TAXA DE COMPRESSÃO - Como acertar?

Fórum sobre motores, starter, recoil, taxa, etc... Vale também Pipa, cotovelo, tanque...

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 379
Registrado em: 23 Jun 2006, 23:00
Localização: Porto Alegre - RS.

TAXA DE COMPRESSÃO - Como acertar?

Mensagempor tionono » 04 Jul 2008, 16:55

Mindu escreveu: Oba Tio Nonô....

Gostaria de uma informação do expert no assunto com relação à taxa de compressão.
Como saber a ideal pra o local onde moro?
Qual a diferença em relação à minha cidade e quando vou andar em nível do mar.
Onde consigo estas informações?

Muito obrigado.


Boa tarde Mindu!

Na realidade, o acerto da taxa é feito em função de:
_ Tipo de combustível;
_ Vela;
_ Altura do local (> altura = < densidade do ar);
_ Características particulares de cada motor;
_ Outros(densidade do ar no dia, humidade do ar, % óleo, etc ..)

Isto começa a ficar crítico quando se quer tirar o máximo de potência do motor.
Para descobrir qual a taxa ideal, partindo do que vem original no motor,
a gente vai diminuindo a medida das arruelas de 5 em 5 centésimos de milímetro.
Em um determinado momento o motor começa a superaquecer,
mesmo você abrindo a agulha de alta.
Aí você aumenta a medida da arruela de taxa em 5 centésimos.
Vai com o carro para a pista e anda em ritmo de corrida.
Observa se no final de sua rotação (normalmente no fim de reta)
o ruído do motor (pitch) não começa a ficar "estranho".
_ Se não e o motor mantém a temperatura normal (110º C), está ok.
_ Se sim, aumenta-se a arruela de taxa 5 centésimos e recomeça o teste.

Outra característica do motor sobretaxado é ele ficar com um torque "cavalar"
em baixas e médias rotações mas ter dificuldade de atingir a faixa
mais alta de rotações.
Ele parece ficar "travado" para alta rotação.

É interessante observar que, se você acertou a taxa "no limite",
ao andar num outro dia com condições climáticas diferentes,
ela poderá já não estar perfeitamente correta.

É isto aí, vida de acertador é dura!

Era esta a informação que querias?


Tio Nonô RC.

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 838
Registrado em: 28 Set 2006, 23:00
Localização: Jaraguá do Sul

Re: TAXA DE COMPRESSÃO - Como acertar?

Mensagempor Mindu » 04 Jul 2008, 18:10

Isso ai mesmo.... com certeza vida de acertador é dura....
Aqui onde moro é uma loucura o clima... derrepente nem vale a pena eu alterar a minha taxa... esse acerto é pra tirar td do motor... e competir forte mesmo... mas aqui hje é só brincadeira de leve....

Obrigado Tio Nonô




 AJARC

Piloto
 
Mensagens: 161
Registrado em: 23 Dez 2007, 21:00
Localização: SP

Re: TAXA DE COMPRESSÃO - Como acertar?

Mensagempor SemControle » 06 Jul 2008, 23:47

tinha acertado a mistura do meu legalzinha, hj qnd liguei tava super rico em alta, qnd acelerava tudo ele embolava e cospia combustivel ainda liquido pela pipa.....

so no combustivel, pior ainda taxa....


Já se foi dito que algo tão pequeno como o bater das asas de uma borboleta pode causar um tufão do outro lado do mundo

 TS-4n PRO V2      PRO 12 BZX      Agressor      Byron 20%      BMW M3 GTR

 
Mensagens: 3
Registrado em: 06 Jul 2008, 23:00
Localização: RIO DE JANEIRO

Re: TAXA DE COMPRESSÃO - Como acertar?

Mensagempor MDEMARCHI » 10 Jul 2008, 19:44

estou com dificuldade de regular um motor 18cxp vertex. ele demora muito para retornar para idle speed após acelerar. o que pode estar acontecendo.
alguem me ajude! sou novo neste forum.


COMEÇANDO EM RC NITRO

Piloto
 
Mensagens: 161
Registrado em: 23 Dez 2007, 21:00
Localização: SP

Re: TAXA DE COMPRESSÃO - Como acertar?

Mensagempor SemControle » 10 Jul 2008, 23:10

MDEMARCHI escreveu:estou com dificuldade de regular um motor 18cxp vertex. ele demora muito para retornar para idle speed após acelerar. o que pode estar acontecendo.
alguem me ajude! sou novo neste forum.

cria um topico especifico pra sua duvida....

mas ja tentando ajudar, qnd libera o acelerador, os servos estao voltando rapidamente a posicao original, e fechando o carburador rapidamente?


Já se foi dito que algo tão pequeno como o bater das asas de uma borboleta pode causar um tufão do outro lado do mundo

 TS-4n PRO V2      PRO 12 BZX      Agressor      Byron 20%      BMW M3 GTR

 
Mensagens: 3
Registrado em: 06 Jul 2008, 23:00
Localização: RIO DE JANEIRO

Re: TAXA DE COMPRESSÃO - Como acertar?

Mensagempor MDEMARCHI » 10 Jul 2008, 23:17

os servos retornam normalmente e o caburador se fecha deixando somente uma abertura de 1mm ou menos, mais o motor esta demorando a baixar a rotação mesmo após o retorno do servo. é isso que eu não intendo, pois a entrada de ar no carburador em quase zero, e o motor ainda com rotação alta demorando a baixar +-4-5 seg. o que devo fazer? achava que isso tivesse a ver com o tópico.


COMEÇANDO EM RC NITRO

Moderador
 
Mensagens: 4714
Registrado em: 13 Mar 2007, 22:00
Localização: Santos - SP

Re: TAXA DE COMPRESSÃO - Como acertar?

Mensagempor pixelman » 10 Jul 2008, 23:50

Fixado ;)



Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1154
Registrado em: 31 Jul 2008, 23:00
Localização: Cubatão SP

Re: TAXA DE COMPRESSÃO - Como acertar?

Mensagempor Edsel » 08 Ago 2008, 22:22

MDEMARCHI escreveu:os servos retornam normalmente e o caburador se fecha deixando somente uma abertura de 1mm ou menos, mais o motor esta demorando a baixar a rotação mesmo após o retorno do servo. é isso que eu não intendo, pois a entrada de ar no carburador em quase zero, e o motor ainda com rotação alta demorando a baixar +-4-5 seg. o que devo fazer? achava que isso tivesse a ver com o tópico.



De acordo com o que eu aprendi lendo os tópicos de tio Nono isso é BAIXA POBRE!!! enriquece a agulha de baixa que melhora :P

Um abraço a todos




 Hot Bodies D8      O.S 21 XZB Speed      DX3R      Byron 30%      ProLine Shift      ProLine, RCW, Sintec      Morro da Nova Cintra

Piloto
 
Mensagens: 135
Registrado em: 05 Jan 2007, 21:00
Localização: SP

Re: TAXA DE COMPRESSÃO - Como acertar?

Mensagempor methanol_fan » 20 Ago 2008, 21:23

Boa noite pessoal,

Eu comprei recentemente um axial 28RR e ele vem com arruelas sobressalentes pra facilitar o acerto da taxa, porém, o motor (mesmo bem rico) está esquentando muito... Ateh aí a logica seria por mais uma arruela, o unico problema eh q ele jah tah com 4 arruelas... 2 de 0.30 e 2 de 0.15... será que ele não tah esquentando muito devido ao excesso d arruelas (se é q isso eh possivel)?

Se alguem me ajudar aí eu agradeço
Abraço..


"Te ensinei que o importante eh competir mas te mato d pankada se vc não ganhar!"
Mamonas Assassinas

 Raze      Super Tigre .27st, Axial 28RR      Original      Byron 20% gen2      Original      GRP      Speed Driver

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 4068
Registrado em: 19 Dez 2006, 21:00
Localização: São Paulo - SP

Re: TAXA DE COMPRESSÃO - Como acertar?

Mensagempor gligoco » 20 Ago 2008, 23:54

Nossa, mais ele já veio com tudo isso de arruela?? ehhe... Bom, que vela vc tá usando? Como está com muita taxa seria bom uma vela mais quente....
Sobre esquentar por excesso de taxa, eu não acho possivel, pelo menos na minha cabeça ehhe..
Vc tem certeza que o motor está bem rico?? Soltando muita fumaça do começo ao fim?


VISITE:
www.gligoco.com.br/loja
www.gligoco.com.br
www.dustraising.eng.br
Representante oficial motores Go Engine
Representante oficial Sweep Racing
"Gligoco Racing Team"

 Mugen MBX7      Go Engine UDP      M11X      Byron 25%      Original      Todas off road

Piloto
 
Mensagens: 135
Registrado em: 05 Jan 2007, 21:00
Localização: SP

Re: TAXA DE COMPRESSÃO - Como acertar?

Mensagempor methanol_fan » 21 Ago 2008, 00:41

tah soltando bastante fumaça sim, bem mais que o necessario, eu tbm pensei a mesmo coisa q vc e resolvi colocar uma 8 (O.S.) media-quente se não me engano neh?

abraço


"Te ensinei que o importante eh competir mas te mato d pankada se vc não ganhar!"
Mamonas Assassinas

 Raze      Super Tigre .27st, Axial 28RR      Original      Byron 20% gen2      Original      GRP      Speed Driver

Piloto
 
Mensagens: 135
Registrado em: 05 Jan 2007, 21:00
Localização: SP

Re: TAXA DE COMPRESSÃO - Como acertar?

Mensagempor methanol_fan » 21 Ago 2008, 00:44

Então pelo jeito eu vo ter q colocar mais uma puts...


"Te ensinei que o importante eh competir mas te mato d pankada se vc não ganhar!"
Mamonas Assassinas

 Raze      Super Tigre .27st, Axial 28RR      Original      Byron 20% gen2      Original      GRP      Speed Driver

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 345
Registrado em: 08 Nov 2007, 21:00
Localização: Maringá - Paraná- Brasil

Re: TAXA DE COMPRESSÃO - Como acertar?

Mensagempor Pries_jeden_Got » 22 Set 2008, 11:05

Teu combustível é de qualidade? É novo? Às vezes teu combustível não está com a quantidade adequada de óleo. Verifica a curva da pipa e a pipa, dá uma geral no carburador.. ou seja, faça uma revisão geral no motor e no combustível. A que temperatura está teu motor? depois de quanto tempo?

Eu mesmo estou usando combustível de avião (10% nitro) e meu carrinho tá um veneno (comparando com um rtr .15, lógico). Ele tava travando e pedindo nitro em alta. Desmontei tudo, limpei e poli tudo... dava pra pentear o cabelo.. quando montei, levei ele na pista - uma quadra poliesportiva do clube - e fui regulando... tava tao frio (15 graus) e o bicho berrava... isso que a temperatura dele fica entre 90 e 100. Tenta fazer uma geral no motor/carburador... se vc fizer certo piorar num vai...

Abraço

Piloto
 
Mensagens: 135
Registrado em: 05 Jan 2007, 21:00
Localização: SP

Re: TAXA DE COMPRESSÃO - Como acertar?

Mensagempor methanol_fan » 22 Set 2008, 15:33

eu sinceramente não entendi.. fui na pista, sokei o dedo no acelerador o tempo todo ateh o tanque acabar..(4 arruelas) temp: 178°C
num tinha mais o q fazer.. ao invés d por mais uma e abrir a agulha, tirei 3 e fechei a agulha pra mistura fik decente pq ateh a hora tava gorda pacas... resultado: 135°C

Quando eu resolvi fazer tudo ao contrário do q me flaram pra fazer deu certo....

meu combusta eh o byron gen2 20% q 90% das pessoas aqui usam e a vela eh a o'donnel 99# ( fria )


"Te ensinei que o importante eh competir mas te mato d pankada se vc não ganhar!"
Mamonas Assassinas

 Raze      Super Tigre .27st, Axial 28RR      Original      Byron 20% gen2      Original      GRP      Speed Driver

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 345
Registrado em: 08 Nov 2007, 21:00
Localização: Maringá - Paraná- Brasil

Re: TAXA DE COMPRESSÃO - Como acertar?

Mensagempor Pries_jeden_Got » 22 Set 2008, 21:07

Pois é cara...
Eu raramente fico falando o que fazer porque realmente não tenho muita experiência. Estou com o mesmo carrinho genérico - comprei no paraguai e é uma marca chinesa: Winner Pro - que ninguém daqui ouviu falar e não encontra peças nem pagando em ouro. Mas ele está inteiro, nunca quebrou uma peça - só um cardã desgastou - nem mesmo o motor que é beeem inferior.

Nsse hobby, além muita grana, são necessários muito tempo e muuuia paciência...

Mas graças a Deus vc conseguiu resolver teu problema, mesmo sem saber a causa... Agora é só aproveitar!!! heheh

Um abraço!

Dorfo.

Próximo

Voltar para Motor

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes