Pasta térmica entre cabeçote e espoleta?
Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho
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Pasta térmica entre cabeçote e espoleta?
Olá galera!!!
uma vez estava passeando pelo fórum e reparei que o pessoal do elétrico usa pasta termica entre os motores e osdissipadores q eles colocam em cima dos motores...
questão: o meu picco .26 fica na temperatura de 119º medidos no bloco do motor e 14º medidos no cabeçote... qdo acelero, ele afoga e n atinge uma boa potencia... logo, fechei um pokinho a agulha d alta... ótimo ele acelera e vai igual uma bala!!! e a temperatura sobe do mesmo jeito q ele corre... vai pros 130º no bloco e 113º no cabeçote... ja estou desistindo d tentar regular esse motor... mas a duvida eh a seguinte: posso colocar pasta termica entre o cabeçote/espoleta/bloco do motor para q essa temperatura seja dissipada por completo??? tipo, medindo a temperatura no bloco e no cabeçote ela n variar muito...
e se alguem tiver alguma sujestao aí para esse problema q meu motor ta tendo de regulagem POR FAVOR solta o verbo!!! hsUAhuh
abraços!
uma vez estava passeando pelo fórum e reparei que o pessoal do elétrico usa pasta termica entre os motores e osdissipadores q eles colocam em cima dos motores...
questão: o meu picco .26 fica na temperatura de 119º medidos no bloco do motor e 14º medidos no cabeçote... qdo acelero, ele afoga e n atinge uma boa potencia... logo, fechei um pokinho a agulha d alta... ótimo ele acelera e vai igual uma bala!!! e a temperatura sobe do mesmo jeito q ele corre... vai pros 130º no bloco e 113º no cabeçote... ja estou desistindo d tentar regular esse motor... mas a duvida eh a seguinte: posso colocar pasta termica entre o cabeçote/espoleta/bloco do motor para q essa temperatura seja dissipada por completo??? tipo, medindo a temperatura no bloco e no cabeçote ela n variar muito...
e se alguem tiver alguma sujestao aí para esse problema q meu motor ta tendo de regulagem POR FAVOR solta o verbo!!! hsUAhuh
abraços!
By \'Gigio
Revo 3.3 #5309 Picco .26 Maxx Traxxas TQ 2,4GHz Traxxas Top Fuel 20% Revo #5309 Cinza Preta Ralada BigJoe / HPI Phaltine Pistas de skate, construções.. |
Re: Pasta térmica entre cabeçote e espoleta?
Sem responder a pergunta, tenha em mente que é incorreto querer regular o motor para andar bem a certa temperatura.
Se ta andando bem,e no final do tanque esta estável, esta correta o acerto. Utilize o seu termômetro apenas como referencia. Se vc acertou o seu motor, esta andando bem, e seu termômetro mediu "x" com sua maneira de medir, utilize esta temperatura para sua referencia.
Se ta andando bem,e no final do tanque esta estável, esta correta o acerto. Utilize o seu termômetro apenas como referencia. Se vc acertou o seu motor, esta andando bem, e seu termômetro mediu "x" com sua maneira de medir, utilize esta temperatura para sua referencia.
Re: Pasta térmica entre cabeçote e espoleta?
Acredita q já pensei nisso tb?
Shogun, no meu entender essa temp tá ótima.
Já tentou abrir um pouco a baixa?
Shogun, no meu entender essa temp tá ótima.
Já tentou abrir um pouco a baixa?
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sucata de fios e imãs am rayovac amarelinhas raladas carecas slick onde der |
Re: Pasta térmica entre cabeçote e espoleta?
se func a pasta termica nao sei ,mas eu coloquei no meu motor so q ainda nao testei...
madForce/733te/losi2.0rr..... Nova btt/Picco/Team orion crf tactic 2.4/dx3s Odonel 30%/tornado 16% varias bem raladas Pro line qualquer uma |
Re: Pasta térmica entre cabeçote e espoleta?
Cara, se estiver a 130, soltando fumacinha azul ao longo de tda aceleraçao, tá otimo. Se tiver a 100 sem soltar fumaça, é problema.
Portanto, se seu motor ta a 130, soltando fumaça, nao que seja o ideal,pois melhor seria 115 com fumaça, mas a 130 ja ta bom, ainda mais que seu motor é um picco.
Pelo menos é a minha opiniao, se estiver errado me corrijam por favor
Lucas.
Portanto, se seu motor ta a 130, soltando fumaça, nao que seja o ideal,pois melhor seria 115 com fumaça, mas a 130 ja ta bom, ainda mais que seu motor é um picco.
Pelo menos é a minha opiniao, se estiver errado me corrijam por favor
Lucas.
Agama A8 Novarossi Plus 4 Futaba 3PM |
Re: Pasta térmica entre cabeçote e espoleta?
bom, vamos la:
seithan/lucasand, pelo q entendi, a temperatura pode estar um pouco acima entre os 130º+- mas soltando fumaça azul, n tem problema, pois o motor esta bem lubrificado, correto?
mach: sim, qdo eu abro a agulha de baixa, coisa d 1/16, ele fica xoxo, embola na hora q acelero....
mas enfim, coloquei pasta termica, só n vou testar hj pois esta chovendo na minha city, mas assim q tiver uma resposta posto ake...
abraço!
seithan/lucasand, pelo q entendi, a temperatura pode estar um pouco acima entre os 130º+- mas soltando fumaça azul, n tem problema, pois o motor esta bem lubrificado, correto?
mach: sim, qdo eu abro a agulha de baixa, coisa d 1/16, ele fica xoxo, embola na hora q acelero....
mas enfim, coloquei pasta termica, só n vou testar hj pois esta chovendo na minha city, mas assim q tiver uma resposta posto ake...
abraço!
By \'Gigio
Revo 3.3 #5309 Picco .26 Maxx Traxxas TQ 2,4GHz Traxxas Top Fuel 20% Revo #5309 Cinza Preta Ralada BigJoe / HPI Phaltine Pistas de skate, construções.. |
Re: Pasta térmica entre cabeçote e espoleta?
Pasta térmica... usei muito isso nos computadores, entre o dissipador e o processador, no fórum do clube do hardware te uma explicação gigaaante sobre pastas térmicas e o tratamento das superficies onde a pasta deve ser aplicada...
Na minha opinião a tentativa é válida, porém nao acredito que vá fazer milagres, se diminuir a temperatura de um motor glow, vai ser bem pouco.
Na minha opinião a tentativa é válida, porém nao acredito que vá fazer milagres, se diminuir a temperatura de um motor glow, vai ser bem pouco.
Re: Pasta térmica entre cabeçote e espoleta?
rasta_man escreveu:Pasta térmica... usei muito isso nos computadores, entre o dissipador e o processador, no fórum do clube do hardware te uma explicação gigaaante sobre pastas térmicas e o tratamento das superficies onde a pasta deve ser aplicada...
Na minha opinião a tentativa é válida, porém nao acredito que vá fazer milagres, se diminuir a temperatura de um motor glow, vai ser bem pouco.
Pois é, pasta térmica em um cooler\processador é essencial.... tanto no processador qto na placa de vídeo
Pensei em uma outra coisa agora, a temperatura de trabalho de um processador fica na casa dos 60C, se bater 80C já é hora de ser preocupar....
Mas um motor glow o normal é 120C na maioria dos casos, será q não vai "secar" a pasta e inutilizando sua real utilidade?
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Re: Pasta térmica entre cabeçote e espoleta?
Pessoal, desculpa mais devo descordar.
Pelo menos o que eu acho é que a temperatura do motor é uma mediçao se a lubrificaçao e atrito entre camisa pitao estao corretos. Se voce coloca alguma coisa pra diminuir a temperaura além do cabeçote, que foi feito pro motor, vce so disfarça o problema.
O que vai acontecer é que o motor vai andar na temperatura certa, mas com a lubrificaçao de como se estivesse a 130-140...
Por isso sou contra este tipo de coisa...
Lucas.
Pelo menos o que eu acho é que a temperatura do motor é uma mediçao se a lubrificaçao e atrito entre camisa pitao estao corretos. Se voce coloca alguma coisa pra diminuir a temperaura além do cabeçote, que foi feito pro motor, vce so disfarça o problema.
O que vai acontecer é que o motor vai andar na temperatura certa, mas com a lubrificaçao de como se estivesse a 130-140...
Por isso sou contra este tipo de coisa...
Lucas.
Agama A8 Novarossi Plus 4 Futaba 3PM |
Re: Pasta térmica entre cabeçote e espoleta?
Esta questoa ja foi discutida aqui, inclusive o gabriel, da gligoco, deu uma explicaçao ótima sobre isso.
aqui esta o topico: /viewtopic.php?t=23991&start=0
gligoco escreveu:Amigo, usando refrigeração forçada no motor, você com quase toda certeza estará diminuindo a vida util, e não aumentando, porque forçando a refrigeração, você vai ter a falsa ideia de que ainda pode afinar mais um pouco, fazendo com que o motor ande com pouca lubrificação...
Essa ideia de quanto mais frio o motor estiver, melhor, é completamente errada...
Eu nunca me preocupo com temperatura, o que importa é a regulagem estar correta... Já vi muito motor por ai andando a 90ºC perder a compressão no primeiro galão por causa de regulagem errada...
Abs
Gabriel
aqui esta o topico: /viewtopic.php?t=23991&start=0
Agama A8 Novarossi Plus 4 Futaba 3PM |
Re: Pasta térmica entre cabeçote e espoleta?
hmm... isso q o lucas citou tem haver sim...
mas a ideia inicial q eu levantei para a utilização da pasta termica era para igualar a temperatura do bloco do motor com a temperatura do cabeçote... mas com essa explicação aí... vamo tirar a pasta termica hehehe
mas a ideia inicial q eu levantei para a utilização da pasta termica era para igualar a temperatura do bloco do motor com a temperatura do cabeçote... mas com essa explicação aí... vamo tirar a pasta termica hehehe
By \'Gigio
Revo 3.3 #5309 Picco .26 Maxx Traxxas TQ 2,4GHz Traxxas Top Fuel 20% Revo #5309 Cinza Preta Ralada BigJoe / HPI Phaltine Pistas de skate, construções.. |
Re: Pasta térmica entre cabeçote e espoleta?
Tenho outra teoria a respeito.....
Porque o processador do micro queima se não houver pasta térmica entre ele e o dissipador de calor?
Resposta:
O processador gera calor quando executa suas funções e este mesmo calor danifica-o, ou seja, há a necessidade de o "extrair".
A energia térmica gerada é irradiada pela superfície do componente que, devido às suas dimensões reduzidas, não possui área suficiente sobreaquecendo.
A solução encontrada foi usar o dissipador de calor, que não é só usado no processador e sim na eletrônica de potência em geral como em amplificadores de som, fontes, etc., onde o componente que controla a parte de potência (geralmente transistor) gera calor e precisa ser resfriado.
O maior problema do dissipador de calor é integrá-lo perfeitamente ao componente a que está ligado. Por mais que você junte os dois mecanicamente, SEMPRE haverá um "gap" (espaço) entre eles.
Uma das formas de tentar resolver isto é projetá-los com superfícies extremamente planas e lisas para uma perfeita área de contato entre os dois. Isto ajuda mas não reslove.
Aí é que entra a pasta térmica. Foi projetada para preencher este espaço e permitir uma melhor condução de calor entre as partes. Nela são usados componentes que apresentem como característica principal a "condutividade térmica" que, quanto maior o valor, maior é a capacidade de transferência de calor entre dois corpos unidos por ela.
Provou-se que a pasta térmica é extremamente eficiente e que sem ela, mesmo com o dissipador montado bem apertado, o componente queima.
Veja que esta situação é bem parecida com os nossos motores glow, produz-se calor e o mesmo é dissipado pela própria carcaça (você já percebeu que a carcaça do motor é toda cheia de aletas? por que será? para aumentar a área pela qual o calor é dissipado) e pelo próprio dissipador montado na espoleta.
Colocar pasta térmica entre os dois melhorará a dissipação de calor do conjunto. Com certeza, a leitura de temperatura feita no dissipador será maior com a pasta do que sem ela, o que nos leva a adotar novos valores de referência para temperatura de trabalho, bem como onde ela é medida, já que quando medimos a temperatura no bloco do motor ela é sempre maior que no dissipador.
O que é complicado é escolher a pasta térmica adequada. Cheguei a colocar em um dos meus motores mas depois de um tempo eu o desmontei e a impressão que tive é que a pasta se liquefez, não sei o porque.
Deve-se levar em consideração a vibração do carro (se a pasta mantém as mesmas propriedades de viscosidade, por exemplo) e a faixa de temperatura de trabalho.
Tem que testar para ver o resultado...
Espero ter ajudado.
Porque o processador do micro queima se não houver pasta térmica entre ele e o dissipador de calor?
Resposta:
O processador gera calor quando executa suas funções e este mesmo calor danifica-o, ou seja, há a necessidade de o "extrair".
A energia térmica gerada é irradiada pela superfície do componente que, devido às suas dimensões reduzidas, não possui área suficiente sobreaquecendo.
A solução encontrada foi usar o dissipador de calor, que não é só usado no processador e sim na eletrônica de potência em geral como em amplificadores de som, fontes, etc., onde o componente que controla a parte de potência (geralmente transistor) gera calor e precisa ser resfriado.
O maior problema do dissipador de calor é integrá-lo perfeitamente ao componente a que está ligado. Por mais que você junte os dois mecanicamente, SEMPRE haverá um "gap" (espaço) entre eles.
Uma das formas de tentar resolver isto é projetá-los com superfícies extremamente planas e lisas para uma perfeita área de contato entre os dois. Isto ajuda mas não reslove.
Aí é que entra a pasta térmica. Foi projetada para preencher este espaço e permitir uma melhor condução de calor entre as partes. Nela são usados componentes que apresentem como característica principal a "condutividade térmica" que, quanto maior o valor, maior é a capacidade de transferência de calor entre dois corpos unidos por ela.
Provou-se que a pasta térmica é extremamente eficiente e que sem ela, mesmo com o dissipador montado bem apertado, o componente queima.
Veja que esta situação é bem parecida com os nossos motores glow, produz-se calor e o mesmo é dissipado pela própria carcaça (você já percebeu que a carcaça do motor é toda cheia de aletas? por que será? para aumentar a área pela qual o calor é dissipado) e pelo próprio dissipador montado na espoleta.
Colocar pasta térmica entre os dois melhorará a dissipação de calor do conjunto. Com certeza, a leitura de temperatura feita no dissipador será maior com a pasta do que sem ela, o que nos leva a adotar novos valores de referência para temperatura de trabalho, bem como onde ela é medida, já que quando medimos a temperatura no bloco do motor ela é sempre maior que no dissipador.
O que é complicado é escolher a pasta térmica adequada. Cheguei a colocar em um dos meus motores mas depois de um tempo eu o desmontei e a impressão que tive é que a pasta se liquefez, não sei o porque.
Deve-se levar em consideração a vibração do carro (se a pasta mantém as mesmas propriedades de viscosidade, por exemplo) e a faixa de temperatura de trabalho.
Tem que testar para ver o resultado...
Espero ter ajudado.
Acelera Ayrton!!!
MTX-6 Novarossi EX 10 C/ESPEKTRUM TORNADO, FURACAO, VENTANIA... PINTADA ESPUMOSOS APPA: http://appasp.org.br |
Re: Pasta térmica entre cabeçote e espoleta?
Alexpar, o que voce disse é verdade, por mais perfeita que seja a junçao mecanica nunca é ideal e a transferencia de calor nunca é total, por isso SEM DUVIDA a pasta termica vai ajudar sim a diminuir a temperatura. Mas questao é: Quando a O.S., Novarossi, Picco e etc fazem o motor eles consideram que o calor nao é totalmente transmitido do motor para o cabeçote, e nos informam a temperatura ideal para o motor trabalhar ja baseando-se nisso. Se nós eliminamos esta diferença de calor vai acontecer o que já foi dito ( menos lubrificaçao e etc.). "Pra mim é tipo tampar o sol com a peneira". Vce so esconder o problema.
Num computador, quanto mais eficiente a refrigeração melhor pois, já que é completamente eletrico, nao depende de carburaçao e lubrificaçao como os nosso motorzinhos!
Bom, esta e minha opiniao.
Lucas.
Num computador, quanto mais eficiente a refrigeração melhor pois, já que é completamente eletrico, nao depende de carburaçao e lubrificaçao como os nosso motorzinhos!
Bom, esta e minha opiniao.
Lucas.
Agama A8 Novarossi Plus 4 Futaba 3PM |
Re: Pasta térmica entre cabeçote e espoleta?
Voltando a pasta termica. Minha opinião que percebi hoje é que a leitura da temperatura do cabeçote ficou igual a do bloco. Acho que a pasta ajudou a ter uma melhor leitura da temperatura do motor ficando mais precisa. Não diminuiu a temperatura comparada quando não tinha pasta, depois de desligado acho que ele esfriou mais rápido mesmo
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