Fotografia em R/C - Carrinhos em movimento

Qualquer outro assunto sobre manutenção.

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 760
Registrado em: 11 Jan 2007, 21:00
Localização: São Paulo

Fotografia em R/C - Carrinhos em movimento

Mensagempor Alexpar » 03 Jan 2011, 11:56

Caríssimos amigos do hobby,

A tempos percebo a dificuldade, não só minha mas da maioria dos hobbistas, em fotografar os nossos Rc´s.

São fotos borradas, com muito/pouco brilho, embassadas, escuras, etc.

Desta forma, peço para aqueles que conheçam a arte colocarem dicas específicas para cada "tipo" de foto que tiramos em R/C.

Como não se trata de um fórum sobre fotografia, sugiro dicas bem práticas procurando abranger desde máquinas simples até as mais sofisticadas, explorando seus recursos, sempre voltado para o modelismo.

Para deixar o assunto e o fórum o mais organizado possível, serão 3 tópicos que, acredito eu, serem os mais comuns para se fotografar, são eles:

1 - Objetos pequenos: servos, engrenagens, trincas em peças, etc. Como utilizar corretamente os recursos de macro? Como iluminar? porque é que sempre sai embassado?
2 - Bolhas: como fotografá-las com o brilho adequado? Porque é que sai um monte de reflexo?
3 - Carrinhos em movimento: como ajustar desde uma máquina simples até uma mais sofisticada para uma boa foto. Devo acompanhar o movimento do carrinho? Deixo a máquina parada?

Verifique no assunto qual o tipo de foto específico deste tópico e coloque sua dica!!!

Abçs!


Acelera Ayrton!!!

 MTX-6      Novarossi      EX 10 C/ESPEKTRUM      TORNADO, FURACAO, VENTANIA...      PINTADA      ESPUMOSOS      APPA: http://appasp.org.br

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 760
Registrado em: 11 Jan 2007, 21:00
Localização: São Paulo

Re: Fotografia em R/C - Carrinhos em movimento

Mensagempor Alexpar » 03 Jan 2011, 12:05

Achei alguma coisa aqui no próprio RCmasters:

adelcios escreveu:Bugnet é o seguinte, existem alguns fatores que influenciam neste tipo de fotos, os mais importantes são o tipo de lente , obturador da maquina e ISO !

Quanto mais rapido for o movimento do objeto a ser fotografado, maior a velocidade do Obturador , assim só a imagem em movimento será focalizada , existem varias configurações conforme a maquina ( 1/60, 1/200, 1/1000, 1/2000), o bom é vc tem no minimo 1/1500 para movimento !

Porem quanto maior for a velocidade do obturador, menas luz será captada, isso é acertado pelo ISO quanto maior o ISO maior a sensibilidade sobre a luz!

Na maioria das cameras digitais o obturador e o ISO são automaticos por exemplo a sony p32 não tem esse controle de velocidade. Na sony , so da P73 para frente tem controle de velocidade.
As canon série Axx todas tem !
Detalhe , quanto maior o ZOOM para captura da imagem , maior as distorções que ela causara na foto em movimento !!!


Está em linguagem de "fotografês"...rsrsrsrsrsrsrs

Como dá pra fazer em câmeras mais simples?

Abçs!


Acelera Ayrton!!!

 MTX-6      Novarossi      EX 10 C/ESPEKTRUM      TORNADO, FURACAO, VENTANIA...      PINTADA      ESPUMOSOS      APPA: http://appasp.org.br

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 2043
Registrado em: 14 Jun 2005, 23:00
Localização: Japan

Re: Fotografia em R/C - Carrinhos em movimento

Mensagempor seithan » 03 Jan 2011, 12:23

para mim, as fotos borradas postadas aqui no forum sao na maioria culpa da preguisa e pressa de postar.... fotografar objetos estaticos eh facil, usando um tripe , e o temporizador (o recurso de bater foto depois de 10 segundos apos apertar o botao) a foto saira borrada somente se der um terremoto.....


Acessoria tecnica em RC em geral. Especializado em marcas Kyosho/Mugen/O.S.Engines

RC Number1

Imagem

Piloto Sport
 
Mensagens: 283
Registrado em: 19 Mai 2008, 23:00
Localização: Brasilia- DF

Re: Fotografia em R/C - Carrinhos em movimento

Mensagempor rpompeu » 03 Jan 2011, 13:48

O carrinho em movimento é complicado, depende do efeito que você quer fazer na foto.
Se você quer chamar atenção para o carrinho e mostrar que ele está em movimento, eu gosto de tirar a foto com um efeito que é chamado panning.
Você quem que achar a relação certa entre velocidade do obturador, a abertura e o ISO.
A foto tem que ser tirada focando o carrinho e caompanhando o seu movimento, quanto menor for a velocidade do obturador mais borrado irá sair o entorno do carrinho e mais difícil também vai ser de acompanhar o carrinho para que ele não fique borrado com o fundo.
Alguns exmplos de umas fotos que eu tirei (lembrando que nesse hobby de fotografia eu ainda estou aprendendo):
Imagem
1/200

Imagem
1/125

Imagem
1/100

Imagem
1/60

Imagem
1/20

Repare que quanto mais lento o tempo de disparo, mais borrado fica o entorno e mais difícil é de focar apenas no carrinho (coloquei a do kart pois é a que está com menos tempo no meu flicker, mas o conceito é o mesmo).

Quanto a fotografia de detalhes, o mais importante, na minha opinião, é a boa iluminação:
Imagem
Imagem
Imagem


Imagem

 GTP2-e, DT02, Slash 1/10 1/16      RX8 +T8, Aeolian 3000, MM, VXL      Spektrum DX3S      Lipos 2s e 3s      Alpha RC      L2 - BSB

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 503
Registrado em: 29 Out 2008, 21:00
Localização: São Paulo

Re: Fotografia em R/C - Carrinhos em movimento

Mensagempor pedrinhof » 03 Jan 2011, 20:08

Fotinho que meu pai tiro na aerosampa do meu D8.
Fui com uma canon eos rebel...
Anexos
d8.jpg
d8.jpg (79.03 KiB) Exibido 4565 vezes
bbbbbbb.jpg
bbbbbbb.jpg (107.18 KiB) Exibido 4568 vezes
Editado pela última vez por pedrinhof em 03 Jan 2011, 20:10, em um total de 1 vez.

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 581
Registrado em: 06 Jul 2008, 23:00
Localização: São Paulo

Re: Fotografia em R/C - Carrinhos em movimento

Mensagempor mzn3108 » 03 Jan 2011, 20:09

Isso mesmo, pesquise sobre o efeito panning. Acho que tem alguma coisa sobre isso aqui: /viewtopic.php?t=15214&start=0

Eu consegui uma vez, mas não foi com RC.
- Deixei a câmera no modo automático e foquei o ponto onde o carro ia passar e eu ia tirar a foto.
- Com o foco feito (e tentando não mudar a altura) eu girei o corpo e a câmera e vim acompanhando o carro até chegar no ponto onde eu tinha feito o foco.
- Quando o carro chegou onde eu tinha feito o foco, tirei a foto. O carro ficou nítido e a paisagem atrás ficou borrada.

É meio difícil explicar mas é mais ou menos assim :? . Ainda não sei como se faz para tirar fotos assim configurando abertura, velocidade, ISO, etc.
Uma coisa é certa, vão ser várias tentativas frustradas pra aproveitar uma foto, rs.

Boa sorte!
Mizuno


# Mizuno #

Galpas Racing Indoor
www.galpas.com.br

 Revo/DBX/MLST/Mini-Z/TRF/Slash      TRX3.3/GXR18/EzRun 18T/PN70T      Ko Propo EX-10 Helios/HK GT-2      Byron/Lipo/R1Wurks(AAA)      Ralada      Original, Slick, Radial, etc      Don Racing/Galpas

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 503
Registrado em: 29 Out 2008, 21:00
Localização: São Paulo

Re: Fotografia em R/C - Carrinhos em movimento

Mensagempor pedrinhof » 03 Jan 2011, 20:12

Cara,que eu saiba tudo que o meu pai faz é por no modo esporte da canon que la já sai dessa maneira...

Piloto Sport
 
Mensagens: 283
Registrado em: 19 Mai 2008, 23:00
Localização: Brasilia- DF

Re: Fotografia em R/C - Carrinhos em movimento

Mensagempor rpompeu » 06 Jan 2011, 10:33

pedrinhof escreveu:Cara,que eu saiba tudo que o meu pai faz é por no modo esporte da canon que la já sai dessa maneira...

Colocando no modo esporte a câmera faz exatamente o contrário que eu comentei, ela fica com a velocidade mais rápida justamente para congelar a imagem.
Eu acho interessante no off-road quando tem muita terra/pedrinhas voando e você quer mostrar esses detalhes, como nessa foto abaixo (a foto não é minha, mas com certeza ela não foi tirada no modo esporte, mas a idéia é a mesma)
Imagem
Repare que nessa foto são vistas todas as sujeiras subindo com o carro, tudo focado junto com ele, o tempo de esposição é muito mais rápido que o das minhas fotos, 1/1600.


Imagem

 GTP2-e, DT02, Slash 1/10 1/16      RX8 +T8, Aeolian 3000, MM, VXL      Spektrum DX3S      Lipos 2s e 3s      Alpha RC      L2 - BSB

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 503
Registrado em: 29 Out 2008, 21:00
Localização: São Paulo

Re: Fotografia em R/C - Carrinhos em movimento

Mensagempor pedrinhof » 05 Fev 2011, 13:42

É fotografia é um negocio complexo,por isso existe até faculdade de fotografia.Mas na minha opinião tendo uma câmera boa(tipo canon,nikon,etc..)e colocando no mode esporte,ou mesmo se aventurando para tirar umas fotos com paning,mesmo que foto não sai perfeita,já dá pra se divertir bastante,e com um pouco de treino,tirar umas que dão para serem usadas como papel de parede,heheheh
obs:foto muito legal,deve ter sido tirada por alguém que entenda bastante...e também acho que se tratando de off,uma exposição mais rapida deixa a foto mais interessante,no on-road sem o efeito panning fica meio sem graça...

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 503
Registrado em: 29 Out 2008, 21:00
Localização: São Paulo

Re: Fotografia em R/C - Carrinhos em movimento

Mensagempor pedrinhof » 05 Fev 2011, 13:49

Mais uma foto tirada no modo eporte:
realmente percebe-se que paralisa tudo, unica pena ter sida tirada meio de longe...
obs: o truggy não é meu
obs2: caso eteja se perguntando,agente bateu depois disso,heheheh,mas n aconteceu nada
Anexos
foto-mbx5-mbx6t.jpg
foto-mbx5-mbx6t.jpg (117.12 KiB) Exibido 4483 vezes

Avatar do usuário
Mensagens: 18
Registrado em: 04 Out 2010, 23:00
Localização: São Paulo

Re: Fotografia em R/C - Carrinhos em movimento

Mensagempor Ruffuswood » 17 Fev 2011, 00:26

Bom pessoal, apesar de automobilismo ser um hobby, fotografá-los com qualidade em movimento é algo tão técnico e difícil quanto fotografar esportes.

Para ser o menos técnico possível, usando uma câmera comum, a maneira mais fácil é utilizando o programa de Esportes que praticamente todas câmeras compactas tem e é o único modo onde consegue-se a maior velocidade para se captar o automodelo sem sair muito borrado, mas desde já aviso que é muito difícil de se conseguir uma só foto bacana, portanto não se deve economizar disparos e se a câmera tiver modo burst de disparo contínuo, com certeza será bastante útil nessa hora.

De resto é tentativa e erro até chegar a um resultado bacana.

Já quem tem câmeras semi pró ou pró, a coisa fica mais fácil de se controlar, pois se tem controle de velocidade do disparo, controle de sensibilidade entre várias outras possibilidades.

O panning que o colega citou a pouco é o modo ideal de se captar imagens de qualquer tipo de carro ou automodelo em movimento, pois passa a perfeita impressão do movimento em relação ao ambiente. Para isso o negócio utilizar o foco no centro do quadro e tentar acompanhar na mesma velocidade do carro com a câmera disparando para obter o efeito, mas de novo, é com muito treino que se consegue resultados legais.

Para evitar manchas de luz quando fotografar bolhas ou qualquer objeto reflexivo, o ideal é não direcionar o flash diretamente para o mesmo, ou então usar algo como um papel sulfite na frente do flash, rebatendo a luz para cima que se obtém um resultado mais suave. Outra coisa é se tiver luz artificial no local tem que se achar um angulo que não apareça o reflexo da lâmpada ou usar um pano branco ou lençol para cobrir o ponto de luz sem que escureça o local.

Fotografia macro é muito legal de se fazer, mas como ela é feita principalmente para coisas pequenas, tudo que se refere a ela também é pequeno, inclusive a área de foco que chega a ter em alguns casos poucos milímetros! por isso o mais indicado é se usar tripé para não perder este pequenino campo de imagem nítida, pois qualquer movimento de sua mão por mais suave que seja vai acabar borrando ou embaçando toda a imagem, e para se ter um efeito legal na imagem, como cara de profissional, tente usar uma caixa de papelão de tamanho médio, encapá-la com papel sulfite ou outro material fosco da cor que desejar e pegar uns dois abajures para iluminar o objeto de modo que se minimize as sombras e não fique com aspecto esquisito. esse mini estúdio que sugeri aqui também serve para se fotografar bolhas, automodelos e qualquer objeto de tamanho pequeno a médio, tudo depende da sua criatividade na hora de montar o estúdio.

Como eu disse anteriormente, para conseguir resultados legais, só treinando muito, e cuidado, se você se aprofundar na área, vai acabar se apaixonando e arrumando um segundo hobby tão ou mais viciante que o modelismo.

Abs,

Vinicius




 Serpent 966/733/811/411/S120      Novarossi/Picco/Ezrun/LRP      Airtronics M11/KO EX 10 Eurus      Tornado 25%      Uma porrada      Matriz/Xceed/AKA/Proline      Nova APPA Tatuape/Vesuvio

Avatar do usuário
Mensagens: 18
Registrado em: 04 Out 2010, 23:00
Localização: São Paulo

Re: Fotografia em R/C - Carrinhos em movimento

Mensagempor Ruffuswood » 17 Fev 2011, 00:28

Bom pessoal, apesar de automobilismo ser um hobby, fotografá-los com qualidade em movimento é algo tão técnico e difícil quanto fotografar esportes.

Para ser o menos técnico possível, usando uma câmera comum, a maneira mais fácil é utilizando o programa de Esportes que praticamente todas câmeras compactas tem e é o único modo onde consegue-se a maior velocidade para se captar o automodelo sem sair muito borrado, mas desde já aviso que é muito difícil de se conseguir uma só foto bacana, portanto não se deve economizar disparos e se a câmera tiver modo burst de disparo contínuo, com certeza será bastante útil nessa hora.

De resto é tentativa e erro até chegar a um resultado bacana.

Já quem tem câmeras semi pró ou pró, a coisa fica mais fácil de se controlar, pois se tem controle de velocidade do disparo, controle de sensibilidade entre várias outras possibilidades.

O panning que o colega citou a pouco é o modo ideal de se captar imagens de qualquer tipo de carro ou automodelo em movimento, pois passa a perfeita impressão do movimento em relação ao ambiente. Para isso o negócio utilizar o foco no centro do quadro e tentar acompanhar na mesma velocidade do carro com a câmera disparando para obter o efeito, mas de novo, é com muito treino que se consegue resultados legais.

Para evitar manchas de luz quando fotografar bolhas ou qualquer objeto reflexivo, o ideal é não direcionar o flash diretamente para o mesmo, ou então usar algo como um papel sulfite na frente do flash, rebatendo a luz para cima que se obtém um resultado mais suave. Outra coisa é se tiver luz artificial no local tem que se achar um angulo que não apareça o reflexo da lâmpada ou usar um pano branco ou lençol para cobrir o ponto de luz sem que escureça o local.

Fotografia macro é muito legal de se fazer, mas como ela é feita principalmente para coisas pequenas, tudo que se refere a ela também é pequeno, inclusive a área de foco que chega a ter em alguns casos poucos milímetros! por isso o mais indicado é se usar tripé para não perder este pequenino campo de imagem nítida, pois qualquer movimento de sua mão por mais suave que seja vai acabar borrando ou embaçando toda a imagem, e para se ter um efeito legal na imagem, como cara de profissional, tente usar uma caixa de papelão de tamanho médio, encapá-la com papel sulfite ou outro material fosco da cor que desejar e pegar uns dois abajures para iluminar o objeto de modo que se minimize as sombras e não fique com aspecto esquisito. esse mini estúdio que sugeri aqui também serve para se fotografar bolhas, automodelos e qualquer objeto de tamanho pequeno a médio, tudo depende da sua criatividade na hora de montar o estúdio.

Como eu disse anteriormente, para conseguir resultados legais, só treinando muito, e cuidado, se você se aprofundar na área, vai acabar se apaixonando e arrumando um segundo hobby tão ou mais viciante que o modelismo.

Abs,

Vinicius




 Serpent 966/733/811/411/S120      Novarossi/Picco/Ezrun/LRP      Airtronics M11/KO EX 10 Eurus      Tornado 25%      Uma porrada      Matriz/Xceed/AKA/Proline      Nova APPA Tatuape/Vesuvio

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 908
Registrado em: 03 Set 2010, 23:00
Localização: Paraná

Re: Fotografia em R/C - Carrinhos em movimento

Mensagempor juninho_foz » 21 Fev 2011, 16:30

Imagem

Uploaded with ImageShack.us
Imagem

Uploaded with ImageShack.us
Imagem

Uploaded with ImageShack.us
Imagem

Uploaded with ImageShack.us

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 190
Registrado em: 04 Set 2011, 23:00
Localização: Campinas

Re: Fotografia em R/C - Carrinhos em movimento

Mensagempor alancamp » 25 Dez 2011, 11:54

rpompeu escreveu:
pedrinhof escreveu:Cara,que eu saiba tudo que o meu pai faz é por no modo esporte da canon que la já sai dessa maneira...

Colocando no modo esporte a câmera faz exatamente o contrário que eu comentei, ela fica com a velocidade mais rápida justamente para congelar a imagem.
Eu acho interessante no off-road quando tem muita terra/pedrinhas voando e você quer mostrar esses detalhes, como nessa foto abaixo (a foto não é minha, mas com certeza ela não foi tirada no modo esporte, mas a idéia é a mesma)
Imagem
Repare que nessa foto são vistas todas as sujeiras subindo com o carro, tudo focado junto com ele, o tempo de esposição é muito mais rápido que o das minhas fotos, 1/1600.


fantástica!

 
Mensagens: 1
Registrado em: 09 Jul 2019, 18:32

Re: Fotografia em R/C - Carrinhos em movimento

Mensagempor gregpoulsen » 09 Jul 2019, 18:33

Boa tarde.
Muito obrigado pelo tópico útil.
Estas fotos parecen muy impresionantes, pero me parece que necesita mejorar un pouco sus habilidades en la fotografia de productos.
Si una imagen vale más que mil palabras, una imagen impresionante del producto vale más que mil visitas al sitio web.
No tengo datos para respaldar esa declaración (todavía). Sin embargo, la fotografía del producto puede convertirse en algo valioso para su estrategia de sitio web de comercio electrónico.
Según Trellis, el 51% de los estadounidenses con acceso a internet prefieren comprar en línea, y ese segmento de compradores está preparado para seguir creciendo. Pero eso también significa que el 49% de los estadounidenses todavía podrían sentirse más cómodos comprando ciertas cosas en la tienda, donde pueden ver, tocar y probar el producto antes de entregar su dinero.

Voltar para Outros

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes