ACERTO DEMOTOR

Fórum sobre motores, starter, recoil, taxa, etc... Vale também Pipa, cotovelo, tanque...

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1147
Registrado em: 20 Jun 2005, 23:00
Localização: CURITIBA PR/BRASIL

ACERTO DEMOTOR

Mensagempor kenediquequi » 30 Ago 2009, 03:03

ACERTO DE MOTOR.

Seu motor já esta amaciado?
Se sim, agora vamos iniciar o processo de acerto e ajuste fino do motor.
Nesta fase irei colocar algumas dicas para se obter o Maximo em performance do motor para corridas.
Aqui falarei de acertos para Performance, claro que tentando ter sempre uma margem de segurança.
Existem varias formas e dicas para se obter uma boa regulagem,cada piloto tem a sua tentarei colocar de uma forma mais clara possível as formas que já venho utilizando a tempos nos ajustes de meus motores.

Afinação básica de fabrica.
Todo motor vem de fabrica com um ajuste pré determinado,geralmente ficando na media de :

Agulha de baixa – de 2 a 3 voltas-----
Agulha de alta---de 3,5 a 6 voltas.
Os ajustes acima podem variar de acordo com as marcas de motores.
O ideal e sempre iniciar o processo de ajustes na agulha da alta, para depois regular a baixa.

Iniciando ajuste fino.Com o motor devidamente aquecido, faca um pré ajuste na bancada, este momento e importante, pois e a partir de agora que você começa a treinar seu ouvido e adquirir experiência em carburar um motor.
Com ele já aquecido e podendo manter o ajuste de fabrica vá pra pista.
Efetue pelo menos umas três voltas para gerar calor e observe a temperatura do motor e como ele se comporta. Um motor bem acertado devera ser estável mesmo com temperaturas variando de 120 a 130 graus,não podendo oscilar marcha lenta.
Após as três voltas, entre nos Box e ao aparar você já poderá perceber como o motor ira se comportar...
Se ele chegar grilando (lenta alta mesmo com ele freado) significa que esta fino tanto em baixa quanto em alta.
Se ele chegar com lenta alta e ao parar ele demorar alguns segundos e a lenta abaixar, significa que o motor esta fino de baixa.
Nos dois casos acima, você precisa “ENGORDAR A MISTURA”, isso significa que você precisa abrir as agulhas, independente de se fora a baixa ou alta, sempre vá de 1/8 de volta para não perder a referencia.
E importante após abrir as agulhas voltar pra pista e repetir mais três voltas rápidas, entrar nos Box novamente e repetir o mesmo processo.
Se ao entrar nos Box e desacelerar a lenta cair rapidamente e ficar estável, você estará bem próximo do ideal. Nesta momento faca o seguinte teste.....
O mecânico ergue o carro, e você então acelera para limpar o motor (uns 3 segundos) deixa cair em marcha lenta e observa durante 15 segundos, após isso você acelera rapidamente e observa os seguintes sintomas.

A- O motor respondeu rapidamente, sem engasgar, e subiu de giro muito rápido com pouca fumaça... MOTOR ADANDO SECO,,,,,precisa abrir 1/8 na baixa e na alta.
B- O motor respondeu bem, deu um leve “tuxo” de fumaça e subiu de giro soltando fumaça-----Motor bem próximo do ideal.

Vamos imaginar o seguinte...
Um Kart quando em corrida sempre no meio da reta principal, o piloto da uma Afogada no motor para poder lubrificar o motor, no motor de Rc esse processo e feito pela agulha de baixa, então e preciso ter em mente que uma baixa levemente gordinha (gordinha, não babando) fará com que o motor seja bem lubrificado quando você desacelerar para entrar em uma curva e ao retomar a aceleração ele ira soltar o Tuxo de fumaça e vai limpando por toda reta.

Agora a baixa.
Com a alta já devidamente regulada, entre nos Box e retire a bolha do carro, coloque-o em bancada, e a cada 1/8 vá fechando a baixa, e dando leves aceleradas (3x) ate 50% do carburador aberto (acima destes 50% entra a agulha de alta) após estas três aceleradas leves deixa na lenta e observe se a lenta esta estável. Se ele ainda ficar na lenta você vai afinando e dando estas 3 aceleradas leves.
Quando ao deixar na lenta você perceber que o motor inicia um aumento de RPM,volta 1/8 de volta a repita as aceleradas. Coloque a bolha e vá pra pista testar o carro.
De três voltas e na 4º volta solte em marcha lenta ao final da reta e escute o motor, ele devera baixar na lenta em no Maximo 3 segundos, devendo permanecer estável.
Tem a dica de apertar a linha de combustível como já expliquei em outro tópico.

Pronto, agora como poderemos saber exatamente se essa carburação esta boa?

È precisão saber fazer a leitura do motor.
Após todos os ajustes feitos como acima (pode haver variações de pilotos, taxa de compressão, vela e porcentagem de nitro).
Agora ande pelo menos um tanque completo, ate o final deixe o motor esfriar e vamos ler o motor internamente.
Retire com cuidado e em local Limpo, a vela do motor. Olhando a vela ela devera Ester levemente Umedecida, (se estiver seca e com filamento PRATA) precisa engordar a baixa em pelo menos mais meia volta .
Após ler a vela, vamos fazer a leitura da espoleta.
Uma boa carburação, ira propiciar uma coloração levemente Dourada na espoleta, (cor de wiskie), você pode tirar uma prova real ai, pois se a sua vela estiver umedecida, a espoleta estará dourada, mas se a vela estiver seca e com filamento prata, a espoleta não terá esta coloração cor de malte.
Visto isso o processo e simples...
VELA HUMIDA E ESPOLETA DOURADA------Ótima carburação.
VELA SECA E FILAMENTO PRATA ------Carburação pobre, ENGORDE.

Acerto de taxa.Partindo de motor pró. 12,todo motor já sai pré ajustado de fabrica pra rodar com combustíveis de ate 20% a nível do mar.(alguns indicam ate 30% como os base Picco).
Irei colocar aqui um acerto mais básico para que seja fácil a interpretação.
Os motores. 12 não as fabricados para rodarem com combustíveis com 30% de nitro,porem ao colocarmos taxa acima de 22% ele ira ter um rendimento maior apenas em baixa,mas ira sacrificar a alta do motor e isso sem falar que a autonomia ira despencar.
A taxa e feita de acordo com alguns fatores, como Altitude x porcentagem de nitro.
A quantidade compressão e limitada pela espessura dos calços a serem colocados na espoleta.
O calculo e simples,
+ CALÇOS = Menor taxa de compressão
- CALÇOS = maior taxa de compressão.
Alguns motores têm apenas um calço (shim, arruela) outros vem com vários, como os motores base picco.
Geralmente encontram-se da seguinte maneira. para motores .12
BASE NOVAROSSI 1 CALÇO COM 0,30
BASE PICCO 5 CALÇOS TOTALIZANDO 0,60
BASE SIRIO 1 CALÇO COM 0,30

Colocarei em linguagem simples.
Para rodar em nível do mar, a até 1000 metros acima e com ate 20% de nitro, pode se utilizar as seguintes taxas.
NOVAROSSI - DE 0,30 A MINIMO DE 0,25.
PICCO - DE 0,60 A MINIMO DE 0,45.
SIRIO - DE 0.30 A MINIMO DE 0,25

Sempre ter em mente que, ao efetuar uma alteração de taxa deveremos ter de recalibrar a carburação. Os ajustes de taxa podem ser utilizados para varias situações ,colocarei algumas aqui.
MOTOR COM TEMPERATURA ELEVADA MESMO RODANDO GORDO.
R- Adicione um calco de 0, 05, você ira perceber que a temperatura ira baixar levemente.

MOTOR LACRA NA RETA E NÃO DESENVOLVE EM ALTA.
R- Adicione um calco de 0,10, o motor ira trabalhar mais solto, e com temperatura levemente mais baixa. (processo indicado pra pistas de lata)

MOTOR ANDA BEM DEALTA POREM NÃO TEM FORCA EM BAIXA.
R- Retire 0,05 de calco EX- Se original tem calco de 0,30, deixe o com 0, 25, ira melhor a baixa... (processo indicado pra pistas curtas).

A taxa do motor pode ser alterada também com tipos de vela como:
VELA LONGA = Motor mais taxado.
VELA CURTA = Motor levemente mais destaxado.

Condições climáticas
Isso influencia e muito o desempenho do motor, não existe ajuste de motor que ira funcionar bem na próxima vez que você vá andar, e preciso entender e aceitar que um ajuste pode mudar varias vezes durante o dia, devido ao clima.
Parece fácil não é?
Porem o clima influencia diretamente no seu motor e ate mesmo nos confunde.
E normal alguns pilotos acharem que em dias quentes deve-se andar com o motor bem mais gordo etc., mas a regra não e assim.
Clima quente – requer uma carburação simples, nada de sair engordando seu motor, pois você ira perder a referencia que tinha de baixa e alta, e ai sim, vai ser um dia de cão pra acertar o motor novamente muita gente imagina o contrario

Clima frio.com clima frio e errado imaginar que o motor precisa trabalhar mais afinado para manter a temperatura etc... .Quanto mais frio mais se abre as agulhas, pois melhor será a queima devido uma quantidade maior de oxigênio devido ao frio.

Pipa-
Um componente muito importante na afinação do motor e a pipa. Co ela que você ira sintonizar seu motor e atingir ótimas performances.
Mais uma vez abordarei de forma simples e pratica.
Pista de alta requer uma pipa mais curta.
Pistas de baixa requer pipas mais compridas
Hoje a novarossi tem vários modelos de cotovelos (manifold) para que se possa ajustar o comprimento de suas pipas, adequando assim e faixa de torque que o motor precisa pra determinado tipo de pista.
No comprimento da pipa existe uma medida que se faz partindo da espoleta (vela) ate a solda da pipa, mas isso fica pra uma próxima matéria.

Embreagem.
Eis que chegamos a um ponto muito delicado, a embreagem esta dentre um dos principais problemas quando a performance não e a ideal.
Vamos simplificar ao Maximo os ajustes de embreagem.
Existem hoje ferramentas adequadas para se medir o gap e o And play de uma centax,porem darei uma boa dica para se ajustar uma centax.
Na montagem da mesma, comece com ajuste de carga (pressão da mola) em 1,2mm, esta pressão se tem da seguinte forma.
Com paquímetro tire a medida da ponta do vira ate encostar-se à porca da mola, neste ponto ZERE o paquímetro.
Volte a medir da ponta do virabrequim e vá ajustando ate chegar à medida de 1,2 milímetros. Agora você ira montar o sino ( já com os pinhões) e rolamentos ( apenas coloque não parafuse) com o sino já no gira,pressione o sino pra baixo e veja se ele esta em contato com a sapata do cambio,se estiver adicione calços (no gira)antes do rolamento ate que o sino não mais encoste na sapata do cambio ( não exagere nos calços).Agora parafuse o rolamento (trusti bearing) e observe a folga, neste ponto existem vários ajustes ,varias folgas, porem eu costumo deixar essa folga praticamente em zero.Agora vá para pista e veja se o desempenho mudou .
Lembre-se de que a embreagem pode ajudar e muito para se obter um bom chassi, e vai depender muito do estilo de cada piloto e o mais importante o grip da pista e que deve determinar o ajuste final de uma embreagem...
PISTA COM OTIMO GRIP- Embreagem forte e com bom Puunch, isso se da com os ajustes feitos acima, e carga de mola e ou com mola de espessura mais grossa.
PISTA COM GRIP RUIM- Embreagem mais suave, e com carga de pressão de mola mais baixa, ficando em ate um milímetro de aperto da mola...
Geralmente nos chassi pros de hoje o pessoal costuma utilizar-se de molas de centax para carros 1/8, com isso consegue-se uma boa pegada de embreagem.
Uma boa embreagem Dara mais saúde ao motor principalmente em baixas rotações.
Apenas lembrando que as dicas acima, são feitas, sem a utilização de régua pra ajuste, e os ajustes de Gap e And play ficam bem próximos do ideal.


Temperatura de motor
Como já relatei em outro tópico, um bom motor pra pista não pode ficar preso a um termômetro, ate porque não temos hoje um termômetro que efetue uma medição 100% corretam e nos de exatamente a faixa de temperatura que o motor esta trabalhando.
Se você estiver rodando com um bom combustível, e seu motor esta devidamente regulado, esqueça o termômetro, não se prenda a ele, pois durante uma corrida voe não terá tempo pra reabastecer e verificar a temperatura isso ira tirar de você, a condição de chegar entre os primeiros colocados. Quem fica escravo de termômetro jamais conseguira desenvolver uma habilidade de “ouvir “ se o motor esta bem regulado.
Lembre-se das dicas anteriores, FUMAÇA NA RETA TODA, (o motor começa e termina a reta com fumaça, mesmo que no fim da reta seja pouca, mas tenque ter fumaça) Em retomadas e ou saídas de curva tenque soltar um TUXO de fumaça e ir limpando.
Ao parar nos Box a lenta estiver estável e não acelerado, PARABENS seu motor esta com ótima performance. E ótima carburação.

Sintomas...
Queimando velas direto
Verifique se não esta muito fino, o motor seca e queima vela.
Verifique se não esta muito taxado (pouco calco na espoleta).
Verifique se não esta com rolamentos deteriorados.
Verifique se não esta com porcentagem alta de nitro.
Verifique se a relação não esta muito curta.
Motor não limpa...
Verifique se não esta muito gordo de alta.
Verifique se a vela esta boa. (coloque o starter na vela e acelere se limpar e vela ferrada).
Verifique se não tem vazamento na linha de combustível (tanque e mangueiras)
Verifique se o cabeçote esta bem apertado.

E para finalizar...
Afinar um motor, acertar um chassi, não requer Dom, nem tão pouco e uma arte, isso e apenas experiência que se adquire com o tempo.
Aproveite a cada minuto que estiver na pista, observando os pilotos mais experientes, veja desde como se porta um piloto rápido, observe dentro do possível, os ajustes e seus efeitos nos carros. Seja interessado,pergunte sem medo, o Maximo que você poderá escutar e que no momento não se pode dar a devida atenção.
E um ditado que sempre digo a quem vem nos procurar aqui em nossas pistas...

EU E TODOS QUE ESTAMOS AQUI PILOTANDO, UM DIA INICIAMOS, UM DIA ALGUEM NOS DEU AS PRIMEIRAS DICAS.
Então não se prenda, leia muito,pesquise,pergunte e o principal, TREINE...
O bom piloto não e aquele que tem o melhor, carro, motor e ou radio, o bom piloto e aquele que não larga o cronometro nunca.

Team Speed Work.
Team Drive Pursuit Racing.


Team Speed Work Modified Engines.
Team Driver Pursuit Racing.

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 424
Registrado em: 19 Jun 2009, 23:00
Localização: Franca - SP

Re: ACERTO DEMOTOR

Mensagempor BigPhill » 30 Ago 2009, 09:33

Fala Senhores!

kenediquequi, parabéns!
Esse é pra ler com calma... Mais uma aula!!!

Abraço!


Em busca da Savage Flux! .: Se é pra ficar com dó, compra um carrinho da Barbie! :.

 Traxxas Rustler VXL      Velineon 3500      Traxxas AM      Lipo 2s 5400 / 3s 5000 /      Rustler      Alias / Proline      Continuo nos barrancos...

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1158
Registrado em: 22 Set 2007, 23:00
Localização: São José-SC

Re: ACERTO DEMOTOR

Mensagempor Genis » 30 Ago 2009, 10:35

Muito bom, parabéns!




 HPI SPRINT 2      Brushless      FUTABA      LYNX      Alpha

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 610
Registrado em: 21 Jul 2008, 23:00
Localização: Brasília

Re: ACERTO DEMOTOR

Mensagempor brunogs » 30 Ago 2009, 10:48

Muito bom!


Um dos membros mais antigos deste Fórum!

 FW05RR - Inferno ST2 - AlfaIII      Novarrosi - Kyosho      Futaba      Byron 33%      Vauxhall      Kyosho      L2 SUL

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 64
Registrado em: 24 Mar 2009, 22:00
Localização: Caxias do Sul

Re: ACERTO DEMOTOR

Mensagempor Nissola » 30 Ago 2009, 10:52

muito bom mesmo, excelente matéria, parabéns...

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 676
Registrado em: 12 Abr 2007, 23:00
Localização: Salvador-Ba

Re: ACERTO DEMOTOR

Mensagempor Edudabus » 30 Ago 2009, 16:00

Podia ser fixo!


Imagem

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 404
Registrado em: 22 Nov 2008, 21:00
Localização: Caxias do Sul

Re: ACERTO DEMOTOR

Mensagempor mrafaeli » 30 Ago 2009, 19:38

Nossa! Muito bom mesmo!!

Parabéns!


Entre e Participe!!
rcmasters.com.br

 MUGEN MTX3/TRAXXAS 4-TEC      RB V12/NOVAROSSI M12/TRX3.3      JR XR2i/TRAXXAS      MAZDA 6/DODGE STRATUS

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 349
Registrado em: 08 Fev 2009, 21:00
Localização: São José dos Campos SP

Re: ACERTO DEMOTOR

Mensagempor Federal_40 » 30 Ago 2009, 22:27

Parabéns pelos dois posts.
Você não imagina como me ajudou por aqui.
Valeu


Gilberto

 8IGHT E/8ight 3.0/ 8IGHT T 3.0      Team Associated/RC8T      Mugen Seiki MBX7 /Ultimate M-5      Byron 25% Extra      DX3R PRO      Tekin RX8 /Novarossi/Werks/Ult      CMU-São José dos Campos

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1390
Registrado em: 06 Out 2006, 23:00
Localização: marialva-parana

Re: ACERTO DEMOTOR

Mensagempor MAGRAO5 » 30 Ago 2009, 23:10

KENEDI PARABENS PELO TOPICO SHOW MESMO.


http://www.maarc.com.br

SPEED POWER RC

 MTX4R      RB T9, 3SCT murnan      KOPROPO EX5      BYRON , TORNADO 16%      LX37 ,LOLA, A5      SHEPHERD, MATRIX      SHOPPING MANDACARU.MGA

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1063
Registrado em: 29 Jan 2009, 21:00
Localização: shopinng conquista sul

Re: ACERTO DEMOTOR

Mensagempor iago » 30 Ago 2009, 23:36

Edudabus escreveu:Podia ser fixo!



acho o mesmo !!!


uma dica para o autor do tópico para consertar o título ( é só editar a primeira mensagem ) um tópico exelente como esse, vale apena ! :wink:




 dst kyosho/ fw 05 t/revo 3.3      gxr.15 / gxr.18/trx 3.3      PERFEX MODEL NO . KT-3DX/ tq3      TOP FUEL      dst /fw lamborghini /revo new      ALPHA/TALON      o estacionamento da pedra

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 345
Registrado em: 08 Nov 2007, 21:00
Localização: Maringá - Paraná- Brasil

Re: ACERTO DEMOTOR

Mensagempor Pries_jeden_Got » 31 Ago 2009, 02:04

Leitura de cabeceira!!

Com sua autorização Kenedi, vou imprimir o artigo e utilizá-lo para treinar na pista, blz?

Abração!!

Att.,
Rodolfo Danielli.


Gl: 2;19-20: "Eu estou Crucificado com Cristo e vivo não mais eu, mas Cristo Vive em mim. E a Vida que agora vivo, vivo-a na Fé do Filho de Deus, O qual me amou e Se entregou por mim." Esta é a Perfeição e a Graça de Deus!

 G4+EVO      Nova N12TS1      Futaba 3PM 2.4GHz      Byron 20%      Mazda, Stratus      Alpha      MAARC - Maringá - PR

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1147
Registrado em: 20 Jun 2005, 23:00
Localização: CURITIBA PR/BRASIL

Re: ACERTO DEMOTOR

Mensagempor kenediquequi » 31 Ago 2009, 02:18

Valeu pessoal,
e isso ai aproveitem,espero que seja util para voces.

com reclação ao noem do topico, como estamos falando diretamente do acerto de motor, achei que o nome mais proximo fosse este mesmo.


absss..

kenedi


Team Speed Work Modified Engines.
Team Driver Pursuit Racing.

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 397
Registrado em: 17 Fev 2009, 22:00
Localização: florianopolis

Re: ACERTO DEMOTOR

Mensagempor luishenrique73 » 31 Ago 2009, 13:13

SHOW DE BOLA
ESSE CARA É COMPANHEIRO MERMO!!
TODOS OS CREDITO A ELE VALEUUU!!
:D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :idea: :idea: :idea: :idea: :idea: :idea: :idea: :idea: :idea: :idea: :idea: :idea: :!: :!: :!: :!: :!: :!: :!: :!: :!: :!: :!: :!: :!: :!: :!: :!: :!: :!: :!: :!:


internacional de porto alegre
formula 1 'volta massa nao guento ve rubinho em segundo rsrsrsrsrs'
iron maiden
e em primeiro lugar Deus e Familia

 bugy single speed      vx-16- 2.5cc      2 c      RCGAZ ByLui 0%      exceed      ta girando muito mais rapido      rua becos pista br101

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1154
Registrado em: 31 Jul 2008, 23:00
Localização: Cubatão SP

Re: ACERTO DEMOTOR

Mensagempor Edsel » 02 Set 2009, 04:39

Excelente tópico e já é fixo...




 Hot Bodies D8      O.S 21 XZB Speed      DX3R      Byron 30%      ProLine Shift      ProLine, RCW, Sintec      Morro da Nova Cintra

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 621
Registrado em: 13 Out 2006, 23:00
Localização: Maringá

Re: ACERTO DEMOTOR

Mensagempor ALEXANDRE.MARINGÁ » 03 Set 2009, 01:53

Parabéns Professor Kenedi!!

Não te conheço pessoalmente, mas só estas atitudes ja dizem tudo a seu respeito!!

Grande abraço.
Alexandre

Próximo

Voltar para Motor

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes