Lubrificação Diferencial Tamiya de Esfera
Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho
15 mensagens
• Página 1 de 1
Lubrificação Diferencial Tamiya de Esfera
Ganhei um Tamiya Ta02 e o diferencial traseiro é de esfera e não planetárias.
Vi que é preciso utilizar uma graxa especial para esse tipo de diferencial.
Existe alguma alternativa para isso? Silicone? Graxa branca? Graxa azul? Vaselina?
Vi que é preciso utilizar uma graxa especial para esse tipo de diferencial.
Existe alguma alternativa para isso? Silicone? Graxa branca? Graxa azul? Vaselina?
Estrela Maximus SE // Revo Platinum Edition // Mugen MBX7 // Kyosho GP10 // HPI Baja 5B SS
Traxxas/ Kyosho/ Mugen/ HPI Trx3.3/ OS12CV/ Alpha21/ 29cc Traxxas TQI/ Futaba 4PLS O'Donnel / Rapicon / Podium Pro-line/ Sintec ARCA - Rio Claro |
Re: Lubrificação Diferencial Tamiya de Esfera
Estrela Maximus SE // Revo Platinum Edition // Mugen MBX7 // Kyosho GP10 // HPI Baja 5B SS
Traxxas/ Kyosho/ Mugen/ HPI Trx3.3/ OS12CV/ Alpha21/ 29cc Traxxas TQI/ Futaba 4PLS O'Donnel / Rapicon / Podium Pro-line/ Sintec ARCA - Rio Claro |
Re: Lubrificação Diferencial Tamiya "de bolinha"
São duas graxas: Uma de base de molibidênio (segundo o Christian) para o rolamento thrust (de microesferas), e uma graxa própria para o Diferencial de Esferas que é baseadas em silicone..
Você pode ter uma performance parecida usando graxa de silicone para fins eletrônicos, mas pode ser que tenha que desmontar e refazer a lubrificação todo mês e ainda sim tenha algum escorregamento de esferas indesejável..
Você pode ter uma performance parecida usando graxa de silicone para fins eletrônicos, mas pode ser que tenha que desmontar e refazer a lubrificação todo mês e ainda sim tenha algum escorregamento de esferas indesejável..
RC8|RC8SC|Savage|HellFire Mamba|Mamba|Mamba|Mamba Spektrum DX3R :joia: LiPo SlipStream|SC|SC|RatRod ProLine|Panther|Alpha Central Park|PMSA |
Re: Lubrificação Diferencial Tamiya de Esfera
Abib no caso não seria melhor usar graxa de rolamentos então?
Estrela Maximus SE // Revo Platinum Edition // Mugen MBX7 // Kyosho GP10 // HPI Baja 5B SS
Traxxas/ Kyosho/ Mugen/ HPI Trx3.3/ OS12CV/ Alpha21/ 29cc Traxxas TQI/ Futaba 4PLS O'Donnel / Rapicon / Podium Pro-line/ Sintec ARCA - Rio Claro |
Re: Lubrificação Diferencial Tamiya de Esfera
A graxa precisa garantir grip entre as esferas e as campanas através da pressão do contato e ainda ter propriedades térmicas para não degradar com a temperatura elevada deste contato..
RC8|RC8SC|Savage|HellFire Mamba|Mamba|Mamba|Mamba Spektrum DX3R :joia: LiPo SlipStream|SC|SC|RatRod ProLine|Panther|Alpha Central Park|PMSA |
Re: Lubrificação Diferencial Tamiya de Esfera
Não sei se vou achar essa graxa de silicone aqui na minha cidade.
Alguma outra dica de substituição?
Alguma outra dica de substituição?
Estrela Maximus SE // Revo Platinum Edition // Mugen MBX7 // Kyosho GP10 // HPI Baja 5B SS
Traxxas/ Kyosho/ Mugen/ HPI Trx3.3/ OS12CV/ Alpha21/ 29cc Traxxas TQI/ Futaba 4PLS O'Donnel / Rapicon / Podium Pro-line/ Sintec ARCA - Rio Claro |
Re: Lubrificação Diferencial Tamiya de Esfera
Graxa de Silicone já é a substituição.. Eu comprei numa lojinha de componentes eletronicos perto de casa..
RC8|RC8SC|Savage|HellFire Mamba|Mamba|Mamba|Mamba Spektrum DX3R :joia: LiPo SlipStream|SC|SC|RatRod ProLine|Panther|Alpha Central Park|PMSA |
Re: Lubrificação Diferencial Tamiya de Esfera
Ok. Vou correr atras disso.
E na engrenagens, posso usar graxa branca?
E na engrenagens, posso usar graxa branca?
Estrela Maximus SE // Revo Platinum Edition // Mugen MBX7 // Kyosho GP10 // HPI Baja 5B SS
Traxxas/ Kyosho/ Mugen/ HPI Trx3.3/ OS12CV/ Alpha21/ 29cc Traxxas TQI/ Futaba 4PLS O'Donnel / Rapicon / Podium Pro-line/ Sintec ARCA - Rio Claro |
Re: Lubrificação Diferencial Tamiya de Esfera
Se a engrenagem for exposta, não, senão qualquer poeira gruda e vira uma lixa..
RC8|RC8SC|Savage|HellFire Mamba|Mamba|Mamba|Mamba Spektrum DX3R :joia: LiPo SlipStream|SC|SC|RatRod ProLine|Panther|Alpha Central Park|PMSA |
Re: Lubrificação Diferencial Tamiya de Esfera
Abib, consegui achar a graxa de silicone. Montei e ficou perfeito.
Me tira + uma dúvida.
Qual o ponto exato do aperto? Vi que é o ponto chave para não roçar ou patinar.
Quanto devo apertar?
Me tira + uma dúvida.
Qual o ponto exato do aperto? Vi que é o ponto chave para não roçar ou patinar.
Quanto devo apertar?
Estrela Maximus SE // Revo Platinum Edition // Mugen MBX7 // Kyosho GP10 // HPI Baja 5B SS
Traxxas/ Kyosho/ Mugen/ HPI Trx3.3/ OS12CV/ Alpha21/ 29cc Traxxas TQI/ Futaba 4PLS O'Donnel / Rapicon / Podium Pro-line/ Sintec ARCA - Rio Claro |
Re: Lubrificação Diferencial Tamiya de Esfera
Abib, consegui achar a graxa de silicone. Montei e ficou perfeito.
Me tira + uma dúvida.
Qual o ponto exato do aperto? Vi que é o ponto chave para não roçar ou patinar.
Quanto devo apertar?
Me tira + uma dúvida.
Qual o ponto exato do aperto? Vi que é o ponto chave para não roçar ou patinar.
Quanto devo apertar?
Estrela Maximus SE // Revo Platinum Edition // Mugen MBX7 // Kyosho GP10 // HPI Baja 5B SS
Traxxas/ Kyosho/ Mugen/ HPI Trx3.3/ OS12CV/ Alpha21/ 29cc Traxxas TQI/ Futaba 4PLS O'Donnel / Rapicon / Podium Pro-line/ Sintec ARCA - Rio Claro |
Re: Lubrificação Diferencial Tamiya de Esfera
O Aperto é o ponto chave pois é ele quem dá a "dureza" do Diff.. O lado bom do Diff de esferas é que, na grande maioria dos carros, é possível alterar a dureza em alguns segundos sem desmontar nada.
Para ver se o aperto está no mínimo, costuma-se usar uma ferramenta chamada Power Checker que verifica se as esferas estão patinando.
Mas da pra usar uma tesoura se tiver uma que encaixe, ou um mar de chaves para segurar as tulipas
Se não estiverem patinando, é hora de instalar no carro e testar.. Se estiver com a traseira muito boba, pode-se aumentar a "dureza" travando o parafuso ou porca de um lado e rodando a roda oposta para apertar o Diff..
Para ver se o aperto está no mínimo, costuma-se usar uma ferramenta chamada Power Checker que verifica se as esferas estão patinando.
Mas da pra usar uma tesoura se tiver uma que encaixe, ou um mar de chaves para segurar as tulipas
Se não estiverem patinando, é hora de instalar no carro e testar.. Se estiver com a traseira muito boba, pode-se aumentar a "dureza" travando o parafuso ou porca de um lado e rodando a roda oposta para apertar o Diff..
RC8|RC8SC|Savage|HellFire Mamba|Mamba|Mamba|Mamba Spektrum DX3R :joia: LiPo SlipStream|SC|SC|RatRod ProLine|Panther|Alpha Central Park|PMSA |
Re: Lubrificação Diferencial Tamiya de Esfera
Deixa eu ver se entendi. Eu seguro as 2 tulipas e giro o diferencial com a mão.
Se patinar é por que está apertado de mais e se gira solto é por que é frouxo!?
Se patinar é por que está apertado de mais e se gira solto é por que é frouxo!?
Estrela Maximus SE // Revo Platinum Edition // Mugen MBX7 // Kyosho GP10 // HPI Baja 5B SS
Traxxas/ Kyosho/ Mugen/ HPI Trx3.3/ OS12CV/ Alpha21/ 29cc Traxxas TQI/ Futaba 4PLS O'Donnel / Rapicon / Podium Pro-line/ Sintec ARCA - Rio Claro |
Re: Lubrificação Diferencial Tamiya de Esfera
Não pode patinar nem girar.. deve ficar travado..
Se patinar é por que não está apertado forte o suficiente. Ele nao pode patinar de estiver com as duas tulipas travadas, porém se soltas devem rodar como um diferencial planetário que estamos acostumados.
Se patinar é por que não está apertado forte o suficiente. Ele nao pode patinar de estiver com as duas tulipas travadas, porém se soltas devem rodar como um diferencial planetário que estamos acostumados.
RC8|RC8SC|Savage|HellFire Mamba|Mamba|Mamba|Mamba Spektrum DX3R :joia: LiPo SlipStream|SC|SC|RatRod ProLine|Panther|Alpha Central Park|PMSA |
Re: Lubrificação Diferencial Tamiya de Esfera
Legal! Agora entendi perfeitamente!
Muito obrigado!
Muito obrigado!
Estrela Maximus SE // Revo Platinum Edition // Mugen MBX7 // Kyosho GP10 // HPI Baja 5B SS
Traxxas/ Kyosho/ Mugen/ HPI Trx3.3/ OS12CV/ Alpha21/ 29cc Traxxas TQI/ Futaba 4PLS O'Donnel / Rapicon / Podium Pro-line/ Sintec ARCA - Rio Claro |
15 mensagens
• Página 1 de 1
Voltar para Transmissão / Engrenagens
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes