Guia de Problemas Resolvidos (Traxxas T-Maxx 3.3)

Qualquer assunto sobre carros off-road.
(Assuntos de manutenção devem ser postados em Oficina e vendas em Feira do Rolo)

Moderadores: CrisRCM, Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 162
Registrado em: 22 Abr 2013, 23:00
Localização: Osasco - SP

Guia de Problemas Resolvidos (Traxxas T-Maxx 3.3)

Mensagempor Lewis » 21 Mai 2013, 16:53

Pessoal,

Este é meu primeiro tópico, busquei informações no fórum se existia algum tópico parecido para a T-Maxx 3.3 mas não encontrei, sendo assim espero que o texto abaixo ajude quem precise.

Comprei minha T-Maxx usada tem mais ou menos 1 mês e neste tempo já passei por algumas dificuldades até deixar a máquina certinha e sempre funcionando como está agora.

Desta forma vou relatar abaixo na ordem que ocorreram, alguns problemas que tive que minha T-Maxx e as devidas soluções que encontrei e que talvez ajude outros que passem pelas mesmas dificuldades.

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 162
Registrado em: 22 Abr 2013, 23:00
Localização: Osasco - SP

Guia de Problemas Resolvidos (Traxxas T-Maxx 3.3)

Mensagempor Lewis » 21 Mai 2013, 16:55

Problema: Motor Não Pega (1º Problema)

Situação: - Comprei a T-Maxx sem testar pois o vendedor não tinha carregado o EZ-Starter e não tinha combustível, então deixei a bateria do EZ-Starter carregando e providenciei a compra do combustível (Byron).
- Quando estava com bateria carregada e combustível no tanque do carrinho, tentei, tentei e tentei, mas o motor apenas girava, girava, girava e não pegava.
- Tirei a vela do motor, liguei o EZ-Starter e o combustível estava saindo pelo lugar da vela, então combustível estava chegando e eliminei este ponto.
- Liguei o EZ Starter e segurei a vela plugada no cabo encostando ela na carcaça do motor e a vela acendia, então vela eliminei também.
- Como não tinha muito conhecimento em motor ainda, levei em uma loja especializada e me informaram que o barulho do motor estava estranho, fora isso quando o carro ficou parado depois de um tempo em cima da mesa, começou a pingar o óleo pelo escapamento porém em uma coloração meio cinza escuro. Com essa questão do barulho estranho e da cor do óleo pingando o rapaz me informou ser quase certo que o rolamento do motor tinha ido embora.

Solução no meu caso: Troca de Rolamento do Motor. Levei o carro então em uma pessoa indicada pela pessoa que me vendeu o carro, pessoa esta que manja muito e é muito gente fina de verdade (Carlos Coltro), trocou o rolamento que estava detonado realmente e o carrinho ligou, ficou 10 !

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 162
Registrado em: 22 Abr 2013, 23:00
Localização: Osasco - SP

Guia de Problemas Resolvidos (Traxxas T-Maxx 3.3)

Mensagempor Lewis » 21 Mai 2013, 17:01

Problema: Carrinho Não Liga No Chão (Somente Apoiado Com As Rodas Livres)

Situação: - Após o reparo do motor, fiquei um sábado andando com o carrinho e no domingo seguinte ao andar por 10 minutos, ao freiar o carrinho ele morreu e não pegava mais.
- Notei que ao ligar o EZ-Starter o carrinho tentava andar, mesmo não estando acelerado, desta forma pedi para um amigo suspender o carro no ar e liguei novamente o EZ Starter e o carrinho ligou, porém ao colocar o carrinho no chão ele morria novamente.
- Notei então que o sino da embreagem estava preso ao eixo do motor. Levei o carro para casa, tirei o motor do carrinho, retirei a arruela que prende o sino no eixo, retirei o sino e verifiquei a embreagem para ver se estava com a mola quebrada ou com pouca força, mas não estava, estava tudo OK.
- Remontei o sisteminha, liguei o carrinho e ele ligou normalmente. Fui então para a rua e depois de uns 5 minutos travou de novo.
- Levei o carro para cara e verifiquei melhor o sino. Percebi que ele estava um pouco arranhado na parte de cima, olhei os rolamentos para ver se estavam com folga mas estavam normais. Montei novamente o sino no eixo e sem colocar a arruela de travamento girei o sino e sem fazer força para baixo ele girava normal, ao apertar um pouco o sino ao girar ele fazia um barulho de algo raspando, mas desmontando não via nada anormal.
- Depois de muito bater cabeça, percebi que os dois pinos do flywheel que servem de guias para segurar as pastilhas da embreagem estavam subindo, achei muito estranho pois pensei que fossem soldados no próprio flywheel mas não eram.

Solução: Bati os pinos do flywheel com um alicate para que os pinos voltassem a ficar presos firmes no flywheel, montei e tudo se resolveu até agora (Mesmo assim estou aguardando chegar um Flywheel novo da Tower Hobbies, mas agora vou trocar este Flywheel Com Magneto para colocar Telemetria também).

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 162
Registrado em: 22 Abr 2013, 23:00
Localização: Osasco - SP

Guia de Problemas Resolvidos (Traxxas T-Maxx 3.3)

Mensagempor Lewis » 21 Mai 2013, 17:02

Problema: Motor Não Pega (2º Problema)

Situação: - Ao tentar ligar o motor, ele não pegava, porém ao contrário do primeiro problema que relatei anteriormente, desta vez notei que o motor estava muito fraco, o led indicador de funcionamento da vela no EZ-Starter não acendia e ao ficar tentando ligar o motor do EZ-Starter também ia sumindo o led até não acender mais e não girar o motor de partida.
- Com isso eu imaginei que fosse a bateria do EZ-Starter não carregando, fato que confirmei ao pegar a bateria de um amigo e ligando o carrinho normalmente, só que precisava saber se o problema era na bateria mesmo (Genérica de 3600 mAh) ou carregador que não funcionava (Genérico também).

Solução: Para não ficar quebrando a cabeça com peças genéricas que vieram no carrinho, ao invés de tentar descobrir se era a bateria ou se era o carregador, decidi optar em comprar um carregador inteligente (Imax B6) + Fonte e também uma bateria de Li-PO 2S 7.4 V de 2200 mAh. Mesmo a tensão da bateria sendo 0,2 V maior que a original do EZ-Start sinceramente na minha opinião não serão estes 0,2 V que prejudicarão o carrinho, aliás ele ficou até um pouco mais forte para ligar. Agora praticamente aperto o EZ-Starter 3 segundos e o carrinho está ligado.

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 162
Registrado em: 22 Abr 2013, 23:00
Localização: Osasco - SP

Guia de Problemas Resolvidos (Traxxas T-Maxx 3.3)

Mensagempor Lewis » 21 Mai 2013, 17:04

Problema: Servo Aceleração/Freio Tremendo (Usando Pack de Bateria 6.0V)

Situação: Para deixar de utilizar pilhas na alimentação do receptor do carrinho, optei em comprar um pack de bateria da Turnigy 6.0V, porém notei que ao instalar o pack e acelerar o carrinho até o fim de curso, o servo ficava tremendo muito, quase incontrolável e ao voltar a instalar as 4 pilhas no carrinho o defeito parava, logo imaginei ser algum problema neste servo pois o servo de direção funcionava perfeitamente mesmo com o pack.

Solução: Comprei um servo novo (Não original mas com as características parecidas), troquei o servo e recoloquei o pack de bateria e o carrinho funcionou perfeitamente.

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 162
Registrado em: 22 Abr 2013, 23:00
Localização: Osasco - SP

Guia de Problemas Resolvidos (Traxxas T-Maxx 3.3)

Mensagempor Lewis » 21 Mai 2013, 17:06

Bom,

Até o momento foram estes os problemas que enfrentei e que pude compartilhar com todos.

Caso seja um tópico repetido me perdoem e me indiquem onde devo postar.

Caso seja um tópico novo, sintam-se a vontade para compartilhar seus problemas resolvidos, tanto de T-Maxx quanto de outros modelos.

Só acho legal que o pessoal comente aqui apenas problemas com suas devidas soluções e deixem as perguntas de outros problemas para outros tópicos, assim teremos um guia mais eficiente para outras pessoas.

Abraços.

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 298
Registrado em: 06 Nov 2012, 21:00
Localização: Maracaju MS

Re: Guia de Problemas Resolvidos (Traxxas T-Maxx 3.3)

Mensagempor joaojns » 21 Mai 2013, 23:32

Meus parabéns, teve uma boa iniciativa por ser iniciante.

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 162
Registrado em: 22 Abr 2013, 23:00
Localização: Osasco - SP

Guia de Problemas Resolvidos (Traxxas T-Maxx 3.3)

Mensagempor Lewis » 22 Mai 2013, 23:42

Valeu João !!!

Sempre que tiver algo pra ajudar pode contar comigo. (Espero que não tenha nada mais pra escrever aqui, pois isto indica que minha T-Maxx deu mais problema ... rs

 
Mensagens: 1
Registrado em: 25 Fev 2017, 23:45

Re: Guia de Problemas Resolvidos (Traxxas T-Maxx 3.3)

Mensagempor decionet » 25 Fev 2017, 23:47

Lewis escreveu:Problema: Motor Não Pega (2º Problema)

Situação: - Ao tentar ligar o motor, ele não pegava, porém ao contrário do primeiro problema que relatei anteriormente, desta vez notei que o motor estava muito fraco, o led indicador de funcionamento da vela no EZ-Starter não acendia e ao ficar tentando ligar o motor do EZ-Starter também ia sumindo o led até não acender mais e não girar o motor de partida.
- Com isso eu imaginei que fosse a bateria do EZ-Starter não carregando, fato que confirmei ao pegar a bateria de um amigo e ligando o carrinho normalmente, só que precisava saber se o problema era na bateria mesmo (Genérica de 3600 mAh) ou carregador que não funcionava (Genérico também).

Solução: Para não ficar quebrando a cabeça com peças genéricas que vieram no carrinho, ao invés de tentar descobrir se era a bateria ou se era o carregador, decidi optar em comprar um carregador inteligente (Imax B6) + Fonte e também uma bateria de Li-PO 2S 7.4 V de 2200 mAh. Mesmo a tensão da bateria sendo 0,2 V maior que a original do EZ-Start sinceramente na minha opinião não serão estes 0,2 V que prejudicarão o carrinho, aliás ele ficou até um pouco mais forte para ligar. Agora praticamente aperto o EZ-Starter 3 segundos e o carrinho está ligado.



Boa noite!
Gostaria de saber quantos "c" de descarga era a bateria de lipo 2s que você utilizou no Ez-Start?

Voltar para Off-road

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes