Compressão do Motor... Duvida

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Compressão do Motor... Duvida

Mensagempor Jonnydb » 07 Mai 2014, 12:53

Bom dia pessoal,

navegando pelos foruns, me surgiu uma duvida... tem como medir a compressão do motor? se sim como??

Valeu!

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Re: Compressão do Motor... Duvida

Mensagempor nitrobboy » 07 Mai 2014, 13:57

Fala Jonnydb,

Eu costumo aferir a compressão com o estanho de solda, da seguinte forma:

- Tira a vela;
- Pega um pedaço de estanho faz um "L" de forma q encaixe na espoleta, gira o motor e o pistão irá comprimir o estanho entre ele e o teto da câmera de explosão.
- Tira o estanho e medi com o paquímetro, terá a taxa...


Eu faço assim, sempre seu certo, caso alguém tenha uma idéia melhor....

Jonnydb escreveu:Bom dia pessoal,

navegando pelos foruns, me surgiu uma duvida... tem como medir a compressão do motor? se sim como??

Valeu!

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Re: Compressão do Motor... Duvida

Mensagempor zumpano » 07 Mai 2014, 14:24

nitrobboy escreveu:Fala Jonnydb,

Eu costumo aferir a compressão com o estanho de solda, da seguinte forma:

- Tira a vela;
- Pega um pedaço de estanho faz um "L" de forma q encaixe na espoleta, gira o motor e o pistão irá comprimir o estanho entre ele e o teto da câmera de explosão.
- Tira o estanho e medi com o paquímetro, terá a taxa...


Eu faço assim, sempre seu certo, caso alguém tenha uma idéia melhor....

Jonnydb escreveu:Bom dia pessoal,

navegando pelos foruns, me surgiu uma duvida... tem como medir a compressão do motor? se sim como??

Valeu!



Esse metodo me surpreendeu. E dai com a medida vc tira qual conclusão? Qual estanho você usa?

Sempre conferi a compressão, tirar o kit fora e vendo até aonde o pistão sobre. Se facear com a camisa ou passar é pq o kit já era.


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Re: Compressão do Motor... Duvida

Mensagempor Jonnydb » 07 Mai 2014, 14:39

nitrobboy escreveu:Fala Jonnydb,

Eu costumo aferir a compressão com o estanho de solda, da seguinte forma:

- Tira a vela;
- Pega um pedaço de estanho faz um "L" de forma q encaixe na espoleta, gira o motor e o pistão irá comprimir o estanho entre ele e o teto da câmera de explosão.
- Tira o estanho e medi com o paquímetro, terá a taxa...


Eu faço assim, sempre seu certo, caso alguém tenha uma idéia melhor....



Fala garoto!!

entendi, porem esse método analisando a grosso modo tem alguma variaveis, por exemplo:

o estanho ocupa espaço entre a camisa e o pistão, então a medida do estanho cortado não é precisa digamos que em torno de 10% de erro apartir do momento que o pistão encosta no conico da camisa

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Re: Compressão do Motor... Duvida

Mensagempor Jonnydb » 07 Mai 2014, 14:42

zumpano escreveu:Sempre conferi a compressão, tirar o kit fora e vendo até aonde o pistão sobre. Se facear com a camisa ou passar é pq o kit já era.


então, pensando dessa forma tambem tem propensão ao erro certo? (sim é uma pergunta hahaha)

pois como a camisa expande quando aquecida, quando esta frio se retrai dando a falsa impressão boa compressão, digo isso porque ja aconteceu comigo andando a muito tempo atras de nitro, quando fazia esse metodo, quando frio tinha compressão e quando quente não acertava regulagem ou não funcionava.

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Re: Compressão do Motor... Duvida

Mensagempor cardinal » 07 Mai 2014, 15:29

Eu acho que uma medição precisa de compressão de motores só é obtida com um manômetro (engine compression gauge).

Nunca usei (nem vi ao vivo) uma ferramenta desse tipo, mas eu lembro que a Hobbico fabricava um manômetro para motores glow, que aparentemente foi descontinuado:

Imagem

Eu achei esse outro da Dynamite, que faz a mesma coisa:

http://www.dynamiterc.com/Products/Defa ... ID=DYN2514

Imagem


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Re: Compressão do Motor... Duvida

Mensagempor FIGUEIREDO » 08 Mai 2014, 22:26

A melhor forma de medir a compressão e com manômetro mesmo tinha para vender na towerhobbies e na amaimm .
Mas ai que esta o problema qual a compressão certa para dizer que esta bom? pois para dizer que esta ruim e fácil hehehe


muitos me seguem mas poucos me acompanham
MAS SO ANDO DE APLHA RC!!

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Re: Compressão do Motor... Duvida

Mensagempor nitrobboy » 08 Mai 2014, 23:20

Realmente esse é o melhor modo!!!!


cardinal escreveu:Eu acho que uma medição precisa de compressão de motores só é obtida com um manômetro (engine compression gauge).

Nunca usei (nem vi ao vivo) uma ferramenta desse tipo, mas eu lembro que a Hobbico fabricava um manômetro para motores glow, que aparentemente foi descontinuado:

Imagem

Eu achei esse outro da Dynamite, que faz a mesma coisa:

http://www.dynamiterc.com/Products/Defa ... ID=DYN2514

Imagem

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Re: Compressão do Motor... Duvida

Mensagempor nitrobboy » 08 Mai 2014, 23:24

Vale lembra que esse paliativo que uso, serve para ver a taxa de compressão e não se o motor ainda está com uma boa compressão.

Uso sempre estanho de 1mm para isso.


zumpano escreveu:
nitrobboy escreveu:Fala Jonnydb,

Eu costumo aferir a compressão com o estanho de solda, da seguinte forma:

- Tira a vela;
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Eu faço assim, sempre seu certo, caso alguém tenha uma idéia melhor....

Jonnydb escreveu:Bom dia pessoal,

navegando pelos foruns, me surgiu uma duvida... tem como medir a compressão do motor? se sim como??

Valeu!



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Sempre conferi a compressão, tirar o kit fora e vendo até aonde o pistão sobre. Se facear com a camisa ou passar é pq o kit já era.

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Re: Compressão do Motor... Duvida

Mensagempor manguaceiro » 17 Ago 2014, 20:40

Ai galera, pistão quando começa a facear a camisa é sinal de que? qual os sintomas que o motor a presenta e o que acontece com taxa de compressão do motor?

Abraços!


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Re: Compressão do Motor... Duvida

Mensagempor R.Caike » 17 Ago 2014, 22:54

http://www.youtube.com/watch?v=TFgMRRCqVug Nesse video mostra certinho o método do estanho,deve dar certo mesmo,pois esse cara é patrocinado pela caster racing. Lembrando q esse método mede a TAXA de compressão e não a compressão do kit camisa e pistão


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Re: Compressão do Motor... Duvida

Mensagempor R.Caike » 17 Ago 2014, 23:05

manguaceiro escreveu:Ai galera, pistão quando começa a facear a camisa é sinal de que? qual os sintomas que o motor a presenta e o que acontece com taxa de compressão do motor?

Abraços!

quando o pistão começa a facear é pq o kit camisa e pistão esta no seu fim,ou seja,a compressão já era,um dos principais sintomas é a dificuldade em regular e dificuldade em ligar o motor quando quente.A taxa de compressão é a distancia entre o ponto morto superior do pistão e a vela,para regular essa distancia se usa algumas arruelas de diferentes espessuras,lembre-se TAXA de compressão é uma coisa,compressão do kit camisa e pistão é outra


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Re: Compressão do Motor... Duvida

Mensagempor manguaceiro » 21 Ago 2014, 20:03

ok,R.Caike e qual a diferença de taxa de compressão e compressão do kit?


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Re: Compressão do Motor... Duvida

Mensagempor R.Caike » 22 Ago 2014, 23:46

Taxa de compressão é a distância entre o pistão quando atinge o ponto morto superior(quanto esta na sua altura máxima),este é o ponto de maior pressão do ar e do combustível que estão entre o topo do pistão e a espoleta da vela,quanto menos arruelas entre a espoleta maior a taxa,ou seja, maior a pressão.Já a compreensão do kit camisa e pistão é um atrito que ocorre quando o pistão está subindo, isso faz com que o pistão pare por um tempo MUITO pequeno(imperceptível) devido ao atrito e a biela puxa o pistão para baixo denovo, quando o kit está sem compressão esse atrito não ocorre,ou é mínimo,assim o pistão não "para" por atrito e a biela precisa fazer a força necessária para diminuir a velocidade até parar e depois puxar ele para baixo, o que precisa de uma força maior e assim o motor fica fraco,já que desperdiça parte da força gerada para parar o pistão quando ele está subindo.Acho que é isso,expliquei de forma bem simples,se alguém tiver alguma correção pode fazer.
PS:o movimento do pistão parar ocorre em um tempo MUITO MUITO pequeno


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Re: Compressão do Motor... Duvida

Mensagempor Xann » 23 Ago 2014, 21:38

R.Caike, só contribuindo com sua resposta, quando o motor está sem compressão, normalmente devido ao desgaste, a mistura comprimida entre pistão e espoleta, assim como vc mencionou, escapa pelas laterais do pistão devido a folga compreende? Por esse motivo, primeiro o motor vai ter dificuldade de "puxar" a mistura do carburador, e outra que quando a mistura explodir dentro da câmara, boa parte da força dessa queima vai escapar tb pelas laterais do pistão, assim o motor vai ficando fraco gradativamente até não funcionar mais.


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