Novarossi "Exhaust Gas Cooler"
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Re: Novarossi "Exhaust Gas Cooler"
Tb tem pra vender na TheBorder.. mas ô pecinha cara!!
http://www.the-border.com/product.php?p ... t=0&page=1
http://www.the-border.com/product.php?p ... t=0&page=1
Editado pela última vez por Abib em 27 Nov 2008, 13:30, em um total de 1 vez.
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Re: Novarossi "Exhaust Gas Cooler"
No Ebay tem tb..
http://cgi.ebay.com/NOVAROSSI-Exhaust-G ... 240%3A1318
e um genérico...
http://cgi.ebay.com/CNC-Exhaust-Gas-Fue ... 240%3A1318
http://cgi.ebay.com/NOVAROSSI-Exhaust-G ... 240%3A1318
e um genérico...
http://cgi.ebay.com/CNC-Exhaust-Gas-Fue ... 240%3A1318
Re: Novarossi "Exhaust Gas Cooler"
AAAhhh... o meu eu fiz!!! Ainda não testei, mas ta muito parecido com o da Novarossi.
No ultimo fds perdi um tanque na corrida de Bauru, retirei os conectores e mandei tornear uma peça de alumínio.
Ficou bem parecido!
Só não sei se funciona!
Outra coisa, nos carros RTR, o tanque fica ao lado da pipa, então já que é para diminuir a temperatura do tanque revolvi colar um adesivo refletor na lateral!
veja as fotos, creio que vá funcionar.
No ultimo fds perdi um tanque na corrida de Bauru, retirei os conectores e mandei tornear uma peça de alumínio.
Ficou bem parecido!
Só não sei se funciona!
Outra coisa, nos carros RTR, o tanque fica ao lado da pipa, então já que é para diminuir a temperatura do tanque revolvi colar um adesivo refletor na lateral!
veja as fotos, creio que vá funcionar.
- Anexos
-
- Feita com uma pedaço velho de aluminio e os dois conectores de um tanque que estourou no ultimo final de semana na corrida de Bauru-SP.
- carro 010.jpg (109.91 KiB) Exibido 3064 vezes
-
- Adesivo metalizado, para refletir os raios de calor emanado pela pipa. (problema dos RTR, tanque ao lado da pipa)
- carro 009.jpg (111.13 KiB) Exibido 3064 vezes
Re: Novarossi "Exhaust Gas Cooler"
nao sei nao se esse pedaco ai de aluminio nao vai fazer efeito contrario ou seja de microondas pra cima do combustivel, presta atencao nisso..
Abraço!
Abraço!
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-
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Re: Novarossi "Exhaust Gas Cooler"
adesivo refletor???
isso não avia ajudar... ajuda se for pra luz cara...
bota aquelas mantas que se usam em forros de eternit...
aquilo sim iria ajudar... ou se não cobre o escape com aquelas mantas usadas no coletores dos carros...
isso não avia ajudar... ajuda se for pra luz cara...
bota aquelas mantas que se usam em forros de eternit...
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Thunder Tiger Mirage Thunder Tiger Pro 21B-R(P) Sanwa - MX3 Digital Side Winder 20% nitro 16% óleo |
Re: Novarossi "Exhaust Gas Cooler"
Não entendo muito de Física, mas pelo que andei lendo e já estudei os raios de calor obedecem às mesmas leis de reflexão que os raios de luz.
É o mesmo princípio de uma mala térmica, ela reflete o calor, sendo assim o calor sai da pipa bate no metalizado e volta para ela. Seria ao contrario se o calor viesse de dentro do tanque, assim ele seria refletido de volta mantendo assim o calor.
No caso, a maior fonte de calor é a pipa, que está em um ambiente externo, assim por força da reflexão, os raios de calor vão ser refletidos para outro lugar menos aquela parte do tanque.
Para tirar as dúvidas vou medir a temperatura antes e depois, com e sem o metalizado.
Depois posto aqui de volta, e o resultado do “Exhaust Gas Cooler”!
Abraços!
É o mesmo princípio de uma mala térmica, ela reflete o calor, sendo assim o calor sai da pipa bate no metalizado e volta para ela. Seria ao contrario se o calor viesse de dentro do tanque, assim ele seria refletido de volta mantendo assim o calor.
No caso, a maior fonte de calor é a pipa, que está em um ambiente externo, assim por força da reflexão, os raios de calor vão ser refletidos para outro lugar menos aquela parte do tanque.
Para tirar as dúvidas vou medir a temperatura antes e depois, com e sem o metalizado.
Depois posto aqui de volta, e o resultado do “Exhaust Gas Cooler”!
Abraços!
Re: Novarossi "Exhaust Gas Cooler"
sbsam escreveu:Não entendo muito de Física, mas pelo que andei lendo e já estudei os raios de calor obedecem às mesmas leis de reflexão que os raios de luz.
É o mesmo princípio de uma mala térmica, ela reflete o calor, sendo assim o calor sai da pipa bate no metalizado e volta para ela. Seria ao contrario se o calor viesse de dentro do tanque, assim ele seria refletido de volta mantendo assim o calor.
No caso, a maior fonte de calor é a pipa, que está em um ambiente externo, assim por força da reflexão, os raios de calor vão ser refletidos para outro lugar menos aquela parte do tanque.
Para tirar as dúvidas vou medir a temperatura antes e depois, com e sem o metalizado.
Depois posto aqui de volta, e o resultado do “Exhaust Gas Cooler”!
Abraços!
discordo, se voce pega um isqueiro qualquer coisa que gere calor e coloca sobre essa plaquinha ai nao vai esfria e sim reter o calor
cuidado pra nao derreter as peças aí
abraçoo !!
Pega noiz
IGT2 RS, Revo 3.3, FG Monster KE25,TRX 3.3, Zenoah KT201,HK GT1,Futaba Byron 20% , Gasosa Corvette C6r,Saveiro,Original Sintec, HPI , Orignal Extra Marginal Pinheros |
- MISTER-XIS
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Re: Novarossi "Exhaust Gas Cooler"
abib escreveu:É verdade..
Menor a temperatura = menor densidade
menor densidade = menor volume
Menor Volume = Menor pressão no Tanque
Menor pressão no tanque = Menor consumo de combustível
Menor consumo = maior autonomia
maior autonomia = Menos paradas na corrida
Menos paradas = Mais chances de pódio
Mais pódios = Mais chance de pegar a mulherada
Resmindo: Essa pequena pecinha pode te fazer pegar mais minas na balada..
Ai jezúis!
Essa foi de campeão!!!
"A.S.A" Associação Sebastianense de Automodelismo
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- rocmtfk
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Re: Novarossi "Exhaust Gas Cooler"
Galera,
Já estamos usando o cooler e não só ele como a valvula de pressão, já integrada por nós. Foto abaixo:
Resultado PRATICO...
Em heats de 10 minutos agora só precisamos de 1 PIT STOP, conseguimos rodar no talo com o GP2 DURATRAX por 8 minutos em circuito oval.
Já estamos usando o cooler e não só ele como a valvula de pressão, já integrada por nós. Foto abaixo:
Resultado PRATICO...
Em heats de 10 minutos agora só precisamos de 1 PIT STOP, conseguimos rodar no talo com o GP2 DURATRAX por 8 minutos em circuito oval.
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- luciolibanori
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Re: Novarossi "Exhaust Gas Cooler"
sbsam escreveu:Não entendo muito de Física, mas pelo que andei lendo e já estudei os raios de calor obedecem às mesmas leis de reflexão que os raios de luz.
É o mesmo princípio de uma mala térmica, ela reflete o calor, sendo assim o calor sai da pipa bate no metalizado e volta para ela. Seria ao contrario se o calor viesse de dentro do tanque, assim ele seria refletido de volta mantendo assim o calor.
No caso, a maior fonte de calor é a pipa, que está em um ambiente externo, assim por força da reflexão, os raios de calor vão ser refletidos para outro lugar menos aquela parte do tanque.
Para tirar as dúvidas vou medir a temperatura antes e depois, com e sem o metalizado.
Depois posto aqui de volta, e o resultado do “Exhaust Gas Cooler”!
Abraços!
Sbsam,
Você está correto. Os materiais reflexivos ajudam sim no isolamento térmico. Vejam, por exemplo, o interior de uma garrafa térmica ou mesmo a face interna de uma embalagem tetrapak. Na construção civil também são utilizados isoladores térmicos com tratamento reflexivo.
O calor é transmitido de três formas: condução, convecção e radiação.
Seu método de isolamento vai ajudar a diminuir a transmitância térmica por radiação.
Para evitar o fluxo de calor por convecção, recomendo materiais isolantes como isopor, neoprene ou outras espumas de célula fechada.
Conheço um material bastante interessante que pode ajudar muito os amigos do fórum. É um laminado de espuma aluminizada - polímero em mantas de 3 ou 5mm de espessura com uma camada de plástico aluminizado.
A vantagem desse material é ser muito leve e barato. O metro linear (bobina de 1,2m de largura) custa menos que R$ 10,00. Vou tentar levar uma porção lá na Dust sábado, dia 24. Se conseguir, distribuo para quem estiver por lá.
Abraços,
Lucio Libanori
"To be is to do" (Sócrates)
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Re: Novarossi "Exhaust Gas Cooler"
Lucio valew pela contribuição ai na explicação!
Acho que ja vi esta anta aqui na cidade, vou rocurar ela, a de 3mm vai dar certo no tanque do FW!
Ainda não consegui testar o "gas cooler", falta de tempo.
Abraços!
Acho que ja vi esta anta aqui na cidade, vou rocurar ela, a de 3mm vai dar certo no tanque do FW!
Ainda não consegui testar o "gas cooler", falta de tempo.
Abraços!
Conheçam a pista de automodelismo On Road de Jaú - Visitem o Forum da pista de Jaú
- luciolibanori
- Mensagens: 132
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Re: Novarossi "Exhaust Gas Cooler"
sbsam escreveu:Lucio valeu pela contribuição ai na explicação!
Acho que ja vi esta anta aqui na cidade, vou rocurar ela, a de 3mm vai dar certo no tanque do FW!
Ainda não consegui testar o "gas cooler", falta de tempo.
Abraços!
Se não conseguir achar, consigo arrumar um pedaço pra você.
Abraços,
Lucio Libanori
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Re: Novarossi "Exhaust Gas Cooler"
MISTER-XIS escreveu:abib escreveu:É verdade..
Menor a temperatura = menor densidade
menor densidade = menor volume
Menor Volume = Menor pressão no Tanque
Menor pressão no tanque = Menor consumo de combustível
Menor consumo = maior autonomia
maior autonomia = Menos paradas na corrida
Menos paradas = Mais chances de pódio
Mais pódios = Mais chance de pegar a mulherada
Resmindo: Essa pequena pecinha pode te fazer pegar mais minas na balada..
Ai jezúis!
Essa foi de campeão!!!
Funciona zé.......
Re: Novarossi "Exhaust Gas Cooler"
rocmtfk escreveu:Galera,
Já estamos usando o cooler e não só ele como a valvula de pressão, já integrada por nós. Foto abaixo:
Resultado PRATICO...
Em heats de 10 minutos agora só precisamos de 1 PIT STOP, conseguimos rodar no talo com o GP2 DURATRAX por 8 minutos em circuito oval.
onde vc comprou esta válvula reguladora de pressão?
Re: Novarossi "Exhaust Gas Cooler"
O brasileiro não perde tempo mesmo, ainda mais quando o preço da peça original a 30 euros. Ficaram show as peças que o pessoal fez.
Mas fazendo um comentário. Não sei qual a eficiência do cooler feito por vcs, mas já que o cooler funciona como um radiador ou como o próprio cabeçote do motor, quanto maior for o número de aletas e quanto mais finas essas forem, maior será a dissipação do calor quem vem com os gases da pipa.
Pro pessoal que fez o cooler. É possível diminuir a espessura das aletas e com isso aumentar o número das mesmas? Ou o resultado obtido já é muito satisfatório e não há necessidade disso?
valeu
Mas fazendo um comentário. Não sei qual a eficiência do cooler feito por vcs, mas já que o cooler funciona como um radiador ou como o próprio cabeçote do motor, quanto maior for o número de aletas e quanto mais finas essas forem, maior será a dissipação do calor quem vem com os gases da pipa.
Pro pessoal que fez o cooler. É possível diminuir a espessura das aletas e com isso aumentar o número das mesmas? Ou o resultado obtido já é muito satisfatório e não há necessidade disso?
valeu
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