Duvidas com a Bateria

Transmissor, receptor, baterias, etc

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman, Pimpolho

 
Mensagens: 11
Registrado em: 19 Fev 2014, 22:00
Localização: Rio do Sul,SC

Duvidas com a Bateria

Mensagempor Maiochi » 21 Fev 2014, 00:47

Olá pessoal, sou novo com o automodelismo adquiri recentemente um DRX da Kyosho com bolha do Fiesta. Minha principal dúvida é em ralação á bateria. Atualmente eu estou utilizando pilhas alcalinas (não recarregáveis). Mas comprar pilha toda vez é complicado. É possível utilizar pilhas recarregáveis? Ou é melhor comprar um pack de bateria? Como devo escolher uma bateria boa para o carrinho?

Minha maior preocupação é acabar a bateria do carrinho e ele sumir.

Obrigado..

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Duvidas com a Bateria

Mensagempor Abib » 21 Fev 2014, 07:50

Pilhas recarregáveis possuem 1,2v ao invés de 1,5v..

4 pilhas chegariam a 4,8v ao invés de 6v.

Um Pack recarregável usa 5 células para chegar aos mesmos 6v finais.

Então esqueça trocar por 4 pilhas recarregáveis e use um Pack com 5 celulas..




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

 
Mensagens: 11
Registrado em: 19 Fev 2014, 22:00
Localização: Rio do Sul,SC

Re: Duvidas com a Bateria

Mensagempor Maiochi » 21 Fev 2014, 19:41

Obrigado pela dica abib, amanha vou providenciar o pack. Aproveitando o tópico, existe algum componente que me diga quando a carga da bateria do carro esteja baixa? Ou tenho que fazer isso com multimetro?




 Drx Kyosho      Original      Syncro KT-200 2.4ghz      Byron 20%      New Fiesta      Original

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 293
Registrado em: 26 Ago 2012, 23:00
Localização: Nova Venécia ES

Re: Duvidas com a Bateria

Mensagempor jmerlomartins » 22 Fev 2014, 15:45

tem o fail safer ele serve pra quando der uma interferência ou acabar as pilhas ele para de acelerar




 Sucatas      Latinha      AM      Caseiro      Quebrada      Alguns      Qualquer lugar

 
Mensagens: 11
Registrado em: 19 Fev 2014, 22:00
Localização: Rio do Sul,SC

Re: Duvidas com a Bateria

Mensagempor Maiochi » 22 Fev 2014, 16:07

jmerlomartins escreveu:tem o fail safer ele serve pra quando der uma interferência ou acabar as pilhas ele para de acelerar


Pelo que eu tava vendo no manual do meu controle ele já vem com isso. Mas me corrija se eu estiver errado, ele funciona se acabar a pilha do controle né, não do carrinho.

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Duvidas com a Bateria

Mensagempor Abib » 24 Fev 2014, 08:07

Alguns Fail-Safe também atuam quando a bateria do carro está abaixo do aceitável.
Recomendo dar uma olhada no Manual para saber em quais circunstâncias seu Fail-Safe é acionado.

Antigamente utilizavam a barra de Led para saber a tensão da bateria:

Imagem




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

 
Mensagens: 11
Registrado em: 19 Fev 2014, 22:00
Localização: Rio do Sul,SC

Re: Duvidas com a Bateria

Mensagempor Maiochi » 25 Fev 2014, 23:01

Eu vi alguns medidores pra bateria, vi um com uma barra led semelhante com esse ai da foto e outro com um mostrador digital com a voltagem.
Qual é o mais recomendável?

Vi no manual que o fail-safe que veio é só para interferências ou quando perde sinal do controle.
Fiz o teste desligando o controle e ele freia. Agora com a bateria do carro baixa não cheguei a testar. Vai que funciona.

Posso colocar outro fail-safe para freiar quando a bateria do carro está baixa, mesmo o receptor já tendo um?

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Duvidas com a Bateria

Mensagempor Abib » 26 Fev 2014, 08:01

Sim, mas acho que está perdendo a mão do negócio..

Se usar NiCd, vai perceber quando a bateria ficar fraca..

A direção começa a demorar para esterçar e a aceleração fica lenta..




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

 
Mensagens: 11
Registrado em: 19 Fev 2014, 22:00
Localização: Rio do Sul,SC

Re: Duvidas com a Bateria

Mensagempor Maiochi » 26 Fev 2014, 21:49

Comprei um pack dtx de NiMH. Mas vou prestar atenção quanto a esses detalhes.




 Drx Kyosho      Original      Syncro KT-200 2.4ghz      Byron 20%      New Fiesta      Original

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 75
Registrado em: 09 Ago 2009, 23:00
Localização: Santa Catarina

Re: Duvidas com a Bateria

Mensagempor luishmt » 03 Ago 2014, 00:57

Olá, possuo bateria NiCd de 6 cell tensão nominal 7.2v com capacidade de 1500mAh e carregador Imax B6. Configuração de carga com corrente de 0.5A e tensão máxima 10,8v. Minha dúvida é justamente nestes dados se estão corretos, pois ao final da carga o carregador informou apenas 948 mAh da capacidade de carga. Lembrando que antes de carregar, descarreguei totalmente com corrente de 0.5A ( 500 mA ) e tensão mínima de 4.8 v.

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Duvidas com a Bateria

Mensagempor Abib » 04 Ago 2014, 08:46

0,5A para uma bateria de 1,5A é relativamente alto..

Na próxima, faça uma carga lenta de umas 10 horas a 150mAh (0,15A)




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 75
Registrado em: 09 Ago 2009, 23:00
Localização: Santa Catarina

Re: Duvidas com a Bateria

Mensagempor luishmt » 04 Ago 2014, 18:00

abib escreveu:0,5A para uma bateria de 1,5A é relativamente alto..

Na próxima, faça uma carga lenta de umas 10 horas a 150mAh (0,15A)


Ok! Carga lenta, na sua opinião eu carregando numa corrente de 0,1A chegará próximo da capacidade de 1500mAh estipulado pelo fabricante? Outra coisa seria os dados que informei anteriormente estão corretos ao lançar no carregador? Uma outra dúvida como é calculado o valor de carga lenta para uma bateria de NiCd, por exemplo, uma bateria de tensão 7,2v e capacidade de 5000mAh.

Piloto Racer
 
Mensagens: 458
Registrado em: 20 Abr 2012, 23:00
Localização: São Paulo

Re: Duvidas com a Bateria

Mensagempor pantcholino » 04 Ago 2014, 18:55

Galera

NICD e NIMH precisam estar totalmente ou quase descarregadas para serem carregadas novamente ...

Se vc recarregar elas no "meio" do caminho vai fazer o efeito memoria nela.

Quanto aos C de carga, elas aguentam na boa ate uns 10C. O problema é a temperatura... SE esquentam elas param de acumular ...

Carga lenta seria mais interessante.... Como a bateria de vcs é pequena, vale a pena.

Eu tenho 12 baterias NIMH de 3000mah e 8.4V e as uso na minha summit.

Carrego elas com placa paralela e a 1C por 2 horas depois diminuo pra 0,5C e assim fica mais umas 6/8 horas.

Elas chegam a bater 12V quando estao carregando e empurro pelo carregador nelas mas de 20.000mah nesse tempo...

Uso Imaxb6AC


Abços




 Inferno GT2/Ken Block/Summit      Vortex 8/Vellineon 380/Dewalt      KT 201/TQ 2.4/TQI 2.4      2S - 3S - 4S      Aston Martin/Ford Fiesta      Sintec/Alpha RC      TODAS

Voltar para Rádio

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes