LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazenar.

Fórum sobre motores, starter, recoil, taxa, etc... Vale também Pipa, cotovelo, tanque...

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto Sport
 
Mensagens: 230
Registrado em: 12 Abr 2012, 23:00
Localização: Pará de Minas - MG

Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazenar.

Mensagempor Jacinto » 01 Jun 2012, 22:38

Que beleza de produto, e só consegue no site Militec ?




 Revo - Buggy Ofna LX2e - MBX 8      trx 3.3-Novarossi21-4BTT - FX      Airtronics Sanwa M12

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 687
Registrado em: 29 Abr 2011, 23:00
Localização: GUARULHOS-SP

Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazenar.

Mensagempor Pedra_wil » 04 Jun 2012, 03:54

No mercado livre vc encontra também, inclusive este do video.
A unica diferença para o fabricado la fora em relação ao nacional
é o cheiro. O importado tem um cheiro horrível, onde o RC passa
vai deixando o fedor kkkkkkkkkkkkkkkk.
Um Amigo usa o nacional e parece ser o mesmo MILITEC-1.
É importante antes de comprar no Mercado livre verificar a procedência
Tem uma loja na rua Piratininga, 593 - Brás , chamada "Crestana & Crestana " que vende equipamentos de preparação para carros "1:1", eles vendem o Militec-1 por R$70,00 o frasco de 200ML, o que rendera muito, ja que no primeiro galão vc ira diluir + ou - 30ML depois nos próximos basta por uns 10ML só para manter, o que significa que vc só comprara um frasquinho destes a cada 15 galões.
Em veículos a ação do produto dura 20.000Km.

http://lista.mercadolivre.com.br/militec-1


REVO 5309 - SH.28P8 / SUMMIT 1:10 COMBO SP / BUGGY SH Z-CAR Z-10XB-SH.21 PT2012XBG / SERPENT 710 NOVA .12 353 PLUS / SAVAGE XS FLUX-TORO 120 SC

 REVO/Z10/SERPENT/SUMMIT/XSFLUX      .28P8/PT2012/353/775/FLUX      Traxxas / Fly Sky GT3B      Tornado 16 /20/ 25%      F650/Z-10XB/Opala,Porche,Dodge      Conforme o Local      Parque Jacui, Pacaembu

Piloto Sport
 
Mensagens: 230
Registrado em: 12 Abr 2012, 23:00
Localização: Pará de Minas - MG

Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazenar.

Mensagempor Jacinto » 05 Jun 2012, 10:53

Pedra_Wil, obrigado por mais estas informações, vou comprar e usar também.




 Revo - Buggy Ofna LX2e - MBX 8      trx 3.3-Novarossi21-4BTT - FX      Airtronics Sanwa M12

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 470
Registrado em: 12 Jun 2007, 23:00
Localização: Santa Catarina - Florianópolis

Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazenar.

Mensagempor K.C.O » 05 Jun 2012, 21:57

Pedra_wil escreveu:Ja ouviram falar no condicionador de metais MILITEC-1?
Eu uso já faz um tempo, alem de mistura-lo ao combustível, na proporção indicada pelo fabricante, coloco um pouco no after-run, assim quando limpo o motor já fica um pouco mais no interior do motor, e este com certeza
vai proteger do atrito na primeira partida. Principalmente no meu caso em que uso starter de mão ou caixa de partida e o motor é girado rapido e repentinamente.
Pesquisem a respeito, eu utilizava este óleo quando montava motores
na oficina, Para terem uma noção, da para dar a 1° partida de teste do motor sem por o óleo, somente com as gotas de MILITEC-1 nos mancais e bronzinas e outras áreas criticas do motor

http://www.militec-1.com/

Ai o video, já vi este teste ao vivo.
porem não uso o fabricado aqui no Brasil.
compro de fora, mas um amigo meu ta usando e diz ser a mesma coisa afinal é o mesmo fabricante, e leva inclusive o mesmo nome.
Até parece Mentira, mas não é eu já conheço o produto faz tempo e é real.
"Inclusive aconselho a não utilizar durante o amaciamento".
deixe rodar pelo menos uns 10 tanques pra poder começar a usar no combustível.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=LlXHwEinv6s[/youtube]



Camaradas,

O uso do MILITEC-1 é aconselhado em motores que já foram amaciados.

Esse produto provoca o revestimento das peças metálicas internas do motor (camisa, pistão e bielas, etc e tal) com um material mais resistente a ação do atrito e corrosão, o pessoal afirma que esse composto é um tal de “Bissulfeto de Molibdênio”, isso eu já não sei se é verdade. Porem o Wikipedia informou que ele é um primo do Adamantium, aquele treco que o Wolverine tem nos ossos...

Levando em consideração que motores (principalmente de RCs) precisam de um amaciamento para que venham operar corretamente proporcionando uma melhora no rendimento e uma boa vida útil do mesmo, revesti-los com um material que aparentemente é indestrutível, pode provocar o que eu diria de amaciamento indevido, ou seja o motor vai ficar sempre amarrado...

Acho perigoso colocar esse composto no motor 0 Km, e em motores já amaciados acredito que não tenha problemas, mas o efeito do produto só ocorre após as peças metálicas atingirem mais de 60 °C, desta forma colocar o MILITEC-1 no motor, somente quando o mesmo estiver quente. Pode se diluir ele no combustível ou aplica-lo por gostas no carburador quando o motor estiver seco após as voltas finais do dia.

Acho que aplicar o MILITEC-1 em motores após a manutenção sirva mais como um óleo lubrificante “bem fino”, o que é bom porem o “after run” vai ter o mesmo efeito com um preço bem melhor.

Eu coloco o MILITEC-1 no motor do meu automodelo e posso afirmas de absoluta certeza que:

Estou fazendo tudo errado, pois não notei nada de diferente no meu motor, nada mesmo, nenhuma melhora no consumo ou diminuição da temperatura ou aumento de potencia... A única coisa que senti foi uma baita cheiro ruim quando você liga o automodelo!!!

Acho que para um RC esse produto não deve apresentar uma melhora tão significativa que justifique o seu emprego.

Att. K.C.O

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 59
Registrado em: 23 Jul 2012, 23:00
Localização: Colatina - ES

Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazenar.

Mensagempor Palassi » 07 Ago 2012, 13:35

é raro eu ficar muito tempo sem ligar o motor do meu carrinho (trx 3.3) acabo de corer...espero o motor esfriar... WD-40 sem mizeria la dentro... viro ele coisa de 1 a 2 segundos e pronto...



nao tenho dó nenhuma do meu motor acelero ate onde dá e afino ate onde posso... ja tenho esse motor a quase um ano...e sem sinal de desgaste acentuado tudo em sua normalidade =)


mesmo que nao va correr com meu carro pelomenos todo fds eu esquento o motor.... 1/2 tanque rodo no quintal e guardo!


Keep racing ;)

 Hot Bodies Ve8      SL-4076 2000kv      GT-3      Original      Proline!      OFF road

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 918
Registrado em: 21 Out 2007, 22:00
Localização: Londrina -Pr

Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazenar.

Mensagempor fonseca » 07 Ago 2012, 17:40

Palassi escreveu:é raro eu ficar muito tempo sem ligar o motor do meu carrinho (trx 3.3) acabo de corer...espero o motor esfriar... WD-40 sem mizeria la dentro... viro ele coisa de 1 a 2 segundos e pronto...



nao tenho dó nenhuma do meu motor acelero ate onde dá e afino ate onde posso... ja tenho esse motor a quase um ano...e sem sinal de desgaste acentuado tudo em sua normalidade =)


mesmo que nao va correr com meu carro pelomenos todo fds eu esquento o motor.... 1/2 tanque rodo no quintal e guardo!


Eu tbem uso o WD.

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 125
Registrado em: 24 Mai 2011, 23:00
Localização: Divinópolis - MG

Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazenar.

Mensagempor m_barreto » 14 Ago 2012, 02:54

Sobre utilizar o SuperLub ou WD40, onde aplicar?
É só remover o filtro de ar do TRX 3.3 da minha Traxxas Slayer, e aplicar naquela abertura de "Lenta"? ( 1mm )

É necessário caso eu vá andar 2 dias depois?

Posso deixar combustível no tanque, com a presilha vermelha do cano apertada?


E, sobre o oleo para o filtro de ar, compro qual deles?
http://www.amainhobbies.com/product_inf ... er-Oil-4oz
http://www.amainhobbies.com/product_inf ... Filter-Oil



Isso aqui é para jogar direto no motor para limpar o carrinho?
http://www.amainhobbies.com/product_inf ... eaner-32oz

Isso aqui é necessário?
http://www.amainhobbies.com/product_inf ... -Spray-2oz



http://www.amainhobbies.com/product_inf ... rease-35oz

http://www.amainhobbies.com/product_inf ... one-Grease

http://www.amainhobbies.com/product_inf ... ium-Grease

 
Mensagens: 46
Registrado em: 03 Mar 2012, 22:00
Localização: SBC

Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazenar.

Mensagempor claudiouchida » 14 Set 2012, 01:11

Grigoli escreveu:Bugnet,

Qual é a composição do after-run?


After run êm cheiro de óleo Singer!!!


Claudio H Uchida

 HK-1 (KM Racing-Evolution II)      Novarrossi 353 SR      Sanwa Airtronics      Tornado fuel 16% Nitro      Protoform      Matrix      AARC

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 125
Registrado em: 24 Mai 2011, 23:00
Localização: Divinópolis - MG

Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazenar.

Mensagempor m_barreto » 16 Set 2012, 13:44

Aplica no carburador ou tirando a vela?




 Traxxas Slayer      TRX 3.3      Original de Fábrica      20%      Original de Fábrica      Originais + Proline Asfalto

 
Mensagens: 46
Registrado em: 03 Mar 2012, 22:00
Localização: SBC

Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazenar.

Mensagempor claudiouchida » 16 Set 2012, 15:36

m_barreto escreveu:Aplica no carburador ou tirando a vela?


Primeiro você deve eliminar todo o reísíduo de combustível do motor.
desplugue o cabo da vela se tiver EZ start, tampe a saída do escape com o dedo e gire o motor. Faça isto de 10 a 15 segundos.

1- Retire a vela.
2- Abra o acelerador 100% com o acionamento do gatillho e gire o motor ou peça para alguém ajudá-lo.
3- Aplique WD-40 ou superlube para eliminar a umidade do sistema.
4- Com um cotonete, limpe o assentamento da vela. Aproveite e dê uma verificada no filamento. Evite encostrar para não danificá-lo.
5- Uma vez seco o motor, retire o excesso de WD-40 ou superlub.
6- Pelo orifício do carburador, aplique 3-6 gotas de after run, girando o motor.
7- limpe o filtro de ar com água e detergente, lubrifique-o e monte novamente. Se estiver danificado é recomendado trocar.
8- aplique uma gota de after run no filamento da vela para lubrificar. S deixar afogado é melhor pois não irá oxidar.
9- Monte novamente o sistema da vela e cuidado para não apertar. Pois pode danificar a rosca.
10- Disponibilize um saquinho de silicagel na entrada do tanque e outro na boca do filtro de ar. Este silicagem é fácil de encontrar em lojas de computadores. Geralmente eles dão de graça, pois vêm junto com aparelhos eletrônicos ou até mesmo alimentos.

P.S: Todas as vezes que eu vou colocar o carro para rodar eu faço o mesmo procedimento. E sempre noto que sai uma bôrra de óleo com algumas limalhas, principalmente se o motor estiver na fase de amaciamento.
Eu sugiro a cada 5 vezes você retirar o motor, e limpar o cárter. (Não precisa desmontá-lo) apenas retire o motor e retire o óleo que fica na base do motor. Geralmente acumúla-se limalha também.

Bom é isso, desculpe se fui muito detalhista neste assunto. Mas eu procuro ajudar as pessoas deste hobbie que por sua vez é muiiiito caro. E que os revendedores não repassam este tipo de informação.

Bom divertimento à todos, se precisar é só entrar em contato.
Se desejar eu posso postar foto dos saquinhos de silicagel nas entradas do filtro de ar e do tanque de combustível.
De um dia para outro o tanque está sem nenhuma gota de água. Pois o combustível Nitro methano é higroscópico e acumula água.


Claudio H Uchida

 HK-1 (KM Racing-Evolution II)      Novarrossi 353 SR      Sanwa Airtronics      Tornado fuel 16% Nitro      Protoform      Matrix      AARC

Piloto Master
 
Mensagens: 2653
Registrado em: 24 Jul 2010, 23:00
Localização: Passo Fundo RS

Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazenar.

Mensagempor rafael61333 » 16 Set 2012, 18:07

Eu coloco after rum no meu motor pela entrada do carburador, porque em outro automodelo que tive a alguns anos atras eu colocava pelo o orifício da vela e acabei espanando a rosca do cabeçote de tanto tirar e botar a vela.


Imagem
Potência não é nada sem controle!!!

 /RB one R      / Orion alpha mte      Airtronics m11x/      VP 25/9      / RB one R v2      Sweep exgon/ pro circuit      pista off road paddock racing

 
Mensagens: 46
Registrado em: 03 Mar 2012, 22:00
Localização: SBC

Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazenar.

Mensagempor claudiouchida » 17 Set 2012, 02:48

rafael61333 escreveu:Eu coloco after rum no meu motor pela entrada do carburador, porque em outro automodelo que tive a alguns anos atras eu colocava pelo o orifício da vela e acabei espanando a rosca do cabeçote de tanto tirar e botar a vela.


Têm que dar um mínimo de aperto, pois a rosca é muito fina. E na medida que o motor vai esquentando ocorre o efeito dilatação que irá comprimir ainda mais o conjunto rosqueado. E se tiver muito apertado com certeza irá espanar. É só pra dar encosto e 1/16 volta. Só pra encostar mesmo.
Hoje tive a oportunidade de desmontar o motor inteiro. Verifiquei as folgas. A camisa e o pistão. e lubrifiquei tudo de novo.


Claudio H Uchida

 HK-1 (KM Racing-Evolution II)      Novarrossi 353 SR      Sanwa Airtronics      Tornado fuel 16% Nitro      Protoform      Matrix      AARC

Piloto Master
 
Mensagens: 2653
Registrado em: 24 Jul 2010, 23:00
Localização: Passo Fundo RS

Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazenar.

Mensagempor rafael61333 » 17 Set 2012, 14:30

Sim isso ei sei que não deve apertar demais, é só sentir que afirmou e pronto, mas é bem aquilo quanto menos mexer melhor.


Imagem
Potência não é nada sem controle!!!

 /RB one R      / Orion alpha mte      Airtronics m11x/      VP 25/9      / RB one R v2      Sweep exgon/ pro circuit      pista off road paddock racing

 
Mensagens: 46
Registrado em: 03 Mar 2012, 22:00
Localização: SBC

Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazenar.

Mensagempor claudiouchida » 17 Set 2012, 15:25

rafael61333 escreveu:Sim isso ei sei que não deve apertar demais, é só sentir que afirmou e pronto, mas é bem aquilo quanto menos mexer melhor.

Exatamente! Eu costumo abrir o motor a cada 3 galões. E faço as minhas verificações. Com isto acabo realizando uma preventiva. E acabo trocando peças quando necessário.


Claudio H Uchida

 HK-1 (KM Racing-Evolution II)      Novarrossi 353 SR      Sanwa Airtronics      Tornado fuel 16% Nitro      Protoform      Matrix      AARC

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 62
Registrado em: 21 Out 2012, 22:00
Localização: bahia

Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazenar.

Mensagempor Tchê » 01 Nov 2012, 18:43

Olá pessoal, li as dicas que vocês passaram neste topico, sou iniciante no hobby.
Gosto muito de utilizar o wd40, mas para outros fins, vi que a viscosidade dele é baixa e sendo a base de querosene ele teoricamente pode ressecar os componentes de plastico na hora da limpeza, sendo assim, optei por um outro desengripante que não possui querosene na sua composição, posso usa-lo sem medo para fazer a limpeza interna e externa do motor e depois dar umas 4 gotas de óleo singer para lubrificação?

AnteriorPróximo

Voltar para Motor

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes