FALANDO EM COMBUSTIVEL............

Fórum sobre motores, starter, recoil, taxa, etc... Vale também Pipa, cotovelo, tanque...

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1147
Registrado em: 20 Jun 2005, 23:00
Localização: CURITIBA PR/BRASIL

FALANDO EM COMBUSTIVEL............

Mensagempor kenediquequi » 27 Ago 2009, 23:54

FALANDO EM COMBUSTIVEL...

Um combustível de motor glow, é composto de três elementos.
METANOL
NITROMETANO
OLEO (sintético e rícino).
Alguns fabricantes adicionam outros elementos químicos como, que segundos os próprios fabricantes estão ali apara ajudarem a melhorar a vida útil do motor, (falaremos deles em outra ocasião).
Por hora iremos falar mais sobre o combustível e como você pode tratá-lo e ou ate mesmo fazer o seu próprio combustível e de boa qualidade.

E muito importante que a formulação do combustível tenha sido elaborada com produtos de ótima qualidade, pois de nada adianta termos um Nitrometano com teor de pureza elevada e um metanol, de baixa pureza e ou ate mesmo um óleo de rícino com alto teor de acidez.
O combustível como falado acima tem em sua formula o Metanol, um liquido altamente inflamável e que atrai muita humidade. E muito fácil de se contaminar com água um combustível que antes era excelente e passar a ter sérios problemas com ele.

Como verificar se o combustível é de péssima qualidade?Primeiramente ao utilizar-se de um combustível ruim, você ira perceber que ao ligar o mesmo, ele terá serias dificuldades de manter uma marcha lenta estável (mesmo efetuando a troca de combustível, em marcha lenta ele devera estar estável e não apresentar falhas e ou oscilações).
Outra situação que ocorre quando se usa combustível de qualidade baixa e que nem mesmo ao chegar ao meio do tanque, o motor já apresenta perda de potencia, seja por excesso de temperatura ou por excesso de óleo.
Muitas pessoas confundem ou vinculam um bom combustível com alta concentração de óleo, mais isso e um erro sério. Para os motores mais atuais de rc (on-road) especificadamente para carros, utiliza-se uma mistura que varia de 7% a 12% de óleo,isso depende de algumas variáveis mas a dica e esta ,,,,,,,,Ao comprar seu combustível nunca compre combustíveis que tenham menos de 7% de óleo ou mais do que 12% .
Combustíveis de boa qualidade oferecem uma porcentagem de óleo razoável com excelente desempenho e durabilidade do motor.
Um combustível com mais de 12% de óleo, passa a causar possíveis danos ao motor, como calços hidráulicos, gera turbulência excessiva internamente, e forca os eixos e mancais e eleva a temperatura absurdamente.

Como fazer seu próprio combustível?
Vários pilotos hoje em dia fazem seu próprio combustível.
Ate pouco tempo atrás eu particularmente fazia o meu combustível, utilizava uma formula simples e muito eficaz que após vários testes identifiquei como a que melhor se adequavam as minhas necessidades.

Combustível com 20% DE NITROMETANO, COM 10% DE OLEO.
FORMULAÇÃO. PARA 1 LITRO.200 ml de nitrometano de ótima qualidade (importado nacional e bucha).
100 ml de óleo sendo------- 60 ml de óleo de rícino (menor teor de acidez possível) e 40 ml de Óleo Sintético... (Aero Shell 750).
700 ml de Metanol com 99,9% de pureza.

Obtinha uma performance excelente, ótima autonomia e durabilidade do motor.
Fazia mistura geralmente no mesmo dia da corrida para ter sempre um combustível altamente fresco.

Hoje em dia já não utilizo mais deste expediente por falta de tempo para o preparo e o alto custo dos produtos aplicados, dificuldade de transporte etc...
Mas valia a pena o resultado final era ótimo.
Motor fácil de carburar.
Lenta estável.
Temperatura estável.
Performance superior a combustíveis de mercado que anunciavam ter 30%.

Aliado a isso tudo que citei acima, coloca-se a uma taxa de compressão correta pra a altitude, vela apropriada para o dia, relação de cambio e pipa.

Qual a temperatura ideal de trabalho do motor?
Esta a uma pergunta emblemática, ela envolve questões que vão alem de qualquer fórum, ajustes, dicas e ou ate mesmo o que o próprio fabricante indica que seja o ideal.
Vamos pensar que todo fabricante tem em mente dar uma margem de segurança a seu produto.
Cada piloto e ou hobista tem a sua busca seja ela o prazer do final de semana, seja ela o prazer das vitorias em pistas.
Qual o piloto que ao subir no geral para uma corrida oficial, ou apenas um pega com amigos, se preocupa com temperatura?
È ai que entra a visão e a experiência.
Muitas pessoas dizem que o motor não pode trabalhar acima de 120 graus, e que uma boa temperatura de trabalhão fica na casa dos 110, 115 graus. Isso e oque a maior parte dos fabricantes indica, porem o que realmente vale e a boa e velha Fumaça na saída de bases,ela sim e que dirá se o seu motor ira terminar inteiro ao final de uma corrida de 40 minutos, ou se após o termino da corrida ele fará parte do passado e adentrara ao Céu dos motores.
E muito importante sempre verificar se existe fumaça saindo dos gases na reta toda.
Vai a dica que utilizo há anos e vem dando certo.
Toda vez que se retoma a velocidade na saída de curva, o ideal é que o motor solte um tufo de fumaça, e em seguida esta fumaça começa a afinar porem ela deve permanecer ali ate o fim da reta, quando novamente se diminui a velocidade.
Ou seja se sue motor faz fumaça a reta toda mesmo em temperaturas acima de 120 graus, ele estará bem lubrificado,se o combustível for de boa qualidade, eo motor estiver bem carburado, você pode sim andar com ele acima de 120 graus e manter uma boa durabilidade, daí entra a qualidade citada acima dos componentes do combustível,principalmente o óleo.

DICAS DE REGULAGEM DA AGULHA DE BAIXA.
Com o motor em temperatura de funcionamento ( 110 graus ) acelere ele para limpar o motor, faça isso três x seguidas e em seguida o deixeele cair na lenta, após estabilizar na lenta, se ao fechar o carburador, o motor ficar com lenta alta como se estivesse grilando a afinação esta pobre ( fina) abra a agulha pra esquerda a cada 1/8 de volta.
Se ao proceder desta forma, o motor baixar RPM e ficar estável significa que ele esta bem próximo do ideal.
Outra forma que aprendi com um piloto conhecido mundo a fora (prefiro não citar nome) e a seguinte.
Com motor ligado acelere ele por 3x, solte na lenta e rapidamente aperte a mangueira de combustível, se neste momento ele morrer na hora, significa que esta muito fino de baixa, precisa ser aberta a agulha de baixa.
Se ao apertar a mangueira, o motor subir levemente o RPM e morrer, significa que esta com a baixa bem perto do ideal.


REGULAGEM DA AGULHA DE ALTA.Com o motor quente acima de 100 graus, faca um pré ajuste na bancada.
Como carro na pista acelere ate o final da reta e verifique sempre se existe fumaça, após dar umas três voltas pare nos Box, e afine a alta em 1/8 nunca mais que isso para não perder a referencia.
volte pra pista e veja se obteve boa resposta final do motor, fazendo isso ate perceber que motor solta pouca fumaça ou não vai ate o final da reta. Neste momento abre a agulha em 1/8 .Neste ponto o motor já estará bem ajustado e você só precisa verificar se alenta esta estável.


A grande dica...

TEM FUMAÇA. A RETA TODA
LENTA ESTAVEL
BOA PERFORMANCE
ESQUESSE O TERMOMETRO E ACELERA A BAGAÇA.


Espero que esta matéria ajude a todos.

TEAM SPEED WORK
TEAM DRIVER PURSUIT RACING.


Team Speed Work Modified Engines.
Team Driver Pursuit Racing.

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1063
Registrado em: 29 Jan 2009, 21:00
Localização: shopinng conquista sul

Re: FALANDO EM COMBUSTIVEL

Mensagempor iago » 28 Ago 2009, 16:24

hum!!! otimo tópico! merece ser fixo!




 dst kyosho/ fw 05 t/revo 3.3      gxr.15 / gxr.18/trx 3.3      PERFEX MODEL NO . KT-3DX/ tq3      TOP FUEL      dst /fw lamborghini /revo new      ALPHA/TALON      o estacionamento da pedra

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 457
Registrado em: 20 Fev 2009, 22:00
Localização: Sorocaba-SP

Re: FALANDO EM COMBUSTIVEL............

Mensagempor JGA05 » 28 Ago 2009, 17:19

fixo!


Imagem

 Mugen Seiki MBX-6/ Revo 3.3      RB10 .21/ TRX 3.3      Futaba 3PM-X      Byron      AKA/Pro-Line/Traxxas      Sorocaba - Campolim

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 697
Registrado em: 10 Jul 2005, 23:00
Localização: Florianópolis - SC

Re: FALANDO EM COMBUSTIVEL............

Mensagempor schlickmann » 28 Ago 2009, 17:35

Muito bom batman




 HPI R40      Nova 353 09'      3PK      Tornado      200mm      Diversos

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 2791
Registrado em: 29 Nov 2005, 21:00
Localização: São Paulo/SP

Re: FALANDO EM COMBUSTIVEL............

Mensagempor denis.roschel » 28 Ago 2009, 17:48

Fixado!

Excelente Kenedi!

Como sempre, passando as informações em prol do Hobby. Parabéns




 Kyosho RRR Evo WC      Novarossi      DX3R      Byron      Blitz      Kawahara      AARC do ABC

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 620
Registrado em: 29 Jul 2007, 23:00
Localização: São Paulo - SP

Re: FALANDO EM COMBUSTIVEL............

Mensagempor kaka_lima » 28 Ago 2009, 18:41

realmente mto bom!!!!!!!!!!!!!

quem sabe, sabe, neh?????????

ahahsahhahha


Aeromodelismo = o céu é o limite...
Automodelismo = a parede da pista é o limite.
www.aarcdoabc.com.br
www.bolhapoint.com.br

 NEW XRAY NT1 2014      NOVAROSSI VIRTUS .12      FUTABA 4PL 2.4 GHZ      TORNADO 16%      BOLHAPOINT      CONTACT      AARC do ABC

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1147
Registrado em: 20 Jun 2005, 23:00
Localização: CURITIBA PR/BRASIL

Re: FALANDO EM COMBUSTIVEL............

Mensagempor kenediquequi » 28 Ago 2009, 18:57

Opas, obrigado ai pessoal .

Eu sempre acreditei que de nada vale todo conhecimento adquerido durante a vida se guardarmos ele a 7 chaves.
Sei que para alguns isso possa parecer errado para algumas pessoas, poren acredito que para que o Hobby cresca e algum dia tenhsmoas condicoes de dispuitar de igual pra igual com o pessoal de fora, e preciso que todos tenham acesso a informações.

No periodo que tenho de RC,,,,venho me intressando sempre pela parte literaria, e sempre qeu possivel procuro colocar no site de forma mais branda possivel para que todos possam evoluir .

Nada melhor do que se ter um campeonato equilibrado e com varios pilotos disputando de igual pra igual.

A alguns anos aqui no parana os campeonatos sempre eram decididos entre os mesmos pilotos, tanto que o campeonato sempre terminava com grid de 4 a 5 pilotos nas etapas finais.

Desde 2006 o Paranaense teve 1 piloto diferente a cada ano no topo.
2006 - GABRIEL BRITO
2007- KENEDI QUEQUI
2008- JONAS FERSTEMBERG
2009-???????Ainda esta aberto e tendo 3 possiveis candidatos ao titulo.

Isso claro se deve ao fato de que em nossas pistas hoje todos se ajudam, as informações, elas sao passadas pra todos,desde que exista interesse claro.


em fim, por este motivoe e que eu acredito que todo conhecimento deve ser passado a diante........ .


Team Speed Work Modified Engines.
Team Driver Pursuit Racing.

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1268
Registrado em: 27 Mar 2009, 22:00
Localização: São Paulo/SP

Re: FALANDO EM COMBUSTIVEL............

Mensagempor fellipeborges » 28 Ago 2009, 19:25

Muito legal o tópico.

Show de bola, obrigado.

Agora ficaria 120% se fosse gravado um vídeo (bem gravado e editado) de todo esse processo de regulagem. Ia ser bel legal!


Não é gambiarra, é solução de contorno

 HPI Baja 5B SS | E-Revo 1/16      26CC | Velineom      Futaba 3PM-X | HK-GT2      Podium + Motul 800 | LiPo      Originais      Originais

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1158
Registrado em: 22 Set 2007, 23:00
Localização: São José-SC

Re: FALANDO EM COMBUSTIVEL............

Mensagempor Genis » 28 Ago 2009, 20:55

Parabéns , muito legal.




 HPI SPRINT 2      Brushless      FUTABA      LYNX      Alpha

Piloto Racer
 
Mensagens: 455
Registrado em: 07 Fev 2009, 21:00
Localização: Ribeirão Preto

Re: FALANDO EM COMBUSTIVEL............

Mensagempor Torranojr » 28 Ago 2009, 21:14

Gostei, meus parabéns.




 Serpent 966 / 733      Novarossi 35plus21LC/.12 Flash      Spektrum DX3R DSM2      Tornado 25%/16%      LOLA / AUDI      Xceed/Matriz      ASARC/Dust Cravinhos

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 424
Registrado em: 19 Jun 2009, 23:00
Localização: Franca - SP

Re: FALANDO EM COMBUSTIVEL............

Mensagempor BigPhill » 28 Ago 2009, 21:37

kenediquequi escreveu:Eu sempre acreditei que de nada vale todo conhecimento adquerido durante a vida se guardarmos ele a 7 chaves...


Fala senhores!

kenediquequi excelente tópico!!! e parabéns pela sua postura sobre o conhecimento...

Já até coloquei isso no tópico do DBX/DST... eu ví há algum tempo atrás a assinatura de um cara, em um fórum sobre Proxies Linux, que eu adotei pra mim:

"Se eu tenho uma maçã, você tem uma maçã e nós trocamos, cada um fica com uma maçã... com as idéias isso é diferente: se eu tenho uma idéia, você tem uma idéia e nós trocamos, cada um fica com duas idéias..."


Acho que esse é o espírito de um fórum: a troca de idéias... todo mundo ganha!!!

Um abraço e parabéns pelo tópico!


Em busca da Savage Flux! .: Se é pra ficar com dó, compra um carrinho da Barbie! :.

 Traxxas Rustler VXL      Velineon 3500      Traxxas AM      Lipo 2s 5400 / 3s 5000 /      Rustler      Alias / Proline      Continuo nos barrancos...

Piloto Sport
 
Mensagens: 285
Registrado em: 08 Dez 2005, 21:00

Re: FALANDO EM COMBUSTIVEL............

Mensagempor edudias » 28 Ago 2009, 22:22

E ai pessoal do RC

To no hobby desde 1999... to véinho já ...

E desde uns aninhos atrás, todo motor que compro pra correr o paulista e o brasileiro mando pra esse cabeça chata dá um talento, polimento, balanceamento... vê se o neguinho aqui é bobo? Eu não manjo praticamente nada de acerto e regulagem de motor... male male sei acelerar e frear minha baratinha... mas pelo menos motor forte eu tenho... culpa desse cearense que se diz paranaense... com essa cabecinha tu não me engana... deve ter nascido em caculé do norte... hehehe

Parabéns pela matéria Kenedi

Abçs

Edu Dias

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1147
Registrado em: 20 Jun 2005, 23:00
Localização: CURITIBA PR/BRASIL

Re: FALANDO EM COMBUSTIVEL............

Mensagempor kenediquequi » 28 Ago 2009, 22:38

Fala pessoal
Nao pensei que o topico chamaria tanta atencao assim.
Obrigado pelo elogios .

è Edu,,,,,,,quero ver quando voce andar com este Sirio ,,,,,,,,huuaahauahuahua

Estou preparando uma outra materia que ainda englobara topicos sobre ocmbustivel,,,,regulagens,,,mudancas de combustivesi,,,,,,,velas,,,,,,,,e uma afinação Fina de motor.......

quanto ao video e uma boa ideia, tentarei fazer algo do genero .....
Tai tentarei focar isso em breve


Abss a todos.....


Team Speed Work Modified Engines.
Team Driver Pursuit Racing.

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 219
Registrado em: 15 Ago 2009, 23:00
Localização: Sertanópolis - PR

Re: FALANDO EM COMBUSTIVEL............

Mensagempor MarloN » 29 Ago 2009, 03:59

Excelente iniciativa, parabéns!!

Quanto a idéia do vídeo será espetacular se rolar!!

Show de bola!


by MarloN

 DBX / Savage X / E-Revo VXL      GXR18 / F4.6 .28 / Velineon380      Perfex KT-6 / HPI TF-3 / TQ2.4      Byron 20% / Lipo 3S      Originais      Originais      Sítio do Vô!

Piloto
 
Mensagens: 162
Registrado em: 09 Nov 2008, 21:00
Localização: porto alegre rs

Re: FALANDO EM COMBUSTIVEL............

Mensagempor luizcarniel » 29 Ago 2009, 09:16

Parabens Kenedi !! Sensacional o topico e maneira como expressa as tuas ideias, sem ti conhecer pessoalmente parece q esta me explicando ao vivo, como regular um motor glow !! muito bom..

Cara junto a esses pensamentos, uma hora podia escrver, tem q ser voce pelo amplo conhecimento, sobre o motor "ser uma bomba de vacuo" ahhhh, sabe falar sobre vb, sobre a bolha do vb e o aumento de vacuo com a o rasgo do vb, aquele estudo do silicone na intenção de diminuir o carter, coisas assim n tao facei, mas dar uma ideia geral do funcionamento da coisa, mts n consgue acertar porque acham q a carburação derrama combustivel pra dentro, enquanto na verdade ele é apenas um limitador, para o vacuo do motor q aquando acelerado tem maior aspiração fazendo do bura um dosador.. algo sobre as virgulas, virgulas de camisa, e de vb !! abraço cara, sei q fui na parte mais dificel, mas a principio acho q por aqui só voce e o tionono conseguiriam dar alguma explicação "simples" em se tratando desta parte complexa, "as virgulas" que puxam com maior eficiencia volumetrica... abraço cara, e novamente PARABENS !!

Próximo

Voltar para Motor

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 10 visitantes