Graxa Vs Silicone

Transmissão, polias, correias, diferencial, cardã, freio, etc...

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 78
Registrado em: 22 Jul 2014, 23:00
Localização: Pindamonhangaba

Graxa Vs Silicone

Mensagempor JokerPow » 31 Jul 2015, 22:48

Boa noite,

Vou fazer uma revisão geral no meu buggy 1/8, é um Mugen MBX5 Prospec, minha dúvida é a seguinte, nos diferencias, eu sei que de fábrica utilizam silicone, mas gostaria de saber se posso utilizar graxa branca como substituto, ou ainda outro tipo de elemento viscoso mais barato. Caso possa utilizar graxa branca no interior dos diferenciais, o que mudaria no carro, tanto na dirigibilidade quanto na durabilidade?

Valeu!




 Thunder Tiger SSR      PRO 15BX      Futaba Magnum 2PL      Byron      Citroen Xsara

Piloto
 
Mensagens: 132
Registrado em: 15 Nov 2014, 13:41

Re: Graxa Vs Silicone

Mensagempor pauloHsf » 01 Ago 2015, 20:42

Não sou expert mas se vc usa o carro para competir o silicone vc consegue usar diferentes densidades. Com a graxa acho q fica meio sem parâmetros.




 DTXD51      super tigre.18      byron

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Graxa Vs Silicone

Mensagempor Abib » 03 Ago 2015, 07:37

É isso aí.. NA durabilidade, quase nada será alterado.. Mas da dirigibilidade, vai mudar tudo, e ninguém pode responder o quanto, pois depende de como é a densidade hoje e como vai ficar..




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto
 
Mensagens: 132
Registrado em: 15 Nov 2014, 13:41

Re: Graxa Vs Silicone

Mensagempor pauloHsf » 05 Ago 2015, 17:37

Tenho um carro 1/10 coloquei silicone na dianteira 30.000 e traseira graxa branca. No buggy não vou inventar. Quando for trocar vai ser silicone. 7000/7000/5000




 DTXD51      super tigre.18      byron

Piloto
 
Mensagens: 132
Registrado em: 15 Nov 2014, 13:41

Re: Graxa Vs Silicone

Mensagempor pauloHsf » 05 Ago 2015, 17:38

No drx do meu irmão coloquei tudo graxa. Vamos ver




 DTXD51      super tigre.18      byron

 
Mensagens: 3
Registrado em: 13 Set 2015, 13:21

Re: Graxa Vs Silicone

Mensagempor Gall3go » 19 Dez 2016, 17:40

Tava lendo e buscando algumas informações aqui no fórum, pois sou novato, mas não consegui tirar minha dúvida. Tenho um Buggy 1/8 Serpent e qual seria a viscosidade correta para lubrificação dos diferenciais e engrenagens?

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Graxa Vs Silicone

Mensagempor Abib » 20 Dez 2016, 06:59

O silicone utilizado dentro dos diferenciais não é necessariamente para lubrificação. A viscosidade dele vai ajustar a "dureza" do diferencial, permitindo mais ou menos diferença de rotação entre os semi-eixos.

E isso, como disse, depende bastante do tipo de tocada que você tem e do tipo de pista que você anda, do grip da terra ou grama, etc.

Nestes automodelos de competição é comum se encontrar folhas de Setup, onde pilotos costumam informar todos os ajustes utilizados no mdoelo em determinada corrida.
Imagem
Nesta folha, você pode ver que a densidade usada nos Diffs é de 5000/5000/3000.




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

 
Mensagens: 3
Registrado em: 13 Set 2015, 13:21

Re: Graxa Vs Silicone

Mensagempor Gall3go » 20 Dez 2016, 19:19

Abib escreveu:O silicone utilizado dentro dos diferenciais não é necessariamente para lubrificação. A viscosidade dele vai ajustar a "dureza" do diferencial, permitindo mais ou menos diferença de rotação entre os semi-eixos.

E isso, como disse, depende bastante do tipo de tocada que você tem e do tipo de pista que você anda, do grip da terra ou grama, etc.

Nestes automodelos de competição é comum se encontrar folhas de Setup, onde pilotos costumam informar todos os ajustes utilizados no mdoelo em determinada corrida.
Imagem
Nesta folha, você pode ver que a densidade usada nos Diffs é de 5000/5000/3000.


Valeu. Na realidade ainda to aprendendo comecei no hobby agora e comprei usado de um amigo. Estava querendo dar uma lubrificada geral nele, mas pelo que to vendo ainda não tenho os silicones corretos

Piloto
 
Mensagens: 113
Registrado em: 19 Nov 2014, 17:55

Re: Graxa Vs Silicone

Mensagempor phseabra » 20 Dez 2016, 21:20

Assistindo uns vídeos no YouTube um piloto falando que o diferencial traseiro deve ter uma densidade 30% menor que os demais. E é o que se vê nesses folhas de setup.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Graxa Vs Silicone

Mensagempor Abib » 21 Dez 2016, 07:46

Normalmente se usa a dianteira mais "blocada" pois desta forma o eixo dianteiro gira mais "igual" entre a roda direita e esquerda, puxando o carro em linha reta numa saída de curva..

Mas isso não é uma constante. Dependendo do modelo, da distribuição do seu peso nos eixos, na geometria de direção e suspensão, tipo de traçado e pavimentação e na tocada do piloto, essas densidades podem variar.




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Voltar para Transmissão / Engrenagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes