Conversão de brushed para brushless

Qualquer assunto sobre os elétricos.
(Assuntos de manutenção devem ser postados em Oficina e vendas em Feira do Rolo)

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman, Pimpolho

 
Mensagens: 12
Registrado em: 13 Jun 2018, 18:09

Conversão de brushed para brushless

Mensagempor Marco Garcia » 13 Jun 2018, 19:00

Boa tarde pessoal
Procurei um tópico relacionado a minha dúvida e não encontrei, por isso estou abrindo esse.
Sou novato nesse mundo e tenho um off-road Arrma Senton Mega 4x4 (brushed) e tenho todas as dúvidas possíveis sobre o assunto conversão para kit sem escova.
Gostaria de dicas de kits de motor sem escova, estou estudando bastante sobre o assunto mas sei que a indicação dos mais experientes valem muito mais!
Muito obrigado

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Conversão de brushed para brushless

Mensagempor Abib » 14 Jun 2018, 07:21

A primeira coisa a se analisar seria se seu modelo possui uma versão Brushless.

Caso afirmativo, o próximo passo é avaliar quais as diferenças que o modelo Brushless possui da versão escovada, como montante do motor, suporte para ESC e baterias. Isso pode ser feito por fotos e lista de peças no manual de instruções.

Se tudo for compatível, deve-se procurar pelas especificações do combo usado na versão Brushless, como KV do motor, diametro, capacidade de tensão e corrente, assim como seu ESC.

Vale lembrar que a versão Brushless costuma ser mais forte, o que as vezes pode exigir troca de componentes da transmissão, como pinhão, coroa, eixos e até sextavados da roda.




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

 
Mensagens: 12
Registrado em: 13 Jun 2018, 18:09

Re: Conversão de brushed para brushless

Mensagempor Marco Garcia » 14 Jun 2018, 13:53

Abib escreveu:A primeira coisa a se analisar seria se seu modelo possui uma versão Brushless.

Caso afirmativo, o próximo passo é avaliar quais as diferenças que o modelo Brushless possui da versão escovada, como montante do motor, suporte para ESC e baterias. Isso pode ser feito por fotos e lista de peças no manual de instruções.

Se tudo for compatível, deve-se procurar pelas especificações do combo usado na versão Brushless, como KV do motor, diametro, capacidade de tensão e corrente, assim como seu ESC.

Vale lembrar que a versão Brushless costuma ser mais forte, o que as vezes pode exigir troca de componentes da transmissão, como pinhão, coroa, eixos e até sextavados da roda.

Primeiramente muito obrigado pela resposta Abib.
Esse modelo não tem versão brushless o que dificulta um pouco na escolha do kit, pesquisei o que o oessoal está usando e acabei ficando mais confuso ainda, só sei que quero vastar no máximo $100 (dólares)
Obrigado pela ajuda

 
Mensagens: 12
Registrado em: 13 Jun 2018, 18:09

Re: Conversão de brushed para brushless

Mensagempor Marco Garcia » 14 Jun 2018, 13:55

Abib escreveu:A primeira coisa a se analisar seria se seu modelo possui uma versão Brushless.

Caso afirmativo, o próximo passo é avaliar quais as diferenças que o modelo Brushless possui da versão escovada, como montante do motor, suporte para ESC e baterias. Isso pode ser feito por fotos e lista de peças no manual de instruções.

Se tudo for compatível, deve-se procurar pelas especificações do combo usado na versão Brushless, como KV do motor, diametro, capacidade de tensão e corrente, assim como seu ESC.

Vale lembrar que a versão Brushless costuma ser mais forte, o que as vezes pode exigir troca de componentes da transmissão, como pinhão, coroa, eixos e até sextavados da roda.


Esse é o modelo:
https://www.arrma-rc.com/rc-cars/latest/senton/mega/4x4

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Conversão de brushed para brushless

Mensagempor Abib » 14 Jun 2018, 14:08

Essa versão não é a Brushless? https://www.arrma-rc.com/rc-cars/latest/senton/blx

Se for a mesma versão, ela usa um combo de motor de 2050kv e ESC de 150A 6S..

Este combo é o combo padrão 1/8 para Buggies, Truggies e GT.




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

 
Mensagens: 12
Registrado em: 13 Jun 2018, 18:09

Re: Conversão de brushed para brushless

Mensagempor Marco Garcia » 15 Jun 2018, 17:27

Abib escreveu:Essa versão não é a Brushless? https://www.arrma-rc.com/rc-cars/latest/senton/blx

Se for a mesma versão, ela usa um combo de motor de 2050kv e ESC de 150A 6S..

Este combo é o combo padrão 1/8 para Buggies, Truggies e GT.


Vou checar, esse kit mas acredito ser bem caro!
Obrigado Abib

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Conversão de brushed para brushless

Mensagempor Abib » 18 Jun 2018, 07:52

Se você não for andar de 6S, os combos chamados SCT são um pouco mais fracos, aguentam até 4S e são um pouco mais baratos...

Existem combos 1/8 4S no Ali que custam próximos dos $70.. se for para brincar sem forçar podem até durar bastante..




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

 
Mensagens: 12
Registrado em: 13 Jun 2018, 18:09

Re: Conversão de brushed para brushless

Mensagempor Marco Garcia » 18 Jun 2018, 23:20

Abib escreveu:Se você não for andar de 6S, os combos chamados SCT são um pouco mais fracos, aguentam até 4S e são um pouco mais baratos...

Existem combos 1/8 4S no Ali que custam próximos dos $70.. se for para brincar sem forçar podem até durar bastante..

Pretendo andar com 3s no máximo 4s, tem alguma marca para sugerir desses motores chineses?
Obrigado Abib

 
Mensagens: 12
Registrado em: 13 Jun 2018, 18:09

Re: Conversão de brushed para brushless

Mensagempor Marco Garcia » 19 Jun 2018, 02:05

Aproveitando sua boa vontade Abib,
Um motor de 2050kv tem menos torque que um de 4000kv por u

https://youtu.be/cipXxyOEj8s

Esse exemplo o cara colocou um motor de 4000kv e lipo 3s
Desculpa a minha ignorância estou aprendendo ,rsrsr

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Conversão de brushed para brushless

Mensagempor Abib » 19 Jun 2018, 07:29

É o contrário. Um motor de maior KV terá menor torque e mais rotação.

Seria você colocar o motor de uma moto suzuki 1000 em um caminhão... se colocar o engrenamento certo vai andar, mas não terá um rendimento bom, e não vai conseguir andar com 4S..




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

 
Mensagens: 12
Registrado em: 13 Jun 2018, 18:09

Re: Conversão de brushed para brushless

Mensagempor Marco Garcia » 19 Jun 2018, 10:11

Abib escreveu:É o contrário. Um motor de maior KV terá menor torque e mais rotação.

Seria você colocar o motor de uma moto suzuki 1000 em um caminhão... se colocar o engrenamento certo vai andar, mas não terá um rendimento bom, e não vai conseguir andar com 4S..

To falando que não entendo nada rsrss
O que vc acha desse kit?
https://rover.ebay.com/rover/0/0/0?mpre ... 2639722939
Obrigado

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Conversão de brushed para brushless

Mensagempor Abib » 19 Jun 2018, 13:51

É um dos exemplos dos genéricos chineses.. Eu nunca usei estes combos..
Pode atender se for para brincar... mas se forçar demais (alongar a transmissão, correr por longos períodos) você pode acabar queimando o ESC ou o motor..




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

 
Mensagens: 12
Registrado em: 13 Jun 2018, 18:09

Re: Conversão de brushed para brushless

Mensagempor Marco Garcia » 19 Jun 2018, 15:18

Abib escreveu:É um dos exemplos dos genéricos chineses.. Eu nunca usei estes combos..
Pode atender se for para brincar... mas se forçar demais (alongar a transmissão, correr por longos períodos) você pode acabar queimando o ESC ou o motor..

Realmente é só pra brincar, vou pensar mais um pouco até pq o motor brushed me surpreendeu demais e curti bastante, vou comprar um a lipo 2s e brincar antes de converter!
Muito obrigado mais uma vez Abib

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Conversão de brushed para brushless

Mensagempor Abib » 19 Jun 2018, 15:24

:radio:




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

 
Mensagens: 12
Registrado em: 13 Jun 2018, 18:09

Re: Conversão de brushed para brushless

Mensagempor Marco Garcia » 19 Jul 2018, 16:59

Abib escreveu::radio:


Boa tarde Abib
Passband por aqui pra falar o que estou tentando fazer rsrsrs
Comprei um esc Hobbywing sc8 120a e um motor hobbystar 3100kv, montei o esc e agora pouco fui tentar montar o motor e tenho um problema, o pinhão não ficou totalmente alinhado com a coroa eu acho que a haste do motor é um pouco curta.
A dúvida é, tem algum problema o pinhão ficar um pouquinho desalinhado com a coroa?
Outra coisa que fiquei na dúvida é que o motor não ficou reto!
Vou tentar anexar fotos aqui!
Muito obrigado!

Próximo

Voltar para Elétricos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes