Tensão no rádio (emissor)

Transmissor, receptor, baterias, etc

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 275
Registrado em: 20 Jan 2008, 21:00
Localização: Novo Hamburgo - RS

Tensão no rádio (emissor)

Mensagempor Alvinho » 03 Out 2016, 10:37

Bom dia galera.

Recentemente comprei um rádio Futaba modelo azpt2pl-24g. Segue abaixo link com o manual do mesmo.

https://fccid.io/document.php?id=1153443

Bem, até hoje tinha utilizado rádios com tensão do emissor de 12v. Para minha surpresa, esse rádio utiliza 6v.
A minha dúvida é, esses rádios aceitam qualquer tensão? Ou tem rádio de 6v e de 12v?
Pergunto porque ainda tenho um pac de baterias de 12v que utilizava no controle de outro modelo, mas estou com medo de colocar nesse rádio e acabar queimando-o.
Esse de 6v que peguei não tem baterias recarregáveis, estou utilizando pilhas alcalinas.

Agradeço a ajuda, abrassss


Fala aí.. agora a pista do conesul fica um pouco menos segura :)

 Baja      Futaba 2.4      Gasolina comun      Qualquer lugar

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Tensão no rádio (emissor)

Mensagempor Abib » 03 Out 2016, 10:55

Se o manual diz 6v e vc colocar 12v, pode queimar.... A modulação 2,4GHz concome bem menos energia para transmissão do que os antigos 75MHz, por isso que os antigos funcionam a 12v e os rádios novos de 2,4GHz funcionam com 6v ou menos...

Pac de 12v de celulas recarregaveis de 1,2v utilizam 10 celulas.. Para 6v, precisas de um pack de 5 celulas.... preferencialmente 2/3aa flat, como este abaixo:
Imagem

Ou pode retrabalhar seus packs para 5 celulas...




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 275
Registrado em: 20 Jan 2008, 21:00
Localização: Novo Hamburgo - RS

Re: Tensão no rádio (emissor)

Mensagempor Alvinho » 03 Out 2016, 14:32

Muito obrigado Abib pela ajuda.
Eu realmente não sabia que rádios com tecnologia 2.4 G consumiam menos energia que os convencionais om modulação FM que usava antes.
Sendo assim, não vou tentar alterar. Vou manter a utilização de baterias 6v. Vou comprar um pac com 5 celulas próprio.

Abraço.
Álvaro Ruan


Fala aí.. agora a pista do conesul fica um pouco menos segura :)

 Baja      Futaba 2.4      Gasolina comun      Qualquer lugar

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 51
Registrado em: 12 Set 2016, 11:48
Localização: sampa / Zona Sul

Re: Tensão no rádio (emissor)

Mensagempor AlexandreRC » 09 Out 2016, 08:19

eu testando meu himoto q acabei descobrindo q nao éo o pro mas blza kkk...ele trabalha em am ainda kkkk eu coloquei os 6v em um unico servo eo bixo ficou esperto d+ estou pensando em colocar 12V para os 2, seria arriscado? abs a todos..


começando no automodelismo...2016

 Serpent s811 offroad 1/8      Werks b2      Gt3c      Byron race 2 e Comb Caseiro :D      nenhuma por enquanto      slick      Pista do clube pelezao, lapa

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Tensão no rádio (emissor)

Mensagempor Abib » 10 Out 2016, 09:42

se ligar 12v em dois servos ligados em paralelo, vai alimenta-los com os mesmos 12v..




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 51
Registrado em: 12 Set 2016, 11:48
Localização: sampa / Zona Sul

Re: Tensão no rádio (emissor)

Mensagempor AlexandreRC » 28 Out 2016, 09:16

entendi...o interessante é que nao acho a tensao maxima de operacao do transmissor do himoto nem dos servos kkkk vai que os 12v p/ transmissor seja muito o bixo vai queima kkk abs..


começando no automodelismo...2016

 Serpent s811 offroad 1/8      Werks b2      Gt3c      Byron race 2 e Comb Caseiro :D      nenhuma por enquanto      slick      Pista do clube pelezao, lapa

Voltar para Rádio

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes