BIELA COM FOLGA???
Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho
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BIELA COM FOLGA???
Olá pessoal!! Deve haver uma "pequena" folga entre a bucha inferior da BIELA e o PINO DO GIRA??? Ou tem que ser justo?? Acredito que deva haver uma folga para criar um filme de lubrificação, certo???
abraços...e aguardo as respostas...
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...potência não é nada sem controle...
MTX-4 OS TZ 75.430 Hz a definir... MAZDA 6 |
Re: BIELA COM FOLGA???
nunca vi um padrão de folga de biela, mas eu uso a seguinte teoria:
retirando a vela e a tampa traseira, giro o virabrequim ate o ponto mais alto, geralmente enrrosca o pistão ali, ai observo o movimento que é possivel virar o virabrequim sem mecher o pistão, este movimento, para mim, deve ter no maximo 5minutos (um pouco mais de 10°). ja vi muito motor andando muito forte, com folga acima disso, porem acho muito arriscado (acho) , pois quebrar biela, o preju pode ser muito grande, (quando não é o vira que quebra....)
eu pouco tive oportunidade de ver os sirios nesse detalhe, mas dizem que se chegar a este ponto, quebra o virabrequim, ja novarossi e OS, ja vi muito andando normal sem quebrar biela com folga acima disso.
o mais coerente mesmo é trocar a cada 2 galões +/-, se não quizer correr riscos.
seithan....
retirando a vela e a tampa traseira, giro o virabrequim ate o ponto mais alto, geralmente enrrosca o pistão ali, ai observo o movimento que é possivel virar o virabrequim sem mecher o pistão, este movimento, para mim, deve ter no maximo 5minutos (um pouco mais de 10°). ja vi muito motor andando muito forte, com folga acima disso, porem acho muito arriscado (acho) , pois quebrar biela, o preju pode ser muito grande, (quando não é o vira que quebra....)
eu pouco tive oportunidade de ver os sirios nesse detalhe, mas dizem que se chegar a este ponto, quebra o virabrequim, ja novarossi e OS, ja vi muito andando normal sem quebrar biela com folga acima disso.
o mais coerente mesmo é trocar a cada 2 galões +/-, se não quizer correr riscos.
seithan....
Re: BIELA COM FOLGA???
agora o O.S.12TZ Speed (Factory Tuned) me supreendeu, a camada de proteção no virabrequim parece que desgasta menos a brozina da biela, usando cerca de 7 litros de combustivel sidewinder probrend, 16%nitro, 10% oleo, ta com a mesma folga de depois de terminado o amaciamento, quase nada. normalmente, nos 12TZ comum, com 2 galoes, a folga é percebido sem desmontar nada. isso que o pessoal considera este combustivel uma lixa...ehehehe
seithan....
seithan....
Re: BIELA COM FOLGA???
em tempo, o tratamento do virabrequim do 12TZ Tuned se chama D.L.C (Diamond Like Carbon), http://en.wikipedia.org/wiki/Diamond-like_carbon
seithan...
seithan...
Re: BIELA COM FOLGA???
Seithan..fiz o que vc falou...transferi o giro pra um papel e deu aprox. 10 graus de folga...quando o pistão travou no PMS...criando uma folga para os 2 lados..girava 10 graus dava uma travadinha e girava + 10 graus pro outro sentido... Será que já esta no limite???
Percebi também alguns pontos de carbonização na cabeça do pistão..tipo minúsculos pontos de material fundido..posso limpar isto com um bombril???
valeu....
Percebi também alguns pontos de carbonização na cabeça do pistão..tipo minúsculos pontos de material fundido..posso limpar isto com um bombril???
valeu....
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Re: BIELA COM FOLGA???
como disse, esta é uma folga normal, vao do seu bom senso de querer ou não arriscar.
ja para estes pontos fundidos, no pistão, requer uma atenção especial, em primeiro lugar, so limpe a carbonização, com solvente de base mineral, ou no maximo, liquido para polir, bombril ou lixa jamais.
em segundo lugar, estes pontos podem ser um sinal, ou é pedaço da biela , ou filamento de vela queimada, rolamento, ou sujeira que entrou de fora mesmo.
seithan...
ja para estes pontos fundidos, no pistão, requer uma atenção especial, em primeiro lugar, so limpe a carbonização, com solvente de base mineral, ou no maximo, liquido para polir, bombril ou lixa jamais.
em segundo lugar, estes pontos podem ser um sinal, ou é pedaço da biela , ou filamento de vela queimada, rolamento, ou sujeira que entrou de fora mesmo.
seithan...
Re: BIELA COM FOLGA???
haa..então como comprei este motor usado..não sei o que aconteceu antes...
Quanto a limpeza...huuummmm....pode aplicar óleo desemgripante e desoxidante???
E se passar bombril apenas sobre a cabeça do pistão, não nas laterais....também da perda??? Por acaso o bombril retira alguma camada de proteção???? ou corre-se o risco de diminuir a taxa do motor??? aiiii...que cagada...
obrigado pela ajuda...
Quanto a limpeza...huuummmm....pode aplicar óleo desemgripante e desoxidante???
E se passar bombril apenas sobre a cabeça do pistão, não nas laterais....também da perda??? Por acaso o bombril retira alguma camada de proteção???? ou corre-se o risco de diminuir a taxa do motor??? aiiii...que cagada...
obrigado pela ajuda...
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Re: BIELA COM FOLGA???
não passe wd40 ou coisa parecida (bem, no pistão acho que pode..se for apenas para tirar a carbonização...) principalmente nos rolamentos....não sei se a sirio diz alguma coisa a respeito, mas a novarossi deixa bem claro na pagina da web deles para não usar...bem, tem um monte de terias, que inclusive eu ja sabia, na pratica mesmo, que se usar wd40 nos oneway, era PT...
não lixar a cabeça pq? pois vc cria uma superfice aspera, que não foi projetada para ser assim, os engenheiros devem ter gastos muitas noites de sono para desenvolver a melhor tecnica para deixar esta superfice lisa ou aspera, outra que quase sempre lixando esta superfice, fatalmente vc criara rebarbas nos cantos, ou seja, vc tera que lixar os cantos tbm, ai já era a compressão...
existe uma pesquisa que já comprovou que carbonização não interfere em nada o desempenho , então, é melhor deixar quieto isso, deste que não seja em forma de deposito, claro. e até é um bom sinal, se tiver com cor de caramelo, sinal que a combustão esta bem perto do ideal.
seithan....
não lixar a cabeça pq? pois vc cria uma superfice aspera, que não foi projetada para ser assim, os engenheiros devem ter gastos muitas noites de sono para desenvolver a melhor tecnica para deixar esta superfice lisa ou aspera, outra que quase sempre lixando esta superfice, fatalmente vc criara rebarbas nos cantos, ou seja, vc tera que lixar os cantos tbm, ai já era a compressão...
existe uma pesquisa que já comprovou que carbonização não interfere em nada o desempenho , então, é melhor deixar quieto isso, deste que não seja em forma de deposito, claro. e até é um bom sinal, se tiver com cor de caramelo, sinal que a combustão esta bem perto do ideal.
seithan....
Re: BIELA COM FOLGA???
Seithan / Gmerlo,
Os pequenos pontos mencionados, normalmente (além de poder ser um pequeno pedaço do filamento, mas ai são GRANDES ponros) são gerados por um fenômeno chamado detonação. Todo motor a combustão interna deve sofrer, controladamente este fenômeno, mas quando passa do limite, cria o primeiro pontinho, que posteriormente se alastra epidemicamente de fora para dentro no pistão e na camara de combustão. Ele é gerado por:
1) taxa de compressão excessivamente alta (camara muito baixa)
2) vela excessivamente quente para a condição climática (a grande maioria dos motores .12 usam velas 7 nas condições em que se corre no Brasil).
3)Carburação excessivamente pobre por mais de 4 minutos.
Veja que citei sempre "excessivamente" para cada um dos fatores geradores do problema, de modo deixar claro que para esse fenômeno aparecer e marcar toda a cabeça do pistão, os motivos nocivos foram deixados de lado por longo tempo. Portanto é sempre bom "escutar" o que o motor pede e isso so vem com experiência.
Uma solução que eu não costumo fazer mas como por aqui até "revitalização" de motor eu ja ouvi falar, é tentar apoiar uma lixa d'agua bem fina sobre uma superficie lisa e plana (vidro ou marmore), algo em torno de 1200, versar algum liquido, que pode ser um pouco de combustivel de RC e com muito cuidado, passar a cabeça do psitão em movimentos circulares até que as marcas desapareçam. O mesmo vale para a camara de combustão. Os movimentos devem ser suaves e sem muita pressão sobre a lixa. Vale lembrar que tal operação permite a vocês usarem novamente o motor como se nada tivesse acontecido, mas o squish-gap mudará, portanto deverá ser medido novamente, além do que, a maioria dos motores .12 tem o squish-band (a parte mais externa da camara) conico, e esta operação de lixa-la a tornará paralela. Pode-se notar ligeira perda de torque, porém um ganho substancial de giros.
Melhor mesmo é tomar cuidado e não deixar isso ocorrer. Uma verificação a cada hora de uso ajuda bastante.
Os pequenos pontos mencionados, normalmente (além de poder ser um pequeno pedaço do filamento, mas ai são GRANDES ponros) são gerados por um fenômeno chamado detonação. Todo motor a combustão interna deve sofrer, controladamente este fenômeno, mas quando passa do limite, cria o primeiro pontinho, que posteriormente se alastra epidemicamente de fora para dentro no pistão e na camara de combustão. Ele é gerado por:
1) taxa de compressão excessivamente alta (camara muito baixa)
2) vela excessivamente quente para a condição climática (a grande maioria dos motores .12 usam velas 7 nas condições em que se corre no Brasil).
3)Carburação excessivamente pobre por mais de 4 minutos.
Veja que citei sempre "excessivamente" para cada um dos fatores geradores do problema, de modo deixar claro que para esse fenômeno aparecer e marcar toda a cabeça do pistão, os motivos nocivos foram deixados de lado por longo tempo. Portanto é sempre bom "escutar" o que o motor pede e isso so vem com experiência.
Uma solução que eu não costumo fazer mas como por aqui até "revitalização" de motor eu ja ouvi falar, é tentar apoiar uma lixa d'agua bem fina sobre uma superficie lisa e plana (vidro ou marmore), algo em torno de 1200, versar algum liquido, que pode ser um pouco de combustivel de RC e com muito cuidado, passar a cabeça do psitão em movimentos circulares até que as marcas desapareçam. O mesmo vale para a camara de combustão. Os movimentos devem ser suaves e sem muita pressão sobre a lixa. Vale lembrar que tal operação permite a vocês usarem novamente o motor como se nada tivesse acontecido, mas o squish-gap mudará, portanto deverá ser medido novamente, além do que, a maioria dos motores .12 tem o squish-band (a parte mais externa da camara) conico, e esta operação de lixa-la a tornará paralela. Pode-se notar ligeira perda de torque, porém um ganho substancial de giros.
Melhor mesmo é tomar cuidado e não deixar isso ocorrer. Uma verificação a cada hora de uso ajuda bastante.
ma chi ca... me lo fa fare?
Re: BIELA COM FOLGA???
Ok...valeu pela aula Sheitan...e o legal é que vc diz como fazer e não fazer e o porque das coisas... acho importante deixar as "lendas" de lado..pois a mecânica é como a matemática que é uma ciência exata e tudo tem seus porques...Agora fiquei curioso do porque não poder usar WD40 no motor...vou pesquisar...
obrigado...!!!!
abraços...
obrigado...!!!!
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Editado pela última vez por gmerlo em 25 Ago 2006, 22:06, em um total de 1 vez.
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Re: BIELA COM FOLGA???
pesquisa, pois se eu tentar explicar, vai causar a maior confusão de novo...eheehe
seithan....
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Re: BIELA COM FOLGA???
Sheitan me passe algum site sobre motores..tipo com regulagens..limpeza....pode ser em inglês..
valeu...
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Re: BIELA COM FOLGA???
puts, kkkkk esse site é gringo....kkkkkk
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