de Hidrogênio é substituído por um grupo nitro (-NO²). O nitrometano utilizado para este fim não é 100% puro, mas reduzido a uma concentração em torno de 2%, por razões óbvias.

Quando preparava carros de arrancada utilizavamos tanto o metnol e o Nitrometano, em geral aplicavamos na seguinte proporção.
de 5 a 10% em carros com taxas elevadas como no caso dos motores Aspirados a Alccol ( depois subsituiamos por Mtanol)por isso que que nos motores de RC tabem e important obedecer uma regrinha Basica,,,,QTO MAIS NITRO MENOR DEVERA SER A TAXA .
E para motores Turbo com baixa taxa de compressao utilizavamos em ate 40% de Nitrometano .


Em fim, por isso tudo e que digo que o Nitro em motores GLOW age como Comburente e nao como Combustao.



Limites de inflamabilidade no ar
Limite Superior: DADO NÃO DISPONÍVEL
Limite Inferior: 7,3 %
Ponto de fulgor
43,36°C (V.ABERTO); 35°C(V.FECHADO)
Temperatura de ignição
418,6 °C
Taxa de queima
1,1 mm/min
Taxa de evaporação (éter=1)
6,6


Pelos dados acima podese perceber o porque tambem sempre relato que quanto mais rapido a mistura chegar na camara de explosao melhor sera o resultado da queima , basta ver que em ebaiente fechado ja a 35 graus inicia o ponto de fulgor do mesmo .


espro ter contribbuido.


Team Speed Work Modified Engines.
Team Driver Pursuit Racing.

AnteriorPróximo

Voltar para Motor

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes